Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

Carlos do Aniceto Vieira Dias”Liceu Vieira Dias” foi descendente de uma elite letrada nativa apelidada, na altura, como “os crioulos”. Este grupo veio a misturar-se a outras importantes famílias do séc. XVIII e XIX, em Luanda. Mateus Vieira Dias, por exemplo, casou-se com Margarida Van-Dúnem dos Santos Torres.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

Os Vieira Dias, Van-Dúnem e Mingas foram as  primeiras famílias de músicos angolanos. O legado de Liceu Vieira Dias, Lourdes Van-dunem, André e Ruy Mingas é hoje honrado pelos seus descendentes, que actualmente fazem sucesso no Rap, Massemba, Semba, Jazz, Blues e outros exímios instrumentistas.

Apesar da longa linhagem, o destaque vai para Liceu Viera Dias, o memorável criador dos N’gola Ritmos, agrupamento musical fundado em 1947, no Bairro Operário, e que tempos mais tarde viriam colaborar Lourdes Van-Dúnen, Sara Chaves, Fernanda Ferreirinha e Belita Palma.

as cargas mais recentes

Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

há 12 meses
O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

Algo Desconhecido apresenta hoje a segunda edição do ‘Bengha Producers’

há 2 anos
Trata-se de uma conversa entre produtores, cujo primeiro encontro aconteceu no live do Facebook da passada quinta-feira e hoje assinala a segunda edição, as 19 horas na página Wilson Algo Desconhecido. Na primeira pessoa, o produtor que já trabalhou com Monsta, Mc Koringa, NGA, Prodígio, Deezy e outros grandes nomes da música internacional, descortinou as razões da sua mais recente criação.

Nova música de Dj Khaled poderá contar com uma versão de Kizomba

há 2 anos

Elias Miguel: “Diferente do gospel, há muitos cantores na nossa praça com problemas de base”

há 4 meses
Para quem percebe de música e conhece Elias Miguel não terá a menor dúvida de que o artista merece todo o respeito na música angolana, principalmente no estilo gospel. É ele o autor do popularizado tema “Tua Palavra”, disponível nas plataformas digitais.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 2 anos
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

R.Kelly: Advogados voltam a pedir liberdade condicional, após cantor sofrer duas agressões em menos de uma semana

há 2 anos
Preso por acusações de crimes sexuais em jurisdições distintas, nomeadamente: Chicago, Nova York e Minnesota, Robert Kelly tem sido alvo de “maus tratos” dentro da própria cela.

Para além do 4, haverá “Jonh Wick 5” em 2022

há 2 anos
A saga protagonizada por Keanu Reeves, ‘John Wick’, terá dois novos filmes a partir de 2022, ou seja, contará, para além de Jonh Wick 4, com uma quinta parte, o John Wick 5, informou esta quinta-feira John Feltheimer, CEO da Lionsgate.

Novidade: Álbum de Nanuto será lançado mês

há 6 meses
O saxofonista prepara-se para o lançamento de um novo disco. “Gato Vijú” nome com que normalmente se caracteriza será o título da obra, que reserva 19 temas musicais.

Oito vítimas de alegados crimes sexuais se manifestam contra a soltura de Bill Cosby

há 10 meses
Bill Cosby recebeu mais de 50 acusações de estupro, agressão sexual e má conduta sexual em 2015 e cumpria a pena de 10 anos, desde 2018. Eis que no passado dia 30 de Junho, o actor teve a condenação anulada e recebeu soltura da prisão estadual da Pensilvânia.

“Testemunho” de Rodex Mágico ganha nova roupagem

há 2 semanas
O tema traz histórias sobre o envolvimento do artista no mundo do crime no passado, do qual, sublinha, “não se orgulha”, e integra o álbum “Dores e Mágoas”. Está disponível desde as primeiras horas de ontem no YouTube e também a ser veiculado no Afro Music Channel.

Coronavírus adia estreia na música de Orlando dos Tunezas

há 2 anos
A cara é conhecida, mas os dotes musicais nem tanto. Orlando Kikuassa, integrante do grupo de humor Os Tunezas, esteve prestes a apresentar a sua primeira música, mas o acto foi adiado por causa do COVID-19.

Empresa abre processo judicial alegando que perdeu prestígio por causa da parceria com Drake

há 1 ano

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 10 meses
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.

Maria Bethânia finalmente aparece em Live

há 1 ano

The Weekend doa 1 milhão de dólares para ajudar Etiópia a comprar alimentos

há 1 ano

Falta de conhecimento leva a que muitos artistas não beneficiem dos rendimentos das suas obras

há 7 meses
Especialistas em gestão de direitos de autores estão preocupados com a falta de conhecimento por parte da classe artística, sobre as leis dos direitos de autores e conexos.