Sadia e Unison rubricam acordo de cobranças digitais na União Europeia e Reino Unido

A Entidade de Gestão Colectiva  Angolana e a Espanhola Unison anunciam um acordo de representação para arrecadação dos direitos digitais na Europa para o repertório de mais de 35 mil músicas confiadas por autores, artistas e editoras angolanas à SADIA.

Em nota, a entidade informa que, com este acordo, os membros da SADIA estarão representados nos seus direitos digitais em todo o território europeu através de um único ponto de contacto, graças aos acordos de licença multiterritoriais da Unison com DSPs, Redes Sociais e outros utilizadores de obras musicais.

Ambas as empresas têm como princípio oferecer serviços eficientes, transparentes e com tecnologia de ponta para a indústria de musical e estão empenhadas para agilizar o recebimento de direitos para o vibrante sector musical Angolano.

Sobre este tópico, Dr. João André da Silva Feijó, Presidente da SADIA, comentou: “É para nos uma grande honra tê-los como parceiros, ficamos felizes por terem confiado em nos para realização desse projeto que requerer muita responsabilidade, principalmente por se tratar de algo tão importante como arrecadação dos direitos digitais dos autores Angolanos . ”

Por seu turno, Jordi Puy, CEO da Unison, também declarou: “Estamos gratos à SADIA por confiar em nós e muito felizes por servir os representantes dos criadores angolanos em nossa missão conjunta de otimizar suas cobranças digitais na Europa”. E acrescentou: “Vemos este acordo como o início de uma longa e frutífera jornada juntos.”

A SADIA é a principal Entidade de Gestão Colectiva de direitos do Autor da República de Angola: é uma associação sem fins lucrativos rígida pelos preceitos das leis das associações, fundada em 1990, para defesa e gestão dos direitos coletivos e autores angolanos, licenciada pelo Serviço Nacional de Direitos de autor e conexos do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente  para a cobrança e distribuição dos direitos autorais e conexos. A SADIA representa os autores, angolanos e não só, em todas as disciplinas literárias, artísticas e os sucessores e cessionários que nela se acham inscritos.

A Unison é a principal entidade europeia independente de gestão de direitos que oferece um serviço de licenciamento digital multiterritorial com negociações diretas com DSPs, redes sociais e outros utilizadores de música digital, bem como gestão de cobranças off-line por meio de sua rede internacional de acordos de representação.

A empresa iniciou suas operações em 2020 e já administra direitos em mais de 1 milhão de músicas, representando mais de 270 clientes de 12 países. É a primeira sociedade gestora de direitos constituída em Espanha, uma das pioneiras na Europa e uma das duas únicas sociedades aceites como Cliente RME no CISAC para a gestão de direitos musicais.

Apelamos os autores nacionais a se filiarem a SADIA e declararem as suas obras para receberem os seus rendimentos autorais da execução pública feita em rádios, televisões, shopping, loja e nas plataformas digitais em Africa e Europa.

as cargas mais recentes

Administração do Benfica quer ruas com nomes de Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão

há 2 anos
A administração distrital do Benfica vai propor os nomes dos músicos Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão na toponímia do Benfica, informou hoje o administrador local, Hélio Aragão.

Eminem festeja 20º aniversário de “Marshal Mathers”

há 3 anos
O artista de “Lose Yourself” partilhou um vídeo no Instagram anunciando uma festa online marcada para 27 de Maio (quarta-feira), legendando o post com letras da sua música “I´m Back”.

Projecto acústico `Lud Session´ emplaca topo do YouTube por seis dias consecutivos

há 2 anos
Disponibilizado on-line, o dueto entre Ludmilla que se assume bissexual e Glória Groove, drag, ficou marcado pela representatividade LGBTQIA+, uma parceria que ficou por dias seguidos no top 10 do YouTube e no top 200 do Spotify, noticiou o POPline.

50 Cent revela que seu próximo álbum será o último da carreira

há 1 ano
Após ter “aterrorizado” o Hip Hop por 14 anos, como se tem gabado, 50 Cent considera-se estar no Top 10 dos rappers vivos ou mortos e reiterou ao The Talk que o álbum será o final, o que não significa o fim da carreira artística.

Domingos Fernandes de Barros Neto publica quadrilogia de memórias

há 4 meses
Foi ontem publicada, em Luanda, o conjunto de quatro obras intitulado “MEMÓRIAS- Num diário Fragmentado VOL.I, II, III e IV”. Sob chancela da Editora Kalunga, o evento de lançamentos das obras de Domingos Fernandes de Barros Neto teve lugar no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda.

Sabia que também pode fazer parte da MasterClass de música ministrada por Alicia Keys?

há 2 anos
Alichia Keys lançou recentemente uma plataforma de streaming, em que são leccionados uma variedade de cursos ministrados por especialistas. Nas vídeo-aulas, a artista compartilha filosofias sobre como desbloquear autenticidade, empatia e vulnerabilidade.

Torneio de basquetebol assinala aniversário da Kianda

há 2 anos
Seis equipas vão disputar o torneio Cidade de Luanda, em Basquetebol sénior masculino e feminino, numa realização da Associação Provincial de Luanda, que visa comemorar os 445 anos da capital do país.

Os “mortos” estão a bumbar

há 2 anos

Is Game Coding Hard? Can 1 Person Develop A Game?

há 2 anos

Romelu Lukaku: “Jay-Z ensinou-me como ser um vencedor”

há 2 anos
O avançado belga e campeão da Serie A, pelo Inter do Milão (2020/21), revelou que a amizade com Jay-Z e o conselho que tem recebido do rapper tem sido importante para conseguir alcançar o sucesso.

Vozes de Março desfilam no palco do Show do Mês

há 2 anos
Branca Celeste, Bevy Jackson, Alexandra Bento, Diana Kapango e Sandra Solange foram as vozes escolhidas para interpretar as principais referências nacionais e internacionais no palco do Show do Mês.

Conheça o perfil dos apurados para a 2a Edição da Residência Artística LUUANDA

há 1 ano
A residência artística que vem desafiar os “eleitos” a trabalharem sob o tema `Fronteiras Perdidas´, de José Eduardo Agualusa, já está a decorrer em Luanda entre os dias 18 de Outubro a 1 de Novembro de 2021.

‘Há Jazz no Museu’ hoje com Gari Sinedima

há 1 ano
A encabeçar o cartaz de hoje, Gari Sinedima sobe ao palco do pátio do Museu Nacional de Antropologia, para um concerto de voz, violão e instrumentos de sopros.

Dj Khaled revela que levou 5 anos para conseguir juntar Jay-Z e Nas na mesma música

há 2 anos
A participação de Nas e Jay-Z no tema” Sorry Not Sorry”, tornou o álbum de DJ Khaled mais atractivo. A junção dos dois rapper já tinha acontecido algumas vezes antes, mas nem sempre foi fácil. O feito raro continua a chamar atenção dos amantes da música, uma vez que ambos foram antigos rivais.

Nesr Art Foundation anuncia candidaturas para novo programa de residência artística em Luanda

há 1 ano
Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

há 1 ano
O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.