Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

A partir de Março o Distrito Urbano do Sambizanga passará a contar com um projecto que vai promover músicos e diferentes disciplinas artistícas. A iniciativa denomina-se Sambizanga Ritmo e Poesia e pretende “resgatar a mística” do distrito.

Além do ciclo de espectáculos que dará voz e vez à arte engajada, terá ainda o “Roque Santeiro Cultural”, uma feira anual onde serão expostos e vendidos livros, discos, peças de artesanato, artes plásticas etc..

Trovadores, slammers, actores, escritores e poetas poderão também ser contemplados.

A Carga conversou com o adminitrador daquele distrito urbano. Orlando Paca falou das razões da criação do projecto e explicou sobre como vai funcionar.

É algo de que sempre pensou ou o projecto acabou por nascer assim que constatou as necessidades do distrito?

A iniciativa surge para promover cada vez mais a cultura nacional no Distrito Urbano do Sambizanga, com maior incidência na literatura e na música. Mais do que entreter, foca-se no valor pedagógico das artes, aproximando os munícipes a conteúdos artísticos que melhor estimulam a sensibilidade e desenvolvem o senso crítico de quem aprecia. Através do debate pretendemos analisar a produção literária nacional, estreitar laços entre leitores e escritores, e despertar nos munícipes o gosto pela leitura. Outrossim, é nosso objectivo trazer ao Sambizanga referências da música, das belas artes, etc.

O projecto é um desejo antigo, mas que ganhou força depois de constatarmos a ausência de um movimento artístico-cultural sólido e constante no Distrito que já viu nascer grandes artistas.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

Está à frente de uma circunscrição que é o berço da arte engajada. A iniciativa vem como uma espécie de resgate da mística do distrito?

Sim, claro. A mensagem carregada de simbolismo é algo que sempre caracterizou músicos, grupos carnavalescos e outros artistas ligados ao Sambizanga. Grupos e artistas que, mais do que entreter, preocupavam-se em reflectir sobre a nossa angolanidade e  fenómenos ligados à nossa sociedade.

Porquê diz isso?

Mais do que proporcionar entretenimento, é importante que as artes conservem a nossa idiossincrasia e sejam capazes de moldar consciências, transformar positivamente os nossos cidadãos para que estejam preparados e a altura dos desafios que o Distrito e o País nos apresentam.

O Sambizanga Ritmo & Poesia compreende a literatura, música e a poesia falada. Em termos práticos. Como é que estes eventos estarão a acontecer?

Numa primeira fase o projecto será materializado por meio de dois eventos culturais dialogantes, nomeadamente:

“Sambila Leitor”, que é um clube de leitura onde os amantes do livro encontrar-se-ão para debater e analisar obras literárias. Grande parte dos debates contará com a presença de escritores convidados. E o “Diálogo Acústico”, um concerto intimista em voz e violão cujo palco visa dar espaço e voz a músicos, trovadores e slammers.

Há uma segunda fase?

Sim. A segunda fase o projecto só será materializada mais tarde, através do evento denominado “Roque Santeiro Cultural”. Trata-se de uma feira anual onde teremos expostos e disponíveis para venda: livros, discos, artesanato, artes plásticas e materiais de outras disciplinas artísticas. Vai contar também com debates sobre artes, música e teatro.

Que escritores, poetas e músicos podem integrar e como fazer para participar do projecto?

O nosso projecto é inclusivo, todos os artistas terão voz e espaço. Os artistas do distrito que queiram se apresentar nos eventos, deverão contactar o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Administração do Distrito Urbano do Sambizanga.

Pretendem arrancar em Março . Neste momento, em que pé está o projecto?

O projecto está a caminhar na velocidade desejada. Nesse momento estamos em fase de pré-produção. A reunir as condições necessárias para a materialização dos eventos.

as cargas mais recentes

Daniel Alves regressa ao Barcelona cinco anos depois

há 1 ano

Best-Seller de Tom Clancy foi adaptado ao cinema e Michael B. Jordan está no papel principal

há 2 anos
O próximo “encontro” com Michael B. Jordan, está marcado para o próximo dia 30 de Abril, na Amazon Prime Video.

Lançamentos dos álbuns de Cef Tanzy e Projecto Comboio terão sido adiados devido ao show de Gerilson Insrael?

há 1 ano
O anúncio sobre o cancelamento, a menos de 24 horas, das vendas e sessões de autógrafos dos álbuns “The Coach” do músico Cef Tanzy e “Comboio Vol.1” terá deixado, na última sexta-feira, os fãs e os amantes da música sem palavras. Mas, e como dizem os peritos, qualquer acção comunicativa movida sobre um produto acaba sempre por promovê-lo.

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 2 anos
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

Origem e evolução do Kuduro

há 3 anos
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

Trunfos do DJ Znóbia

há 2 anos

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 2 anos
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 2 anos
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Suge Knight é apontado como mandante do assassinato de Notorious BIG

há 2 anos
24 anos após o assassinato de Christopher “The Notorious BIG” Wallace, um Ex-agente do FBI volta a trazer à tona uma teoria há muito repercutida, “Marion Suge Knight pagou o assassino que matou BIG, mas a bala era na verdade destinada a Diddy”.

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 3 anos
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 3 anos
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

há 1 ano
Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira, aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 2 anos
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 3 anos
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.

Força Suprema sobre o público: “Os fãs cresceram, mas o amor continua lá”

há 1 ano
Terminada a visita a Luanda, onde cumpriram uma agenda de vários espectáculos, o grupo está de regresso a Portugal, mas promete retornar à capital angolana ainda este ano. Como não podia deixar de ser, antes de deixarem Luanda, NGA, Prodígio, Don G e Monsta visitaram, ontem, a redacção da Carga.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 2 anos
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.