Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.
Carlos do Aniceto Vieira Dias”Liceu Vieira Dias” foi descendente de uma elite letrada nativa apelidada, na altura, como “os crioulos”. Este grupo veio a misturar-se a outras importantes famílias do séc. XVIII e XIX, em Luanda. Mateus Vieira Dias, por exemplo, casou-se com Margarida Van-Dúnem dos Santos Torres.

Os Vieira Dias, Van-Dúnem e Mingas foram as primeiras famílias de músicos angolanos. O legado de Liceu Vieira Dias, Lourdes Van-dunem, André e Ruy Mingas é hoje honrado pelos seus descendentes, que actualmente fazem sucesso no Rap, Massemba, Semba, Jazz, Blues e outros exímios instrumentistas.
Apesar da longa linhagem, o destaque vai para Liceu Viera Dias, o memorável criador dos N’gola Ritmos, agrupamento musical fundado em 1947, no Bairro Operário, e que tempos mais tarde viriam colaborar Lourdes Van-Dúnen, Sara Chaves, Fernanda Ferreirinha e Belita Palma.