O projecto “Jisabu – A Tradição Oral Angolana” criará, de Julho a Novembro de 2023, material educativo para crianças e jovens na forma de áudios e filmes de animação, baseados em provérbios das várias línguas nacionais e vão ser disponibilizados para consulta livre ao público na plataforma digital para a educação arte e cultura, Lugânzi.
De acordo com a nota enviada À redacção da Carga Magazine, Jisabu nasceu do reconhecimento de que a maioria dos cidadãos urbanos actualmente fala apenas o português e não tem acesso ao seu património linguístico ancestral, e que os provérbios são uma forma antiga de aconselhamento e de transmitir conhecimento. Eles baseiam-se no poder de suas rimas, lógica e narrativa para facilitar sua memorização.
Através dos provérbios, uma certa visão de mundo é expressa, na forma de supostas verdades omni-temporais que configuram regularidades induzidas por generalizações empíricas, aceitas consensualmente pela comunidade, e transmitem normas de conduta consideradas socialmente exemplares.
Em Angola estão identificados diversos grupos étnicos, constituindo uma riqueza de literatura oral angolana de valor inestimável, que está fadada ao esquecimento e consequentemente ao desaparecimento.
Além da construção do arquivo composto de áudios e filmes animados o Jisabu vai capacitar músicos através do processo de interpretação musical dos provérbios selecionados, a fim de transformá-los em melodias cativantes, inspiradas na tradição musical angolana, que funcionarão como jingles autênticos.
Os músicos serão convidados a pesquisar as suas respectivas culturas para a obtenção de sons e instrumentos tradicionais que possam ser usados no processo. Também vai capacitar ilustradores no processo de produção de conteúdo para filmes de animação. Cada ilustração e sua respectiva interpretação musical do provérbio correspondente se unirão em um filme animado.
“Jisabu – A Tradição Oral Angolana” – O Arquivo Vivo (www.luganzi.net) uma iniciativa focada na pesquisa, produção e publicação digital de conhecimento nas áreas da arte, design e cultura em Angola.
Alojado na plataforma digital Lugânzi – O Arquivo Vivo, é uma produção da 9FILMS e financiado pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut.
O Sound Connects Fund é possível graças ao financiamento do Programa de Cultura ACP-UE, um projeto implementado pelo Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung.