SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

Os músicos que têm suas obras declaradas na Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) começam a receber os seus rendimentos a partir de Março, informou a instituição em um comunicado.

De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

“Neste momento, a SADIA tem o sistema de monitoramento a funcionar a 70%. Estamos a monitorar as rádios, tv´s e algumas plataformas de streaming, vamos começar a monitorar shoppings, supermercados, restaurantes e shows, a partir de Janeiro de 2021. Estamos a trabalhar afincadamente para que o sistema de direitos autorais e conexos funcione na sua plenitude”, explica o documento.

“Estamos confiantes que 2021 será melhor, vamos trabalhar arduamente para que os direitos dos nossos associados sejam protegidos e defendidos. A defesa dos direitos de autor é a garantia da defesa do património e dos valores culturais”, acrescentou.

Deste modo, segundo a mesma nota, aconselham aos detentores de direitos autorais e conexos a inscreverem-se e a declararem as suas obras, para que possam receber os rendimentos autorais de acordo com o calendário.

A SADIA começou as cobranças de direitos autorais em Julho de 2020.

as cargas mais recentes

Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

há 1 ano
Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há muitas dúvidas de que constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary.

Luandina faz aposta na arte urbana

há 2 anos
A marca angolana, Luandina, está a desenvolver uma campanha de promoção e divulgação do graffiti, pintando os principais pontos de concentração de pessoas, tal como aconteceu com a paragem dos taxistas do Nova Vida, em Luanda, inaugurada esta semana.

Black Coffee apresenta set especial para o famoso concerto Tiny Desk da NPR

há 1 ano

Mike Shinoda diz que Linkin Park ajudaram a tornar o Rock “menos branco”

há 2 anos
O guitarrista dos Linkin Park afirmou, durante uma entrevista, sobre o impacto do álbum Hybrid Theory, o primeiro da banda lançado em 2000, que o surgimento do seu grupo ajudou a tornar o Rock “menos branco”.

Orquestra Camerata de Luanda e governo da Venezuela organizam Festival de Música Clássica em Angola

há 6 meses
Após regressar aos palcos, no passado mês de Setembro, vindo de um interregno, a orquestra angolana prepara-se para realizar um festival de música clássica, no próximo ano, e que contará com o apoio do governo venezuelano.

Vanda Mãe Grande lança projecto filantrópico “Tudo a seu tempo”

há 2 meses
“Tudo a seu tempo” é nada mais que um projecto musical com pendor solidário, cujo objectivo principal é o de ajudar o próximo. Nele, segundo explica Vanda Mãe Grande, o convite estende-se a “todas as manas do movimento Rap, com pouca ou nenhuma notoriedade, de maneiras a levantar o Rap feito por mulheres, dando novos rostos promissores ao movimento.”

Vopsi MoMA apresenta-se com “Um quaDro pErFEITO” na Galeria Tamar Golan

há 8 meses
O artista angolano Vopsi MoMA vai apresentar-se no próximo dia 29 de Outubro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Um quaDro pErFEITO”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 26 de Novembro de 2021.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 2 anos
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

C4 Pedro é o artista angolano que mais vende nas plataformas de streaming

há 12 meses
O relatórios do Spotify, Apple Music, Boom Play e Deezer indicam que, o autor de “Pele Negra” é angolano que mais vendeu nas plataformas de rscuta, com mais de 7 milhões de streamings, só no primeiro trimestre de 2021.

Stevie Wonder vai viver no Gana para evitar que sua família sofra de racismo

há 1 ano

Rapper Meek Mill é processado por roubar letras de música

há 2 anos
O músico está a ser processado pela Dream Rich Entertainment por, supostamente, ter fugido com letras de duas músicas que fazem parte do álbum “Championships”, de 2018, com o qual foi indicado aos Grammy.

D-Wayne: Um filho do Rap que deixa marcas no Kuduro e Afro House

há 1 ano

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 1 ano
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Show do Mês apresenta último grande show de Waldemar Bastos em Angola

há 2 anos
O Show do Mês leva este sábado as emoções do último grande espectáculo de Waldemar Bastos, músico falecido na passada segunda-feira e que foi ontem a enterrar no Cemitério da Galiza, em Portugal.

Dr Romeu “traz” ritmo e poesia

há 2 anos
O rapper Dr. Romeu, também conhecido como Lapiseira Azul, prepara para Dezembro o lançamento do seu terceiro álbum de originais, intitulado “Ritmo e Poesia”.

Morreu Astro, vocalista dos UB40

há 8 meses
O cantor e multi-instrumentista morreu este sábado, subtamente aos 64 anos. Protagonista de hits como “Red red one”, a banda britânica já esteve em Angola e para um grande espectáculo.