Revista científica abre edição exclusiva para Rap

O estilo teve as primeiras manifestações nos finais dos anos 60 nas comunidades pobres de Nova York (Bronx) e se impôs como um movimento fixo, que desperta curiosidades de pesquisadores. Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

A edição exclusiva da revista da Universidade Federal Fluminense é simbólica, pois, pela primeira vez na história deste país, o Rap é motivo de destaque numa revista científica. O que se pretende é perceber o contributo do ritmo, da arte e da poesia nas ciências sociais.

“É primeira revista científica brasileira a realizar uma edição voltada para o “ritmo e poesia e irá priorizar artigos científicos sobre a música Rap e tem como título “História e Cultura do Rap”, mas também irá abranger entrevistas e resenhas (de álbuns ou livros sobre rap)”, informou Carlos Guerra Júnior.

Para além deste feito, o congresso internacional “Activisms in Africa” abrirá a sua próxima edição, agora adiada para 30 de Setembro de 2021, várias chamadas com pesquisas sobre o papel do Rap no activismo político em Moçambique e Angola. 

“A Bloco 4 Foundation vai coordenar uma mesa voltada só para o “Rap e Activismo Político em Angola e Moçambique”. Os resumos estão abertos para agora, mas o congresso é só em Setembro de 2021″, adiantou a organização.

as cargas mais recentes

`Baza + 1 vez´ é a mais nova proposta musical do Rapper JLZ

há 2 anos
A preparar um novo trabalho, o Rapper JLZ lançou a música `Baza +1 Vez´ como a primeira proposta. O mais recente lançamento caracteriza-se como um som agressivo, egocêntrico e cheio de punchlines, de modo a fazer barulho na cena Hip Hop e preparar o caminho para a nova sonoridade, agora com a sua própria editora e sendo responsável pelos seus passos.

Morreu Astro, vocalista dos UB40

há 7 meses
O cantor e multi-instrumentista morreu este sábado, subtamente aos 64 anos. Protagonista de hits como “Red red one”, a banda britânica já esteve em Angola e para um grande espectáculo.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 1 ano
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 1 ano
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Show do Mês faz maravilha

há 2 anos
Foi o quinto Show do Mês online e o primeiro com transmissão no canal 2 da TPA. Num período de Estado de Calamidade, com muitas limitações impostas por conta do Covid-19, a Nova Energia faz sentir o seu lado camaleónico, adaptando-se as circunstâncias e reinventando-se como ninguém.

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 2 anos
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.

O Homem e o Artista: Uma das obras mais intemporais do Hip Hop angolano

há 11 meses
Com 16 faixas, o álbum começa por chamar a atenção já na capa, onde distante das normais caras que caracterizam os álbuns de Rap, vemos um busto ‘Artista’, de uma escultura tipicamente africana, imprensa em capa de plástico semi-transparente, tapando o rosto do ‘Homem’ na contra capa, dando assim resposta a pergunta de quem busca a justificação para o título.

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 2 anos
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.

Rapper Kamesu lança colecção de roupas para promover consciência cívica

há 9 meses
Tal como lembra a cultura Hip Hop, o MC deve ser um agente social, com a mesma responsabilidade que o mestre da oratura. Para fazer valer o princípio, Kamesu lançou uma nova colecção de roupas que promovem a consciência social.

Cleyton M ressurge com mais uma novidade “Tô a Rolar no G”

há 2 anos
Após ter lançado o hit “Emagrece”, Cleyton M está de volta com um novo clipe. Desta vez, o cantor apresenta “Tô a Rolar no G”, que estará disponível a partir da próxima semana.

Consumidores processam Universal Studios por publicidade enganosa

há 4 meses
《Queremos nosso dinheiro》é a palavra de ordem que se ouviu, esta semana, na boca de alguns cinéfilos que se sentem enganados pela Universal Studios, depois de assistirem ao filme “Yesterday”, lançado em Julho de 2019.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 2 anos
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 1 ano
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

LIVE do Show do Mês

há 2 anos

Cardi B está a ser processada por racismo

há 2 anos
A cantora-norte-americana está a ser processada por publicar o vídeo de uma família na praia que terá assediado sua irmã Hennessy Carolina, que também está no processo.

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 2 anos
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.