Rumba Congolesa passa a ser Património Imaterial da Humanidade

O estilo musical e dança Rumba, originário da bacia do Congo-região que abrange as actuais República Democrática do Congo, Congo, Angola e Gabão- foi elevado ontem pela UNESCO a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A decisão parte da sessão do comité intergovernamental das Nações Unidas ligado a Educação, Ciência e Cultura divulgada esta terça-feira, juntando, deste modo, a Rumba congolesa ao Reggae.

Além da Rumba congolesa, outras novas expressões artísticas passam também a constituir Património Cultural Imaterial da Humanidade, entre elas danças e rituais. Trata-se das Danças de Corpus Christi, a Caligrafia árabe, a Falcoaria, a Festa de San Juan Bautista e o Grande Festival de Tarija.

Na reunião iniciada a 13 do corrente, via online e que termina a 18 de Dezembro, justifica-se que, o género musical e dança comum nas áreas urbanas da República Democrática do Congo (RD Congo) e República do Congo, tem origem em “uma dança antiga chamada nkumba (que significa “cintura” em Kikongo)” e influenciou o surgimento de vários outros estilos musicais cultivados na América.

A UNESCO indica ainda que os africanos levaram sua música e cultura através do Atlântico, por meio do comércio de escravos, o que acabou por dar origem ao jazz na América do Norte e à rumba na América do Sul.

Dançado geralmente por um homem e uma mulher, o estilo é performado por amadores e profissionais e está presente em celebrações e no luto, em espaços públicos, privados e religiosos.

“A rumba é considerada parte essencial e representativa da identidade do povo congolês e da sua diáspora”, refere-se.

as cargas mais recentes

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 1 ano
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Roley anuncia novo álbum com participações de Masta, Eric Rodrigues entre outros

há 9 meses
Esta não é a primeira vez que o rapper moçambicano traz vozes angolanas nos seu projectos, já no álbum de estreia “Roley”, contou com Rui Orlando e Young Double, e no ano passado, lançou “Pensamentos” e teve participação de Paulelson.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 11 meses
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Covid-19: Matias Damásio testa positivo

há 1 ano
A informação surge em vários sites, que fazem também referência ao facto do angolano ter actuado recentemente nos programas “Casa Feliz”, da SIC, e “Em Familia” da TVI, nos dias 12 e 16 de Janeiro, respectivamente.

Novo Samurai: Deejay Soneca rende tributo a Samurai com uma mixtape

há 4 meses
Desenhada por Deejay Soneca, a nova mixtape é mais um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por Dj Samurai, com destaque para a saga de mixtapes “O Último Samurai”, bem como dar seguimento ao conceito “Street Rap”.

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 6 meses
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

Calema protagonizam espectáculos em Luanda e Benguela

há 6 meses
As “Estrelas do Sul”, como também são conhecidos, vêm a Angola para dois espectáculos em Luanda e Benguela, respectivamente, agendados para o mês de Dezembro.

FSobral Agency realiza Casting para bailarinos

há 1 ano
Por intermédio da Agência FSobral, Maya Zuda e Adi Cudz recrutam bailarinos, para performances em palcos, gravação de videoclipes e outros trabalhos.

Exclusivo: Equipa de Ary esclarece suposto envolvimento da cantora no plágio de música são-tomense

há 3 meses
Sobre o suposto plágio envolvendo a cantora angolana no tema “Maia Muê”, lançado no ano passado, eis que depois de algumas diligências junto da equipa de trabalho da artista, foi esclarecido ontem à Carga o que realmente terá se passado.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 1 ano

Precursores da coreografia Jerusalema com agenda de “ouro”

há 1 ano
O maior ganho, depois do sucesso do vídeo, foi a garantia da vice-presidência da república da criação de uma academia de dança, mas ainda sem data definida.

7 de Setembro de 1996: O dia em que Tupac foi baleado e não mais voltou aos palcos

há 1 ano
apesar de existirem vários suspeitos e teorias, a polícia nunca chegou em uma conclusão oficial sobre quem teria disparado os 13 tiros contra o carro do rapper em 1996.

Grupo Mi Casa festeja disco de Ouro e partilha história do single `Mamela´

há 9 meses
O house extraído do mais recente álbum do grupo intitulado “We Made It”, acaba de atingir a marca de Disco de Ouro.

Army Squad desafia Kalibrados num espectáculo solidário

há 1 ano
Os dois grupos de Rap vão protagonizar, no próximo sábado, 29 de Agosto, um espectáculo solidário de recolha de donativos para o Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 2 anos
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Rodex Mágico, um artista plurivalente que caminha a passos firmes em direcção ao triunfo musical

há 7 meses
O jovem artista vem dos Combatentes, o que parece justificar seus conteúdos e referências musicais como Bruno M. Tal como várias outras estrelas, Mágico é um daqueles talentos que trocou o mundo da delinquência pelo Kuduro ou Rap. Kuduro ou Rap, porque fica difícil se posicionar ante a tendência deste artista, que resulta da fusão entre o Kuduro, Funk, Rap e Afrobeat.