Rumba Congolesa passa a ser Património Imaterial da Humanidade

O estilo musical e dança Rumba, originário da bacia do Congo-região que abrange as actuais República Democrática do Congo, Congo, Angola e Gabão- foi elevado ontem pela UNESCO a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A decisão parte da sessão do comité intergovernamental das Nações Unidas ligado a Educação, Ciência e Cultura divulgada esta terça-feira, juntando, deste modo, a Rumba congolesa ao Reggae.

Além da Rumba congolesa, outras novas expressões artísticas passam também a constituir Património Cultural Imaterial da Humanidade, entre elas danças e rituais. Trata-se das Danças de Corpus Christi, a Caligrafia árabe, a Falcoaria, a Festa de San Juan Bautista e o Grande Festival de Tarija.

Na reunião iniciada a 13 do corrente, via online e que termina a 18 de Dezembro, justifica-se que, o género musical e dança comum nas áreas urbanas da República Democrática do Congo (RD Congo) e República do Congo, tem origem em “uma dança antiga chamada nkumba (que significa “cintura” em Kikongo)” e influenciou o surgimento de vários outros estilos musicais cultivados na América.

A UNESCO indica ainda que os africanos levaram sua música e cultura através do Atlântico, por meio do comércio de escravos, o que acabou por dar origem ao jazz na América do Norte e à rumba na América do Sul.

Dançado geralmente por um homem e uma mulher, o estilo é performado por amadores e profissionais e está presente em celebrações e no luto, em espaços públicos, privados e religiosos.

“A rumba é considerada parte essencial e representativa da identidade do povo congolês e da sua diáspora”, refere-se.

as cargas mais recentes

A Minha Luanda: Artistas plásticos homenageiam a cidade de Luanda na data do seu 446º aniversário 

há 1 ano
No dia em que se celebram os 446 anos de Luanda, e em homenagem à Cidade Capital, foi inaugurada no InterContinental Luanda Miramar, a exposição de arte “A Minha Luanda”.

2ª Edição de exposição colectiva ‘LiterArte’ arranca já este mês

há 1 ano
Os artistas angolanos Luzia Dala Gaspar “Luzea” , Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca” vão apresentar-se no próximo dia 28 de Janeiro de 2022, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “LiterArte”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2022.

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 3 anos
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

Luz Feliz protagoniza recital “Entre Risos e Pensos”

há 8 meses
Como o próprio nome sugere, será proporcionado um espaço para pensamentos/reflexões sobre vários temas candentes da nossa sociedade, mas também gargalhadas.

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 3 anos
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 2 anos
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 3 anos
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Bola de Ouro 2021: Afinal, nem sequer Portugal votou em CR7

há 1 ano

Fotogaleria: Phathar Mak homenageia Mamborrô em concerto intimista

há 2 anos

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 3 anos
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Morreu Dj Pzee Boy após sofrer complicações no estômago

há 2 anos

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 3 anos
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

Cristiano Ronaldo eleito o jogador mais influente do mundo

há 3 anos
Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista France Football como o jogador mais influente do mundo. Para além de ser o mais influente, o internacional português está entre as três pessoas mais importantes do mundo desportivo.

‘Show da Virada 2021 by Unitel’ passa para o formato televisivo

há 1 ano
O evento de calendário, anteriormente agendado para os dias 28 e 29 de Dezembro, com a presença do público, vai, a exemplo do ano passado, ser transmitido em cadeia televisiva, no próximo dia 31 de Dezembro, nos canais TPA 1 e TPA Internacional.

Bow Wow manifesta interesse em lançar um último álbum sob chancela da Death Row Records

há 1 ano
Desde que foi adquirida por Snoop Dogg todos os olhos se voltaram à icónica gravadora. Aposentado da música desde 2016, Bow Wow elegeu a Death Row Records como lar perfeito para o seu último álbum, durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 2 anos
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.