Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

Nos dias que correm, as homenagens “vivas” -homenagear as pessoas enquanto vivas-, fazendo com que elas sintam-se valorizadas, vivam a homenagem, têm sido palavra de ordem quando se trata de tributos.

Nesta senda, sábado a TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Não foi uma simples homenagem, foi uma viagem aos melhores momentos deste género que atravessou fronteiras, rompeu estigmas e, apesar de alguma resistência, conseguiu se impor.

Aos mais sensíveis, as lagrimas caíram ao ouvirem temas como “Felicidade”, “Macumba”, “Bate a porta/Ta Nice”. São músicas que nos remetem para um passado recheado de rivalidade entre os fazedores de Kuduro e uma criatividade fora do comum.

Rei Ta Nice protagonizou momentos de “descompassos”, a esquecendo as suas próprias letras, dando originalidade ao evento, porque estamos a falar de uma pessoa que não canta há muitos anos.

O facto de terem sido interpretadas muitas músicas que não são do Sebem, enquanto se tratava da sua homenagem, não passou despercebido. Uma vez que, “noias” e músicas do homenageado, que marcaram o início da sua carreira, que poderiam ser interpretadas.

A TV Zimbo e os organizadores estão de parabéns pela homenagem a este ícone da música angolana, num momento em que o próprio, apesar das limitações de saúde, pode desfrutar do acto.

as cargas mais recentes

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 6 meses
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

G-Unit: Adeus para sempre

há 5 meses
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 4 meses
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Embaixadores do Semba no Show do Mês

há 4 meses
A Banda Maravilha, conhecida como embaixadora do Semba, será o próximo cartaz do Show do Mês online, no sábado, num concerto que vai marcar o inicio da parceria entre a Nova Energia e TPA, que transmitirá todos os “Lives” no canal 2.

Cine Janela exibe performance de Thó Simões amanhã

há 3 meses
Intitulada “Intocável” em projecto de projeção audiovisual durante quarentena, a performance e Thó Simões será exibida amanhã, às 20 horas, na página @cine.janela.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 2 meses
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 2 meses
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

Pongo Love confirmada no Festival Músicas do Mundo

há 3 meses
O evento reúne cerca de 30 músicos vindos da África, Europa e América. A cantora faz parte da lista dos primeiros 14 artistas apresentados esta sexta-feira.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 2 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

FIFA aprova regras que permitem jogadores representar mais de uma selecção

há 1 mês
A Federação Internacional de Futebol aprovou ontem durante o seu 70.º Congresso, em Zurique, uma alteração nos regulamentos para a mudança de federações por parte dos jogadores que podem representar mais do que um país.

AMA – Patrícia Faria reconhece que tinha música a concorrer na categoria errada

há 3 meses
Depois de alguma polemica em torno das músicas que concorrem no Angola Music Award (AMA), na categoria de melhor Semba, uma das artistas concorrentes teve a coragem de contactar a organização e, humildemente, dizer que a sua música não é Semba.

Majoskill, a voz da esperança do Rap das ruas

há 5 meses
Majoskill vem do Morro Bento, em Luanda. O rapper está no movimento há cinco anos e é apontado como o representante da cultura Hip Hop do seu distrito. Tem duas mixtapes publicadas e apresentou à Carga o seu ambicioso projecto musical para os próximos meses.

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 4 semanas
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

Morreu Florian Schneider, um dos pioneiros da música electrónica

há 6 meses
Florian Schneider fundou, em 1970, com seu amigo, a banda Kraftwerk, pioneira da música electrónica. O músico alemão morreu nesta quarta-feira aos 73 anos vítima de cancro.

Músico fundador dos “Titãs” morre de Coronavírus

há 6 meses
úsico brasileiro Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda de rock “Titãs”, morreu na madrugada de terça-feira, aos 62 anos, na sequência de uma infecção causada pelo novo coronavírus, anunciou a família.

Rapper Chynna Rogers morre de overdose aos 25 anos

há 6 meses
A morte da artista foi anunciada na quarta-feira mas a causa foi ocultada pelo seu agente, dias depois, um representante do Departamento de Saúde Pública da Filadélfia confirmou à Fox News que a jovem morreu de overdose acidental de drogas.