Sabia que hoje comemora-se o `Dia Mundial da Música´?

Celebrada em todo o mundo a 1 de Outubro, a efeméride foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

A música é uma arte de som que expressa ideias e emoções em formas significativas por meio de elementos de ritmo, melodia, harmonia e cor. Esta forma de arte não é apenas uma terapia de cura, também garante um bom humor e bem-estar mental saudável.

De acordo com pesquisas, a historiografia da música abrange  desenvolvimentos pré-históricos até os dias actuais e embora possa ser entendida e executada de maneiras distintas, de acordo com cada região, a música é tida como cultura universal. 

Quanto à sua origem, é um dado que permanece controverso, tendo a sua génese frequentemente relacionada à origem da linguagem, divergendo sobre qual surgimento simultâneo de ambas.

A música de uma cultura é influenciada por todos os outros aspectos dessa cultura, incluindo organização e experiência social e económica, clima, acesso à tecnologia e em que religião se acredita, se houver. A história da música é o subcampo distinto da musicologia e da história que estuda a música de uma perspectiva cronológica.

as cargas mais recentes

Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

há 10 meses
Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomazia.

Ex-esposa de Dr.Dre exige milhões para pensão alimentícia

há 1 ano
Nicole Young, ex-esposa do rapper Dr. Dre, está a exigir USD 2 milhões de pensão alimentícia mensal ao ex-marido, sem contar os mais USD 5 milhões que ela pede por seus custos com advogados.

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 1 ano
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.

“Rostos do Rap consciente em Angola entre os 180 artistas do Festival Decolonial”

há 1 ano

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 11 meses
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 1 ano
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Soulja Boy compra briga com lutadores após afirmar que o “Rap está mais falso que o WWE”

há 8 meses
O facto é que a troca de Twittes ofensivos não determina que a rivalidade vai se desenrolar futuramente, mas os lutadores não descartaram uma luta corpo a corpo se Soulja Boy não for cuidadoso.

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 1 ano
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Por onde andam os Wonderful One?

há 1 ano
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

Sexta farta: De Lokua Kanza a Lloyd Banks, confira os álbuns lançados de hoje

há 5 meses
Após 11 anos de ausência sem nenhum lançamento de álbum, o artista compositor Lokua Kanza lançou “Moko”. Uma obra em que o músico se reconecta com o gosto pela aventura e se encontra em uma alegre crioulização e universalidade musical.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 1 ano
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 1 ano
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

há 1 ano
Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 9 meses
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.

Estrela do Rap Lil’ Kim pede um desafio de hits contra Nick Minaj

há 4 meses

Partiu o “físico” e ficou a obra

há 2 anos
Calou-se uma voz inconfundível de Kueno Aionda, calou-se o futuro, num país onde cada vez mais aumenta a quantidade e diminui a qualidade.