A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.
O valor será utilizado para ajudar os artistas, que estejam inscritos na instituição, de acordo com as necessidades de cada um, por via do “Cartão Arte”
O “Cartão Arte” consiste na entrega de um cartão de supermercado com valores entre 25 a 50 mil Kwanzas, para aquisição de bens alimentares em supermercados devidamente identificados pela instituição, segundo uma nota chegada a nossa redacção.
Numa primeira fase, os cartões terão validade de três meses e serão renováveis a cada mês.
De acordo com a nota, o cartão será lançado no dia oito (8) deste mês (Julho) e para que possam beneficiar do mesmo deverão preencher o formulário que estará disponível no website da SADIA. Os já associados na instituição deverão enviar um email declarando que estão com problemas financeiros.
Nesta fase de Pandemia, artistas que dependem de shows e outros eventos culturais para o seu sustento viram as suas actividades paradas, e enfrentam grandes dificuldades financeiras.