Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.
O artista está na música desde a infância, por influência do pai. Fez algum sucesso no Gospel ao lado de Guy Destino e Betinho Feijó. Em 2018, decidiu abraçar a carreira profissional e agora projecta uma carreira de sucesso.
Rafael Gonçalves não só canta, intrepreta e é um letrista que se recomenda, basta ouvir “Cobrar”, da sua própria autoria.
A música leva qualquer um acreditar que muito se poderá ouvir falar sobre o cantor de 23 anos, tal como se apresenta nesta entrevista.
Quando é que começou a se perceber de que valia a pena apostar na carreira profissional?
Já desde muito pequeno quis levar uma vida de músico profissional, mas tive que respeitar alguns processos.
E em que circuntâncias passa a acreditar mais em si?
Quando comecei a fazer música gospel profissional, com direção artística de Guy Destino e produção do guitarrista internacional Betinho Feijó.

Proximamente, que novidades teremos?
Brevemente lançarei uma música com o tema “Vamos Nos Casar”
O quê que lhe caracteriza como artista?
Pretendo viajar na questão de sonoridade e, posteriormente, interpretar grandes clássicos da música angolana, e tornar a minha arte cada vez mais madura.
Parte dos artistas emergentes narram nas suas músicas experiencias de vida. O que canta tem tem a ver consigo?
Não. (risos). Não escrevo pensando em mim, mas de alguma forma , acabo me identificando (sou humano). Na verdade, penso em variar meu conteúdo, sei que posso ir mais além, tudo começa na minha criatividade.
Até onde vão suas habilidades artisticas e que intrumentos pode tocar?
Não só interpreto, mas também escrevo minhas próprias canções. Penso em me profissionalizar mais ainda, tocar guitarra quem sabe.
Quando pensa para onde tenciona chegar e olha para onde se encontra neste momento o que lhe ocorre à cabeça?¹
Penso em me tornar num grande ícone da música no mundo, mas por enquanto estou descobrindo meu público e entendendo como posso convencer o público com minha arte.

Com que artista gostaria de ter alguma parceria e porquê?
Anselmo Ralph, identifico- me bastante com a arte dele.
Qual é o seu maior sonho?
Me estabelecer no mercado, e ser um ícone da música não só em Angola, mas no mundo.