Revista científica abre edição exclusiva para Rap

O estilo teve as primeiras manifestações nos finais dos anos 60 nas comunidades pobres de Nova York (Bronx) e se impôs como um movimento fixo, que desperta curiosidades de pesquisadores. Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

A edição exclusiva da revista da Universidade Federal Fluminense é simbólica, pois, pela primeira vez na história deste país, o Rap é motivo de destaque numa revista científica. O que se pretende é perceber o contributo do ritmo, da arte e da poesia nas ciências sociais.

“É primeira revista científica brasileira a realizar uma edição voltada para o “ritmo e poesia e irá priorizar artigos científicos sobre a música Rap e tem como título “História e Cultura do Rap”, mas também irá abranger entrevistas e resenhas (de álbuns ou livros sobre rap)”, informou Carlos Guerra Júnior.

Para além deste feito, o congresso internacional “Activisms in Africa” abrirá a sua próxima edição, agora adiada para 30 de Setembro de 2021, várias chamadas com pesquisas sobre o papel do Rap no activismo político em Moçambique e Angola. 

“A Bloco 4 Foundation vai coordenar uma mesa voltada só para o “Rap e Activismo Político em Angola e Moçambique”. Os resumos estão abertos para agora, mas o congresso é só em Setembro de 2021″, adiantou a organização.

as cargas mais recentes

Já estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA

há 6 meses
O colectivo cultural Pés Descalços informou em nota, que vai decorrer até ao dia 30 de Junho, as candidaturas para a 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA.

Alliance Française de Luanda promove festival multicultural em alusão ao mês da Francofonia

há 8 meses
Está a decorrer desde o dia 6 de Março, o festival que celebra o Dia Internacional da Francofonia, que assinala-se aos 20 de Março. De carácter multidisciplinar, o evento vai continuar a congregar música, espectáculos, cinema e actividades de artes visuais até ao dia 28.

Produtor Algo 10Conhecido rende tributo a Teta Lando e Franco em novo álbum

há 3 meses
O álbum contém versões de dois grandes sucessos nacionais e internacionais intemporais, nomeadamente: “Mario” do congolês Franco, na versão amapiano e “Quimbemba” de Teta Lando, no estilo afro-house.

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 7 meses
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

Top Dos Mais Queridos 2021 vai homenagear mulher zungueira e terá novas regras

há 8 meses

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 3 semanas
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 10 meses
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Morreu Serginho Trombone

há 2 anos
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 7 meses
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

Matias Damásio prepara show solidário

há 1 ano
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Selda põe fim ao hiato e anuncia novidades

há 8 meses

Carnaval 2021 será em formato digital

há 9 meses
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 11 meses
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

JLO felicita músicos angolanos

há 1 ano
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 12 meses
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 10 meses
A Revista Carga seleccionou dez canções de natal que apresenta como sugestões para os seus leitores em vésperas do natal, antecipando os seus votos de feliz natal.