Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.

O artista está na música desde a infância, por influência do pai. Fez algum sucesso no Gospel ao lado de Guy Destino e Betinho Feijó. Em 2018, decidiu abraçar a carreira profissional e agora projecta uma carreira de sucesso.

Rafael Gonçalves não só canta, intrepreta e é um letrista que se recomenda, basta ouvir “Cobrar”, da sua própria autoria.

A música leva qualquer um acreditar que muito se poderá ouvir falar sobre o cantor de 23 anos, tal como se apresenta nesta entrevista.

Quando é que começou a se perceber de que valia a pena apostar na carreira profissional?

Já desde muito pequeno quis levar uma vida de músico profissional, mas tive que respeitar alguns processos.

E em que circuntâncias passa a acreditar mais em si?

Quando comecei a fazer música gospel profissional, com direção artística de Guy Destino e produção do guitarrista internacional Betinho Feijó.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

Proximamente, que novidades teremos?

Brevemente lançarei uma música com o tema “Vamos Nos Casar”

O quê que lhe caracteriza como artista?

Pretendo viajar na questão de sonoridade e, posteriormente, interpretar grandes clássicos da música angolana, e tornar a minha arte cada vez mais madura.

Parte dos artistas emergentes narram nas suas músicas experiencias de vida. O que canta tem tem a ver consigo?

Não. (risos). Não escrevo pensando em mim, mas de alguma forma , acabo me identificando (sou humano). Na verdade, penso em variar meu conteúdo, sei que posso ir mais além, tudo começa na minha criatividade.

Até onde vão suas habilidades artisticas e que intrumentos pode tocar?

Não só interpreto, mas também escrevo minhas próprias canções. Penso em me profissionalizar mais ainda, tocar guitarra quem sabe.

Quando pensa para onde tenciona chegar e olha para onde se encontra neste momento o que lhe ocorre à cabeça?¹

Penso em me tornar num grande ícone da música no mundo, mas por enquanto estou descobrindo meu público e entendendo como posso convencer o público com minha arte.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

Com que artista gostaria de ter alguma parceria e porquê?

Anselmo Ralph, identifico- me bastante com a arte dele.

Qual é o seu maior sonho?

Me estabelecer no mercado, e ser um ícone da música não só em Angola, mas no mundo.

as cargas mais recentes

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 2 anos
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.

Escritor e compositor Aldir Blanc morre aos 73 anos, vítima de covid-19

há 3 anos
Aldir Blanc compôs mais de 600 canções e participou do álbum de Djavan, onde constam as músicas ‘Umbi Umbi’ e ‘N’vula Ieza Kia’, originais de Filipe Mukenga.

Iza: Entre os 100 negros mais influentes do mundo

há 2 anos
A eleição é reconhecida pela Organização das Nações Unidas Internacional e engloba todas as áreas de actuação, como arte e cultura, além dos empreendimentos de negros ou não que sejam voltados para o público negro.

INAGBE anuncia bolsa de estudos para músicos

há 3 anos
As candidaturas estarão abertas até 1 de Julho próximo e dirige-se aos interessados em obter o grau de licenciatura ou pós-graduação e residências artísticas nas áreas de música, dança e teatro.

Filho de Paulo Flores prepara o primeiro trabalho da carreira

há 3 anos
Kiari Flores acaba de confirmar que filho de peixe é peixe. O jovem abandonou o Sporting Lisboa e Benfica, onde já evoluía como profissional, para seguir as pisadas do pai.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 3 anos
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Sandra Cordeiro anuncia EP mais comercial e menos clássico

há 3 anos
Trata-se de um maxi single com quatro faixas musicais nos estilos Kizomba, Afro Folclórica, Balada e Semba, que seria publicado no mês passado, mas que, devido à pandemia, estará à disposição dos fãs, por via digital, depois do levantamento do Estado de Emergência.

PLASTICIDADES Anti-Covid-19: Exposição em homenagem a Paulo Jazz pode ser vista até ao dia 31

há 2 anos
A exposição que memora a vida e obra de Paulo Jazz, foi inaugurada no passado dia 4 de Janeiro e insere-se nas celebrações do Dia da Cultura.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

há 3 anos
Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 3 anos
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Céline Dion: Da magreza extrema a fashionista favorita das marcas

há 2 anos
Colecções da Dior, Chanel, Oscar de la Renta e muitas outras marcas, têm-na como número um e, garantem que os looks só ganham vida pela performance de Céline.

Mariah Carey abandona Roc Nation após “brigar” com Jay-Z

há 2 anos
A Carga visitou o site da Roc Nation e, para surpresa, o nome da cantora já foi retirado da lista onde constam nomes como Alicia Keys, Megan Thee Stallion, Rihanna e Christina Aguilera .

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

há 2 anos
Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Rapper Yunami representa Angola num projecto de unificação dos artistas africanos na Hungria

há 2 anos

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 3 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Está consumado, Messi assina 2 anos pelo PSG

há 1 ano
Depois de vários “disse que não disse”, quebrou-se, esta terça-feira, o mistério esta sobre o futuro do astro argentino. Messi foi oficializado ontem como o novo reforço do PSG.