Nos dias que correm, as homenagens “vivas” -homenagear as pessoas enquanto vivas-, fazendo com que elas sintam-se valorizadas, vivam a homenagem, têm sido palavra de ordem quando se trata de tributos.
Nesta senda, sábado a TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.
Não foi uma simples homenagem, foi uma viagem aos melhores momentos deste género que atravessou fronteiras, rompeu estigmas e, apesar de alguma resistência, conseguiu se impor.
Aos mais sensíveis, as lagrimas caíram ao ouvirem temas como “Felicidade”, “Macumba”, “Bate a porta/Ta Nice”. São músicas que nos remetem para um passado recheado de rivalidade entre os fazedores de Kuduro e uma criatividade fora do comum.
Rei Ta Nice protagonizou momentos de “descompassos”, a esquecendo as suas próprias letras, dando originalidade ao evento, porque estamos a falar de uma pessoa que não canta há muitos anos.
O facto de terem sido interpretadas muitas músicas que não são do Sebem, enquanto se tratava da sua homenagem, não passou despercebido. Uma vez que, “noias” e músicas do homenageado, que marcaram o início da sua carreira, que poderiam ser interpretadas.
A TV Zimbo e os organizadores estão de parabéns pela homenagem a este ícone da música angolana, num momento em que o próprio, apesar das limitações de saúde, pode desfrutar do acto.