Celebrada em todo o mundo a 1 de Outubro, a efeméride foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
A música é uma arte de som que expressa ideias e emoções em formas significativas por meio de elementos de ritmo, melodia, harmonia e cor. Esta forma de arte não é apenas uma terapia de cura, também garante um bom humor e bem-estar mental saudável.
De acordo com pesquisas, a historiografia da música abrange desenvolvimentos pré-históricos até os dias actuais e embora possa ser entendida e executada de maneiras distintas, de acordo com cada região, a música é tida como cultura universal.
Quanto à sua origem, é um dado que permanece controverso, tendo a sua génese frequentemente relacionada à origem da linguagem, divergendo sobre qual surgimento simultâneo de ambas.
A música de uma cultura é influenciada por todos os outros aspectos dessa cultura, incluindo organização e experiência social e económica, clima, acesso à tecnologia e em que religião se acredita, se houver. A história da música é o subcampo distinto da musicologia e da história que estuda a música de uma perspectiva cronológica.