Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música. O programa já foi o berço do apresentador Geovany Comandala e do jornalista Agnelo Bernardo. Conduzido por nove jovens, o espaço vai liderando audiência em meio a pandemia.

Porquê que criaram o Viana Cultural?
O Viana Cultural foi idealizado pelo jornalista Aires Francisco, para informar, entreter e divulgar as actividades culturais feitas em Viana e arredores.

Como era o programa nos seus primeiros dias de emissão?
O programa era constituído por várias rubricas de promoção de eventos, onde diversas actividades que aconteciam em Viana e não só eram promovidos.

Tínhamos o Top Rocha, onde eram analisados discos bons, mas que não faziam sucesso. O obectivo era despertar os artistas que tinham uma excelente produção, mas que falhavam em algum lado, por isso não faziam sucesso.

Havia ainda o Estrelas na Ribalta, uma rubrica onde trazemos um convidado para dar o seu testemunho de vida no sentido de incentivar outras pessoas e o Top Satélite, onde temos 6 músicas a competir. É Uma proposta com participação dos ouvintes via SMS ou telefonemas.

Quer falar um pouco mais sobre o Top Satélite?
O Top Satélite é composto por 6 músicas mais badaladas. É uma proposta escolhida pela equipa, para que os ouvintes votem numa das 6 para a primeira posição e votam na proposta para entrar ou não no top. De lembrar que este espaço é feito no final do programa e com participação inteira dos ouvintes por chamadas telefónicas ou SMS.

Como funciona o programa actualmente?
Continua a funciona como um programa de orientações, entretenimento e informação cultural. Não informamos apenas, procuramos também direccionar a juventude para as boas práticas.

Quer dizer que os jovens são o vosso público alvo?
Sim, o nosso público alvo é a juventude.

Como fazem para manter a fidelidade do público?
Mantendo o formato original do mesmo.

Disse que o vosso maior objectivo é promover a música, certo?
Não só a música, mas tudo que é cultura. Fazemos, dando oportunidade aos fazedores divulgando no programa.

Que critério têm em conta para que a música toque no programa?
Quase nenhum. Veiculamos todo o tipo de música, desde que não contenha conteúdos obscenos.

Lembro-lhe que o programa foi ao ar, pela primeira vez em 2008, ainda se lembram do primeiro elenco? Que mudanças já efectuaram?   
Não houve grandes mudanças, apenas implementamos novas rubricas, tais como a Caixa Mágica, onde fazemos brincadeiras com os convidados e o Back On Time, onde colocamos três músicas e o ouvinte liga para dizer que recordações essas quetas lhe trazem. Por cá já passaram o Geovany Comandala, Agnelo Bernardo e Timajo.

O quê que mudou no programa especificamente?
Actualmente já não temos a rubrica Top Rocha, que era apresentado pelo Geovany Comandala, que agora está na TV Zimbo.

Quanto à equipa de trabalho?
A nossa equipa é composta por Francisco Henriques (coordenador), Alfredo Julião (realizador e locutor), Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson (produção), Romanos Vilar (técnico), Dj – Tino Fininho e Aires Francisco (locução).

Para além de veicular,também convidam artistas para os estúdios. Como conseguem fazer isso em meio a pandemia?
Em tempo de pandemia, temos como recurso às redes sociais para termos sempre a conversa com os convidados.

O que normalmente têm em conta para a elaboração dos conteúdos?
Os convidados e a profissão que exerce e o tema é escolhido e discutido e aprovado pela equipa. Os conteúdos são analisados e elaboramos durante a semana e discutidos pelo grupo de produção

Qual é o vosso maior sonho?
O nosso maior sonho é chegar ao topo das nomeações como um dos melhores programas radiofónicos de Angola.

Perfil do programa
Programa: Viana Cultural
Coordenador – Francisco Henriques
Locutor – Alfredo Julião
Produção – Melita Cunha, Maria 50, Neide Ferreira, Palson
Técnico de som – Romanos Vilar
Dj– Tino Fininho
Apresentador: Aires Francisco.

as cargas mais recentes

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 2 meses
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.

Carlos Ruiz Zafón, um dos mais lidos da literatura espanhola, morre aos 55 anos

há 4 meses
A notícia sobre a morte do escritor catalão foi confirmada esta tarde através do Twitter do autor. Carlos Ruiz Zafón, autor de obras como “O Jogo Do Anjo” e “A Sombra do Vento” lutava há dois anos contra um cancro, em Los Angeles.

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 6 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Luso faz demonstração de skills no novo vídeoclipe

há 3 meses
Intitulado “Vitó Style”, o vídeo tem a estreia agendada para 3 de Agosto, próxima segunda feira-, no YouTube da Revista Carga. Extraído do “Ilusionista”, um projecto de demonstração de skills, métricas e habilidades,” que também reserva “Refrões da Minha Vida”.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 4 meses
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Gabriel Tchiema apresenta novos projectos

há 2 semanas
O músico está a preparar um novo álbum em que se esperam as participações de Rui Veloso, Salif Keita, Loko A Kanza e Edmazia Mayembe. Em conversa com a Carga, esta tarde, descreveu a obra e revelou que a mesma será antecedida de outro projecto inédito.

Beyoncé anuncia novo álbum intitulado “Black Is King”

há 4 meses
O novo álbum de Beyoncé é descrito como “uma biografia celebratória sobre a experiência negra no mundo” e chega às plataformas de stremming a 31 de Julho, mas já está disponível uma faixa no website da cantora.

Ice Cube cancela participação em TV devido à morte de George Floyd

há 5 meses
A morte de George Floyd ( afro-americano de 40 anos) por um policial branco, esta segunda-feira, está a provocar grande tensão e onda de protestos nos Estados Unidos. Ice Cube exprimiu sua indignação, cancelando uma entrevista no “Good Morning America”.

Bigger Love: Novo álbum de John Legend celebra a música negra

há 5 meses
John Legend tornou pública a capa e a track list do seu novo álbum, a ser lançado dia 19 de Junho, com recurso à riqueza da música negra tradicional, o artista quer levar alegria e esperança ao movimento Black Live Matter.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 5 meses
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

G-Unit: Adeus para sempre

há 6 meses
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 1 semana
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Focada nos biliões da Fenty Beauty, Rihanna volta a arquivar novo álbum

há 4 meses
O facto é que há tempos Riri vem focando a maior parte das energias em empreendimentos nos ramos da moda e costméticos, e parece que essa mentalidade empreendedora está a fazer com que o seu próximo album continue engavetado.

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 2 meses
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 3 meses
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 4 meses
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.