Sabia que hoje é o Dia do Artista?

Parafraseando Ivan Turgueniev, a arte de um povo é a sua alma viva, o seu pensamento, a sua língua no significado mais alto da palavra; quando atinge a sua expressão plena, torna-se património de toda a humanidade, quase mais do que a ciência, justamente porque a arte é a alma falante e pensante do homem, e a alma não morre, mas sobrevive à existência física do corpo e do povo.

Hoje, 24 de Agosto, é o Dia do Artista, a efeméride é uma celebração ao trabalho de todos os prossionais do ramo, desde a representação, escrita, artes plásticas, passando pela música e diversas artes performativas.

De acordo com a UNAC – União nacional dos Artistas e Compositores, em Angola, continua a luta pelo reconhecimento das artes como trabalho de fonte de rendimento e empresarial. Mas não obstante a isto, os artistas angolanos continuam de pedra e cal na busca da valorização do seu papel na sociedade, tanto do ponto de vista social como também económico.

Em tempos de Covid, ainda que de forma virtual, a arte tem sido alento e refúgio para a humanidade. o dia de hoje é oportuno para que possamos celebrar e reflectir sobre o impacto deste majestoso mundo.

Neste dia, a Carga Magazine, com admiração e respeito, deixa a sua mais viva homenagem as almas criativas, àqueles que fazem da arte um modo de vida e, se dedicam, com talento e inspiração.

as cargas mais recentes

Dj Znobia realiza Live solidário

há 3 anos
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Ex-estrela da Disney revela que se tornou actriz pornográfica por causa de Hollywood

há 2 anos
Conhecida pelo seu protagonismo na série da Disney ‘O Mundo é dos Jovens’, interpretando Rachel, Maitland Ward revelou que decidiu entrar para o entretenimento adulto por causa do desprezo de Hollywood.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 2 anos
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.

Neymar está infectado com Covid-19

há 2 anos
O PSG confirmou esta quarta-feira a existência de três casos positivos de Covid-19 no plantel, contudo, o clube parisiense não avançou os nomes. O jornal L’Equipe citou os nomes dos três infectados e o brasileiro Neymar é um deles.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 3 anos
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 2 anos

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 1 ano
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

Bob Dylan lança música mais longa da carreira

há 3 anos
“Murder Most Foul” (traduzida como Um Assassinato Muito Sujo) também é sua primeira nova canção em oito anos, desde o álbum Tempest de 2012.

RIH-ISSUE: Enquanto o novo álbum não vem, Rihanna lança discografia em vinil

há 1 ano
Ao seu jeito, Rihanna anunciou o lançamento dos seus óctuplos álbuns num novo formato, em tradução livre feita por esta que vos escreve, a artista “alfinetou” os mais conservadores com um post: “As crianças de hoje nunca saberão o que é vinil”, disseram eles!” provocou, deixando disponível o ri-hanna.io/rihissue, onde se encontram a venda.

Zeca Moreno “abraça” a modernidade e manda “Tons Entrecalados” às plataformas de streaming

há 6 meses

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 3 anos
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 2 anos
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Filme angolano “Nossa Senhora da Loja do Chinês” em grande estreia na Suíça

há 6 meses

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 2 anos
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 2 anos
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.

Papekas: “Quero mostrar que o Rap pode ser a mistura certa para todo o tipo de género musical”

há 3 anos
Papekas é um rapper que ganhou notoriedade nos freestyles da escola e hoje invade os mercados moçambicano e sul-africano. O artista tem se dedicado ao Rap acústico. A partir de Johannesburg, deixa os primeiros registos de uma proposta inovadora para Rap angolano.