Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

Rick Baby é o pseudónimo de Luís Domingos Saviti, rapper e compositor de 27 anos de idade e já canta há 9 anos. Com uma carreira promissora, está associado a produtora CombinaSons, ao lado de nomes como: Enock, Itary, Justin Weely e Junior Zy.
Com o repertório de quatro projectos a solo e muitas participações, assume-se como um rapper polivalente e garante que os trabalho em carteira lhe vão garantir um lugar entre os melhores.

A partir de que momento é que a música cruza o seu caminho?
Desde Kid, sempre gostei de música (Rap, particularmente) mas era apenas um bom ouvinte na altura não ouvia rap nacional era mais rap americano. Mas quando saí do Nelito Soares Rangel e me mudei para o Prenda com a minha mãe, conheci o super producer Márciouz “93” e o rapper Jacke da 4M e eles ensinaram-me boa parte do que eu faço hoje, isso em 2011

Em que momento decide se profissionalizar?
Desde o primeiro momento em que senti que consigo motivar muitos miúdos do meu bairro (Prenda) com a minha música e a aderência do pessoal a minha arte. Porque trago sempre um pouco de mim e dos meus nas minhas músicas, canto aquilo que sinto então não tinha como não profissionalizar e graças a Deus tenho conseguido bons resultados.

O Rap desde sempre foi o seu estilo de eleição?
Sempre, sempre, sempre, mas hoje já viajo um pouco no R&b, Trap Soul e outros estilos, eu ouço todos estilos de música, o mais importante para mim é a música ser boa e me transmitir algum feeling.

Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

Boom Bap ou trap, onde se enquadra?
Me enquadro nos dois, porque é tudo Rap.

O que é mais importante para si, o beat, as linhas ou a métrica?
Tudo é importante quando se quer fazer uma boa música, desde o beat às linhas e métricas tudo isso conta muito e é importante.

Quatro projectos a solo e várias participações, qual é o balanço da trajectória?
O balanço é bom, mas ainda falta muito por alcançar.

Quais as maiores dificuldades que tem encontrado para solidificar a carreira?
Promoção… quase tudo aqui em Angola se paga, Rádios, Tvs, Bloggers etc. e por vezes tu não tens recursos para isso. Mas melhor nem falar disso…

Quais são os artistas em que se inspira e quais as características que o “atraem”?
Inspiração vem de muitos artistas, mas sou mesmo bweee fã de Jay-Z, pelo simplesmente facto de o tempo passar e ele continuar actual desde o flow às dicas.

Considera indispensável este intercâmbio de ideias com outros artistas?
Sim acho muito importante, mas há artistas que quando já têm um certo Buzz, ficam cabeçudos e esquecem que não começaram de cima, e que ninguém começa a contruir um prédio da parte de cima.

Tem um vídeo por lançar, quais os detalhes que já pode adiantar sobre o mesmo?
O vídeo é da primeira música do Ep Naturalmente, todo produzido pelo Super Produtor Márciouz “93” e foi realizado pelo Produtor de vídeo Raiim da Limperiouz film. Foi gravado todo no meu bairro Prenda, a música é uma mistura louca de estilos onde falo um pouco da minha trajectória e dos meus. Pessoas que a música me deu e assim que estiver pronto sairá em exclusivo para a Carga Magazine.

O que reserva para o álbum da produtora?
Muita boa música e sucessos, estou com um time “maluco”: Enock, Itary, Justin Weely e o meu puto Junior Zy.

Conta com o apoio da família para dar seguimento à música?
Sempre, a minha Mãe é a minha fã número zero, e também a pessoa que me motiva a fazer isso de uma forma incansável porque ela sabe que eu amo fazer isso.

Está afiliado a mesma produtora que Enock e Itary, nomes que granjearam alguma fama em pouco tempo. O que falta para chegar a sua vez?
Talvez para a mídia a fama do Enock e da Itary eles conseguiram em pouco tempo, mas se for ter uma franca conversa com eles, vão saber que não é bem assim. É tudo uma questão de trabalho e dedicação, então estou a trabalhar do mesmo jeito e não tenho pressa até porque tudo tem o seu tempo.

Aonde pretende chegar com a música?
Até aonde Deus permitir.

as cargas mais recentes

Trump chama cantora Madonna de feia

há 1 ano
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 5 meses
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

Sabia que hoje comemora-se o Dia do Compositor?

há 9 meses
A efeméride faz uma ode a todos os profissionais comprometidos com a alma da música, o responsável por traduzir emoções e eternizar momentos em melodias.

Ice Cube cancela participação em TV devido à morte de George Floyd

há 1 ano
A morte de George Floyd ( afro-americano de 40 anos) por um policial branco, esta segunda-feira, está a provocar grande tensão e onda de protestos nos Estados Unidos. Ice Cube exprimiu sua indignação, cancelando uma entrevista no “Good Morning America”.

Emicida disponibiliza novo EP intitulado ‘Quem Tem Um Amigo Tem Tudo’

há 1 ano
A obra está disponível desde ontem e conta com participações de Wilson das Neves, Zeca Pagodinho, Prettos, Tokyo Ska Paradise Orchestra, Rashid e Denise de Paula.

Megan The Stallion é eleita a rapper do ano pela GQ

há 11 meses
A rapper está numa das três versões da capa da revista ao lado de George Clooney e Trevor Noah. Na entrevista, The Stallion fala sobre crescer cercada por mulheres negras fortes em Houston e os desafios que todas enfrentaram.

Fundação Arte e Cultura reforça apoio à formação artística durante o confinamento

há 1 ano
Cem pessoas entre crianças e adolescentes, da Ilha de Luanda, bairro Casas Novas, sector Ponta, começaram a receber nesta semana manuais de apoio para a formação artista.

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 1 ano

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 10 meses
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

há 6 meses
Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos.

Aline Frazão intervém no dia da independência

há 11 meses
O tema foi feito especificamente para assinalar a data (11 de Novembro). A autora, na música, faz uma descrição do actual momento do país, as dificuldades que o povo vive, a falta de coisas básicas.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 10 meses
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 12 meses
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Taylor Swift cancela toda a digressão pela Europa

há 8 meses

Racionais MC’s lançam discografia completa em vinil

há 12 meses
O grupo Racionais MC’s lançará a discografia completa em vinil a partir da segunda semana de Dezembro. A pré-venda dos álbuns, já começou ontem, informou o site brasileiro UOL.

Guardiões da Galáxia 3 marca fim de ciclo do elenco

há 1 ano
Após afirmar que Guardiões da Galáxia Vol. 3 não será adiado por conta da pandemia do Coronavírus, o director James Gunn revelou que este pode ser o último com o elenco actual.