Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

A música angolana está a viver um momento especial. A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição de 2021, os rappers Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Já não é novidade, pois, há muito que o rap angolano chegou, conquistou e estabeleceu-se no mercado brasileiro. A partilha do mesmo código linguístico é uma das justificações, mas esta semana foi diferente, porque Kid MC, MCK, Flagelo Urbano e Kamesu “romperam” o asfalto e chegaram às universidades.

Trabalhos destes e o contributo de artistas como Ikonoklasta, Carbono Casimiro (já falecido) ou Filhos da Al’Este serviram de objecto de estudo científico na revista Convergência Crítica do Brasil.

A introdução de um novo paradigma discursivo no rap de intervenção político-social angolano, sobretudo nas letras de Kid MC e MCK esteve em destaque no magazine brasileiro, além das entrevistas com os rappers Flagelo Urbano e Kamesu.

O doutor e pesquisador em Ciências da Comunicação Carlos Mossoró trouxe na primeira edição de 2021 da revista um artigo sobre o “Rap como forma de activismo político no espaço lusófono”, analisando a “distopia na rima”, tendo como referências os temas “Te Odeio” (2016), de MCK e o “Apagar da Esperança” de Kid MC”.

Para o especialista, as primeiras músicas angolanas de carácter interventivo e social incentivava o angolano “acordar e ir para a luta. Esses temas “já previam um futuro pior do que a realidade actual. Logo, o objetivo foi estudar a desesperança, a falta de crença em um futuro melhor”, descreve.

Os revolucionários, continua Mossoró, geralmente mostravam um viés utópico, mesmo quando estão em situações adversas, o que não aconteceu com as letras mencionadas acima. As repetições dos problemas fizeram com que eles se tornassem descrentes.

É a primeira vez que a renomada revista científica brasileira abre um dossier sobre o rap, o que torna especial para o rap angolano por dar início ao ano de pesquisas com dois rappers e um artigo sobre o Rap angolano. Craveirinha, Azagaia e outros rappers brasileiros também integram a edição.

as cargas mais recentes

Covid-19: Cardi B doa 20 mil garrafas de bebida vegana aos médicos de Nova York

há 11 meses
Dias após desmentir que estava infectada com Coronavírus, a rapper estendeu a mão aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia e se comprometeu a fazer doações frequentes doravante.

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 4 meses
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Novo EP de MAMY revela habilidades no Trap Music

há 10 meses
ntitulado “Trap Queen” o EP que foi disponibilizado esta madrugada no Soundcloud, vem trazer uma MAMY mais versátil e actual, no que toca as novas sonoridades e composições, sem descurar da importância que sempre deu à escrita.

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 9 meses
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 4 meses
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 4 meses
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Rihanna é “coroada” a cantora mais rica do Reino Unido

há 9 meses
A artista entra na categoria `Rich Times´ do Sunday Times, ocupando a 3ª posição com uma fortuna equivalente a 326 biliões de Kwanzas, acima de Adele, Ed Sheeran e Mick Jagger.

Netflix anuncia nova data de lançamento da última temporada de La De Papel

há 4 semanas

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 3 meses
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Tal pai, tal filho

há 1 ano
Os caminhos de Maya Cool e Eduardo Paím estão quase sempre ligados. Não é novidade que viveram juntos durante anos em Portugal e que Paím foi o seu mentor naquele país.

Morreu Hal Holbrook, o actor que interpretou Abrahan Lincoln

há 4 semanas

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 6 meses
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

Délcio Caiaia discorre sobre a Matriz Africana do Design Gráfico no seu primeiro E-Book

há 9 meses
O projecto literário Matriz Africana Do Design Gráfico, surge de um olhar crítico ao posicionamento de África na arena global do Design Gráfico. A supressão histórica fez desaparecer gradualmente muitos traços da arte visual africana.

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 8 meses

C4 Pedro é o único artista dos Palop no “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 9 meses
O artista acaba de confirmar que está tudo a postos e em contagem decrescente para começar o grande show em alusão ao dia de África. Marcado pela diversidade e união, o concerto congrega grandes nomes da música africana, sendo C4 Pedro o único artista oriundo dos PALOP.

Lizzo e Lil Nas X criticam Blackout Tuesday

há 9 meses
Ao contrário de outros músicos, Lizzo e Lil Nas X condenaram o movimento nas redes sociais promovido pela indústria da música para suspensão das atividades, por considerarem que a campanha ofuscou os protestos contra morte de George Floyd.