Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

Nos dias que correm, as homenagens “vivas” -homenagear as pessoas enquanto vivas-, fazendo com que elas sintam-se valorizadas, vivam a homenagem, têm sido palavra de ordem quando se trata de tributos.

Nesta senda, sábado a TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Não foi uma simples homenagem, foi uma viagem aos melhores momentos deste género que atravessou fronteiras, rompeu estigmas e, apesar de alguma resistência, conseguiu se impor.

Aos mais sensíveis, as lagrimas caíram ao ouvirem temas como “Felicidade”, “Macumba”, “Bate a porta/Ta Nice”. São músicas que nos remetem para um passado recheado de rivalidade entre os fazedores de Kuduro e uma criatividade fora do comum.

Rei Ta Nice protagonizou momentos de “descompassos”, a esquecendo as suas próprias letras, dando originalidade ao evento, porque estamos a falar de uma pessoa que não canta há muitos anos.

O facto de terem sido interpretadas muitas músicas que não são do Sebem, enquanto se tratava da sua homenagem, não passou despercebido. Uma vez que, “noias” e músicas do homenageado, que marcaram o início da sua carreira, que poderiam ser interpretadas.

A TV Zimbo e os organizadores estão de parabéns pela homenagem a este ícone da música angolana, num momento em que o próprio, apesar das limitações de saúde, pode desfrutar do acto.

as cargas mais recentes

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 9 meses
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 5 meses
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

Milionário Records reúne 13 vozes no hino “Quem Mais?!”

há 6 meses
Sob o olhar atento de jornalistas e várias personalidades do showbiz nacional, estrelas da Milionário Records subiram ao palco do Clube S, ontem, para uma apresentação inédita do hino “Quem Mais?!”.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 3 meses
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 2 meses
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Enlightened Path: Quarto álbum de DJ Djeff já está disponível em Angola

há 8 meses
Este que é o seu quarto álbum de originais, foi desenvolvido ao longo deste último ano, e muito, influenciado pelas inúmeras actuações por este mundo fora e subsequente experiências.

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 9 meses
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 1 ano
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 12 meses
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 9 meses
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 1 ano
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Jay-Z liga para governador de Minnesota a exigir justiça

há 1 ano
Muitos rappers participaram de protestos em várias partes dos Estados Unidos da América a exigir justiça pela morte de George Floyd. Os que não puderam, contribuíram para o Freedom Funds, que fornece dinheiro sob fiança para os presos manifestantes.

Especialistas nomeiam o MVP de cada team na última década

há 1 ano

Rolling Stones ameaçam levar Donald Trump ao tribunal

há 1 ano
A banda britânica Rolling Stones ameaça o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma acção na justiça, se continuar a usar as suas músicas em acções de campanha tal como o fez na semana passada em Oklahoma.

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 1 ano
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Aline Frazão, Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med rendem tributo a Waldemar Bastos

há 4 semanas
O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.