SADIA ameaça levar Unitel a tribunal

A Sociedade Angolana de Direitos de Autor exige 453 milhões de Kwanzas da operadora de telefonia móvel, pelas músicas executadas no Kisom Unitel e Toque de Espera.

O caso vem se arrastando desde 2020. Várias negociações foram feitas mas, nenhum consenso. Recentemente, o Serviço Nacional de Direitos de Autores e Conexos resolveu o problema e deu razão à Sadia.

Em resposta, a Unitel diz que tem havido um mal-entendido por parte da Sadia, porque desde que as referidas plataformas foram lançadas (2009), tem pago directamente aos representantes dos artistas, entre eles, Sygnius, Go Edições, Arca Velha, Bom Som, LS Republicano e Chiado.

“Nós não temos contratos directo com os artistas. Temos com os distribuidores de conteúdo, como a Sons e Signo, Strong Streaming Network ou a LS, por exemplo. Não fazemos contrato com os cantores, fazemos com estas entidades e elas é que nos distribuem os conteúdos. Por isso, não consigo dizer se o artista é, efectivamente, pago ou não. Mas uma coisa garanto: a Unitel paga essas entidades”, esclareceu a Direcção de Marketing e Negócios Digitais do Kisom Unitel.

Entretanto, num comunicado, o SENADIAC explica que nenhum destes representantes está certificado como Entidade de Gestão Colectiva (EGC) e “sendo certo que a UNITEL, no exercício da sua actividade, envolve bens intelectuais de natureza artística, para fins comerciais, o mesmo carece de autorização por entidade competente, no caso, o próprio SENADIAC”.

Consequentemente, o SENADIAC reforçou a posição da Sadia-que é a entidade com legitimidade para a cobrança de direitos autorais- e que exige da Unitel Kz 453 milhões, um valor calculado a partir da primeira notificacão da Sociedade Angolana de Direitos de Autores à Unitel, que data de Junho de 2020. E, caso a Unitel não pague, a Sadia pondera levar o caso a tribunal. A operadora continua firme na sua posicão.

as cargas mais recentes

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 1 ano
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Batata Quente: Cólua Tremura estreia novo projecto de humor

há 2 dias
O artista Cólua Tremura vai actuar como primeiro convidado do projecto de humor, Batata Quente, uma iniciativa da produtora cultural, Kianda Sessions, em parceria com a Casa Rede. A decorrer o próximo dia 30 deste mês, pelas 18:30, bem ao seu jeito, Cólua vai explorar por meio da sátira O feminismo em Angola.

Rihanna é processada por violação dos direitos autorais

há 9 meses
De acordo com o TMZ, a cantora Rihanna está a ser processada por um duo de artistas da Alemanha, por violação de direitos autorais envolvendo uma campanha da marca Fenty Beauty.

Sexta farta: De Lokua Kanza a Lloyd Banks, confira os álbuns lançados de hoje

há 4 meses
Após 11 anos de ausência sem nenhum lançamento de álbum, o artista compositor Lokua Kanza lançou “Moko”. Uma obra em que o músico se reconecta com o gosto pela aventura e se encontra em uma alegre crioulização e universalidade musical.

Praça de Touros portuguesa será transformada em Centro Cultural

há 3 meses
Trata-se da Praça de Touros da Azaruja, a mais antiga de Portugal, que não voltará a receber espectáculos com toureiros, mas dará lugar a espectáculos culturais, após passar por requalificação completa.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 10 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

MCK e Kool Klever lançam projecto de combate à criminalidade nas periféricas

há 2 anos

Power House divulga primeiro álbum com novos agenciados

há 2 anos
Dos agenciados estão Cleyton M, Jakilsa, Laika, Dr. Smith, Chris Oliver, Anny, conhecidos pelas suas habilidades artísticas.

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 1 ano
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 7 meses

Zap reemite actuação de Ary no programa ‘AO VIVO’

há 3 semanas
Os seus sucessos e a sua voz inigualável preencher um programa de aproximadamente duas horas. Inconfundível em palco, a cantora não deixou para atrás toda a sua animação, boa disposição e bem dançar.

The Weeknd é excluído dos Grammy e denuncia actos de “corrupção” na organização

há 10 meses
2021 entrará para a história como o ano de Jay-Z e Beyoncé. O casal tornou-se no mais indicado de sempre, com Jay-Z a alcançar 80 nomeações e a esposa 79, mas a exclusão de The Weeknd está a causar mal-estar.

Mário Suendes: “Quero um lugar entre os melhores”

há 1 ano
O nome pode ser estranho, mas o jovem está a vir com tudo. Para além de cantar, é dançarino e foi o protagonista do filme de Hochi Fu. A veia artística começou na infância e com o Unitel Estrelas ganhou mais contorno. Suendes quer seguir os exemplos de Matias Damásio e Ary, que, mesmo não tenham vencido o concurso, hoje são o que são.

Anitta adia lançamento do novo CD

há 11 meses
A cantora Anitta informou que o lançamento do seu novo álbum foi adiado para 2021, devido a pandemia do Coronavirus. Numa conversa com os fãs, pelo Tik Tok, a brasileira fez o anúncio oficial e explicou o motivo.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 3 meses
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 1 ano
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.