Renata Torres leva monólogo ‘Parto Rosa’ ao festival Mindelact

Renata Torres, actriz, performer, artista visual e comediante apresentou na semana finda, o monólogo da sua autoria ‘Parto Rosa’, no Festival Internacional de teatro de Mindelo, em Cabo Verde.

A levantar debates relacionados com questões do género, o texto que é uma análise crítica, um desabafo e uma chamada á tomada de consciência de uma mulher que é na verdade várias, foi apresentado pela primeira vez, em Luanda, no passado dia 31 de Março de 2017 e, já passou por palcos de São Paulo, no Brasil.

Tal como a própria sinopse diz, Parto Rosa é um “monólogo intimista, que nos transporta desde o questionamento sobre o que é ser mulher num mundo masculino, as imposições, muitas vezes sutis, a que elas estão sujeitas e como isso se reverbera na formação da sua personalidade, até a descoberta da sua humanidade, negando os padrões que ditam essa feminilidade.”

Numa breve conversa com a Carga Magazine, a autora fala sobre os ganhos deste intercâmbio, bem como os novos caminhos que este projecto vai tomar em breve.

Além de Luanda, onde é que o monólogo já foi apresentado?
Além de Luanda, já apresentei no Brasil na cidade de São Paulo e agora em Mindelo, Cabo Verde.

Como surge este convite para apresentar o `Parto Rosa´ no Mindelact?
Na verdade, a minha afilhada foi quem me avisou sobre a abertura das candidaturas, mandei a proposta e recebi uma pronta resposta que o espetáculo estava seleccionado.

Por que razões não o voltamos a ter em cartaz em Luanda?
Primeiro por questões de logística, apesar de ser um espetáculo “simples” do ponto de vista de concepção, ainda assim envolve alguns custos. Tenho no entanto, outros caminhos previstos para esse projecto, gostaria de fazer um circuito universitário com ele, de modo a levantar e alguns debates necessários e também adaptei o guião para o cinema.

Que tipos de debates pretende levantar?
Questões obviamente relacionadas a mulher: violência física e psicológica; mas também sobre relações interpessoais de modo geral e como o nosso olhar sobre as questões de gênero nos condicionam enquanto pessoas…

Tem alguma previsão de quando conseguirá concretizar este circuito universitário?
A minha intenção era começar agora em Dezembro, mas com a greve, talvez Janeiro.

Adaptou o guião para o cinema, significa que dentro em breve teremos o Parto Rosa nas salas de cinemas nacionais!?
Nos cinemas e definitivamente na plataforma Tchill Mais.

Já agora, quais as diferenças entre o guião actual e o cinematográfico?
Fora as questões especificamente técnicas, acontece que no teatro é um monólogo, e para o cinema, nós teremos fisicamente os personagens mencionados no texto.

Qual o balanço que faz desta actividade?
Muito rica no ponto de vista de troca de experiências, o network expandiu de uma forma bem enriquecedora.

Apesar de ainda estarmos em pandemia, como olha para o cenário de reabertura das actividades culturais?
Com excepção da música, todas as outras linguagens artísticas têm enfrentado várias dificuldades, mas isso já acontece desde antes mesmo da pandemia… sinto falta do apoio para projectos mais inclusivos e agregadores.

as cargas mais recentes

Ponto de Luz: Duc e Sarissari trazem vibes do verão em novo single

há 6 meses

Academia Angolana de Letras reconhece contributo de Paulo Flores

há 3 semanas

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 1 ano
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).

Torneio de basquetebol assinala aniversário da Kianda

há 10 meses
Seis equipas vão disputar o torneio Cidade de Luanda, em Basquetebol sénior masculino e feminino, numa realização da Associação Provincial de Luanda, que visa comemorar os 445 anos da capital do país.

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 6 meses
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

Orange The World: 16 dias de activismo- Diga não à violência contra as mulheres

há 3 dias
A campanha promovida pela União Europeia em Angola começa dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher e tem a duração de 16 dias, com encerramento previsto para 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Ao longo deste período, a União Europeia promoverá actividades de sensibilização com o objectivo de consciencializar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

Nas relembra desentendimento com Tupac

há 4 meses
A música faz parte do álbum “King’s Disease II”, lançado na passada sexta-feira e, já vem sendo considerada a melhor do álbum. Ao contrário do que se pode imaginar ao ler o título do artigo, `Death Row East´ não é uma música insultuosa à memória de Tupac Shakur.

Segundo álbum póstumo de Pop Smoke já está disponível

há 5 meses
Faith é disponibilizado um ano após ao lançamento primeiro álbum póstumo de Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 1 ano
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

Especialistas nomeiam o MVP de cada team na última década

há 2 anos

AFRIMA: Dj Impossible é o único artista dos PALOP a concorrer como Melhor DJ Africano

há 4 semanas
Agenciado pela Cloe Management, DJ Impossible está ciente de que tem pela frente uma difícil missão, mão não Impossible. O artista vai procurar manter a honra conquistada em 2019 por Man Renas, porém tudo está a depender da votação dos angolanos, seja em que parte estiver.

EtimbaFest: Músicos recolhem donativos para construção de biblioteca comunitária no Lobito

há 6 meses
A vontade de querer ajudar uma pequena comunidade do Lobito, com a construção de uma biblioteca, que poderá beneficiar mais de 500 pessoas, “obrigou” Yuri da Cunha, Gilmário Vemba, Irina Vasconcelos Alba Nigra, Prince Wadada, B-SKilla e Chaló Correia a reunirem-se em Lisboa para dois espectáculos pedagógicos, que podem ser assistidos nos dias 19 e 26 deste mês através do NetShows”, Musickool e RTP África.

Disfarçado, Paul Pogba aparece em palco e canta com Burna Boy

há 3 meses
Ontem, momento depois da retumbante vitória do Manchester United sobre o Newcastle, Paul Pogba mostrou o seu lado rapper ao aparecer disfarçado em palco e interpretar `Focus´ com Burna Boy.

Jay-Z e dono do Tweeter criam fundo Bitcoin para ajudar África e Índia adoptarem a criptomoeda

há 10 meses

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 1 ano
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 2 anos
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.