Trata-se de um género de música e de dança tradicionais de Angola. A palavra significa ’’umbigada’’ em kimbundo. Numa tradução livre, o Semba representa “o corpo do homem que entra em contacto com o corpo da mulher ao nível da barriga”.
Este estilo tem nas suas origens a massemba, a umbigada e as batucadas e tornou-se muito popular na década de 1950.
O cantor Carlos Burity defende que a estrutura mais antiga do Semba situa-se na massemba (umbigada), uma dança angolana do interior caracterizada por movimentos que implicam o encontro do corpo do homem com o da mulher: o cavalheiro segura a senhora pela cintura e puxa-a para si provocando um choque entre os dois.
Enquanto género musical, o Semba actual é resultado de um processo complexo de fusão e transposição, sobretudo da guitarra, de segmentos rítmicos diversos, assentes fundamentalmente na percussão, o elemento base das culturas africanas. Deu também origem a vários outros estilos, como o samba brasileiro.
Vamos «Sembar»? Seja bem vindo/a às aulas de Semba em Luanda no Eleven´s Art Studio – estúdio de Dança e Artes que está localizado no Mix Center, Talatona.
Publicado há 3 anos