Revista científica abre edição exclusiva para Rap

O estilo teve as primeiras manifestações nos finais dos anos 60 nas comunidades pobres de Nova York (Bronx) e se impôs como um movimento fixo, que desperta curiosidades de pesquisadores. Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

A edição exclusiva da revista da Universidade Federal Fluminense é simbólica, pois, pela primeira vez na história deste país, o Rap é motivo de destaque numa revista científica. O que se pretende é perceber o contributo do ritmo, da arte e da poesia nas ciências sociais.

“É primeira revista científica brasileira a realizar uma edição voltada para o “ritmo e poesia e irá priorizar artigos científicos sobre a música Rap e tem como título “História e Cultura do Rap”, mas também irá abranger entrevistas e resenhas (de álbuns ou livros sobre rap)”, informou Carlos Guerra Júnior.

Para além deste feito, o congresso internacional “Activisms in Africa” abrirá a sua próxima edição, agora adiada para 30 de Setembro de 2021, várias chamadas com pesquisas sobre o papel do Rap no activismo político em Moçambique e Angola. 

“A Bloco 4 Foundation vai coordenar uma mesa voltada só para o “Rap e Activismo Político em Angola e Moçambique”. Os resumos estão abertos para agora, mas o congresso é só em Setembro de 2021″, adiantou a organização.

as cargas mais recentes

Conheça Roger Linn, o responsável pela revolução do Hip-Hop

há 3 anos
Aos 22 anos, Roger Linn inventou o LM-1 Drum Computer, a primeira bateria eletrônica para sampler de bateria real. Depois criou o MPC, amostrador que viria revolucionar toda a história do Hip Hop.

Nova música provoca rixa entre Eminem e Diddy

há 3 anos
Lançada oficialmente em 2019, a faixa “Bang” do Conway The Machine com participação do Eminem teve uma versão inédita que surgiu na internet no passado final de semana. A nova versão gerou enorme repercussão pelo facto de conter ataques do rapper de Detroit para a plataforma de mídia Revolt TV do Diddy e seu ex-afiliado Joe Budden.

Dj Znobia realiza Live solidário

há 3 anos
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Documentário de Tina Turner revela traumas de uma vida amorosa marcada por violência

há 2 anos
Relatos detalhados de “terror”, exaustão, violência e dominação constituem metade do enredo do novo filme não-ficcional homónimo de Tina Turner. A produção exclusiva do HBO, já estreou no norte de América e, foi uma maneira da artista dizer “Obrigada e adeus”, à vida pública.

SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

há 2 anos
De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

Kodak Black agradece advogado que o ajudou a sair da cadeia com tatuagem

há 2 anos
Depois de receber o perdão do ex-presidente Donald Trump na semana passada, o Kodak Black foi direito a uma loja de tatuagem para fazer a nova. Mas, ao contrário do que se imaginou, o rapper não agradeceu o 45ª pelo perdão, mas sim o advogado, Bradford Cohen.

Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

há 1 ano
Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

Lewandowski considera que Prémio The Best é melhor que Bola de Ouro

há 12 meses
Depois de ver a Bola de Ouro a escapar “do pé” em 2020, por causa do problema do novo Coronavírus, em 2021, o polaco viu o prémio a cair na mão de Messi, mas pelo segundo ano seguido conquistou o The Best.

Praça de Touros portuguesa será transformada em Centro Cultural

há 2 anos
Trata-se da Praça de Touros da Azaruja, a mais antiga de Portugal, que não voltará a receber espectáculos com toureiros, mas dará lugar a espectáculos culturais, após passar por requalificação completa.

Kanye West oferece um ATV Sharp personalizado a Chris Brown

há 2 anos
Chris Brown recebeu do seu amigo Kanye West um ATV Sherp personalizado, um tipo de veículo 4×4 fabricado na Rússia avaliado em mais de 77 milhões de Kwanzas.

Sext’ Arte desta semana discorre sobre o tema ‘Produção Cultural’

há 12 meses
A próxima oficina Sext’ Arte será sobre “Produção Cultural” com Kiaco Zambo, a decorrer na sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, no período das 14h00 as 17h no CCBA – Centro Cultural do Brasil em Angola. O programa tem acesso gratuito, mas com vagas limitadas.

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 3 anos
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Trunfos do DJ Ritchelly

há 2 anos
Já dizia o velho adágio: “Quanto mais eclética e divertida a playlist, melhor a festa”. Seja em festas ou outro tipo de convívios, a presença de um DJ dita sempre o ritmo do encontro. Desta feita, a Carga Magazine quis perceber do que são feitos os lineups do DJ Ritchelly.

Álbum`Rough and Rowdy Ways´ marca o retorno de Bob Dylan

há 3 anos
O músico norte-americano Bob Dylan lançou o seu 39º álbum de originais, intitulado “Rough and Rowdy Ways”, no dia 19 de Junho, tratando-se do primeiro álbum de originais desde “Tempest”, de 2012. A obra remonta para os anos 60 e é a confirmação que Bob está longe da reforma.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 3 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Os Tuneza regressam à casa com novas histórias

há 3 anos
Após passarem os primeiros dias de quarentena separados por motivos vários e criarem o caos no Kilamba, a família mais disfuncional de Angola foi obrigada a abandonar a centralidade. Solução: regressar à antiga casa, e passarem o resto do confinamento juntos.