Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

Carlos do Aniceto Vieira Dias”Liceu Vieira Dias” foi descendente de uma elite letrada nativa apelidada, na altura, como “os crioulos”. Este grupo veio a misturar-se a outras importantes famílias do séc. XVIII e XIX, em Luanda. Mateus Vieira Dias, por exemplo, casou-se com Margarida Van-Dúnem dos Santos Torres.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

Os Vieira Dias, Van-Dúnem e Mingas foram as  primeiras famílias de músicos angolanos. O legado de Liceu Vieira Dias, Lourdes Van-dunem, André e Ruy Mingas é hoje honrado pelos seus descendentes, que actualmente fazem sucesso no Rap, Massemba, Semba, Jazz, Blues e outros exímios instrumentistas.

Apesar da longa linhagem, o destaque vai para Liceu Viera Dias, o memorável criador dos N’gola Ritmos, agrupamento musical fundado em 1947, no Bairro Operário, e que tempos mais tarde viriam colaborar Lourdes Van-Dúnen, Sara Chaves, Fernanda Ferreirinha e Belita Palma.

as cargas mais recentes

Estrela do Rap Lil’ Kim pede um desafio de hits contra Nick Minaj

há 2 anos

Lil Nas X volta a lançar single polémico, desta vez com fim filantrópico

há 2 anos
“Industry Baby” documenta o seu processo judicial em tribunal, movido pela Nike por causa do tênis Nike Air Max 97, que continha gotas de sangue humano. Todo dinheiro arrecadado com direitos autorais da faixa, será revertido em doações ao The Project Bail.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 3 anos
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 1 ano
Destaque para o projecto “Boa Onda” (Angola), Anselmo Ralph (Angola) e Mariah Carey, a cantora mais procurada neste período, com sucessos como “All I Want For Christmas Is You” e “Holy Night”, tendo gravado, a semelhança de Celine Dion, álbuns de natal.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 2 anos
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Regresso do Show do Mês ao formato original leva público a delírio

há 1 ano

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 2 anos
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Desengane-se, liberdade provisória não foi concedida a R. Kelly

há 2 anos
Foi ontem posta a circular no Twitter, uma foto que deu azos a especulações, sobre a possível soltura de R. Kelly, o que não corresponde a verdade. O artista continua no Metropolitan Correctional Center de Chicago, onde permanecerá até ser julgado.

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 2 anos
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 2 anos
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

Ouvir música através de um implante no cérebro é a mais nova proposta da Tesla

há 3 anos
Elon Musk, CEO da marca de automóveis Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, que colocou recentemente dois astronautas em órbita, afirma que vamos deixar de precisar de auscultadores em breve, porque vamos passar a ouvir música através de um micro-chip no cérebro.

Irritado, Lebron James invade jogo do filho para confrontar locutor

há 2 anos
O filho da estrela da NBA estava em jogo este domingo e James, como faz habitualmente, assistia-o a partir do pavilhão. Perto do fim, o locutor do encontro terá insinuado que foi assinalada uma falta inexistente a favor do liceu SFG, beneficiando Bronny James por ser filho de LeBron.

Ludmilla participa na 2ª temporada da série ‘Arcanjo Renegado’

há 3 anos
Em meio a polémica com Anitta, a cantora Ludmilla foi escalada para interpretar uma polícia Militar. Apesar de receber vários elogios da classe artística com destaque para o apoio de Emicida, a actriz Samantha Schmütz fez uma crítica sobre o assunto, ao qual, foi respondida ao pé da letra.

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 3 anos
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

NBA All-Star 2022: Steph Curry vence All-Star MVP com recorde de 50 pontos

há 11 meses
Curry estabeleceu um recorde de All-Star Game ao drenar 16-de-27 tentativas de 3 pontos, quebrou o anterior recorde de Paul George, estabelecido em 2016. O armador terminou com 50 pontos em 17-30 remates do campo, cinco ressaltos, duas assistências, dois blocos e um roubo, quase igualou o recorde do All-Star Game, detido por Anthony Davis, que chegou aos 52 em 2017.

Dudu Sapate leva exposição “Gênesis” à Galeria Tamar Golan

há 10 meses
O artista angolano Dudu Sapate vai apresentar-se no próximo dia 1 de Abril, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Gênesis”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 22 de Abril.