Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música. O programa já foi o berço do apresentador Geovany Comandala e do jornalista Agnelo Bernardo. Conduzido por nove jovens, o espaço vai liderando audiência em meio a pandemia.

Porquê que criaram o Viana Cultural?
O Viana Cultural foi idealizado pelo jornalista Aires Francisco, para informar, entreter e divulgar as actividades culturais feitas em Viana e arredores.

Como era o programa nos seus primeiros dias de emissão?
O programa era constituído por várias rubricas de promoção de eventos, onde diversas actividades que aconteciam em Viana e não só eram promovidos.

Tínhamos o Top Rocha, onde eram analisados discos bons, mas que não faziam sucesso. O obectivo era despertar os artistas que tinham uma excelente produção, mas que falhavam em algum lado, por isso não faziam sucesso.

Havia ainda o Estrelas na Ribalta, uma rubrica onde trazemos um convidado para dar o seu testemunho de vida no sentido de incentivar outras pessoas e o Top Satélite, onde temos 6 músicas a competir. É Uma proposta com participação dos ouvintes via SMS ou telefonemas.

Quer falar um pouco mais sobre o Top Satélite?
O Top Satélite é composto por 6 músicas mais badaladas. É uma proposta escolhida pela equipa, para que os ouvintes votem numa das 6 para a primeira posição e votam na proposta para entrar ou não no top. De lembrar que este espaço é feito no final do programa e com participação inteira dos ouvintes por chamadas telefónicas ou SMS.

Como funciona o programa actualmente?
Continua a funciona como um programa de orientações, entretenimento e informação cultural. Não informamos apenas, procuramos também direccionar a juventude para as boas práticas.

Quer dizer que os jovens são o vosso público alvo?
Sim, o nosso público alvo é a juventude.

Como fazem para manter a fidelidade do público?
Mantendo o formato original do mesmo.

Disse que o vosso maior objectivo é promover a música, certo?
Não só a música, mas tudo que é cultura. Fazemos, dando oportunidade aos fazedores divulgando no programa.

Que critério têm em conta para que a música toque no programa?
Quase nenhum. Veiculamos todo o tipo de música, desde que não contenha conteúdos obscenos.

Lembro-lhe que o programa foi ao ar, pela primeira vez em 2008, ainda se lembram do primeiro elenco? Que mudanças já efectuaram?   
Não houve grandes mudanças, apenas implementamos novas rubricas, tais como a Caixa Mágica, onde fazemos brincadeiras com os convidados e o Back On Time, onde colocamos três músicas e o ouvinte liga para dizer que recordações essas quetas lhe trazem. Por cá já passaram o Geovany Comandala, Agnelo Bernardo e Timajo.

O quê que mudou no programa especificamente?
Actualmente já não temos a rubrica Top Rocha, que era apresentado pelo Geovany Comandala, que agora está na TV Zimbo.

Quanto à equipa de trabalho?
A nossa equipa é composta por Francisco Henriques (coordenador), Alfredo Julião (realizador e locutor), Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson (produção), Romanos Vilar (técnico), Dj – Tino Fininho e Aires Francisco (locução).

Para além de veicular,também convidam artistas para os estúdios. Como conseguem fazer isso em meio a pandemia?
Em tempo de pandemia, temos como recurso às redes sociais para termos sempre a conversa com os convidados.

O que normalmente têm em conta para a elaboração dos conteúdos?
Os convidados e a profissão que exerce e o tema é escolhido e discutido e aprovado pela equipa. Os conteúdos são analisados e elaboramos durante a semana e discutidos pelo grupo de produção

Qual é o vosso maior sonho?
O nosso maior sonho é chegar ao topo das nomeações como um dos melhores programas radiofónicos de Angola.

Perfil do programa
Programa: Viana Cultural
Coordenador – Francisco Henriques
Locutor – Alfredo Julião
Produção – Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson
Técnico de som – Romanos Vilar
Dj– Tino Fininho
Apresentador: Aires Francisco.

as cargas mais recentes

Cinco rappers recusaram competir com Busta Rhymes na Verzuz

há 8 meses
Recentemente, Fat Joe assumiu publicamente que tem medo de confrontar Busta Rhymes num Verzuz. Agora fica-se a saber que o rapper não é o único. Segundo Crazy Legs, Busta lhe terá revelado, este final de semana, que cinco rappers rejeitaram competir com ele.

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 2 anos
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

3ª Webinar da Universidade Hip-Hop discorre sobre o tema “Hip-Hop é uma Kultura Urbana e não um estilo de música”

há 2 anos
As actividades que começaram na passada segunda-feira, têm sido realizadas no âmbito do projecto “Semana de Apreciação da Kultura Hip-Hop”. Até ao dia 24 de Maio uma série de acções online estão programadas, e contemplam performances, fóruns de discussão e Webinars com distintos convidados dos 4 elementos núcleo da Kultura Hip-Hop. Cláudio Silva, ex-reitor da Universidade Hip-Hop, falou à Carga Magazine sobre as actividades que ainda estão por vir, em torno desta celebração.

Oito vítimas de alegados crimes sexuais se manifestam contra a soltura de Bill Cosby

há 12 meses
Bill Cosby recebeu mais de 50 acusações de estupro, agressão sexual e má conduta sexual em 2015 e cumpria a pena de 10 anos, desde 2018. Eis que no passado dia 30 de Junho, o actor teve a condenação anulada e recebeu soltura da prisão estadual da Pensilvânia.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 2 anos
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

Agora é oficial: CR7 regressa ao Manchester United por 20 milhões de euros

há 10 meses
Contra todas as expectativas, o emblema inglês comunicou, esta tarde através do Twitter, que está encantado por confirmar que chegou a acordo com a Juventus para a transferência de Cristiano Ronaldo.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 2 anos
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.

“A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, é eleito o melhor disco da década

há 2 anos
O site especializado em música, “Scream & Yell” também elegeu, a par de Elza, David Bowie, com “Blackstar” (2016).

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 2 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 1 ano

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

há 2 anos
A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 1 ano

Patrícia Faria é o novo rosto da Zap Viva

há 2 anos
Depois de três anos a dirigir o “Calientíssimo”, na rádio MFM, Patrícia Faria prepara-se para mais um desafio. Brevemente, a cantora vai conduzir um novo programa de TV, no canal Zap Viva.

Aline Frazão intervém no dia da independência

há 2 anos
O tema foi feito especificamente para assinalar a data (11 de Novembro). A autora, na música, faz uma descrição do actual momento do país, as dificuldades que o povo vive, a falta de coisas básicas.

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 2 anos
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.