Selecção júnior feminina de andebol sagra-se campeã africana

Dias depois de apurar-se para o Campeonato do Mundo da categoria, a selecção júnior feminina de andebol sagrou-se, ontem, campeã africana da modalidade ao vencer a sua congénere do Egipto, em Conacri.

Em jogo para a final da competição, Angola derrotou o Egipto por 18-17, numa partida que começou com vantagem de 2-0 e depois deixou-se empatar aos seis minutos a três golos.

A conquista do campeonato africano júnior feminino de andebol acontece uma semana depois da qualificação das angolanas ao campeonato do mundo , após vencerem, no segundo jogo, a Zâmbia por 57-22.

O seleccionador José Terça Chuma, coadjuvado por Inácio Alexandrino, Imaculada Vilolo e Miguel Adão, resumiu a vitória da final como resultado do trabalho que teve com as “meninas”.

O troféu foi conseguido graças à determinação de Domingas Pangu, Cristina Miguel, Marcela Tati, Mbongo Masseu, Márcia Manuel, Lourdes Pedro, Regina Marcos, Roberta Lopes, Dolores do Rosário, Ruth Salgado, Elisandra Guilhermina, Stélvia Pascoal, Bernadeth Belo, Liliana Mário, Donana Epalanga e Tayane Castro.

as cargas mais recentes

Daniel Alves regressa ao Barcelona cinco anos depois

há 6 meses

House Dance, o improviso perfeito

há 2 anos
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 2 anos
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

Samuel Eto’o é o novo presidente da Federação Camaronesa de Futebol

há 5 meses

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 2 anos
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

`O último Roubo´ marca a estreia de Sofia Lucas no teatro

há 9 meses
O Grupo Muxima Yetu Teatro vai estreiar no dia 28 & 29 de Agosto do corrente ano, às 19 horas, no auditório Njinga Mbande, a peça `O Último Roubo´.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 1 ano

Kuduro já está na plataforma Colors Show na voz de Pongo

há 11 meses
No dia em que voltou a dar carga nas plataformas de streaming com a música `Bruxos´, Pongo Love foi também a “porta-bandeira” de Angola e do estilo musical e de dança que é muito nosso, na ColorsxStudios, uma das mais emergentes plataformas de divulgação de novos talentos.

Em cada espectáculo o cantor ganha 200 mil Kwanzas por música. Isto compensa o investimento feito num álbum?

há 2 anos
Um cantor profissional em Angola gasta entre 500 a 1 milhão e 500 mil Kwanzas para produzir uma música. Por conseguinte, num espectáculo, o músico cobra, em média, 200 mil kwanzas por cada interpretação. Este valor dá para cobrir o investimento feito em cada música? A Carga apresenta algumas reacções de músicos, produtores e alguns dos artistas que mais gastaram com a produção.

Música para Joãozinho Morgado estreia sexta-feira

há 1 ano
Cantada pelo percussionista cubano Yasmane Santos, o tema retrata a história de Joãzinho Morgado, sua importância na música angolana e no Semba em particular, destacando a sua perícia nos tambores.

Mágico: Um pequeno nome por detrás de grandes sucessos nacionais

há 11 meses
Quem se prender à sua idade cronológica, pode não acreditar que a carreira profissonal do músico já leva uns 14 anos. Foi ele quem escreveu e produziu os temas” Vou Chorar”, de Kelly Silva, “Jarda Instrumentalização” (Mona Nicastro) e “Me Perdoa”, de Suraya Cortez, por exemplo.

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 1 ano

Origem e evolução do Kuduro

há 2 anos
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 1 ano
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Já sem muita força, Phil Collins dá o último concerto da carreira

há 2 meses
Sentado numa cadeira e visivelmente debilitado, o músico de 71 anos despediu-se na última sexta-feira, 26 de Março, das actuações musicais com um concerto no O2 Arena, em Londres.

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 2 anos
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.