Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

A acção formativa repartida em três sessões, sendo uma por semana, com o recurso a  videoconferência tem como objectivo capacitar os responsáveis e técnicos dos diferentes órgãos do Executivo que concorrem para a protecção, elaboração e gestão do Património Cultural, em especial das províncias com sítios inscritos na lista indicativa do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

O evento foi presidido pela Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus e contou com a presença dos Secretários de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino e para o Ambiente, Paula Francisco. A Secretária de Estado para a Cultura abordou, no tema introdutório, o Processo de Inscrição de Bens a Património da Humanidade, tendo enfatizado o facto a Convenção ter sido adoptada em 1972 e Angola ter ratificado a Convenção em 1992.

Neste percurso histórico salientou que as primeiras inscrições ocorrem em 1978 e Angola inscreveu o primeiro bem na lista do património mundial em 2017, nomeadamente o Centro Histórico de Mbanza Kongo. A Prelectora esclareceu para um bem ser inscrito na lista em perigo e a relevância da determinação do valor universal excepcional  na inscrição dos bens bem como o modelo de funcionamento do Comité do Património Mundial, tendo apresentado a experiência de Angola no processo de Classificação do Centro Histórico de Mbanza Kongo.

A formação contou com a participação de cinquenta participantes, via online, e de diferentes províncias, entre Governantes, Directores Provinciais e Técnicos dos distintos organismos provinciais.

as cargas mais recentes

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 1 ano
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

Artistas já consagrados são desafiados no BAI Dança Com Ritmo

há 2 dias
Uma das apostas do BAI Dança com Ritmo foi desafiar figuras públicas a mostrarem o seu talento na arte da Dança. Seis nomes foram escolhidos para integrar o quadro: Neide Sofia, Kelly Silva, Paul G, DJ Leo Cris e o Chef Ricardo Helton foram os seleccionados para a grande missão, provar-se o Famoso melhor dançante do país.

Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

há 3 meses
A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 5 meses

Carla Moreno integra corpo de jurado do concurso de música na TVI

há 5 meses

Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

há 11 meses

Bruno Fernando é transferido para os Boston Celtic

há 13 horas
O poste angolano Bruno Fernando, que jogou pelos Atlanta Hawks nas duas últimas épocas, vai representar na próxima temporada na NBA os Boston Celtic, depois de uma troca envolvendo Tristan Thompson, Kris Dunn e Delon Wright.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 8 meses
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Dog Murras e Bonga programam encontro histórico

há 3 meses
Dog Murras vai receber no dia 3 de Maio, Barceló de Carvalho ” Bonga”, na rubrica TerrATerra, para falarem sobre os nossos valores culturais, as tradições africanas e os destinos dos angolanos, numa conversa aberta à moda angolana, despida de cores partidárias.

A assinalar dez anos, Luxor African Film Festival 2021 premia filme Made in Angola

há 4 meses
O filme Ar Condicionado foi premiado como Melhor Longa Metragem (prémio do Júri) na 10ª edição do Luxor African Film Festival 2021, no Egipto.

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 3 semanas
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 1 ano
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 meses
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 1 ano

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 1 ano
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 1 ano
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.