Ainda não é uma realidade nossa, mas em países africanos como a Nigéria, a indústria musical já consegue movimentar milhares de dólares/ano.
Os Estados Unidos da América, tido como centro da indústria da música do globo, contabiliza bilhões de dólares. No ano transacto, o sector musical no mundo arrecadou 59 mil milhões de dólares, de acordo a Statica.
Na última década, período compreendido entre 2011 e 2020, os artistas mais bem pagos do mundo, segundo a avaliação da revista, após ter reunido publicações anuais da Forbes, são: Beyoncé, Diddy, Elton John, Taylor Swift e Dr. Dre.
Beyoncé. A cantora, que iniciou sua trajectória no Destiny Child’s, é hoje uma das maiores estrelas do Pop, conhecida mundialmente e vencedora de 25 Grammys ao longo da sua carreira, o que a colocou no posto de artista feminina com o maior número de vitórias da premiação. O valor acumulado nos últimos 10 anos pela cantora é de USD 543 milhões.
Diddy. O rapper e produtor norte-americano viu a fortuna aumentar em USD 576 milhões. O o músico também é dono de empreendimentos como a Bad Boy Records, uma gravadora, uma cadeia de restaurantes e linhas de roupas. Parte do bom desempenho do artista é atribuído a parceria comercial com a vodka Ciroc e à “Bad Boy Family Reunion Tour”. A turnê conjunta com outros artistas vendeu mais de 200 mil ingressos em 2016.
Elton John. O britânico recebeu US 645,5 milhões nos últimos 10 anos. O autor de hits como Rocket Man, nome que inclusive inspirou o filme biográfico também chamado “Rocket Man”, rendendo ao músico um Oscar de melhor canção original com “(I’m Gonna) Love Me Again”, mas foi a turneé “EltonFarewellTour” a responsável por boa parte dos lucros do cantor.
Taylor Swift. Começou a carreira como uma representante do estilo country, e hoje é uma das maiores estrelas Pop, com ganhos de USD 743,5 milhões na última década. Lançando dois álbuns em 2020, o “Folklore” e “Evermore”. A cantora agradou a crítica e consagrou-se ainda mais como um sucesso global. Com “Folklore”, ganhou o grammy de melhor álbum do ano passado.
Dr. Dre. Surgiu na música no final dos anos 80 como rapper. Hoje, suas actividades são mais voltadas para o mundo dos negócios , o que lhe rendeu lucros de USD 811 milhões. Boa parte desse lucro deu-se principalmente após a venda da sua empresa Beats de headphones para a Apple.