SADIA começa a pagar rendimentos a partir de Março

Os músicos que têm suas obras declaradas na Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) começam a receber os seus rendimentos a partir de Março, informou a instituição em um comunicado.

De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.

“Neste momento, a SADIA tem o sistema de monitoramento a funcionar a 70%. Estamos a monitorar as rádios, tv´s e algumas plataformas de streaming, vamos começar a monitorar shoppings, supermercados, restaurantes e shows, a partir de Janeiro de 2021. Estamos a trabalhar afincadamente para que o sistema de direitos autorais e conexos funcione na sua plenitude”, explica o documento.

“Estamos confiantes que 2021 será melhor, vamos trabalhar arduamente para que os direitos dos nossos associados sejam protegidos e defendidos. A defesa dos direitos de autor é a garantia da defesa do património e dos valores culturais”, acrescentou.

Deste modo, segundo a mesma nota, aconselham aos detentores de direitos autorais e conexos a inscreverem-se e a declararem as suas obras, para que possam receber os rendimentos autorais de acordo com o calendário.

A SADIA começou as cobranças de direitos autorais em Julho de 2020.

as cargas mais recentes

Heavy C: “Só estamos à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos a Bué de Beats”

há 6 meses
A Bué de Beats produziu e lançou os principais rostos da música angolana. Depois de 20 anos de actividade, decide encerrar as portas. Em entrevista à Carga, Heavy C explica como começou o colapso financeiro e revela que já tentou alienar alguns activos da empresa, mas não teve sucesso.

DH lança plataforma que vai permitir produtores levarem beats a músicos consagrados

há 4 meses
Denominado Drum Stars, o instrumento poderá fazer com que qualquer produtor entre em contacto com músicos consagrados e aproveitar vender e monitorizar seus beats, bem como promover a sua imagem.

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 9 meses
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 6 meses
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 7 meses
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 3 semanas
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

SSP: O grupo de Rap nacional mais ouvido actualmente

há 4 meses
Dados fornecidos pela Sadia, indicam que o grupo SSP são os artistas mais ouvidos, desde o dia 21 de Setembro, no `Top Nacional´ -−divulgado pela Carga Magazine−. A par desta “colocação”, são também os primeiros artistas do estilo Rap a entrar na lista de preferência dos ouvintes, de todas as rádios nacionais.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 9 meses

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 5 meses
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 10 meses

Filme “Velozes e Furiosos 9” ganha álbum com 13 faixas musicais

há 6 meses
Na próxima sexta-feira, 31 de Julho, será lançada, nas plataformas digitais, uma mixtape com 13 faixas musicais interpretadas por Tyga, Lil Baby, Wiz Khalifa, Tory Lanez e tantos outros nomes da música norte-americana da franquia “Velozes e Furiosos 9”.

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 2 meses
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

Morreu Jack Sherman, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers

há 5 meses
Sem divulgar a causa da morte do artista aos 64 anos, a notícia foi avançada na página oficial do grupo no Twitter.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 3 meses
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 4 meses
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 4 dias
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.