A Z.Thugsta relembrou na semana finda, que naquela década dos anos 90, 2Pac atacava todo mundo que era afiliado ou fosse amigo de The Notorious B.I.G., o seu principal rival da época. Jay-Z era uma dessas pessoas próximas de Big, e foi daí que desencadeou um “beef” entre Pac e Jay.
Em entrevista ao podcast ‘’A Waste Of Time’’, o DJ Clark Kent, um dos grandes responsáveis por introduzir Jay-Z na cena do Rap nos anos 90, com álbum de estreia Reasonable Doubt (1996), disse que o rapper gravou uma diss para Tupac Shakur, mas nunca foi lançada. “Jay gravou uma faixa para o 2Pac, mas quando ela estava prestes a ser lançada, ele morreu” – revelou.
Uma faixa bônus do álbum Reasonable Doubt ‘’Dear Or Alive’’ que pode ser encontrada no Youtube, tem algumas indirectas e mensagens subliminares de Jigga atacando Pac, porém ela não é uma diss directa a nível de Hit Em’ Up, por exemplo, explica a publicação. Mas Clark Kent não se referia a esta música e sim de outra, até porque Jay a guardou e nunca lançou em respeito a morte de Shakur.
A diss foi gravada antes do 2Pac ser assassinado em Las Vegas. Jay gravou 2 versos, e até apresentou o som durante um show. “Estávamos no Apollo.. as pessoas na plateia ficaram estupfactas”, comentou Kent.
Em 2006, Jay Z já tinha comentando a XXL Magazine, que executou um freestyle para Tupac em cima do beat de “No Diggity” do Blackstreet, mas ressaltou que não havia uma faixa, porém o show no Apollo foi gravado e possivelmente virou uma fita perdida.