Rihanna, Beyoncé, Justin Timberlake, Blondie, Mark Ronson, Eurythmics, Kaiser Chiefs, Ed Sheeran, Journey e muitos mais artistas, fazem parte do catálogo de co-autoria da Igreja da Inglaterra. De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.
Merck Mercuriadis é o fundador do negócio, expert, já trabalhou por vários anos na Virgin Records. O britânico vem comprando os direitos de várias grandes músicas há anos e já investiu mais de 1 bilião de dólares.
Desde 2018, quando deu o pontapé inicial na Hipgnosis, comprou hits de diversos artistas, incluindo catálogos inteiros, cuja mais recente aquisição é o catálogo de canções do LA Reid, o que significa que tem participações em canções como End Of The Road (Boyz II), I’m Your Baby Tonight (Whitney Houston) e Don’t Be Cruel (Bobby Brown).
Ainda de acordo com a matéria da BBC, o empresário afirma que as músicas que vem comprando são “mais valiosas do que ouro ou petróleo”, já que o mercado de royalties dificilmente passa por crises.
Quando as músicas são tocadas na rádio ou apresentadas num filme ou programa de televisão, a Hipgnosis recebe dinheiro, que é distribuido entre a Igreja da Inglaterra e as gestoras de fundos Aviva, Investec e Axa.