Sadia e Unison rubricam acordo de cobranças digitais na União Europeia e Reino Unido

A Entidade de Gestão Colectiva  Angolana e a Espanhola Unison anunciam um acordo de representação para arrecadação dos direitos digitais na Europa para o repertório de mais de 35 mil músicas confiadas por autores, artistas e editoras angolanas à SADIA.

Em nota, a entidade informa que, com este acordo, os membros da SADIA estarão representados nos seus direitos digitais em todo o território europeu através de um único ponto de contacto, graças aos acordos de licença multiterritoriais da Unison com DSPs, Redes Sociais e outros utilizadores de obras musicais.

Ambas as empresas têm como princípio oferecer serviços eficientes, transparentes e com tecnologia de ponta para a indústria de musical e estão empenhadas para agilizar o recebimento de direitos para o vibrante sector musical Angolano.

Sobre este tópico, Dr. João André da Silva Feijó, Presidente da SADIA, comentou: “É para nos uma grande honra tê-los como parceiros, ficamos felizes por terem confiado em nos para realização desse projeto que requerer muita responsabilidade, principalmente por se tratar de algo tão importante como arrecadação dos direitos digitais dos autores Angolanos . ”

Por seu turno, Jordi Puy, CEO da Unison, também declarou: “Estamos gratos à SADIA por confiar em nós e muito felizes por servir os representantes dos criadores angolanos em nossa missão conjunta de otimizar suas cobranças digitais na Europa”. E acrescentou: “Vemos este acordo como o início de uma longa e frutífera jornada juntos.”

A SADIA é a principal Entidade de Gestão Colectiva de direitos do Autor da República de Angola: é uma associação sem fins lucrativos rígida pelos preceitos das leis das associações, fundada em 1990, para defesa e gestão dos direitos coletivos e autores angolanos, licenciada pelo Serviço Nacional de Direitos de autor e conexos do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente  para a cobrança e distribuição dos direitos autorais e conexos. A SADIA representa os autores, angolanos e não só, em todas as disciplinas literárias, artísticas e os sucessores e cessionários que nela se acham inscritos.

A Unison é a principal entidade europeia independente de gestão de direitos que oferece um serviço de licenciamento digital multiterritorial com negociações diretas com DSPs, redes sociais e outros utilizadores de música digital, bem como gestão de cobranças off-line por meio de sua rede internacional de acordos de representação.

A empresa iniciou suas operações em 2020 e já administra direitos em mais de 1 milhão de músicas, representando mais de 270 clientes de 12 países. É a primeira sociedade gestora de direitos constituída em Espanha, uma das pioneiras na Europa e uma das duas únicas sociedades aceites como Cliente RME no CISAC para a gestão de direitos musicais.

Apelamos os autores nacionais a se filiarem a SADIA e declararem as suas obras para receberem os seus rendimentos autorais da execução pública feita em rádios, televisões, shopping, loja e nas plataformas digitais em Africa e Europa.

as cargas mais recentes

Morreu o músico Tino Fortes

há 7 meses
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.

Bonga: “Sinto-me um kota realizado”

há 1 ano
O dia 28 de Junho de 2020 será lembrado como um dos dias mais importante da cultura nacional, tudo por causa de Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. A Carga traz as reacções do espectáculo.

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 6 meses
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Burna Boy protagoniza o seu primeiro live a partir de Londres

há 9 meses
Após o lançamento de “Twice As Tall”, o músico nigeriano, adaptando-se ao novo normal, está a promover a obra. No próximo dia 18, Burna Boy vai ao ‘Live From London’ protaginozar o seu primeiro espectáculo.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 1 ano

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 7 meses
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.

Addy Buxexa lança single “Não Vai Embora” com a participação de Eudreezy

há 1 ano
A música é uma declaração de amor e, acima de tudo, um elogio à importância que as mulheres têm na vida dos homens. Com este single, Addy Buxexa quer também mostrar uma nova maturidade, com uma nova sonoridade e versatilidade.

Músico Vladmiro Gonga abre iniciativa para ajudar a internacionalizar clássicos angolanos

há 2 meses
O programa está a ser apoiada pelo Projecto Brilhar, integra aulas de violão e visa promover os clássicos do Semba, Kilapanga e Massemba, interpretados fundamentalmente em Kimbundu e Umbundu.

Cantor brasileiro Belo é solto após pedido de habeas corpus

há 5 meses

Banda Maravilha completa 28 anos

há 3 semanas
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 1 ano
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 8 meses
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

Novo álbum de Matias Damásio já está disponível

há 8 meses
Trata-se de um projecto musical com seis faixas nos estilos Semba, Kizomba e Pop com participações de Filho do Zua, Aina Quach e Puto Português. Está oficialmente disponível desde ontem nas plataformas digitais.

Federação Internacional de Natação proíbe uso de toucas para cabelo afro

há 1 mês
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 11 meses
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Rui Orlando em concerto no `Especial Tá Bater´

há 11 meses
É já neste sábado, dia 19 de Setembro, que todas as atenções estarão voltadas para o `Especial Tá Bater´, com Rui Orlando, a protagonizar uma incursão pelos maiores sucessos do seu repertório.