Renata Torres leva monólogo ‘Parto Rosa’ ao festival Mindelact

Renata Torres, actriz, performer, artista visual e comediante apresentou na semana finda, o monólogo da sua autoria ‘Parto Rosa’, no Festival Internacional de teatro de Mindelo, em Cabo Verde.

A levantar debates relacionados com questões do género, o texto que é uma análise crítica, um desabafo e uma chamada á tomada de consciência de uma mulher que é na verdade várias, foi apresentado pela primeira vez, em Luanda, no passado dia 31 de Março de 2017 e, já passou por palcos de São Paulo, no Brasil.

Tal como a própria sinopse diz, Parto Rosa é um “monólogo intimista, que nos transporta desde o questionamento sobre o que é ser mulher num mundo masculino, as imposições, muitas vezes sutis, a que elas estão sujeitas e como isso se reverbera na formação da sua personalidade, até a descoberta da sua humanidade, negando os padrões que ditam essa feminilidade.”

Numa breve conversa com a Carga Magazine, a autora fala sobre os ganhos deste intercâmbio, bem como os novos caminhos que este projecto vai tomar em breve.

Além de Luanda, onde é que o monólogo já foi apresentado?
Além de Luanda, já apresentei no Brasil na cidade de São Paulo e agora em Mindelo, Cabo Verde.

Como surge este convite para apresentar o `Parto Rosa´ no Mindelact?
Na verdade, a minha afilhada foi quem me avisou sobre a abertura das candidaturas, mandei a proposta e recebi uma pronta resposta que o espetáculo estava seleccionado.

Por que razões não o voltamos a ter em cartaz em Luanda?
Primeiro por questões de logística, apesar de ser um espetáculo “simples” do ponto de vista de concepção, ainda assim envolve alguns custos. Tenho no entanto, outros caminhos previstos para esse projecto, gostaria de fazer um circuito universitário com ele, de modo a levantar e alguns debates necessários e também adaptei o guião para o cinema.

Que tipos de debates pretende levantar?
Questões obviamente relacionadas a mulher: violência física e psicológica; mas também sobre relações interpessoais de modo geral e como o nosso olhar sobre as questões de gênero nos condicionam enquanto pessoas…

Tem alguma previsão de quando conseguirá concretizar este circuito universitário?
A minha intenção era começar agora em Dezembro, mas com a greve, talvez Janeiro.

Adaptou o guião para o cinema, significa que dentro em breve teremos o Parto Rosa nas salas de cinemas nacionais!?
Nos cinemas e definitivamente na plataforma Tchill Mais.

Já agora, quais as diferenças entre o guião actual e o cinematográfico?
Fora as questões especificamente técnicas, acontece que no teatro é um monólogo, e para o cinema, nós teremos fisicamente os personagens mencionados no texto.

Qual o balanço que faz desta actividade?
Muito rica no ponto de vista de troca de experiências, o network expandiu de uma forma bem enriquecedora.

Apesar de ainda estarmos em pandemia, como olha para o cenário de reabertura das actividades culturais?
Com excepção da música, todas as outras linguagens artísticas têm enfrentado várias dificuldades, mas isso já acontece desde antes mesmo da pandemia… sinto falta do apoio para projectos mais inclusivos e agregadores.

as cargas mais recentes

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 2 anos

Lou Ottens, precursor da portabilidade musical morre aos 94 anos

há 2 anos
Conhecido como o “Pai” da cassete de fita, o engenheiro holandês, foi nada mais que um inventor revolucionário na década de 1960, cuja criação democratizou o sector musical, facilitando a portabilidade e alcance.

Prodígio: “Ser premiado em casa é sempre uma forma de lisonjeio, tem um sabor especial”

há 3 anos
Foi com a mixtape “O Alquimista” , em 2011, que Prodígio começou o sucesso. Na sequência, surgiram vários outros trabalhos, conquistou inúmeros prémios, o mais recente foi o de Melhor Artista de Rap. Em breve conversa com a Carga, o rapper de 32 anos manifesta os seus sentimentos em relação aos prémios e nomeações.

Pai de Britney Spears não é o tutor da cantora

há 1 ano
Segundo a decisão de um tribunal de Los Angels, na semana finda, o acordo entre Britney e seu pai era “insustentável”, por isso decidiu-se ” suspender Jamie Spears do cargo de tutor da filha, uma decisão com efeitos imediatos.

Nos Alive anuncia reembolso dos bilhetes

há 3 anos
Quem comprou bilhetes para a edição de 2020 do festival anual de música em Portugal “Nos Alive”, adiada para 7 a 10 de Julho de 2021, devido à pandemia, vai poder pedir o reembolso do valor dos ingressos “a partir de 25 de Julho de 2021.

Hochi Fu: “Andei à procura do Cleyton M no Cabo Snoop e nos Power Boys”

há 9 meses
Das mãos de Hochi Fu saíram várias figuras da música angolana, com destaque para Cabo Snoop, tido como um dos nomes mais internacionais da nossa praça, sobretudo no continente africano. Mas, esta conquista é apenas o princípio de várias outras que se esperam, porque, diz Hochi Fu, Cleyton M é o tipo de artista que sempre pensou ter na Power House desde que começou a produzir.

Após fazer hits de vários músicos, Edgar Cláudio lança-se no mundo do cinema

há 10 meses
Mais do que simples produtor de vídeoclips, Edgar Cláudio é um contador de histórias. Em cada trabalho que coloca o seu dedo acaba sempre em hits. Foi ele, por exemplo, que produziu “africana”, “gerónimo”, “Yê yê e dance” de Gerilson Insrael, “Teu mel” dos Killa Hill, “Sinal” de Anna Joyce e Filipe Mukenga e “Jogada de mestre” de MCK e Anabela Aya, só para citar alguns.

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 3 anos
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Painel do ‘Show Piô’ desafia criadores a “repensar” conteúdos infantis

há 2 anos
A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 3 anos
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 2 anos
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Vanda Mãe Grande lança projecto filantrópico “Tudo a seu tempo”

há 10 meses
“Tudo a seu tempo” é nada mais que um projecto musical com pendor solidário, cujo objectivo principal é o de ajudar o próximo. Nele, segundo explica Vanda Mãe Grande, o convite estende-se a “todas as manas do movimento Rap, com pouca ou nenhuma notoriedade, de maneiras a levantar o Rap feito por mulheres, dando novos rostos promissores ao movimento.”

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 3 anos

Lançado na passada Sexta-feira, álbum póstumo de Pop Smoke caminha para a 1º posição da Billboard

há 2 anos
De acordo com as projecções do Hits Daily Double, Pop Smoke está definido para conquistar o primeiro lugar na Billboard 200 com 110.000 a 120.000 unidades equivalentes a álbuns vendidas, 4.000 a 6.000 das quais serão em vendas de álbuns tradicionais.

Artistas brasileiros saem em protesto depois de Jair Bolsonaro ameaçar jornalista

há 2 anos
O presidente do Brasil ameaçou “encher” a cara de um jornalista do “O Globo” pelo facto do profissional ter questionado Jair Bolsonaro sobre os 89 mil que a primeira-dama da República terá recebido da Fabrício Queiroz entre 2011 e 2016.

Paulo Flores lança “Semba Original” para Carlos Burity e Waldemar Bastos

há 2 anos
A música começou a ser construída muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity e já faria parte do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.