Projecto Jisabu impulsiona resgate da tradição oral angolana

O projecto “Jisabu – A Tradição Oral Angolana” criará, de Julho a Novembro de 2023, material educativo para crianças e jovens na forma de áudios e filmes de animação, baseados em provérbios das várias línguas nacionais e vão ser disponibilizados para consulta livre ao público na plataforma digital para a educação arte e cultura, Lugânzi.

De acordo com a nota enviada À redacção da Carga Magazine, Jisabu nasceu do reconhecimento de que a maioria dos cidadãos urbanos actualmente fala apenas o português e não tem acesso ao seu património linguístico ancestral, e que os provérbios são uma forma antiga de aconselhamento e de transmitir conhecimento. Eles baseiam-se no poder de suas rimas, lógica e narrativa para facilitar sua memorização.

Através dos provérbios, uma certa visão de mundo é expressa, na forma de supostas verdades omni-temporais que configuram regularidades induzidas por generalizações empíricas, aceitas consensualmente pela comunidade, e transmitem normas de conduta consideradas socialmente exemplares.

Em Angola estão identificados diversos grupos étnicos, constituindo uma riqueza de literatura oral angolana de valor inestimável, que está fadada ao esquecimento e consequentemente ao desaparecimento.

Além da construção do arquivo composto de áudios e filmes animados o Jisabu vai capacitar músicos através do processo de interpretação musical dos provérbios selecionados, a fim de transformá-los em melodias cativantes, inspiradas na tradição musical angolana, que funcionarão como jingles autênticos.

Os músicos serão convidados a pesquisar as suas respectivas culturas para a obtenção de sons e instrumentos tradicionais que possam ser usados no processo. Também vai capacitar ilustradores no processo de produção de conteúdo para filmes de animação. Cada ilustração e sua respectiva interpretação musical do provérbio correspondente se unirão em um filme animado.

“Jisabu – A Tradição Oral Angolana” – O Arquivo Vivo (www.luganzi.net) uma iniciativa focada na pesquisa, produção e publicação digital de conhecimento nas áreas da arte, design e cultura em Angola.

Alojado na plataforma digital Lugânzi – O Arquivo Vivoé uma produção da 9FILMS e financiado pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut.

O Sound Connects Fund é possível graças ao financiamento do Programa de Cultura ACP-UE, um projeto implementado pelo Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung.

as cargas mais recentes

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 3 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 2 anos
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 2 anos
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.

Ashanti e Keyshia Cole aceitam desafio de estar cara a cara num desfile de hits

há 3 anos
Os trabalhos das divas da música americana são amplamente conhecidos pelos angolanos. As cantoras vão confrontar-se, no próximo sábado, 12 de Dezembro, num desfile musical, que será transmitido no Instagram.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 3 anos
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Quavo reage às acusações: “Eu não agredi fisicamente Saweetie”

há 2 anos

Kassav desmente manchetes sobre alegada morte de Jacob Desvarieux

há 2 anos
O grupo Kassav reprovou, por meio de um comunicado de imprensa a disseminação de falsas informações sobre Jacob Desvarieux, que até ao momento segue em coma artificial, “um protocolo médico clássico”.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 3 anos
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 3 anos
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

há 3 anos

Conheça o perfil dos apurados para a 2a Edição da Residência Artística LUUANDA

há 2 anos
A residência artística que vem desafiar os “eleitos” a trabalharem sob o tema `Fronteiras Perdidas´, de José Eduardo Agualusa, já está a decorrer em Luanda entre os dias 18 de Outubro a 1 de Novembro de 2021.

Elon Musk brinca sobre comprar a Coca-Cola “para colocar a cocaína de volta”

há 1 ano
De acordo com a própria história da bebida, a Coca-Cola foi originada em 1886 pelo farmacêutico de Atlanta John Pemberton. Continha cocaína na forma de um extrato da folha de coca, já que a cocaína era um ingrediente legal e comum em medicamentos na época, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 3 anos
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Jay-Z e dono do Tweeter criam fundo Bitcoin para ajudar África e Índia adoptarem a criptomoeda

há 3 anos

Conheça Jassira Pascoal, a mais nova aposta do Dj Raiva e Punidor

há 3 anos
A jovem de 20 anos despertou a atenção dos dois profissionais no Unitel Estrelas ao Palco (2019), onde acabou sendo eliminada, mas seu trimbre vocálico, letras e talento podem ajudá-la a tornar-se numa das novas referências da música angolana.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 3 anos
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.