As mais de 50 rádios espalhadas em todo o país observaram, na última semana, a “semana do músico Artur Nunes”, evidenciando canções com filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual.
Conhecido como “Poeta do Kimbundu”, Artur Nunes morreu aos 26 anos e deixou 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”, tidos como verdadeiras obras-primas. De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.
Aliás, desde que foi lançado, em Agosto último, o Semba é o género com maior protagonismo na plataforma de monitorização de músicas da Sadia.
Nos dois meses piloto, involuntariamente, Bonga, Paulo Flores, Carlos Burity, Artur Nunes, David Zé e Yuri da Cunha alteraram o primeiro lugar no Top das Músicas e Artistas Mais Tocados em todas as rádios.
Após dominarem de Setembro até 5 de Outubro, Bonga, Bangão, Paulo Flores, David Zé e Carlos Burity viram o “N’gola Tua Itambula”, “Kalumba Kani” e “Minha Rola”, todas de de Artur Nunes, no top das mais ouvidas e, consequentemente, o artista número um da semana.
Numa altura em que se “luta” para catalogar as obras dos Anos d’Ouro da música angolana, sobretudo do tridente Artur Nunes, Urbano de Castro e David Zé, os micro-poemas de Artur Nunes continuam ser as maiores referências do Semba.
Com canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas, Artur Nunes gravou, em quatro anos (1972 e 1976),12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.
Nascido no Sambizanga a 17 de Dezembro de 1950, o cantor começou a carreira no Mini-ritmo e, mais tarde, funda, em 1970, o Luanda Show com o qual começou a cantar seriamente, antes de seguir a carreira a solo.
Artur Nunes teve ainda passagens pelos conjuntos Merengues, Jovens do Prenda, Kiezos e África Ritmos. Foi com os Kissanguela que passou a dominar o panorama musical no pós-independência.