Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

A música angolana está a viver um momento especial. A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição de 2021, os rappers Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Já não é novidade, pois, há muito que o rap angolano chegou, conquistou e estabeleceu-se no mercado brasileiro. A partilha do mesmo código linguístico é uma das justificações, mas esta semana foi diferente, porque Kid MC, MCK, Flagelo Urbano e Kamesu “romperam” o asfalto e chegaram às universidades.

Trabalhos destes e o contributo de artistas como Ikonoklasta, Carbono Casimiro (já falecido) ou Filhos da Al’Este serviram de objecto de estudo científico na revista Convergência Crítica do Brasil.

A introdução de um novo paradigma discursivo no rap de intervenção político-social angolano, sobretudo nas letras de Kid MC e MCK esteve em destaque no magazine brasileiro, além das entrevistas com os rappers Flagelo Urbano e Kamesu.

O doutor e pesquisador em Ciências da Comunicação Carlos Mossoró trouxe na primeira edição de 2021 da revista um artigo sobre o “Rap como forma de activismo político no espaço lusófono”, analisando a “distopia na rima”, tendo como referências os temas “Te Odeio” (2016), de MCK e o “Apagar da Esperança” de Kid MC”.

Para o especialista, as primeiras músicas angolanas de carácter interventivo e social incentivava o angolano “acordar e ir para a luta. Esses temas “já previam um futuro pior do que a realidade actual. Logo, o objetivo foi estudar a desesperança, a falta de crença em um futuro melhor”, descreve.

Os revolucionários, continua Mossoró, geralmente mostravam um viés utópico, mesmo quando estão em situações adversas, o que não aconteceu com as letras mencionadas acima. As repetições dos problemas fizeram com que eles se tornassem descrentes.

É a primeira vez que a renomada revista científica brasileira abre um dossier sobre o rap, o que torna especial para o rap angolano por dar início ao ano de pesquisas com dois rappers e um artigo sobre o Rap angolano. Craveirinha, Azagaia e outros rappers brasileiros também integram a edição.

as cargas mais recentes

Como está o mundo 11 anos após a morte de Michael Jackson?

há 2 anos
Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 1 ano
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 2 anos
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 1 ano
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Cleyton M ressurge com mais uma novidade “Tô a Rolar no G”

há 2 anos
Após ter lançado o hit “Emagrece”, Cleyton M está de volta com um novo clipe. Desta vez, o cantor apresenta “Tô a Rolar no G”, que estará disponível a partir da próxima semana.

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 2 anos
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

Bobby Brown quebra o silêncio após morte do filho

há 1 ano
Em comunicado, citado pela imprensa internacional, o músico pediu para rezarem pela família: “Por favor, mantenham a minha família nas vossas orações neste momento”.

Academia dos Óscares aceita pedido de demissão de Will Smith, mas avisa que inquérito vai continuar

há 2 meses
O actor de 53 anos demitiu-se, ontem, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas cinco dias depois dos escandâlo provocado pela bofetada que deu ao também actor e comediante Chris Rock.

Jeen-Yuhs: Documentário de Kanye West estreia no Festival de Cinema Sundance

há 4 meses
Apesar de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, a sua estreia ainda não consta no catálogo da plataforma, porém, o documentário “Jeen-Yuhs: uma trilogia Kanye”, será exibido no Festival de Cinema de Sundance, já no final deste mês.

Personagens “rasas” já não cabem no portfólio de Zendaya

há 1 ano
Em entrevista à revista GQ de Fevereiro, a actriz foi categórica ao afirmar que “papéis que giram em torno de homens e personagens femininas unidimensionais “, já não a desafiam e rejeitou vários contratos em 2020 por essa razão.

26 de Janeiro de 2020: O trágico dia que o mundo perdeu Kobe Bryant

há 1 ano
O dia 26 de Janeiro passou ter um significado fatídico, após a morte do astro da NBA, aos 41 vítima de um acidente de helicóptero nos arredores de Los Angeles (EUA). Além de Bryant, morreram mais oito pessoas, entre elas, a filha Gianna Bryant, aos 13 anos de idade.

Documentário sobre a Kizomba no festival indiano do cinema

há 2 anos
O filme angolano “Kizomba sem fronteiras” está a concorrer no festival indiano de cinema, na categoria de melhor documentário. O evento inicia no dia 06 de Setembro.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 12 meses
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 2 anos
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

há 1 ano
A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Ministro compara Anitta com personagem de desenho animado infantil

há 1 ano
O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, chamou esta quarta-feira, a cantora Anitta de teletubbie-personagem de um programa infantil da década de 1990, durante uma troca de farpas nas redes sociais, desafiando-a a citar as capitais do Brasil.