Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Há perto de três décadas publicaram-se álbuns, conquistaram-se fãs e movimentaram-se multidões. Se por um lado é inconsensual a primazia de álbuns como 99% de Amor, Génesis, Carnes, Basicamente Simples, Luz e Som, Bootlege, ‘Longa Caminhada’, Alta Konspiracão, por outro, continuam as discussões sobre os revolucionaram o movimento em Angola.

Longe disso, é cada vez mais evidente, o aumento e a facilidade das produções. Atrelado a este fenómeno está a questionável qualidade rítmica, poética e artística.

A caminhada ainda é longa, mas já continuamos a assistir a publicações de obras como Trincheira de Ideias, Melhor União, Filho das Ruas, Kooltivar, Castelo de Areia, Firme, Negócio Fenhado, Sob Pressão, Menos Pão Luz e Água, Pão Burro, O Homem e O Artista ou Vénus.

Entretanto, seria bom recordar que os nomes, as citações e os números só servem para contos!. Porque o que figura na memória são os versos, as rimas e os ritmos. Digital ou físico, qual é o album de Rap angolano mais ouvido?

as cargas mais recentes

Morreu “Gigante” da música africana

há 3 anos
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Don Kikas descreve os “Lamentos de Agora” dos angolanos em novo projecto musical

há 3 anos
O novo single do músico está disponível desde ontem e será sucedido hoje de um outro, ambos farão parte do seu próximo álbum intitulado Livre, a ser lançado brevemente.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 3 anos
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Nas revela que Jay-Z lhe tinha dito que rimava melhor que Tupac e B.I.G.

há 2 anos
Foi desenterrada, na semana finda, uma conversa entre Nas e Jay-Z. Segundo Nas, Jay-Z lhe tinha contado que se considerava melhor rapper que os falecidos Notorious B.I.G., 2Pac e DMX, mas Nas discordou.

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 4 anos
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

há 2 anos
O músico vem marcando passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 3 anos
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

SADIA ameaça levar Unitel a tribunal

há 2 anos
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor exige 453 milhões de Kwanzas da operadora de telefonia móvel, pelas músicas executadas no Kisom Unitel e Toque de Espera.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 3 anos
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Taylor Swift cancela digressão pela Europa

há 3 anos
A cantora norte-americana foi forçada a cancelar o périplo pela Europa por estar apreensiva com a propagação da pandemia do Covid-19. Taylor Swift era cabeça de cartaz de vários festivais europeus.

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 3 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 3 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

O Incesto Real: Novo romance de Comandante Jujú é amanhã no programa ‘Bom dia bom dia’

há 3 anos
Cruzando os séculos, narradores e uma vasta rede de possibilidades, o autor joga com os laços e armadilhas da vida para nos oferecer uma outra história de uma certa Angola.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 3 anos
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Morreu a lenda do Reggae Toots Hibbert

há 3 anos
O lendário vocalista da banda de reggae “Toots & the Maytals”, nos anos 1960, morreu na sexta-feira “tranquilamente” em Kingston, na Jamaica, aos 77 anos, rodeado pela família, noticiou hoje a BBC News, citando um anúncio do grupo.

Mister Brazuca aposta todas as “cartas” na carreira a solo

há 3 anos
Mids, agora Mister Brazuca, é uma das principais referências da dança em Angola, tendo conquistado o seu espaço como dançarino a solo e de seguida como integrante do grupo “The Groove”, onde também cantava.