Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

A acção formativa repartida em três sessões, sendo uma por semana, com o recurso a  videoconferência tem como objectivo capacitar os responsáveis e técnicos dos diferentes órgãos do Executivo que concorrem para a protecção, elaboração e gestão do Património Cultural, em especial das províncias com sítios inscritos na lista indicativa do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

O evento foi presidido pela Secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus e contou com a presença dos Secretários de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino e para o Ambiente, Paula Francisco. A Secretária de Estado para a Cultura abordou, no tema introdutório, o Processo de Inscrição de Bens a Património da Humanidade, tendo enfatizado o facto a Convenção ter sido adoptada em 1972 e Angola ter ratificado a Convenção em 1992.

Neste percurso histórico salientou que as primeiras inscrições ocorrem em 1978 e Angola inscreveu o primeiro bem na lista do património mundial em 2017, nomeadamente o Centro Histórico de Mbanza Kongo. A Prelectora esclareceu para um bem ser inscrito na lista em perigo e a relevância da determinação do valor universal excepcional  na inscrição dos bens bem como o modelo de funcionamento do Comité do Património Mundial, tendo apresentado a experiência de Angola no processo de Classificação do Centro Histórico de Mbanza Kongo.

A formação contou com a participação de cinquenta participantes, via online, e de diferentes províncias, entre Governantes, Directores Provinciais e Técnicos dos distintos organismos provinciais.

as cargas mais recentes

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 8 meses
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

há 3 meses
O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Black Coffee arrecada num live o equivalente a 4 milhões de Kwanzas

há 2 anos
Dias depois de arrecadar 90.000 ZAR na semana passada, o DJ sul africano realizou mais um live no seu Instagram, onde recebeu 138.000 ZAR, o equivalente a 4.285.935 Kwanzas em doações a favor da fundação CoronaCareSa.

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 1 ano
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 8 meses

50 Cent celebra 18 anos de “In De Club” reconhecendo apoio de Eminem: “ele me colocou no game”

há 10 meses
Ao lembrar a data, o músico reconheceu a importância de Eminem nos primeiros anos da sua carreira.” (…) o amo pelo que ele fez por mim, ele me colocou no game.”

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 1 ano
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Sadia promove palestra sobre ‘Direitos de Autores e Conexos’

há 3 semanas
Mais do que salvaguardar tais direitos, a entidade objectiva “normalizar” os direitos de autores na sociedade angolana, um fim que passa por disseminar informações no seio dos utilizadores e profissionais que lidam directamente com o tema.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 11 meses
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Trunfos do DJ João Reis

há 11 meses

Jay-Z lança sua própria marca de canábis “Monogram”

há 1 ano
O rapper anunciou ontem o lançamento da sua marca de maconha chamada “Monogram”, um negócio pleanedo há muito, e só foi possível realizá-lo agora por causa do abrandamento das leis da distribuição do produto nos EUA.

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 3 meses
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 1 ano
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Documentário “Kings of Afro House” estreia em Amesterdão

há 1 ano
O documentário “Kings Of Afro House”, realizado pela Music Box, plataforma musical de Sagres, terá a estreia internacional no Cinema Melkweg a convite da organização do evento “ADE – Amsterdam Dance Event” e da Africadelic, no dia 23 de Outubro.

Afrikkanitha apresenta novo álbum

há 6 meses
O novo álbum de Afrikkanitha são músicas da alma patentes na cultura de cada povo e tem como objectivo a conquista do circuito internacional e será apresentado hoje às 19 horas.

Angola com mais de mil candidatos a monumentos históricos

há 2 anos