Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

O dia 13 de Julho é desde o ano 1985, celebrado como o dia do Rock. A efeméride foi sugerida por Phil Collins durante o célebre festival Live Aid, realizado na época simultaneamente em Londres e na Filadélfia, a fim de angariar doações para a Etiópia.

Tida como uma edição histórica, mais de 1,5 bilhão de espectadores aderiram a iniciativa e foram arrecadados um total  de 127 milhões de dólares, equivalente a 81.038.900.000 (oitenta e um mil milhões, trinta e oito milhões, novecentos mil kwanzas), para o combate à fome em África.

Sabia que o Dia do Rock foi instituído graças a um festival em prol da Etiópia?

Com um super cartaz, o festival juntou no mesmo palco os mais reputados artista do estilo e não só: Bob Dylan, Sting, U2, David Bowie, Phil Collins, Dire Straits, Paul McCartney, The Who, Elton John, Eric Clapton, Mick Jagger e outros. O êxito e mobilização do evento teve repercussão mundial para entusiastas do género da guitarra solo e não só, que a dada altura Phill Collins sugeriu que a data era oportuna para se comemorar o dia global do rock e assim aconteceu.

Embora frequentemente associado a rebeldia, álcool, drogas e sexo, o estilo levantou várias bandeiras de protestos políticos, gerou movimentos sociais. Sobre a efeméride, se pontua apenas a necessidade de um consenso quanto a data comemorativa, pois o Brasil considera o dia 13 de Julho, já os Estados Unidos da América 9 de Julho.

as cargas mais recentes

Michael B. Jordan é taxado como primeiro Super-Homem negro da história

há 3 meses
Aumentam cada vez mais os rumores sobre a possível estreia do actor no papel de Super-Homem, numa série da HBO Max, centrada no personagem Val-Zod: o segundo personagem a assumir o manto de Superman na era New 52 da DC.

Pharrell Williams anuncia construção de escolas destinadas a famílias de baixa renda

há 4 meses
Denominado Yellowhab, o projecto tenciona inicialmente, fornecer educação gratuita numa primeira fase, para 40 a 50 alunos.

Wanessa Camargo revela que tem um grupo no WhatssApp com o pai para compor

há 1 ano
A declaração veio a propósito do lançamento de um novo trabalho, um EP com músicas inéditas, “Fragmentos Parte 1”, que chega hoje às plataformas online de streaming e que conta com o toque qualitativo de Zezé Di Camargo.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 10 meses
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 7 meses
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

Abdulrazak Gurnah: Professor tanzaniano vence Prémio Nobel de Literatura

há 3 semanas
Segundo a Academia Sueca, Abdulrazak Gurnah foi o laureado deste ano “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes”.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 1 ano
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 2 anos
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 1 ano
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Dj Khaled revela que levou 5 anos para conseguir juntar Jay-Z e Nas na mesma música

há 5 meses
A participação de Nas e Jay-Z no tema” Sorry Not Sorry”, tornou o álbum de DJ Khaled mais atractivo. A junção dos dois rapper já tinha acontecido algumas vezes antes, mas nem sempre foi fácil. O feito raro continua a chamar atenção dos amantes da música, uma vez que ambos foram antigos rivais.

Lawilca almeja voltar ao auge

há 1 ano
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

A Kizomba e a sua historiografia

há 2 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 8 meses

Seis sugestões de actividades para prestigiar o Dia Mundial do Teatro

há 7 meses

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 11 meses
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 12 meses
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).