Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

Tudo aconteceu há 47 anos, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop.

A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

A ideia partiu de Cindy, que convenceu o irmão a fazer a festa, por forma a relembrar os tempos de Sound System na Jamaica. Na ocasião, DJ Kool experimentou uma nova técnica em que rodou duas cópias do mesmo disco. 

“Era uma forma de estender uma secção curta da música para que as pessoas pudessem dançar por mais tempo. E quando um registro terminou, marcou o segundo registro e repetiu o processo”, e assim nasceu o Hip hop.

No entanto o Hip hop não é só feito de música. Afrika Bambaataa estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip-hop: o RAP (Rhythm And Poetry, ‘Ritmo e Poesia’, em português), o DJingbreakdance e o graffiti. Na altura em que se realizou a festa, ainda não se chamava Hip hop, mas os actuais cinco elementos fundadores – DJ-ing, break, MC-ing, graffiti e beatboxing – já estavam a emergir rapidamente como uma cultura única. 

Certamente existe uma dúvida que insiste em ecoar no que toca a data exacta da celebração do Hip Hop, nomeadamente, os dias 11 de Agosto e 12 de Novembro.

A diferença do supracitado 11 de Agosto é que está associada a festa em que pela primeira vez juntaram -se os 4 elementos núcleo Deejayin, Emceein, Graffiti Art e Breakin. Ao passo que o dia 12 de Novembro refere-se a data em que o Hip Hop tomou forma de Movimento Kultural por orientação do Afrikaa Bambaataa no primeiro aniversário da Universal Zulu Nation (Organização que juntou os 4 elementos núcleo para fazerem parte de um único movimento juvenil e ser a base principal de interacção entre os jovens pertencentes as Gangs de NY).

as cargas mais recentes

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 1 ano
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 1 ano
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

Edgar Domingos relembra ‘Adoço’ que vale ouro

há 10 meses
O tema voltou à baila graças a uma publicação nostálgica do artista, que com a hashtag #éparafazerhistória, relembrou o êxito, que lhe foi atribuido em Fevereiro último, pelo facto do single ter atingido a marca de 5 mil unidades vendidas em território português.

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 2 anos
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

Internet Dating Sites — Don’t Trust Someone Who Would like to Talk Clearly

há 10 meses

Novo álbum de CfKappa “Negro” já está disponível para pré-venda

há 12 meses
Adiado no ano passado para 1 de Março de 2021, devido a planos editorais, a terceira obra discográfica de CfKappa pode ser adquirida através da plataforma de vendas online, Soba Store a preço de 1500 kzs, e quem quiser comprar, pode pagar em três prestações.

Valete comemora duas décadas de carreira com dois espectáculos

há 8 meses
A contar exactamente um ano da data prevista, Valete anunciou que vai celebrar duas décadas de carreira, com dois concertos memoráveis: dia 3 de Fevereiro de 2023, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Coliseu Porto Ageas, a 4 de Fevereiro de 2023.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 2 anos
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 5 meses
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.

NGA lança “Duas no Cubico”

há 1 ano
Cinco meses depois do lançamento de “Se Der Pra Ser Feliz” e nove após o triplo “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós”, o rapper da Força Suprema surge este sábado com mais um single intitulado “Duas no Cubico”

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 2 anos
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

Galáxia, o musical que todos devem assistir

há 2 anos
O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

Maior distribuidora online de música independente decide apostar em África

há 2 anos

Boss AC acaba de confirmar que já foi compensado pela música utilizada na campanha da Unitel

há 9 meses
O músico Boss AC, de nome de baptismo Ângelo Firmino acabou de confirmar hoje que está resolvida a situação de pagamentos dos direitos autorais da música ‘Quieres Dinero” ft Gutto e Glória Stefan, utilizada na campanha Unitel Money.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 9 meses
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 2 anos
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.