Renata Torres leva monólogo ‘Parto Rosa’ ao festival Mindelact

Renata Torres, actriz, performer, artista visual e comediante apresentou na semana finda, o monólogo da sua autoria ‘Parto Rosa’, no Festival Internacional de teatro de Mindelo, em Cabo Verde.

A levantar debates relacionados com questões do género, o texto que é uma análise crítica, um desabafo e uma chamada á tomada de consciência de uma mulher que é na verdade várias, foi apresentado pela primeira vez, em Luanda, no passado dia 31 de Março de 2017 e, já passou por palcos de São Paulo, no Brasil.

Tal como a própria sinopse diz, Parto Rosa é um “monólogo intimista, que nos transporta desde o questionamento sobre o que é ser mulher num mundo masculino, as imposições, muitas vezes sutis, a que elas estão sujeitas e como isso se reverbera na formação da sua personalidade, até a descoberta da sua humanidade, negando os padrões que ditam essa feminilidade.”

Numa breve conversa com a Carga Magazine, a autora fala sobre os ganhos deste intercâmbio, bem como os novos caminhos que este projecto vai tomar em breve.

Além de Luanda, onde é que o monólogo já foi apresentado?
Além de Luanda, já apresentei no Brasil na cidade de São Paulo e agora em Mindelo, Cabo Verde.

Como surge este convite para apresentar o `Parto Rosa´ no Mindelact?
Na verdade, a minha afilhada foi quem me avisou sobre a abertura das candidaturas, mandei a proposta e recebi uma pronta resposta que o espetáculo estava seleccionado.

Por que razões não o voltamos a ter em cartaz em Luanda?
Primeiro por questões de logística, apesar de ser um espetáculo “simples” do ponto de vista de concepção, ainda assim envolve alguns custos. Tenho no entanto, outros caminhos previstos para esse projecto, gostaria de fazer um circuito universitário com ele, de modo a levantar e alguns debates necessários e também adaptei o guião para o cinema.

Que tipos de debates pretende levantar?
Questões obviamente relacionadas a mulher: violência física e psicológica; mas também sobre relações interpessoais de modo geral e como o nosso olhar sobre as questões de gênero nos condicionam enquanto pessoas…

Tem alguma previsão de quando conseguirá concretizar este circuito universitário?
A minha intenção era começar agora em Dezembro, mas com a greve, talvez Janeiro.

Adaptou o guião para o cinema, significa que dentro em breve teremos o Parto Rosa nas salas de cinemas nacionais!?
Nos cinemas e definitivamente na plataforma Tchill Mais.

Já agora, quais as diferenças entre o guião actual e o cinematográfico?
Fora as questões especificamente técnicas, acontece que no teatro é um monólogo, e para o cinema, nós teremos fisicamente os personagens mencionados no texto.

Qual o balanço que faz desta actividade?
Muito rica no ponto de vista de troca de experiências, o network expandiu de uma forma bem enriquecedora.

Apesar de ainda estarmos em pandemia, como olha para o cenário de reabertura das actividades culturais?
Com excepção da música, todas as outras linguagens artísticas têm enfrentado várias dificuldades, mas isso já acontece desde antes mesmo da pandemia… sinto falta do apoio para projectos mais inclusivos e agregadores.

as cargas mais recentes

Força Suprema: Don G lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
Don G, membro da Força Suprema, disponibilizou hoje o seu primeiro álbum. Intitulado “Guerreiros”, a obra surge da sequência de várias mixtapes e reflecte a experiência de vida do rapper.

Artistas já consagrados são desafiados no BAI Dança Com Ritmo

há 1 ano
Uma das apostas do BAI Dança com Ritmo foi desafiar figuras públicas a mostrarem o seu talento na arte da Dança. Seis nomes foram escolhidos para integrar o quadro: Neide Sofia, Kelly Silva, Paul G, DJ Leo Cris e o Chef Ricardo Helton foram os seleccionados para a grande missão, provar-se o Famoso melhor dançante do país.

Tribunal e SIC tranquilizam artistas: “Processos sobre pirataria são dos mais céleres”

há 1 ano
os crimes de pirataria e a contrafacção de obras musicais audiovisuais e fonográficos podem ser resolvidos em apenas dois meses, caso o lesado decida processar o seu autor, cuja pena é convertida em valor pecuniário.

Luandina faz aposta na arte urbana

há 2 anos
A marca angolana, Luandina, está a desenvolver uma campanha de promoção e divulgação do graffiti, pintando os principais pontos de concentração de pessoas, tal como aconteceu com a paragem dos taxistas do Nova Vida, em Luanda, inaugurada esta semana.

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 2 anos
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 2 anos
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Kid MC está de volta

há 2 anos
Kid MC e o brasileiro Dj Caique preparam um álbum de rap, com lançamento previsto para este mês (Maio) no formato digital, intitulado “Décimo sexto ano – Kid MC & Dj Caique”.

Over Time: Tyoz traz participação de Blaya em novo single

há 1 ano
“Over time” é o novo tema de Tyoz que já está disponível em vídeo e em todas as plataformas digitais. Traz-nos o cruzamento dos sentimentos da esperança do regresso, com as memórias do romance vivido.

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 2 anos
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Beyoncé e Jay-Z anunciam fundo para bolsas de estudos

há 1 ano
O casal Carter destinou um total de 2 milhões de dólares a bolsas de estudo para alunos de arte e campos criativos de um grupo selecto de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCUs).

Corpos de David Zé, Artur Nunes e Urbano de Castro terão sido encontrados

há 6 meses
Os restos mortais dos músicos Artur Nunes, David Zé e Urbano de Castro podem estar entre os dez corpos recuperados, cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.

Grammy 2021: Beyoncé e sua filha saem como maiores vencedoras sem os principais méritos

há 2 anos

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 2 anos
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Funge do Show do Mês junta “showistas” em ambiente familiar

há 3 anos

Fã de Taylor Swift condenado a 30 meses de prisão por perseguição

há 2 anos
O tribunal federal condenou esta semana Eric Swarbrick a 30 meses de prisão, depois do individuo ter se declarado culpado de perseguir e enviar cartas e e-mails ameaçadores a Taylor Swift.