Tudo aconteceu há 47 anos, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop.
A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.
A ideia partiu de Cindy, que convenceu o irmão a fazer a festa, por forma a relembrar os tempos de Sound System na Jamaica. Na ocasião, DJ Kool experimentou uma nova técnica em que rodou duas cópias do mesmo disco.
“Era uma forma de estender uma secção curta da música para que as pessoas pudessem dançar por mais tempo. E quando um registro terminou, marcou o segundo registro e repetiu o processo”, e assim nasceu o Hip hop.
No entanto o Hip hop não é só feito de música. Afrika Bambaataa estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip-hop: o RAP (Rhythm And Poetry, ‘Ritmo e Poesia’, em português), o DJing, breakdance e o graffiti. Na altura em que se realizou a festa, ainda não se chamava Hip hop, mas os actuais cinco elementos fundadores – DJ-ing, break, MC-ing, graffiti e beatboxing – já estavam a emergir rapidamente como uma cultura única.
Certamente existe uma dúvida que insiste em ecoar no que toca a data exacta da celebração do Hip Hop, nomeadamente, os dias 11 de Agosto e 12 de Novembro.
A diferença do supracitado 11 de Agosto é que está associada a festa em que pela primeira vez juntaram -se os 4 elementos núcleo Deejayin, Emceein, Graffiti Art e Breakin. Ao passo que o dia 12 de Novembro refere-se a data em que o Hip Hop tomou forma de Movimento Kultural por orientação do Afrikaa Bambaataa no primeiro aniversário da Universal Zulu Nation (Organização que juntou os 4 elementos núcleo para fazerem parte de um único movimento juvenil e ser a base principal de interacção entre os jovens pertencentes as Gangs de NY).