Os músicos que têm suas obras declaradas na Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) começam a receber os seus rendimentos a partir de Março, informou a instituição em um comunicado.
De acordo com a nota que a Revista Carga teve acesso, a distribuição dos rendimentos do autor começa no terceiro mês de 2021 e segue nos meses de Junho, Setembro e Dezembro, neste caso trimestralmente.
“Neste momento, a SADIA tem o sistema de monitoramento a funcionar a 70%. Estamos a monitorar as rádios, tv´s e algumas plataformas de streaming, vamos começar a monitorar shoppings, supermercados, restaurantes e shows, a partir de Janeiro de 2021. Estamos a trabalhar afincadamente para que o sistema de direitos autorais e conexos funcione na sua plenitude”, explica o documento.
“Estamos confiantes que 2021 será melhor, vamos trabalhar arduamente para que os direitos dos nossos associados sejam protegidos e defendidos. A defesa dos direitos de autor é a garantia da defesa do património e dos valores culturais”, acrescentou.
Deste modo, segundo a mesma nota, aconselham aos detentores de direitos autorais e conexos a inscreverem-se e a declararem as suas obras, para que possam receber os rendimentos autorais de acordo com o calendário.
A SADIA começou as cobranças de direitos autorais em Julho de 2020.