Sabia que hoje é o Dia do Artista?

Parafraseando Ivan Turgueniev, a arte de um povo é a sua alma viva, o seu pensamento, a sua língua no significado mais alto da palavra; quando atinge a sua expressão plena, torna-se património de toda a humanidade, quase mais do que a ciência, justamente porque a arte é a alma falante e pensante do homem, e a alma não morre, mas sobrevive à existência física do corpo e do povo.

Hoje, 24 de Agosto, é o Dia do Artista, a efeméride é uma celebração ao trabalho de todos os prossionais do ramo, desde a representação, escrita, artes plásticas, passando pela música e diversas artes performativas.

De acordo com a UNAC – União nacional dos Artistas e Compositores, em Angola, continua a luta pelo reconhecimento das artes como trabalho de fonte de rendimento e empresarial. Mas não obstante a isto, os artistas angolanos continuam de pedra e cal na busca da valorização do seu papel na sociedade, tanto do ponto de vista social como também económico.

Em tempos de Covid, ainda que de forma virtual, a arte tem sido alento e refúgio para a humanidade. o dia de hoje é oportuno para que possamos celebrar e reflectir sobre o impacto deste majestoso mundo.

Neste dia, a Carga Magazine, com admiração e respeito, deixa a sua mais viva homenagem as almas criativas, àqueles que fazem da arte um modo de vida e, se dedicam, com talento e inspiração.

as cargas mais recentes

Depois de demonstrar talento no Angola Encanta e The Voice Angola, Celso César prepara-se para o grande salto da carreira

há 1 semana
O nome pode ser estranho, mas o artista está a um passo de granjear fama e conquistar o público. A trabalhar na sua primeira EP, Celso disponibilizar no final deste mês, mais uma música promocional, intitulada `Eu quero mais´.

A’mosi Just A Label leva sua musicalidade para o histórico Theatro Circo

há 5 meses
Em breve conversa com a Carga Magazine, hoje, A’mosi Just A Label disse estar ansioso, revelando que preparou um alinhamento artístico constituido, na sua maioria, por temas do seu segundo álbum, a ser lançado brevemente.

Killuanji: “Os fazedores do Rap gospel em Angola andam distraídos e tornam o estilo frágil e fraco ao ponto de ninguém os ouvir”

há 1 ano
Lançou recentemente o EP Apocrypha e embora esteja na música há mais de uma década, Killuanji considera que agora sim, a sua carreira começou. O rapper que faz da crença o seu sacerdócio assume-se como o “novo rosto do Rap Gospel em Angola”, e garante que chegou para dar uma lufada de ar fresco ao estilo.

Eto’o reage à escolha dos melhores 11 da história do futebol: “Nós, africanos, não existimos”

há 1 ano
O antigo avançado camaronês, Samuel Eto’o, que brilhou com as camisolas do Barcelona e Inter do Milão, está revoltado com a escolha da France Football para os melhores onze da história do futebol.

A’mosi Just a Label dá concerto em dose dupla

há 10 meses
A’mosi Just a Label em concerto, acontece nos dias 08 de Maio, na Casa das Artes no Talatona, pelas 19:00 e 09 de Maio, na Casa da Juventude, em Viana, às 19:00 horas.

Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

há 5 meses
Com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, Lil Nas X arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.

Atletas manifestam-se contra punição de Sha’Carri Richardson das Olimpíadas de Tóquio

há 7 meses
A velocista norte-americana foi suspensa das Olimpíadas, na manhã de sexta-feira, após testar positivo para THC, segundo a Agência Antidoping dos Estado Unidos da América.

Kanye West entrega documentos de candidatura à Comissão Federal de Eleições

há 2 anos
Após rumores sobre a desistência às eleições presidenciais de 2020, Kanye West entregou ontem um conjunto de documentos à Comissão Federal de Eleições dos EUA para formalizar a sua candidatura. O comité político do rapper chama-se “Kanye 2020” e o projecto político “Birthday Party”.

Pete Rock vai processar Nas por royalties não pagos de ‘The World Is Yours’

há 2 semanas
Há 28 anos Pete Rock co-escreveu e produziu “The World Is Yours” o clássico single do álbum de estreia de Nas, “Illmatic”. Embora também tenha posto vocais, o rapper tem créditos de escrita, créditos estes que actualmente estão orçados em milhões de doláres e nunca foram honrados.

Angola 70’s: Show do Mês recria período dourado da música angolana

há 6 meses
Denominado Angola 70’s, o show pretende mostrar a esteticidade da nossa música, recordando os anos 70, período de maior produção artística e, por isso, considerado por muitos ” período dourado da música angolana”, que durou até finais da década 70.

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 2 anos
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 1 ano
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.

Wizkid lança o “melhor álbum da sua carreira” com participações de luxo

há 1 ano
O novo álbum de Wizkid já é dos primeiros mais ouvidos da Apple Music da Nigéria. Intitula-se ‘Made in Lagos’, e traz participações de Burna Boy, Damien Marley e H.E.R., entre outras.

Documentário `Tonton Manu´ em exibição dia 28 no Palácio de Ferro

há 9 meses

Irmãos Alves festejam aniversário com 25 horas de música

há 2 anos
Durante 25 horas, de forma ininterrupta, os irmãos Alves vão fazer uma viagem pelos sucessos tocados no inicio da carreira até ao momento, ou seja das 16 horas de sábado (dia 25) até 17 horas de domingo (dia 26) vão recordar os vários períodos das suas carreiras.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 1 ano
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.