Roxane Fernandez: “Se tivéssemos uma indústria musical que funcionasse como tal, já teria dado outros passos”

O nome remete a um exímio intérprete, mas não é só, Roxane é também um profissional que já soma 20 anos de carreira, acumula feitos e êxitos como produtor musical e criador de conteúdos televisivos, com créditos para o programa `Bar Luandina´, além de estar a ultimar os preparativos para a estreia de `O Meu Quintal Tem Música´.

No passado dia 30 de Julho, disponibilizou a EP `Fé´, assim titulada, dada a saturação das pessoas por conta dos problemas sociais que se vive em Angola. “E para piorar a situação da Covid- 19 só veio aumentar mais as dificuldades. Então FÉ é o que todos precisamos para se manter em pé.” Refere o artista que no respaldo do lançamento falou-nos em exclusivo.

O trabalho que chega três anos após a sua estreia discográfica, com o `Hora Certa´, é o reafirmar da sua evolução artística, evolução esta, que atribui a capacidade de comparar. Ou seja, “tive a oportunidade de avaliar os erros cometidos no processo de preparação e lançamento do `Hora Certa´ e acertar no `Fé´ ainda não é o top claro, porque vamos sempre aprendendo mas, já foi possível melhorar muita coisa.”

Roxane Fernandez: “Se tivéssemos uma indústria musical que funcionasse como tal, já teria dado outros passos”

Depois da apresentação da EP, em cadeia televisiva, propriamente no Programa Noites Tropicais, Roxane adianta que faz parte dos objectivos fazê-lo também ao vivo. Porém, é imperativo para si, além de oferecer sempre um espetáculo bem elaborado, esperar até puder ter o seu público em massa.

Apesar de ter quase uma vida emprestada à arte, para o artista que só nos últimos cinco anos começou a lançar trabalhos originais e a ganhar experiência em distribuição, a avaliação da sua carreira é bastante positiva. Embora ache que a indústria musical esteja ainda aquém dos seus ideais. “Se tivéssemos uma indústria musical em Angola que funcionasse como tal, teria dado outros passos que alavancariam melhor a carreira. Mas a nosso jeito vamos fazendo bem o nosso trabalho.” 

Sobre a EP, Roxane Fernandez confirma que o feedback é positivo, uma vez que é da praxe dar boas músicas ao seu público, também este trabalho em particular, está a merecer outro tratamento “tudo por conta das novas parcerias de distribuição e consultoria que fechamos a Big Bit tem feito o trabalho excelente.”

Ainda fruto desta parceria, o artista passa doravante a ter a sua discografia regularizada e disponível nas plataformas digitais. De realçar que também está previsto o lançamento da obra em física, no mês de Dezembro. Não obstante a isto, sobre Roxane ainda há muito para descobrir porque há novos temas na forja, a serem ultimados e definidos dentro da estratégia de lançamentos e promoção do artista.

Quem é Roxane Fernandez?
Rochane Carlos Fernandes, deu os primeiros passos na música a fazer imitações em playback em eventos infantis nas escolas por onde passou na província da Huíla, com um pouco mais de responsabilidade e experiência, no grupo de escuteiros da missão católica do Lubango cantava em actividades religiosas da paróquia e em concursos musicais realizados na província.

Em 2000 já em Luanda com o amigo Luís Sebastião, aprendeu a tocar viola e aí lançou-se na música profissionalmente, a sua primeira banda (Banda Evolution), tocavam em todo tipo de eventos, passando por quase todas as casas noturnas de cultura de Luanda e não só.

Em 2014 decide seguir uma carreira a solo, um projecto intitulado (Roxane & Amigos), adicionando ao seu reportório, originais, de letra e música da sua autoria.

Hoje, com o nome artístico ROXANE FERNANDEZ já foi indicado em 2017 para o Top do ano, da Rádio Luanda com a sua música Colou, nas categorias Kizomba, Voz Revelação, Versão e com a sua versão da música “Minha Viola”, na categoria de Balada.

