Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música. O programa já foi o berço do apresentador Geovany Comandala e do jornalista Agnelo Bernardo. Conduzido por nove jovens, o espaço vai liderando audiência em meio a pandemia.

Porquê que criaram o Viana Cultural?
O Viana Cultural foi idealizado pelo jornalista Aires Francisco, para informar, entreter e divulgar as actividades culturais feitas em Viana e arredores.

Como era o programa nos seus primeiros dias de emissão?
O programa era constituído por várias rubricas de promoção de eventos, onde diversas actividades que aconteciam em Viana e não só eram promovidos.

Tínhamos o Top Rocha, onde eram analisados discos bons, mas que não faziam sucesso. O obectivo era despertar os artistas que tinham uma excelente produção, mas que falhavam em algum lado, por isso não faziam sucesso.

Havia ainda o Estrelas na Ribalta, uma rubrica onde trazemos um convidado para dar o seu testemunho de vida no sentido de incentivar outras pessoas e o Top Satélite, onde temos 6 músicas a competir. É Uma proposta com participação dos ouvintes via SMS ou telefonemas.

Quer falar um pouco mais sobre o Top Satélite?
O Top Satélite é composto por 6 músicas mais badaladas. É uma proposta escolhida pela equipa, para que os ouvintes votem numa das 6 para a primeira posição e votam na proposta para entrar ou não no top. De lembrar que este espaço é feito no final do programa e com participação inteira dos ouvintes por chamadas telefónicas ou SMS.

Como funciona o programa actualmente?
Continua a funciona como um programa de orientações, entretenimento e informação cultural. Não informamos apenas, procuramos também direccionar a juventude para as boas práticas.

Quer dizer que os jovens são o vosso público alvo?
Sim, o nosso público alvo é a juventude.

Como fazem para manter a fidelidade do público?
Mantendo o formato original do mesmo.

Disse que o vosso maior objectivo é promover a música, certo?
Não só a música, mas tudo que é cultura. Fazemos, dando oportunidade aos fazedores divulgando no programa.

Que critério têm em conta para que a música toque no programa?
Quase nenhum. Veiculamos todo o tipo de música, desde que não contenha conteúdos obscenos.

Lembro-lhe que o programa foi ao ar, pela primeira vez em 2008, ainda se lembram do primeiro elenco? Que mudanças já efectuaram?   
Não houve grandes mudanças, apenas implementamos novas rubricas, tais como a Caixa Mágica, onde fazemos brincadeiras com os convidados e o Back On Time, onde colocamos três músicas e o ouvinte liga para dizer que recordações essas quetas lhe trazem. Por cá já passaram o Geovany Comandala, Agnelo Bernardo e Timajo.

O quê que mudou no programa especificamente?
Actualmente já não temos a rubrica Top Rocha, que era apresentado pelo Geovany Comandala, que agora está na TV Zimbo.

Quanto à equipa de trabalho?
A nossa equipa é composta por Francisco Henriques (coordenador), Alfredo Julião (realizador e locutor), Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson (produção), Romanos Vilar (técnico), Dj – Tino Fininho e Aires Francisco (locução).

Para além de veicular,também convidam artistas para os estúdios. Como conseguem fazer isso em meio a pandemia?
Em tempo de pandemia, temos como recurso às redes sociais para termos sempre a conversa com os convidados.

O que normalmente têm em conta para a elaboração dos conteúdos?
Os convidados e a profissão que exerce e o tema é escolhido e discutido e aprovado pela equipa. Os conteúdos são analisados e elaboramos durante a semana e discutidos pelo grupo de produção

Qual é o vosso maior sonho?
O nosso maior sonho é chegar ao topo das nomeações como um dos melhores programas radiofónicos de Angola.

Perfil do programa
Programa: Viana Cultural
Coordenador – Francisco Henriques
Locutor – Alfredo Julião
Produção – Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson
Técnico de som – Romanos Vilar
Dj– Tino Fininho
Apresentador: Aires Francisco.

as cargas mais recentes

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 10 meses
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Precursores da coreografia Jerusalema com agenda de “ouro”

há 4 meses
O maior ganho, depois do sucesso do vídeo, foi a garantia da vice-presidência da república da criação de uma academia de dança, mas ainda sem data definida.

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 9 meses
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Yanick cancela nove shows e dois contratos

há 1 ano
Por causa do Covid-19, o rapper Yanick Afroman teve que cancelar nove shows e dois contratos com marcas diferentes para publicidade.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 2 meses
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 6 meses
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Jovens do Prenda festejam 52º aniversário no Show do Mês

há 6 meses
Os Jovens do Prenda festejam sábado o seu 52º aniversário de existência no Show do Mês Live, num concerto aguardado com muitas expectactivas pelos fãs do conjunto.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 12 meses
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Linkin Park obrigam Donald Trump a retirar vídeo da Internet

há 9 meses
Esta não é a primeira vez que músicos se insurgem contra Donald Trump, por este usar, sem autorização, suas musicas para campanha. A banda norte-americano de Rock obrigou que o presidente retirasse das redes sociais um vídeo que tinha o ‘In the End’ como banda-sonora.

União 10 de Dezembro é o grande vencedor do Carnaval Live 2021

há 2 meses

Post Malone brilha no Billboard Music Awards 2020

há 6 meses
O Billboard Music Awards premiou os maiores nomes da música nesta quarta-feira (14), no Dolby Theatre, em Los Angeles. O evento, referente ao desempenho dos astros ainda no passado (2019), estava previsto para Abril, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

Making Of : “É No Pé”-Elástico Nandako ft Power Boyz

há 9 meses
Após ter disponibilizado o seu primeiro single colaborativo no passado mês de Maio, a Carga traz o Making Of do referido vídeo clipe intitulado “É No Pé”, gravado este sábado.

Tal pai, tal filho

há 1 ano
Os caminhos de Maya Cool e Eduardo Paím estão quase sempre ligados. Não é novidade que viveram juntos durante anos em Portugal e que Paím foi o seu mentor naquele país.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 11 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 12 meses
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 5 meses
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.