Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

A música angolana está a viver um momento especial. A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição de 2021, os rappers Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Já não é novidade, pois, há muito que o rap angolano chegou, conquistou e estabeleceu-se no mercado brasileiro. A partilha do mesmo código linguístico é uma das justificações, mas esta semana foi diferente, porque Kid MC, MCK, Flagelo Urbano e Kamesu “romperam” o asfalto e chegaram às universidades.

Trabalhos destes e o contributo de artistas como Ikonoklasta, Carbono Casimiro (já falecido) ou Filhos da Al’Este serviram de objecto de estudo científico na revista Convergência Crítica do Brasil.

A introdução de um novo paradigma discursivo no rap de intervenção político-social angolano, sobretudo nas letras de Kid MC e MCK esteve em destaque no magazine brasileiro, além das entrevistas com os rappers Flagelo Urbano e Kamesu.

O doutor e pesquisador em Ciências da Comunicação Carlos Mossoró trouxe na primeira edição de 2021 da revista um artigo sobre o “Rap como forma de activismo político no espaço lusófono”, analisando a “distopia na rima”, tendo como referências os temas “Te Odeio” (2016), de MCK e o “Apagar da Esperança” de Kid MC”.

Para o especialista, as primeiras músicas angolanas de carácter interventivo e social incentivava o angolano “acordar e ir para a luta. Esses temas “já previam um futuro pior do que a realidade actual. Logo, o objetivo foi estudar a desesperança, a falta de crença em um futuro melhor”, descreve.

Os revolucionários, continua Mossoró, geralmente mostravam um viés utópico, mesmo quando estão em situações adversas, o que não aconteceu com as letras mencionadas acima. As repetições dos problemas fizeram com que eles se tornassem descrentes.

É a primeira vez que a renomada revista científica brasileira abre um dossier sobre o rap, o que torna especial para o rap angolano por dar início ao ano de pesquisas com dois rappers e um artigo sobre o Rap angolano. Craveirinha, Azagaia e outros rappers brasileiros também integram a edição.

as cargas mais recentes

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 3 anos

Mark Sport apresenta projecto “2022 bolas no Ar”

há 1 ano
A empresa angolana de eventos desportivos Marksport apresenta segunda-feira, em Luanda, o projecto social “2022 bolas no Ar”, cujo objectivo é ajudar clubes, núcleos e programas comunitários com problemas de material, bolas em particular.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 3 anos
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 3 anos
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.

Tina Turner entra no Rock & Roll Hall of Fame pela 2ª vez

há 1 ano

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 2 anos
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.

Mayra Andrade é voz da trilha sonora de filme co-produzido por Jay-Z

há 1 ano
A cantora cabo-verdiana deu voz à trilha sonora de ‘The Harder They Fall’, um filme co-produzido por Jay-Z, e que estará disponível a partir de 3 de Novembro na Netflix.

Embaixadores do Semba no Show do Mês

há 3 anos
A Banda Maravilha, conhecida como embaixadora do Semba, será o próximo cartaz do Show do Mês online, no sábado, num concerto que vai marcar o inicio da parceria entre a Nova Energia e TPA, que transmitirá todos os “Lives” no canal 2.

Lil Nas X lança linha de ténis ” Satan Shoes”

há 2 anos

`O último Roubo´ marca a estreia de Sofia Lucas no teatro

há 1 ano
O Grupo Muxima Yetu Teatro vai estreiar no dia 28 & 29 de Agosto do corrente ano, às 19 horas, no auditório Njinga Mbande, a peça `O Último Roubo´.

Eminem reconhece hegemonia de 2pac e chama-o de “maior compositor musical da história”

há 3 anos
A lenda hip-hop, Eminem tem 2pac como uma das suas maiores referências. Demonstrando respeito e admiração pelo finado artista sempre que pode, mais uma vez, voltou a enaltecê-lo.

Mais um luto na música angolana. Morreu Zé Mweleputo, integrante dos Jovens do Prenda

há 2 anos

Gerilson Insrael e Edmásia cantam no “é-Kwanza”

há 2 anos
Os músicos Gerilson Insrael e Edmásia serão “cabeças” de cartaz na próxima edição do “Ao vivo é-Kwanza”, sábado, num concerto cujo objectivo é angariar donativos para os lares necessitados.

Selecção júnior feminina de andebol sagra-se campeã africana

há 11 meses
Dias depois de apurar-se para o Campeonato do Mundo da categoria, a selecção júnior feminina de andebol sagrou-se, ontem, campeã africana da modalidade ao vencer a sua congénere do Egipto, em Conacri.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 3 anos
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Jay-Z decide processar o fotógrafo da icónica capa do álbum “Resonable Doubt”

há 2 anos
O rapper e empresário move um processo judicial contra Jonathan Mannion, o homem que o fotografou em 1996 para o seu primeiro álbum “Resonable Doubt”, por entender que este está a explorar o seu nome e imagem.