Um jovem cheio de talento, já reconhecido na nossa praça tendo dividido o palco com vários artistas tais como Beto de Almeida, Grace Évora, Johnny Ramos, Pérola, Paulo flores, Tito Paris, Banda Maravilha, Ary, Yola Semedo, Eduardo Paim, Nelo Carvalho, Kizua Gourgel, Selda, Toty, Sandra Cordeiro, Ana Bela Aya, Leonel Almeida, Beto Dias, Micas Cabral, Euclides da Lomba e muitos mais. Relativamente à nossa grande Ary, Roxane trabalha há cerca de 7 anos como diretor musical e guitarrista da banda.

Hora Certa, o seu primeiro álbum a solo, composto por 15 faixas musicais, duas versões, uma de título “Katia” de Conde Martins e outra “Minha Viola” de Irmãos Almeida, sendo as restantes 13 faixas de sua autoria, letra e musica. Como não podia deixar de ser esta obra conta com várias participações dando maior ênfase aos jovens talentosos da sua época, como Ivan Alekxei e Livongh.

Uma produção sua, com co-produção em algumas faixas de Livongh, Cervantes, Mayo, Wando Moreira e o malogrado Beto de Almeida. Um álbum gravado em Angola, passando pelo Peru e terminada em Portugal.

Embora tenha já participado em diversas obras de outros autores, esta obra “Hora Certa”, chega mesma na hora certa, dando início a uma nova etapa da sua vida, que marca os seus 15 (quinze) anos de carreira, um legado que já era hora de ser celebrado! 

Este ano Roxane Fernandez lançou o seu mais recente trabalho, um EP intitulado FÉ; é o novo trabalho com 4 faixas músicas disponível em todas as plataformas digitais. Com sua produção e co- produção de Nelo Paim é um trabalho que já está a fazer muito sucesso pelas suas belíssimas músicas com a participação de Dj Malvado no tema Entri Spada & Paredi tema original do grupo Finaçon e ainda uma versão da música Cupido de Ângelo Boss os outros temos Maravilhosa Graça e Fé são os originais. 

*Com Big Bit

as cargas mais recentes

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 7 meses

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 1 ano
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

há 1 ano
As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

James Harden foi detido e Lil Baby preso em Paris por porte de cannabis

há 3 meses
A TMZ informou na tarde de ontem, que o astro do basquetebol James Harden foi apenas detido, enquanto que Lil Baby chegou a ser preso e levado a uma delegacia em Paris, após a abordagem da polícia ao carro em que ambos seguiam, por supostamente sentir o cheiro do alucinogénio.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 7 meses
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 1 ano
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Galeria Tamar Golan apresenta “Nutrição Espiritual” da autoria de SBI

há 12 meses
A Galeria Tamar Golan vai apresentar “Nutrição Espiritual” do artista angolano SBI, uma exposição individual online a inaugurar-se na Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2020, às 18h00.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 9 meses
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 1 ano
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 6 meses
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

há 10 meses
Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomazia.

Após anunciar que está com Covid, Kaysha partilha progressos do tratamento

há 1 ano
Mantendo a sua linha de interacção com os seguidores, o artista tem estado a usar o Instagram para dar notícias sobre a evolução do seu tratamento.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 8 meses
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Kuduro já está na plataforma Colors Show na voz de Pongo

há 4 meses
No dia em que voltou a dar carga nas plataformas de streaming com a música `Bruxos´, Pongo Love foi também a “porta-bandeira” de Angola e do estilo musical e de dança que é muito nosso, na ColorsxStudios, uma das mais emergentes plataformas de divulgação de novos talentos.

Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

há 7 meses

DJ René Bombástico desafia quatro vozes do Rap feminino angolano

há 1 ano
O DJ e produtor juntou as vozes representativas do rap feminino nacional num único projecto musical. A obra é o protótipo do terceiro álbum do disc jockey intitulado ‘Ideias Malucas Vol. 3’.