Revista científica abre edição exclusiva para Rap

O estilo teve as primeiras manifestações nos finais dos anos 60 nas comunidades pobres de Nova York (Bronx) e se impôs como um movimento fixo, que desperta curiosidades de pesquisadores. Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

A edição exclusiva da revista da Universidade Federal Fluminense é simbólica, pois, pela primeira vez na história deste país, o Rap é motivo de destaque numa revista científica. O que se pretende é perceber o contributo do ritmo, da arte e da poesia nas ciências sociais.

“É primeira revista científica brasileira a realizar uma edição voltada para o “ritmo e poesia e irá priorizar artigos científicos sobre a música Rap e tem como título “História e Cultura do Rap”, mas também irá abranger entrevistas e resenhas (de álbuns ou livros sobre rap)”, informou Carlos Guerra Júnior.

Para além deste feito, o congresso internacional “Activisms in Africa” abrirá a sua próxima edição, agora adiada para 30 de Setembro de 2021, várias chamadas com pesquisas sobre o papel do Rap no activismo político em Moçambique e Angola. 

“A Bloco 4 Foundation vai coordenar uma mesa voltada só para o “Rap e Activismo Político em Angola e Moçambique”. Os resumos estão abertos para agora, mas o congresso é só em Setembro de 2021″, adiantou a organização.

as cargas mais recentes

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 7 meses

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 12 meses

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 1 ano
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Ary prova que mesmo online pode se fazer bons shows

há 1 ano
A cantora Ary deu no sábado (11 de Abril) uma “aula” de como de faz um concerto Live (online). Afinal é possível fazer bons concertos pelas redes sociais, sem parecerem que estão a ser forçados.

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 3 meses

Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

há 11 meses
“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Após destaque no Moda Luanda, Scró Q Cuia e Nerú Americano anunciam álbum de estreia

há 10 meses
Há dois anos era impossível pensar numa relação entre ambos. Scró Q Cuia e Nerú Americano vêm provando que são verdadeiros profissionais ao criarem os “Pintins”. A dupla anuncia o álbum de estreia, fala do tempo que vai durar a parceria, enumera as conquistas e desvenda os segredos da tamanha cumplicidade, deixando palavras de apreço para os angolanos.

Para não repetir versos Lil Wayne e Eminem revelaram que recorrem a Google

há 12 meses
Para evitar repetir os próprios versos, os dois rappers vão a Google para rever suas letras. Embora admitam que várias vezes tenham tido brancos, consideram a repetição um desrespeito à arte, que tem como objecto a criatividade.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 6 meses
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

Justin Bieber: “Eu amava a música, mas deixei-me levar pelo ego e o poder”

há 8 meses
Justin Bieber partilhou uma mensagem com os fãs no Instagram, falando sobre as “inseguranças e frustrações” que o afectaram quando era adolescente, reconhecendo que deixou-se levar pelo ego.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 3 meses
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Jiffer Mc analisa a`Crise´em novo single

há 1 semana
Inspirado no facto social mais que mais pesa actualmente, Jiffer Mc, brinda os fãs com uma nova faixa musical, cujo abordagem abrange todas as classes sociais.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 4 meses
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Poeta Momentâneo apresenta projecto de fusão de Rap e poesia declamada

há 7 meses
A estética da palavra associada ao ritmo já é descrita como Rap. O “Fusionismo” resulta da combinação entre a poesia declamada, a música e o desempenho, afirma o “seu criador” Poeta Momentâneo.

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 12 meses
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 9 meses