Rodex Mágico, um artista plurivalente que caminha a passos firmes em direcção ao triunfo musical

Em Angola são vários os talentos que o Rap ou Kuduro ajudou a tirar do mundo do crime e hoje tornaram-se nas principais referências da música angolana, por isso não receamos em afirmar que, Rodex Mágico pode vir a ser a próxima grande referência da nossa música.

É um prognóstico arriscado, se olharmos para a concorrência do mercado, onde se encontram revelações como Pitt Kelson ou Os Séketxe. Mas Rodex traz um estilo próprio, com mensagens directas sobre motivações humanas e busca constante pela paz do espírito.

O jovem artista vem dos Combatentes, o que parece justificar seus conteúdos e referências musicais como Bruno M. Tal como várias outras estrelas, Mágico é um daqueles talentos que trocou o mundo da delinquência pelo Kuduro ou Rap. Kuduro ou Rap, porque fica difícil se posicionar ante a tendência deste artista, que resulta da fusão entre o Kuduro, Funk, Rap e Afrobeat.

O músico angolano de 24 anos canta profissionalmente desde 2018. Baptizado com nome de Alexandre Teodorax da Costa ColSoul, esteve envolvido no mundo do crime e hoje está totalmente transformado o seu talento indiciam-no como a próxima referência da música nacional.

Com um álbum no mercado e um EP, os seus temas “Vou Falar” e “Makongo”, este último com participação de Pitt Kelson, são seus cartões de visita. Acompanhe suas impressões.

Rodex Mágico, um artista plurivalente que caminha a passos firmes em direcção ao triunfo musical

Quem o acompanha desde o EP Exploração Musical e ouve agora temas como “Vou Falar” ou Hino dos Xcomba, nota uma grande transformação na sua musicalidade. A que se deveu e como se processou esta mudança?
Bem, a minha mudança deveu-se ao passado triste e sombrio que eu vivi quando outrora andava pelo mundo do crime, distante de Deus e da sua palavra, longe da paz interior e busca pelo conhecimento e sabedoria.

É isso que transmite nas suas músicas?
Sim. Porque me sinto na necessidade de crescer sabiamente e permanecer para sempre no livro da vida.

O que canta é algo que tem a ver consigo?
Sim, canto o que vivo e faço de tudo para viver o que eu canto.

De que forma a sua música lhe caracteriza?
Como único e autêntico, mas que outrora bebia de certas fontes.

Sua música é uma fusão entre Kuduro, Rap e Afro, com evangelho. Que estilo é esse?
Esse é o estilo do ‘Deu Certo’. 

Como artista em que estilo de música se enquadra melhor?
Como artista o estilo de música que me enquadro melhor é o estilo do Deu Certo.

Não receia que seja dado como antiquado, por trazer essas mensagens, uma vez que para a nova geração o ‘eu sou’, ‘eu posso’ e ‘eu faço’ é mais fácil de bater?
Na verdade não.  Por uma simples razão: Não vivo segundo o padrão e ideologia deste presente século. 

Olhando para a qualidade da sua música e pelos anos de estrada, parece que devia estar um pouco mais distante. O que tem faltado? 
Sinto que não me falta nada, porque o mais essencial de tudo eu tenho: Um Deus Todo- Poderoso que cuida e me protege sempre; e uma mãe que ora por mim. No momento certo e na hora certa, o leme” estará aonde Deus o colocará.

O que se pode esperar de si para os próximos dias?
Neste momento estou a preparar lançamentos de novos vídeos e abertura do meu espaço para tratamentos de dreadlocks (Mundo Rasta).

as cargas mais recentes

Festival Sons do Atlântico revisita actuações épicas da 7°edição

há 8 meses
Sábado dia 12 de Dezembro as 22:00, poderá rever as grandes actuações deste espetáculo que contou com um público de cerca de 40.000 pessoas, a vibrar em uníssono com artistas em ascenção, artistas angolanos consagrados e estrelas internacionais.

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 10 meses
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

MV Bill retrata a própria trajectória em livro

há 1 ano
A Lenda do movimento hip hop brasileiro, MV Bill promete transformar as próprias experiências e pensamentos em livro. Tendo há algum tempo anunciado obra, tudo indica que o rapper está próximo de compartilhá-la com o mundo. A mesma obra vai ainda discorrer sobre figuras como Faustão, Lula, Chorão, “Estilo Vagabundo” e mais

Actor angolano dá a “cara” na Globo

há 1 ano
O actor angolano Hoji Fortuna é uma das personagens da nova novela da Globo, intitulada “Nos tempos do imperador”, onde contracena com Selton Mello. A nova novela da Globo, das 18h00, retrata o Brasil nos anos 1800 e sua politica monárquica, dando continuidade a novela “Novo Mundo”, exibida em 2017.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 9 meses
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Etona apresenta obra ao ar livre

há 1 ano
O artista plástico António Tomás “Etona” vai inaugurar, no dia 31 de Julho, uma exposição com a peça única intitulada “Cegueira da Justiça”, em homenagem a mulher africana.

Adelino Caracol: O pioneiro desconhecido do movimento Hip Hop angolano

há 9 meses
O 47° aniversário Hip Hop, que se comemorou na semana finda, trouxe ao de cima este facto irrefutável sobre a gene do movimento Hip Hop em Angola.

Nasce uma nova estrela da música

há 1 ano
Chama-se Chelsea Dinorath, um nome que ainda não é sonante, mas a voz e as composições podem transformá-la numa das maiores referências do R&B em Angola.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 1 ano
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Morreu António Gonçalves, antigo secretário-geral da União dos Escritores Angolanos

há 10 meses
O escritor angolano António Gonçalves, ex-secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, morreu na quarta-feira vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte oficial.

TANB lança “2020”: O registo sonoro de um ano marcante

há 4 meses
São 12 faixas onde nos conduz numa viagem sonora por acontecimentos marcantes, desde a pandemia ao desconfinamento, da violência policial às eleições americanas, sem esquecer a corrida ao papel higiénico.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 1 ano
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 7 meses
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

The Game pede batalha the hits com 50 Cent

há 8 meses
Desde os primeiros meses de emissão, Verzuz é, para muitas estrelas, uma boa alternativa para contrapor os encontros com seus fãs, impedidos devido o Covid-19. Depois de vários pedidos, The Game disse que está preparado para um frente a frente com 50 Cent.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 3 meses
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Viúva de Kobe Bryant vai processar policias de Los Angeles

há 1 ano
Vanessa Bryant decidiu agir judicialmente contra os agentes da Polícia de Los Angeles, que terão divulgado imagens do acidente que vitimou Kobe Bryant, lenda do basquetebol, que faleceu a 26 de Janeiro, após um desastre de helicóptero.