Sadia e Unison rubricam acordo de cobranças digitais na União Europeia e Reino Unido

A Entidade de Gestão Colectiva  Angolana e a Espanhola Unison anunciam um acordo de representação para arrecadação dos direitos digitais na Europa para o repertório de mais de 35 mil músicas confiadas por autores, artistas e editoras angolanas à SADIA.

Em nota, a entidade informa que, com este acordo, os membros da SADIA estarão representados nos seus direitos digitais em todo o território europeu através de um único ponto de contacto, graças aos acordos de licença multiterritoriais da Unison com DSPs, Redes Sociais e outros utilizadores de obras musicais.

Ambas as empresas têm como princípio oferecer serviços eficientes, transparentes e com tecnologia de ponta para a indústria de musical e estão empenhadas para agilizar o recebimento de direitos para o vibrante sector musical Angolano.

Sobre este tópico, Dr. João André da Silva Feijó, Presidente da SADIA, comentou: “É para nos uma grande honra tê-los como parceiros, ficamos felizes por terem confiado em nos para realização desse projeto que requerer muita responsabilidade, principalmente por se tratar de algo tão importante como arrecadação dos direitos digitais dos autores Angolanos . ”

Por seu turno, Jordi Puy, CEO da Unison, também declarou: “Estamos gratos à SADIA por confiar em nós e muito felizes por servir os representantes dos criadores angolanos em nossa missão conjunta de otimizar suas cobranças digitais na Europa”. E acrescentou: “Vemos este acordo como o início de uma longa e frutífera jornada juntos.”

A SADIA é a principal Entidade de Gestão Colectiva de direitos do Autor da República de Angola: é uma associação sem fins lucrativos rígida pelos preceitos das leis das associações, fundada em 1990, para defesa e gestão dos direitos coletivos e autores angolanos, licenciada pelo Serviço Nacional de Direitos de autor e conexos do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente  para a cobrança e distribuição dos direitos autorais e conexos. A SADIA representa os autores, angolanos e não só, em todas as disciplinas literárias, artísticas e os sucessores e cessionários que nela se acham inscritos.

A Unison é a principal entidade europeia independente de gestão de direitos que oferece um serviço de licenciamento digital multiterritorial com negociações diretas com DSPs, redes sociais e outros utilizadores de música digital, bem como gestão de cobranças off-line por meio de sua rede internacional de acordos de representação.

A empresa iniciou suas operações em 2020 e já administra direitos em mais de 1 milhão de músicas, representando mais de 270 clientes de 12 países. É a primeira sociedade gestora de direitos constituída em Espanha, uma das pioneiras na Europa e uma das duas únicas sociedades aceites como Cliente RME no CISAC para a gestão de direitos musicais.

Apelamos os autores nacionais a se filiarem a SADIA e declararem as suas obras para receberem os seus rendimentos autorais da execução pública feita em rádios, televisões, shopping, loja e nas plataformas digitais em Africa e Europa.

as cargas mais recentes

Vozes de Março desfilam no palco do Show do Mês

há 7 meses
Branca Celeste, Bevy Jackson, Alexandra Bento, Diana Kapango e Sandra Solange foram as vozes escolhidas para interpretar as principais referências nacionais e internacionais no palco do Show do Mês.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 1 ano
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Após participar no seu álbum, Chris Brown chama Kanye West de “vadia”

há 2 meses
Depois do lançamento este domingo, supostamente sem a autorização de West, Donda quebrou record de vendas na Apple Music, figurando na primeira posição em 152 países.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

há 1 ano

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

há 1 ano
DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Kanye West admite derrota presidencial e inicia campanha para 2024

há 12 meses
A frágil corrida do astro do hip-hop Kanye West à presidência nunca saiu do princípio e o rapper finalmente admitiu ter sido derrotado.

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 2 anos
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Amosi Just A Label e Paulo Flores representam o país no Sons de África

há 1 ano
Descrita como a primeira série regular de concertos ao vivo pan-continental a emergir em África, o espectáculo reúne artistas de 17 países africanos e Angola estará representada por Amosi Just A Label e Paulo Flores.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 1 ano

Música autobiográfica revela dissabores da trajectória de Halison Paixão

há 10 meses
Superação é o título da mais recente faixa musical de Halison Paixão, trata-se de testemunho cantado, que visa reforçar a esperança de todos que têm poucas possibilidades mas almejam alcançar algum sonho.

Par de ténis usado por Kanye quebra record de vendas e torna-se o mais caro da história

há 6 meses
Os calçados foram vendidos o equivalente a 1 bilião e 170 milhões de Kwanzas. Trata-se do par de Nike Air Yeezys que Kanye West usou durante a actuação no Grammy Awards de 2008.

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 1 ano
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

Netflix narra história da vida real do primeiro samurai negro

há 6 meses
O pano de fundo da vida do guerreiro está envolto em mistério, mas ele provavelmente terá passado a maior parte do tempo pré-samurai no território indígena de Goa, controlado por portugueses, como um escravo treinado em combate.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 11 meses
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 1 ano
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 3 meses
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.