Regina Duarte deixa “devolve” a pasta da Cultura brasileira

O anúncio foi feito a partir do Twitter do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O mesmo dava conta da demissão de Regina Duarte da secretaria especial da Cultura do Governo brasileiro, alegando motivos pessoais. A actriz que tomou posse no início de Março, deixou as pastas e, vai agora dirigir a Cinemateca de São Paulo.

Em Março deste ano, Regina Duarte assumiu o comando da secretária especial da Cultura, afim de “pacificar” o sector, mas nem tudo foram rosa. Muito criticada, durante a sua gestão na pasta, Regina foi duramente criticada por colegas por, e entre outras coisas, o facto de não anunciar nada para a classe artística, desde que a pandemia do novo coronavírus assola o Brasil.

Segundo o anúncio de Bolsonaro, Duarte “sente falta da família” e terá sido por essa razão que pediu para abandonar o cargo no Governo que desempenhava desde o início de Março. “Para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a cultura brasileira, assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em São Paulo”, disse o Presidente.

Mas ao contrário do que diz o Presidente daquele país, as quezilas com a classe artística começaram logo que a “namoradinha do Brasil” foi confirmada no cargo. Começando pelo facto de muitos artistas serem críticos do actual governo.

Na semana passada, de acordo com o G1, a até então secretária foi manchete após “relativizar as mortes causadas pelo regime militar no Brasil, numa entrevista também à CNN Brasil, terminada abruptamente após a entrada em cena de um vídeo crítico à sua gestão da colega actriz Maitê Proença”.

Regina também desvalorizou as mortes de figuras fundamentais da cultura brasileira na actual pandemia – “mortes sempre houve”… e volvidos dois meses de polémicas, a veterana de 72 anos se põe fim ao namoro com o Brasil.

as cargas mais recentes

Dupla Nue Wave testa popularidade do primeiro EP com ‘Flow Tá Bater’

há 4 meses
A dupla disponibilizou esta sexta-feira, nas plataformas digitais, mais uma faixa promocional do seu primeiro EP intitulado “Wave”, que poderá chegar ao público este ano.

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 4 meses
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

Jovens do Prenda festejam 52º aniversário no Show do Mês

há 2 semanas
Os Jovens do Prenda festejam sábado o seu 52º aniversário de existência no Show do Mês Live, num concerto aguardado com muitas expectactivas pelos fãs do conjunto.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 8 meses

Prodígio actua hoje no festival #EuFicoEmCasa

há 8 meses
O rapper Prodígio, actua hoje através do vídeo directo na sua conta do Instagram @pro2da , tendo sido convidado pela Sony, produtora a que está associado.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 3 meses

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 2 meses
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 4 meses
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 4 meses
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

CFKAPPA regressa aos palcos com o primeiro concerto online pago

há 5 meses
O concerto marca a estreia de um canal que permitirá os artistas rentabilizarem seus lives. O primeiro live pago acontece este sábado e marca o regresso à fase activa do rapper, que actuará ao lado de DJ Ritchelly.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 1 mês
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 1 mês
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 5 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 4 meses
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

Cardi B está a ser processada por racismo

há 1 mês
A cantora-norte-americana está a ser processada por publicar o vídeo de uma família na praia que terá assediado sua irmã Hennessy Carolina, que também está no processo.

Arco de Lisboa pela primeira vez online, para ver até ao dia 14 de Junho

há 5 meses
A galeria This Is Not A White Cube está representada na Arco Lisboa- Secção África Em Foco com o projecto site-specific Arte Contemporânea Africana: Discursos De Decolonialidade.