Renata Torres leva monólogo ‘Parto Rosa’ ao festival Mindelact

Renata Torres, actriz, performer, artista visual e comediante apresentou na semana finda, o monólogo da sua autoria ‘Parto Rosa’, no Festival Internacional de teatro de Mindelo, em Cabo Verde.

A levantar debates relacionados com questões do género, o texto que é uma análise crítica, um desabafo e uma chamada á tomada de consciência de uma mulher que é na verdade várias, foi apresentado pela primeira vez, em Luanda, no passado dia 31 de Março de 2017 e, já passou por palcos de São Paulo, no Brasil.

Tal como a própria sinopse diz, Parto Rosa é um “monólogo intimista, que nos transporta desde o questionamento sobre o que é ser mulher num mundo masculino, as imposições, muitas vezes sutis, a que elas estão sujeitas e como isso se reverbera na formação da sua personalidade, até a descoberta da sua humanidade, negando os padrões que ditam essa feminilidade.”

Numa breve conversa com a Carga Magazine, a autora fala sobre os ganhos deste intercâmbio, bem como os novos caminhos que este projecto vai tomar em breve.

Além de Luanda, onde é que o monólogo já foi apresentado?
Além de Luanda, já apresentei no Brasil na cidade de São Paulo e agora em Mindelo, Cabo Verde.

Como surge este convite para apresentar o `Parto Rosa´ no Mindelact?
Na verdade, a minha afilhada foi quem me avisou sobre a abertura das candidaturas, mandei a proposta e recebi uma pronta resposta que o espetáculo estava seleccionado.

Por que razões não o voltamos a ter em cartaz em Luanda?
Primeiro por questões de logística, apesar de ser um espetáculo “simples” do ponto de vista de concepção, ainda assim envolve alguns custos. Tenho no entanto, outros caminhos previstos para esse projecto, gostaria de fazer um circuito universitário com ele, de modo a levantar e alguns debates necessários e também adaptei o guião para o cinema.

Que tipos de debates pretende levantar?
Questões obviamente relacionadas a mulher: violência física e psicológica; mas também sobre relações interpessoais de modo geral e como o nosso olhar sobre as questões de gênero nos condicionam enquanto pessoas…

Tem alguma previsão de quando conseguirá concretizar este circuito universitário?
A minha intenção era começar agora em Dezembro, mas com a greve, talvez Janeiro.

Adaptou o guião para o cinema, significa que dentro em breve teremos o Parto Rosa nas salas de cinemas nacionais!?
Nos cinemas e definitivamente na plataforma Tchill Mais.

Já agora, quais as diferenças entre o guião actual e o cinematográfico?
Fora as questões especificamente técnicas, acontece que no teatro é um monólogo, e para o cinema, nós teremos fisicamente os personagens mencionados no texto.

Qual o balanço que faz desta actividade?
Muito rica no ponto de vista de troca de experiências, o network expandiu de uma forma bem enriquecedora.

Apesar de ainda estarmos em pandemia, como olha para o cenário de reabertura das actividades culturais?
Com excepção da música, todas as outras linguagens artísticas têm enfrentado várias dificuldades, mas isso já acontece desde antes mesmo da pandemia… sinto falta do apoio para projectos mais inclusivos e agregadores.

as cargas mais recentes

Já são conhecidos os artistas Seleccionados para a Residência Artística LUUANDA

há 9 meses
Num total de 27 candidaturas recebidas, foram selecionados seis artistas, que vão participar da 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA. A exemplo da edição de estreia, LUUANDA acontece em Outubro, com a duração de três semanas e que vem desafiar os “eleitos”, a trabalharem sob o tema `Fronteiras Perdidas´, de José Eduardo Agualusa.

Fast & Furious 9: Ludacris deixa escapar em entrevista que o filme pode chegar ao “espaço”

há 2 anos
O nono episódio da franquia Fast & Furious, recentemente apelidado F9 poderá ter chegado ao espaço, o spoiller foi deixado Ludacris. O rapper e protagonista veterano do filme, ciou a possibilidade durante uma entrevista recente ao The Hollywood Repórter.

Denzel Washington é eleito o melhor actor do século XXI

há 1 ano
O prestigiado diário norte-americano The New York Times elegeu Denzel Washington como o melhor actor do século. O actor de 65 anos está acima dos 25 outros da lista, posicionando-se em primeiro lugar.

Paulo Flores sobre Sebem: “O Sebem não merece o meu silêncio”

há 1 ano

C4 Pedro: “Zara é única no que faz. Não vai precisar competir com nenhuma cantora no mercado nacional ou internacional”

há 7 meses
No que depender de C4 Pedro, a tradição de lançamentos ao sétimo dia do mês, vai se perpetuar, ainda que seja por meio dos associados da BLS. Hoje dia 7 de Outubro, foi feita a estreia da música Posa, a primeira de Zara como integrante da BLS.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 2 anos
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Presidente da República oferece uma residência ao músico Sebem

há 2 anos
O kudurista Sebem recebeu, esta manhã, uma casa, nas localidades do Zango, em Luanda, das mãos da vice-presidente do MPLA.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 2 anos
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

Arte ao Peito: Projecto expositivo criado no âmbito da luta contra o cancro em Angola abre ao público esta sexta

há 8 meses
A partir desta sexta-feira, dia 1 de Outubro, às 18H00, as Galerias do 1º Piso do Shopping Avennida, no Morro Bento, acolhem a mostra ‘Arte ao Peito’.

23 músicas e 4 clipes em 7 dias: Será esta a semana do Rap?

há 2 anos
Em apenas uma semana, foram lançados sete projectos musicais, o equivalente a 3,2 faixas disponibilizadas diariamente. Esta média inclui somente nomes como Kool Klever, Luso, Verbal Uzula, Elenco de Luxo, Uami Ngongadas, sem falar dos anónimos.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 2 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Icónico golo de Maradona com a mão vai aos cinemas

há 2 anos
O cineasta italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Grande Beleza” (2013), vai escrever e dirigir um filme sobre o ex-jogador de futebol Diego Maradona para a Netflix.

Denzel Washington quebra o seu próprio recorde como actor negro mais nomeado no Oscar

há 3 meses
Denzel Washington concorre para Melhor Actor na cerimónia deste ano, referente a 94° edição do Oscar. O actor de 67 anos, foi indicado ao prémio pela décima vez, graças ao seu trabalho no papel principal de ‘A Tragédia de Macbeth’.

Programa `GOZAéFêMea´ estreia dia 16 de Junho

há 2 anos
Trata-se de uma iniciativa da produtora de conteúdos de entretenimento, Goz´Aqui, e tal como o nome deixa adivinhar, é um programa apresentado só por mulheres, cujo conteúdo será essencialmente de cariz social e cultural.

Trunfos do DJ Znóbia

há 1 ano

Matias Damásio laureado com medalha de ouro em Portugal

há 2 anos
O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, formalizou esta semana a homenagem ao músico angolano por serviços prestados à comunidade, com a entrega de um diploma e uma medalha de ouro.