Rihanna foi homenageada na sua terra natal, durante a posse presidencial de Dame Sandra Mason. A data marca uma nova era para Barbados, o país se tornou república após encerrar o papel de 55 anos da Rainha Elizabeth como chefe de Estado, informou a CNN.
Durante a cerimónia, a primeira-ministra barbadiana Mia Mottley disse: “Em nome de uma nação agradecida, mas um povo ainda mais orgulhoso, apresentamos a vocês o designado para o herói nacional de Barbados, embaixador Robyn Rihanna Fenty.” E fazendo recurso a uma música de Rihanna, profetizou: “Que você continue a brilhar como um diamante e traga honra à sua nação por suas obras, por suas acções e para fazer crédito onde quer que você vá”, disse Mottley.
A magnata da maquilhagem e moda que já foi nomeada embaixadora de Barbados em 2018, com a “responsabilidade específica de promover educação, turismo e investimentos para a ilha”, passa agora a ter imunidade diplomática.
De acordo com a publicação, Rihanna é a segunda mulher na história de Barbados a receber a honra de Herói Nacional, depois da líder religiosa Sarah Ann Gill, que morreu em 1866. Sendo também um dos dois Heróis Nacionais de Barbados vivos, o outro é o jogador de críquete de 85 anos, Sir Garfield, que recebeu o título em 1998.
Com o reconhecimento de Herói Nacional de Barbados, Rihanna recebe o título completo de The Right Excellent Robyn Rihanna Fenty vitalício. A artista caribenha testemunhou o momento histórico em que a presidente inaugural Dame Sandra Mason prestou juramento durante uma cerimônia chefiada pelo Príncipe Charles na capital da ilha caribenha, Bridgetown.
O país insular, oficializa assim o rompimento da ilha do Caribe com a coroa britânica após cerca de 400 anos. Barbados é agora um estado independente depois de destituir a rainha do cargo de chefe de estado, função que ocupava desde 1966.