A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas.
O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.
Esperança e amor figuram-se entre as mensagens de fundo que a cantora vai levar às famílias e amantes da boa música. Dos temas escolhidos, destacam-se “Encontros e despedidas” e “Fascinação”.
“Estamos a viver dias complicados, e as pessoas precisam alimentar-se de esperança de dias melhores e de amor também. Este vírus vem, em parte, incentivar-nos a amar quem está à nossa volta”, disse a cantora, que considera o momento é oportuno para o rico e pobre se sentarem à mesma mesa e perceberem que devem caminhar juntos porque a visa é tão frágil.
“Independente do vírus, não medimos o valor das pessoas pelo poder aquisitivo, social e cor. Devemos sim partilhar até porque agora isto faz parte da nossa preservação. Vemos a nossa importância e a nossa vulnerabilidade diante de uma coisa que não tem dinheiro, não tem posição social”.

Eloiza conhece Angola há já 6 anos. Segundo disse, o seu apoio ao projecto Fundação Arte e Cultura Online justifica-se pelo facto da cultura precisar de iniciativas do género que se adaptem aos desafios e se renovem em fases de crise. “Os artistas precisam que se divulgue os seus trabalhos, precisam deste tipo de investimento”, advogou.
Sobre o projecto
O projecto Fundação Arte e Cultura Online foi lançado no dia 24 de Março de 2020, como forma de dar resposta ao estado de emergência e a necessidade de proporcionar às famílias, crianças e adolescentes alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, uma razão para ficar em casa e protegerem as suas vidas da Covid-19, de um lado e do outro lado, manter o ritmo das aulas para os alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda.
O objectivo é realizar essas actividades online e permitir assim que, a partir de suas casas, as famílias possam receber um estímulo adicional para tornarem os seus dia mais divertidos, mas também mais seguros, nos horários considerados viáveis. As famílias assistem aos eventos a partir das redes sociais da Fundação- Facebook Fundação Arte e Cultura, Escola da Música e Galeria Tamar Golan.