Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

A música angolana está a viver um momento especial. A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição de 2021, os rappers Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Já não é novidade, pois, há muito que o rap angolano chegou, conquistou e estabeleceu-se no mercado brasileiro. A partilha do mesmo código linguístico é uma das justificações, mas esta semana foi diferente, porque Kid MC, MCK, Flagelo Urbano e Kamesu “romperam” o asfalto e chegaram às universidades.

Trabalhos destes e o contributo de artistas como Ikonoklasta, Carbono Casimiro (já falecido) ou Filhos da Al’Este serviram de objecto de estudo científico na revista Convergência Crítica do Brasil.

A introdução de um novo paradigma discursivo no rap de intervenção político-social angolano, sobretudo nas letras de Kid MC e MCK esteve em destaque no magazine brasileiro, além das entrevistas com os rappers Flagelo Urbano e Kamesu.

O doutor e pesquisador em Ciências da Comunicação Carlos Mossoró trouxe na primeira edição de 2021 da revista um artigo sobre o “Rap como forma de activismo político no espaço lusófono”, analisando a “distopia na rima”, tendo como referências os temas “Te Odeio” (2016), de MCK e o “Apagar da Esperança” de Kid MC”.

Para o especialista, as primeiras músicas angolanas de carácter interventivo e social incentivava o angolano “acordar e ir para a luta. Esses temas “já previam um futuro pior do que a realidade actual. Logo, o objetivo foi estudar a desesperança, a falta de crença em um futuro melhor”, descreve.

Os revolucionários, continua Mossoró, geralmente mostravam um viés utópico, mesmo quando estão em situações adversas, o que não aconteceu com as letras mencionadas acima. As repetições dos problemas fizeram com que eles se tornassem descrentes.

É a primeira vez que a renomada revista científica brasileira abre um dossier sobre o rap, o que torna especial para o rap angolano por dar início ao ano de pesquisas com dois rappers e um artigo sobre o Rap angolano. Craveirinha, Azagaia e outros rappers brasileiros também integram a edição.

as cargas mais recentes

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 9 meses
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Kenny Flow Buah deixa primeiras impressões do seu talento ao mundo

há 2 meses
Depois do clip do single ” Perdido no Block” no ano passado, Kenny Flow Buah prepara-se para publicar mais um tema com o respectivo clip, acreditando que desta vez a carreira poderá assumir patamares mais elevados.

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 1 ano
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

Maestro Félix Costa apresenta o `Coral Yellen´

há 10 meses
Formado no primeiro semestre deste ano, o Coral Yellen é a segunda iniciativa do género que Félix Costa dá a cara depois de se desvincular da Orquestra Kapossoca. O projecto de integração social, que já conta com 27 integrantes, engloba para além do grupo coral, a dança, teatro e futebol.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 9 meses
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 12 meses
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Playlist de Carlos Almeida

há 4 meses
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 1 mês
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Após cerimónia de atribuição dos Grammy Lil Wayne manda um “vai te lixar” à organização

há 2 meses

Filme mais longo da História dura 30 dias e estreia em Dezembro

há 10 meses

Rapper Meek Mill é processado por roubar letras de música

há 11 meses
O músico está a ser processado pela Dream Rich Entertainment por, supostamente, ter fugido com letras de duas músicas que fazem parte do álbum “Championships”, de 2018, com o qual foi indicado aos Grammy.

Dia 24 de Agosto declarado `Dia de Kobe Bryant´

há 9 meses

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 4 meses
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 3 meses

Bonga é homenageado em Portugal

há 9 meses
Barceló de Carvalho “Bonga” será homenageado, no próximo dia 6 de Setembro, um dia depois de completar 78 anos, com um concerto em Lisboa, Portugal.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 11 meses
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.