Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

Rick Baby é o pseudónimo de Luís Domingos Saviti, rapper e compositor de 27 anos de idade e já canta há 9 anos. Com uma carreira promissora, está associado a produtora CombinaSons, ao lado de nomes como: Enock, Itary, Justin Weely e Junior Zy.
Com o repertório de quatro projectos a solo e muitas participações, assume-se como um rapper polivalente e garante que os trabalho em carteira lhe vão garantir um lugar entre os melhores.

A partir de que momento é que a música cruza o seu caminho?
Desde Kid, sempre gostei de música (Rap, particularmente) mas era apenas um bom ouvinte na altura não ouvia rap nacional era mais rap americano. Mas quando saí do Nelito Soares Rangel e me mudei para o Prenda com a minha mãe, conheci o super producer Márciouz “93” e o rapper Jacke da 4M e eles ensinaram-me boa parte do que eu faço hoje, isso em 2011

Em que momento decide se profissionalizar?
Desde o primeiro momento em que senti que consigo motivar muitos miúdos do meu bairro (Prenda) com a minha música e a aderência do pessoal a minha arte. Porque trago sempre um pouco de mim e dos meus nas minhas músicas, canto aquilo que sinto então não tinha como não profissionalizar e graças a Deus tenho conseguido bons resultados.

O Rap desde sempre foi o seu estilo de eleição?
Sempre, sempre, sempre, mas hoje já viajo um pouco no R&b, Trap Soul e outros estilos, eu ouço todos estilos de música, o mais importante para mim é a música ser boa e me transmitir algum feeling.

Rick Baby: Um rapper polivalente que augura um lugar entre os melhores

Boom Bap ou trap, onde se enquadra?
Me enquadro nos dois, porque é tudo Rap.

O que é mais importante para si, o beat, as linhas ou a métrica?
Tudo é importante quando se quer fazer uma boa música, desde o beat às linhas e métricas tudo isso conta muito e é importante.

Quatro projectos a solo e várias participações, qual é o balanço da trajectória?
O balanço é bom, mas ainda falta muito por alcançar.

Quais as maiores dificuldades que tem encontrado para solidificar a carreira?
Promoção… quase tudo aqui em Angola se paga, Rádios, Tvs, Bloggers etc. e por vezes tu não tens recursos para isso. Mas melhor nem falar disso…

Quais são os artistas em que se inspira e quais as características que o “atraem”?
Inspiração vem de muitos artistas, mas sou mesmo bweee fã de Jay-Z, pelo simplesmente facto de o tempo passar e ele continuar actual desde o flow às dicas.

Considera indispensável este intercâmbio de ideias com outros artistas?
Sim acho muito importante, mas há artistas que quando já têm um certo Buzz, ficam cabeçudos e esquecem que não começaram de cima, e que ninguém começa a contruir um prédio da parte de cima.

Tem um vídeo por lançar, quais os detalhes que já pode adiantar sobre o mesmo?
O vídeo é da primeira música do Ep Naturalmente, todo produzido pelo Super Produtor Márciouz “93” e foi realizado pelo Produtor de vídeo Raiim da Limperiouz film. Foi gravado todo no meu bairro Prenda, a música é uma mistura louca de estilos onde falo um pouco da minha trajectória e dos meus. Pessoas que a música me deu e assim que estiver pronto sairá em exclusivo para a Carga Magazine.

O que reserva para o álbum da produtora?
Muita boa música e sucessos, estou com um time “maluco”: Enock, Itary, Justin Weely e o meu puto Junior Zy.

Conta com o apoio da família para dar seguimento à música?
Sempre, a minha Mãe é a minha fã número zero, e também a pessoa que me motiva a fazer isso de uma forma incansável porque ela sabe que eu amo fazer isso.

Está afiliado a mesma produtora que Enock e Itary, nomes que granjearam alguma fama em pouco tempo. O que falta para chegar a sua vez?
Talvez para a mídia a fama do Enock e da Itary eles conseguiram em pouco tempo, mas se for ter uma franca conversa com eles, vão saber que não é bem assim. É tudo uma questão de trabalho e dedicação, então estou a trabalhar do mesmo jeito e não tenho pressa até porque tudo tem o seu tempo.

Aonde pretende chegar com a música?
Até aonde Deus permitir.

as cargas mais recentes

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 5 meses
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 2 meses
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 12 meses
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Nucho apresenta manifesto sobre desilusão dos angolanos em nova música

há 2 meses
O novo tema musical intitula-se ” Filho da Fome”. Sucede “Netas de N’zinga” e está disponível desde esta terça-feira nas principais plataformas digitais, para download gratuito.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 11 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

há 5 meses

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

há 2 meses
O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 8 meses
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Desporto norte-americano em “stand by”

há 11 meses
O boicote dos Milwaukee Bucks ao duelo com os Orlando Magic, no quinto jogo dos play-offs na NBA, motivou um protesto colectivo no universo desportivo norte-americano contra a injustiça racial e levou ao adiamento de todos os jogos da noite na NBA, estendendo-se à MLS, beisebol e ao ténis.

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 9 meses
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.

Fredy Costa torna-se padre

há 1 ano
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.

Artistas plásticos realizam corrente solidária a favor de Mestre Kapela

há 9 meses
Dez artistas plásticos vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Paz e Amor”, uma exposição colectiva a inaugurar no próximo dia 7 de Novembro, num acto que decorrerá entre as 12 e as 19 horas.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 7 meses
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 2 semanas
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.

Saiba porquê que Beyonce disse ter “vergonha” da própria conta bancária

há 10 meses
O tema remonta para o ano 2007, sendo uma revelação feita na primeira pessoa, em entrevista à revista Rolling Stone.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 11 meses
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.