Rádios observam semana de Artur Nunes

As mais de 50 rádios espalhadas em todo o país observaram, na última semana, a “semana do músico Artur Nunes”, evidenciando canções com filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual.

Conhecido como “Poeta do Kimbundu”, Artur Nunes morreu aos 26 anos e deixou 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”, tidos como verdadeiras obras-primas. De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

Aliás, desde que foi lançado, em Agosto último, o Semba é o género com maior protagonismo na plataforma de monitorização de músicas da Sadia.

Nos dois meses piloto, involuntariamente, Bonga, Paulo Flores, Carlos Burity, Artur Nunes, David Zé e Yuri da Cunha alteraram o primeiro lugar no Top das Músicas e Artistas Mais Tocados em todas as rádios.

Após dominarem de Setembro até 5 de Outubro, Bonga, Bangão, Paulo Flores, David Zé e Carlos Burity viram o “N’gola Tua Itambula”, “Kalumba Kani” e “Minha Rola”, todas de de Artur Nunes, no top das mais ouvidas e, consequentemente, o artista número um da semana.

Numa altura em que se “luta” para catalogar as obras dos Anos d’Ouro da música angolana, sobretudo do tridente Artur Nunes, Urbano de Castro e David Zé, os micro-poemas de Artur Nunes continuam ser as maiores referências do Semba.

Com canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas, Artur Nunes gravou, em quatro anos (1972 e 1976),12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.

Nascido no Sambizanga a 17 de Dezembro de 1950, o cantor começou a carreira no Mini-ritmo e, mais tarde, funda, em 1970, o Luanda Show com o qual começou a cantar seriamente, antes de seguir a carreira a solo.

Artur Nunes teve ainda passagens pelos conjuntos Merengues, Jovens do Prenda, Kiezos e África Ritmos. Foi com os Kissanguela que passou a dominar o panorama musical no pós-independência.

as cargas mais recentes

Aventura e emoção são as palavras de ordem na ZAP

há 8 meses
Este fim de semana a programação é para toda família, momentos de pura diversão e animação no canal ZAP VIVA. Um misto de aventura e emoção, vão preencher o seu fim de semana.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 12 meses

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 10 meses
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Matias Damásio produz novo álbum de Edmazia

há 4 meses
Segundo a cantora, que prestou essa informação, o trabalho encaminha-se para o final e no próximo ano estará disponível para os fãs.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 3 meses
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 4 meses
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 1 semana

Os “mortos” estão a bumbar

há 3 semanas

Ice Cube cancela participação em TV devido à morte de George Floyd

há 9 meses
A morte de George Floyd ( afro-americano de 40 anos) por um policial branco, esta segunda-feira, está a provocar grande tensão e onda de protestos nos Estados Unidos. Ice Cube exprimiu sua indignação, cancelando uma entrevista no “Good Morning America”.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 8 meses
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

Sandocan promete show memorável

há 6 meses
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

Sinead O’Connor queixa-se nas redes sociais: “Estou a morrer de fome”

há 5 meses
A cantora padece de agorafobia e recorreu às redes sociais está semana, para falar sobre a luta contra o transtorno de ansiedade que a deixa com medo de sair de casa.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 2 meses
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 2 meses
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 3 meses
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 4 meses
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.