Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

Tudo aconteceu há 47 anos, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop.

A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

A ideia partiu de Cindy, que convenceu o irmão a fazer a festa, por forma a relembrar os tempos de Sound System na Jamaica. Na ocasião, DJ Kool experimentou uma nova técnica em que rodou duas cópias do mesmo disco. 

“Era uma forma de estender uma secção curta da música para que as pessoas pudessem dançar por mais tempo. E quando um registro terminou, marcou o segundo registro e repetiu o processo”, e assim nasceu o Hip hop.

No entanto o Hip hop não é só feito de música. Afrika Bambaataa estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip-hop: o RAP (Rhythm And Poetry, ‘Ritmo e Poesia’, em português), o DJingbreakdance e o graffiti. Na altura em que se realizou a festa, ainda não se chamava Hip hop, mas os actuais cinco elementos fundadores – DJ-ing, break, MC-ing, graffiti e beatboxing – já estavam a emergir rapidamente como uma cultura única. 

Certamente existe uma dúvida que insiste em ecoar no que toca a data exacta da celebração do Hip Hop, nomeadamente, os dias 11 de Agosto e 12 de Novembro.

A diferença do supracitado 11 de Agosto é que está associada a festa em que pela primeira vez juntaram -se os 4 elementos núcleo Deejayin, Emceein, Graffiti Art e Breakin. Ao passo que o dia 12 de Novembro refere-se a data em que o Hip Hop tomou forma de Movimento Kultural por orientação do Afrikaa Bambaataa no primeiro aniversário da Universal Zulu Nation (Organização que juntou os 4 elementos núcleo para fazerem parte de um único movimento juvenil e ser a base principal de interacção entre os jovens pertencentes as Gangs de NY).

as cargas mais recentes

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 7 meses
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 3 meses
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 9 meses
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 2 meses
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Kanye West oferece um ATV Sharp personalizado a Chris Brown

há 2 meses
Chris Brown recebeu do seu amigo Kanye West um ATV Sherp personalizado, um tipo de veículo 4×4 fabricado na Rússia avaliado em mais de 77 milhões de Kwanzas.

Ex-estrela da Disney revela que se tornou actriz pornográfica por causa de Hollywood

há 4 meses
Conhecida pelo seu protagonismo na série da Disney ‘O Mundo é dos Jovens’, interpretando Rachel, Maitland Ward revelou que decidiu entrar para o entretenimento adulto por causa do desprezo de Hollywood.

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 7 meses
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.

Etona apresenta obra ao ar livre

há 6 meses
O artista plástico António Tomás “Etona” vai inaugurar, no dia 31 de Julho, uma exposição com a peça única intitulada “Cegueira da Justiça”, em homenagem a mulher africana.

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 8 meses
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

House Dance, o improviso perfeito

há 9 meses
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 5 meses

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 7 meses
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 3 meses
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 8 meses
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 3 meses
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Conheça Triple Star C, o músico nigeriano que decidiu fazer carreira em Angola

há 4 meses
O seu sucesso começou na Nigéria, pisando palcos com artistas como Davido, para além de actuar em festivais na África do Sul, Gana e RDC. Mas é em Angola que Triple Star C quer fazer a carreira E, aos poucos, vai ganhando título de promotor e representante do Afro Naija em Angola.