Rádios observam semana de Artur Nunes

As mais de 50 rádios espalhadas em todo o país observaram, na última semana, a “semana do músico Artur Nunes”, evidenciando canções com filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual.

Conhecido como “Poeta do Kimbundu”, Artur Nunes morreu aos 26 anos e deixou 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”, tidos como verdadeiras obras-primas. De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

Aliás, desde que foi lançado, em Agosto último, o Semba é o género com maior protagonismo na plataforma de monitorização de músicas da Sadia.

Nos dois meses piloto, involuntariamente, Bonga, Paulo Flores, Carlos Burity, Artur Nunes, David Zé e Yuri da Cunha alteraram o primeiro lugar no Top das Músicas e Artistas Mais Tocados em todas as rádios.

Após dominarem de Setembro até 5 de Outubro, Bonga, Bangão, Paulo Flores, David Zé e Carlos Burity viram o “N’gola Tua Itambula”, “Kalumba Kani” e “Minha Rola”, todas de de Artur Nunes, no top das mais ouvidas e, consequentemente, o artista número um da semana.

Numa altura em que se “luta” para catalogar as obras dos Anos d’Ouro da música angolana, sobretudo do tridente Artur Nunes, Urbano de Castro e David Zé, os micro-poemas de Artur Nunes continuam ser as maiores referências do Semba.

Com canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas, Artur Nunes gravou, em quatro anos (1972 e 1976),12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.

Nascido no Sambizanga a 17 de Dezembro de 1950, o cantor começou a carreira no Mini-ritmo e, mais tarde, funda, em 1970, o Luanda Show com o qual começou a cantar seriamente, antes de seguir a carreira a solo.

Artur Nunes teve ainda passagens pelos conjuntos Merengues, Jovens do Prenda, Kiezos e África Ritmos. Foi com os Kissanguela que passou a dominar o panorama musical no pós-independência.

as cargas mais recentes

Dr. Dre rejeitou desafio contra Diddy por entender que seu legado não pode estar associado à falta de qualidade sonora

há 2 anos

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 2 anos
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Há um ano Prodígio representava Angola nas celebrações do Dia de Nelson Mandela

há 2 anos
Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.

Revista Carga traz pesos pesados para o Reportório

há 3 anos
Os dj´s Malvado e Dias Rodrigues, que sexta-feira, a partir das 19 horas, vão exibir os seus maiores sucessos musicais, no chamado “desfile de hits”.

Sexto aniversário do Village underground Lisboa é celebrado hoje no formato broadcast

há 3 anos
Esteja em casa e a partir das 17 horas (horário de Portugal) vista roupa confortável, calce os seus melhores sapatos de dança, e encontre um lugar com espaço na casa e a melhor forma de assistir a um broadcast, que teste e confirme o som das colunas e prepare-se para desfrutar de 7 horas de uma performance artística, no canal Youtube do VU.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

A Salsa e suas variantes

há 3 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 2 anos

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 2 anos
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 3 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Jay-Z fala sobre reformar-se da música e dos seus planos

há 9 meses

44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

há 2 anos
Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 3 anos
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 3 anos
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.

Don Kikas abre sessões acústicas ao vivo no Youtube

há 3 anos

Grão de Milho: Já está disponível o novo single de Eddie Pipocas

há 2 anos
Nesta faixa, Eddie volta a colaborar com Mister Isaac, e ambos conseguem resgatar um pouco das origens do blues, que se conecta com o Lo-Fi Hip Hop, e culmina na música urbana que facilmente ouvimos e consumimos.