Rihanna é “cancelada” por fãs muçulmanos

Durante o último desfile de moda Savage X Fenty, que espelhou mais uma vez a diversidade e inclusão de embaixadores da marca, Rihanna foi criticada por uma das músicas tocadas durante o evento, sendo acusada de estar a se apropriar culturalmente do Islã ao tocar uma versão de um hadith.

As celebridades irritam as pessoas o tempo todo, resultando na “cultura do cancelamento” se tornando uma coisa importante nos últimos anos. Raramente funcionou, mas, às vezes, aqueles que tentam cancelar um artista ou figura pública têm razão, de acordo com a imprensa internacional.

Segundo a Newsweek, os hadiths são “registros altamente reverenciados das tradições ou ditos do profeta Muhammad”, que são compreensivelmente sagrados para os muçulmanos em todo o mundo. A música tocada se chama “Doom”, interpretada pelo produtor londrino Coucou Chloe, que anteriormente explicou seu uso do sample.

“Para aqueles que estavam se perguntando quais eram os samples vocais – eu não fiz os vocais neste como você pode facilmente adivinhar,” ela escreveu sobre a música, que foi lançada há vários anos.

Independentemente da intenção de Rihanna por trás do uso dessa música, que pode muito bem ser sem nenhuma maldade, a estrela está sendo criticada por seus fãs muçulmanos por usar essa faixa específica, que supostamente usa um hadith sobre o “fim dos nossos tempos”. As pessoas estão chamando o movimento de islamofóbico, acusando a estrela Bajan de apropriação cultural. Até agora, Rihanna não respondeu à polêmica, noticiou o site brasileiro Rap Mais.

as cargas mais recentes

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 11 meses
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 4 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 1 ano
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 11 meses
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 9 meses
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

Espectáculo das celebrações do 11 de Novembro com novo formato

há 10 meses
As actividades culturais alusivas as celebrações do 45.° aniversário da Independência sofreram reestruturações. As limitações abrangem também o espectáculo musical ao vivo, que já não será realizado na Praça da República.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 10 meses
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Presidente da Fundação Palmarés restringe acesso dos rappers na instituição

há 12 meses
A intenção do líder associativo foi motivada por sátiras nas redes sociais, através da página RapFalando, que descrevia o líder cultural como “careca”.

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 4 meses
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

DJ René Bombástico desafia quatro vozes do Rap feminino angolano

há 12 meses
O DJ e produtor juntou as vozes representativas do rap feminino nacional num único projecto musical. A obra é o protótipo do terceiro álbum do disc jockey intitulado ‘Ideias Malucas Vol. 3’.

CR7 é eleito o Jogador do Século e Pep Guardiola o Treinador

há 4 meses
O português Cristiano Ronaldo espanhol Josep Guardiola foram eleitos, este domingo, como o jogador e o treinador do século, respectivamente, na gala dos Globe Soccer Awards, realizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Maya Cool: “Fiquei gravemente doente com Covid”

há 3 semanas
O músico Maya Cool falou da sua experiência com o vírus da Covid-19, do momento difícil que passou e do que perdeu em 2020 com a chegada da pandemia.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 10 meses
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Galáxia, o espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia

há 1 mês
A celebrar o Dia Mundial do Teatro, o grupo Enigma Teatro leva ao palco da Liga Africana, o espectáculo “Teatro Musical Galáxia”, nos dias 25 e 26 deste mês, com o elenco multifacetado.

“Rostos do Rap consciente em Angola entre os 180 artistas do Festival Decolonial”

há 9 meses

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 4 meses
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.