Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

Carlos do Aniceto Vieira Dias”Liceu Vieira Dias” foi descendente de uma elite letrada nativa apelidada, na altura, como “os crioulos”. Este grupo veio a misturar-se a outras importantes famílias do séc. XVIII e XIX, em Luanda. Mateus Vieira Dias, por exemplo, casou-se com Margarida Van-Dúnem dos Santos Torres.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

Os Vieira Dias, Van-Dúnem e Mingas foram as  primeiras famílias de músicos angolanos. O legado de Liceu Vieira Dias, Lourdes Van-dunem, André e Ruy Mingas é hoje honrado pelos seus descendentes, que actualmente fazem sucesso no Rap, Massemba, Semba, Jazz, Blues e outros exímios instrumentistas.

Apesar da longa linhagem, o destaque vai para Liceu Viera Dias, o memorável criador dos N’gola Ritmos, agrupamento musical fundado em 1947, no Bairro Operário, e que tempos mais tarde viriam colaborar Lourdes Van-Dúnen, Sara Chaves, Fernanda Ferreirinha e Belita Palma.

as cargas mais recentes

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 1 ano
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Samuel Eto’o irritado com clubes franceses

há 7 meses

Liz Lyrics apresenta ‘Studio Session’, uma incursão à realidade social

há 1 ano
Liz Lyrics canta Rap e R&B desde 2010 e está este momento em Portugal a construir a carreira profissional. O angolano está prestes a colocar no mercado mais um projecto musical intitulado ‘Studio Session’, de 6 músicas e 6 vídeoclipes.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 2 anos
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 1 ano
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 2 anos

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 1 semana
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 1 ano
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Falta de conhecimento leva a que muitos artistas não beneficiem dos rendimentos das suas obras

há 2 semanas
Especialistas em gestão de direitos de autores estão preocupados com a falta de conhecimento por parte da classe artística, sobre as leis dos direitos de autores e conexos.

SSP: O grupo de Rap nacional mais ouvido actualmente

há 1 ano
Dados fornecidos pela Sadia, indicam que o grupo SSP são os artistas mais ouvidos, desde o dia 21 de Setembro, no `Top Nacional´ -−divulgado pela Carga Magazine−. A par desta “colocação”, são também os primeiros artistas do estilo Rap a entrar na lista de preferência dos ouvintes, de todas as rádios nacionais.

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 7 meses
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

Após cerimónia de atribuição dos Grammy Lil Wayne manda um “vai te lixar” à organização

há 8 meses

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 1 ano
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Porto de Luanda: 75 anos a ligar Angola aos mercados internacionais

há 1 ano
O Porto de Luanda é o maior terminal de importação e exportação de carga de Angola e há 75 anos, completados hoje, p tem ligado o país aos principais mercados mundiais, servindo de alavanca para o desenvolvimento económico e social, ancorado nos pilares da sustentabilidade e da competitividade. Com a nova administração, a instituição segue a rota do crescimento de portas abertas para o futuro.

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 1 ano

Tyrese Gibson revela perda de papéis por causa da sua tez de pele e afirma que o colorismo ainda é um problema em Hollywood

há 2 meses
Em entrevista ao podcast ‘Leah’s Lemonade’, Tyrese Gibson fez o mundo saber que está dentro desta estatística do racismo estrutural.