Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

A partir de Março o Distrito Urbano do Sambizanga passará a contar com um projecto que vai promover músicos e diferentes disciplinas artistícas. A iniciativa denomina-se Sambizanga Ritmo e Poesia e pretende “resgatar a mística” do distrito.

Além do ciclo de espectáculos que dará voz e vez à arte engajada, terá ainda o “Roque Santeiro Cultural”, uma feira anual onde serão expostos e vendidos livros, discos, peças de artesanato, artes plásticas etc..

Trovadores, slammers, actores, escritores e poetas poderão também ser contemplados.

A Carga conversou com o adminitrador daquele distrito urbano. Orlando Paca falou das razões da criação do projecto e explicou sobre como vai funcionar.

É algo de que sempre pensou ou o projecto acabou por nascer assim que constatou as necessidades do distrito?

A iniciativa surge para promover cada vez mais a cultura nacional no Distrito Urbano do Sambizanga, com maior incidência na literatura e na música. Mais do que entreter, foca-se no valor pedagógico das artes, aproximando os munícipes a conteúdos artísticos que melhor estimulam a sensibilidade e desenvolvem o senso crítico de quem aprecia. Através do debate pretendemos analisar a produção literária nacional, estreitar laços entre leitores e escritores, e despertar nos munícipes o gosto pela leitura. Outrossim, é nosso objectivo trazer ao Sambizanga referências da música, das belas artes, etc.

O projecto é um desejo antigo, mas que ganhou força depois de constatarmos a ausência de um movimento artístico-cultural sólido e constante no Distrito que já viu nascer grandes artistas.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

Está à frente de uma circunscrição que é o berço da arte engajada. A iniciativa vem como uma espécie de resgate da mística do distrito?

Sim, claro. A mensagem carregada de simbolismo é algo que sempre caracterizou músicos, grupos carnavalescos e outros artistas ligados ao Sambizanga. Grupos e artistas que, mais do que entreter, preocupavam-se em reflectir sobre a nossa angolanidade e  fenómenos ligados à nossa sociedade.

Porquê diz isso?

Mais do que proporcionar entretenimento, é importante que as artes conservem a nossa idiossincrasia e sejam capazes de moldar consciências, transformar positivamente os nossos cidadãos para que estejam preparados e a altura dos desafios que o Distrito e o País nos apresentam.

O Sambizanga Ritmo & Poesia compreende a literatura, música e a poesia falada. Em termos práticos. Como é que estes eventos estarão a acontecer?

Numa primeira fase o projecto será materializado por meio de dois eventos culturais dialogantes, nomeadamente:

“Sambila Leitor”, que é um clube de leitura onde os amantes do livro encontrar-se-ão para debater e analisar obras literárias. Grande parte dos debates contará com a presença de escritores convidados. E o “Diálogo Acústico”, um concerto intimista em voz e violão cujo palco visa dar espaço e voz a músicos, trovadores e slammers.

Há uma segunda fase?

Sim. A segunda fase o projecto só será materializada mais tarde, através do evento denominado “Roque Santeiro Cultural”. Trata-se de uma feira anual onde teremos expostos e disponíveis para venda: livros, discos, artesanato, artes plásticas e materiais de outras disciplinas artísticas. Vai contar também com debates sobre artes, música e teatro.

Que escritores, poetas e músicos podem integrar e como fazer para participar do projecto?

O nosso projecto é inclusivo, todos os artistas terão voz e espaço. Os artistas do distrito que queiram se apresentar nos eventos, deverão contactar o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Administração do Distrito Urbano do Sambizanga.

Pretendem arrancar em Março . Neste momento, em que pé está o projecto?

O projecto está a caminhar na velocidade desejada. Nesse momento estamos em fase de pré-produção. A reunir as condições necessárias para a materialização dos eventos.

as cargas mais recentes

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 1 ano
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Segundo álbum póstumo de Pop Smoke já está disponível

há 2 meses
Faith é disponibilizado um ano após ao lançamento primeiro álbum póstumo de Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon.

Morreu o fadista português Carlos do Carmo

há 9 meses
O cantor morreu na manhã de hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada ontem por causa de um aneurisma.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 1 ano
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 9 meses
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 11 meses
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

Drake atinge feito inédito e ultrapassa Os Beatles, Michael Jackson e Madonna

há 1 ano
O rapper tornou-se o artista com mais músicas no Top da Billboard. O recorde pertencia durante anos a Madonna e Drake já havia empatado, mas esta semana atingiu 40 músicas na parada. Veja a lista completa dos artistas que mais colocaram músicas no do Top 10 dos EUA.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 10 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 6 meses
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Keyshia Cole anuncia aposentadoria da música

há 6 meses
A artista vai aposentar-se da música mais cedo, está apenas à espera do lançamento do seu oitavo álbum.

Prenda de Natal: Milionário Records apresenta colectânea musical

há 9 meses
Chega ao mercado angolano uma colectânea de canções sugestivas, repleta de estrelas da editora milonário records, apresentando vinte e oito músicas de doze artistas, que fazem parte da extensa família MR, cujo lançamento será feito durante quinze dias, trazendo várias propostas musicais no estilo Kizomba, R&B, Naija, Guetto Zouk, para este período fraternal do ano.

Peça teatral ” Ninguém Leva Nada” eleva fasquia do projecto Rajada Teatral

há 4 meses
A trilogia abriu com “Distância Não é Barreira”, prosseguiu com a peça “Ninguém Leva Nada” e encerra este domigo (30), com a apresenração de Escrava da Cama, com Kayaya Júnior e Xavier Bracleem. O projecto reúne actores de várias companhias teatrais e também integrou a cantora Maya Zuda.

Rei da Kizomba “is back”

há 2 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Orquestra Camerata de Luanda “Renasce” em concerto intimista

há 3 semanas
A Orquestra Camerata de Luanda, realiza dia 09 de Setembro, no memorial Agostinho Neto um concerto intimista para marcar o seu regresso aos palcos, depois de um longo período inactiva.

Novo single revela versatilidade de Beatoven

há 1 ano
O single tem uma sonoridade arrojada e mais uma vez mostra a versatilidade de Beatoven e do seu álbum, no que toca a produção, juntou EDM com alguns apontamento West Coast.

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 1 ano
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.