Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música. O programa já foi o berço do apresentador Geovany Comandala e do jornalista Agnelo Bernardo. Conduzido por nove jovens, o espaço vai liderando audiência em meio a pandemia.

Porquê que criaram o Viana Cultural?
O Viana Cultural foi idealizado pelo jornalista Aires Francisco, para informar, entreter e divulgar as actividades culturais feitas em Viana e arredores.

Como era o programa nos seus primeiros dias de emissão?
O programa era constituído por várias rubricas de promoção de eventos, onde diversas actividades que aconteciam em Viana e não só eram promovidos.

Tínhamos o Top Rocha, onde eram analisados discos bons, mas que não faziam sucesso. O obectivo era despertar os artistas que tinham uma excelente produção, mas que falhavam em algum lado, por isso não faziam sucesso.

Havia ainda o Estrelas na Ribalta, uma rubrica onde trazemos um convidado para dar o seu testemunho de vida no sentido de incentivar outras pessoas e o Top Satélite, onde temos 6 músicas a competir. É Uma proposta com participação dos ouvintes via SMS ou telefonemas.

Quer falar um pouco mais sobre o Top Satélite?
O Top Satélite é composto por 6 músicas mais badaladas. É uma proposta escolhida pela equipa, para que os ouvintes votem numa das 6 para a primeira posição e votam na proposta para entrar ou não no top. De lembrar que este espaço é feito no final do programa e com participação inteira dos ouvintes por chamadas telefónicas ou SMS.

Como funciona o programa actualmente?
Continua a funciona como um programa de orientações, entretenimento e informação cultural. Não informamos apenas, procuramos também direccionar a juventude para as boas práticas.

Quer dizer que os jovens são o vosso público alvo?
Sim, o nosso público alvo é a juventude.

Como fazem para manter a fidelidade do público?
Mantendo o formato original do mesmo.

Disse que o vosso maior objectivo é promover a música, certo?
Não só a música, mas tudo que é cultura. Fazemos, dando oportunidade aos fazedores divulgando no programa.

Que critério têm em conta para que a música toque no programa?
Quase nenhum. Veiculamos todo o tipo de música, desde que não contenha conteúdos obscenos.

Lembro-lhe que o programa foi ao ar, pela primeira vez em 2008, ainda se lembram do primeiro elenco? Que mudanças já efectuaram?   
Não houve grandes mudanças, apenas implementamos novas rubricas, tais como a Caixa Mágica, onde fazemos brincadeiras com os convidados e o Back On Time, onde colocamos três músicas e o ouvinte liga para dizer que recordações essas quetas lhe trazem. Por cá já passaram o Geovany Comandala, Agnelo Bernardo e Timajo.

O quê que mudou no programa especificamente?
Actualmente já não temos a rubrica Top Rocha, que era apresentado pelo Geovany Comandala, que agora está na TV Zimbo.

Quanto à equipa de trabalho?
A nossa equipa é composta por Francisco Henriques (coordenador), Alfredo Julião (realizador e locutor), Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson (produção), Romanos Vilar (técnico), Dj – Tino Fininho e Aires Francisco (locução).

Para além de veicular,também convidam artistas para os estúdios. Como conseguem fazer isso em meio a pandemia?
Em tempo de pandemia, temos como recurso às redes sociais para termos sempre a conversa com os convidados.

O que normalmente têm em conta para a elaboração dos conteúdos?
Os convidados e a profissão que exerce e o tema é escolhido e discutido e aprovado pela equipa. Os conteúdos são analisados e elaboramos durante a semana e discutidos pelo grupo de produção

Qual é o vosso maior sonho?
O nosso maior sonho é chegar ao topo das nomeações como um dos melhores programas radiofónicos de Angola.

Perfil do programa
Programa: Viana Cultural
Coordenador – Francisco Henriques
Locutor – Alfredo Julião
Produção – Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson
Técnico de som – Romanos Vilar
Dj– Tino Fininho
Apresentador: Aires Francisco.

as cargas mais recentes

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 5 meses
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Cage One anuncia novo álbum

há 3 meses
Em breve entrevista à Carga, o músico anunciou, para este mês, um novo sigle que antecederá e fará parte do seu sexto álbum de estúdio a ser lançado no próximo ano.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

há 10 meses
A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 3 meses
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 8 meses
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Começou uma nova era dos Autocines

há 9 meses
A actividade que foi sucesso na década de 70, foi resgatada para dar resposta ao distanciamento a que o Covid-19 impôs e só na Alemanha, cerca de 43 licenças já foram aprovadas para abrir auto-cinemas.

Preto Show apresenta novo álbum online

há 10 meses

Bob da Rage Sense: Na linha da frente dos protestos

há 8 meses
Ao contrário de muitos artistas que se limitam a “protestar” nas redes sociais, o rapper saiu às ruas para também dar voz às palavras de ordem: “Vidas Negras Importam”, “Justiça, justiça, nós queremos justiça” e “Só queria respirar, mas até para isso tenho que suplicar”.

Após denúncia de plágio, Taylor Swift muda logótipo do álbum

há 6 meses
Poucos dias depois das acusações sobre plágio no seu mais recente álbum “Folklore”,Taylor Swift mudou o logótipo da sua obra e de todos os produtos associados.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 5 meses
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

Together At Home, house concert do Global Citizen transmitido em live streaming

há 9 meses
Organizado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a curadoria foi feita em colaboração com a cantora Lady Gaga, arrecadou 127,9 milhões de dólares durante o evento.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 2 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

Nova música de Dj Khaled poderá contar com uma versão de Kizomba

há 5 meses

Cloe Management é a mais nova representante da Content Connect Africa em Angola

há 10 meses
A empresa angolana de agenciamento e gestão internacional de carreira artística, comunicou recentemente a sua mais nova parceria com a empresa sul africana Content Connect Africa-CCA.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 7 meses
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 3 meses
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.