Rádios observam semana de Artur Nunes

As mais de 50 rádios espalhadas em todo o país observaram, na última semana, a “semana do músico Artur Nunes”, evidenciando canções com filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual.

Conhecido como “Poeta do Kimbundu”, Artur Nunes morreu aos 26 anos e deixou 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”, tidos como verdadeiras obras-primas. De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

Aliás, desde que foi lançado, em Agosto último, o Semba é o género com maior protagonismo na plataforma de monitorização de músicas da Sadia.

Nos dois meses piloto, involuntariamente, Bonga, Paulo Flores, Carlos Burity, Artur Nunes, David Zé e Yuri da Cunha alteraram o primeiro lugar no Top das Músicas e Artistas Mais Tocados em todas as rádios.

Após dominarem de Setembro até 5 de Outubro, Bonga, Bangão, Paulo Flores, David Zé e Carlos Burity viram o “N’gola Tua Itambula”, “Kalumba Kani” e “Minha Rola”, todas de de Artur Nunes, no top das mais ouvidas e, consequentemente, o artista número um da semana.

Numa altura em que se “luta” para catalogar as obras dos Anos d’Ouro da música angolana, sobretudo do tridente Artur Nunes, Urbano de Castro e David Zé, os micro-poemas de Artur Nunes continuam ser as maiores referências do Semba.

Com canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas, Artur Nunes gravou, em quatro anos (1972 e 1976),12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.

Nascido no Sambizanga a 17 de Dezembro de 1950, o cantor começou a carreira no Mini-ritmo e, mais tarde, funda, em 1970, o Luanda Show com o qual começou a cantar seriamente, antes de seguir a carreira a solo.

Artur Nunes teve ainda passagens pelos conjuntos Merengues, Jovens do Prenda, Kiezos e África Ritmos. Foi com os Kissanguela que passou a dominar o panorama musical no pós-independência.

as cargas mais recentes

OG Vuino disponibiliza videoclip do single intitulado ‘É muito tempo’

há 12 meses
O consagrado rapper angolano, membro fundador dos “Kalibrados”, OG Vuino, disponibiliza hoje as 18 horas no seu canal do YouTube, o videoclipe da música intitulada “É muito tempo”, primeiro single extraído do álbum “Fiz de novo” a ser lançado no dia 24 de Agosto do ano em curso.

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 2 anos
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 2 anos
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

Chris Brown diz que “esmagaria” Quavo num jogo de basquete e Quavo responde

há 1 ano

Artista em ascensão: Rapper Rodex Mágico apresenta-se com “Fé” 

há 4 meses
Após fechar 2021 com o grande “Testemunho”, Rodex Mágico prepara-se para lançar amanhã um novo vídeoclip para o tema “Fé” do álbum Dores e Mágoas, disponível desde Dezembro nas plataformas digitais.

Mundo lusófono conta com plataforma para rádios online e podcasts

há 7 meses
Com objectivo de promover as rádios online e podcasts, a plataforma “Rádio Play” foi ao ar oficialmente ontem (segunda-feira), estando disponível para todos os falantes de língua portuguesa.O espaço surge para colmatar o défice de podcasts e incentivar a sua produção nas rádios lusófonas, particularmente nos países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

há 12 meses
Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Billboard elege melhores músicas e álbuns do K-Pop em 2020

há 2 anos
Na selecção de discos, a equipa do periódico escolheu 10 destaques para o ranking, que, surpreendentemente, não traz nem o BTS, nem o BLACKPINK, os dois maiores fenómenos do género actualmente.

A’mosi Just A Label leva sua musicalidade para o histórico Theatro Circo

há 10 meses
Em breve conversa com a Carga Magazine, hoje, A’mosi Just A Label disse estar ansioso, revelando que preparou um alinhamento artístico constituido, na sua maioria, por temas do seu segundo álbum, a ser lançado brevemente.

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 2 anos
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Já começou o Festival #EuFicoEmCasa

há 2 anos
Serão no total 6 dias, 77 artistas e 40 horas de concerto transmitido em directo, pasmem… nas próprias contas de Instagram.

DJ Quik reivindica direitos autorais nas músicas de 2Pac, R. Kelly até Kendrick Lamar

há 1 ano
Visivelmente agastado, DJ Quik queimou publicamente, durante um live no seu Instagram (28), um cheque de royalties da Death Row Records ao lamentar pela falta de reconhecimento por aquilo que já fez para a música norte-americana.

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 1 ano
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 2 anos

J. Cole lança novo álbum próxima sexta-feira

há 1 ano
O aguardado álbum The Off-Season de J. Cole chega ao mercado na próxima sexta-feira (14). O anúncio foi feito pelo próprio, na tarde de ontem. A obra estava em construção há anos.

Sintoniza 96.1 FM: O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”

há 10 meses
O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”, é descrito como um programa que expõe o livro na sua plenitude: Edição, Pesquisas, Ilustrações, em suma, tudo o que faz parte da constituição de cada livro publicado. No ar todas as quartas-feiras, das 15 as 16 horas, o espaço está focado nos Autores, Editores, Críticos e Leitores.