SENADIAC realiza 1ª Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais

Encerra hoje em Luanda, a primeira Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais do SENADIAC – Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos. Nesta acção de capacitação que teve início ontem, dia 3 de Novembro, no Arquivo Nacional de Angola, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais.

Em nota explicativa o SENADIAC fez saber que a necessidade de se ter um sistema nacional dos direitos de autor e conexos funcional, não se trata apenas de uma reclamação dos criadores intelectuais nacionais, é também um imperativo constitucional. Pois, segundo a Constituição, a protecção da propriedade intelectual visa o interesse social e ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
 
A protecção da PI-Propriedade Intelectual, no âmbito do qual se insere o sistema dos direitos de autor e conexos, é assim um instrumento para o desenvolvimento, uma vez que funciona como um incentivo à criatividade e à inovação, dinamizando as indústrias culturais e criativas.

Perante essa necessidade de se pôr em efectivo funcionamento o SNDAC (Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos), colocou-se o desafio de se equacionar as soluções para esse objectivo. Entre as soluções equacionadas, está a da adequação da estrutura orgânica e funcional do órgão de gestão administrativa do sistema nacional dos direitos de autor e conexos. Foi assim que surgiu, em 2019, o SENADIAC (Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos), por DP n.º 184/19, de 28 de Maio, extinguindo-se a então DNDAC.

O SENADIAC tem a natureza de instituto público, do Sector produtivo, ao qual foi conferida autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A adequação do órgão de gestão administrativa do sistema nacional dos direitos de autor, visou três principais objectivos:

⁃ O primeiro deles é o de poder alargar o seu quadro de pessoal para poder ter mais pessoal que um serviço executivo central, como era a DNDAC, não permitia;

⁃ O segundo é o de aproximar os seus serviços aos cidadãos utentes dos mesmos, instalando-os até ao nível dos municípios, aí aonde a vida se faz;

⁃ Conferir-lhe capacidade para gerar receitas próprias, primeiro para que as despesas com o seu funcionamento não representarem grande peso para o OGE; segundo para ter receitas que lhe permita prestar mais e melhor serviço. É com o intuito de se materializar o segundo objectivo aqui enumerado em que se enquadra a presente acção de capacitação. 

Significa isto dizer, que os quadros/técnicos aqui presentes, provenientes das 18 províncias do país, gentilmente indicados e disponibilizados pelos respectivos órgãos locais, no fim do exercício que termina hoje, estarão dotados de conhecimentos mínimos para exercerem as funções de representantes do SENADIAC nas respectivas províncias, podendo futuramente tornarem-se em responsáveis províncias, a luz do estatuto orgânico do SENADIAC.

Pelo que, os nossos agradecimentos, primeiro, para cada um dos participantes, por terem aceite este desafio; segundo para os órgãos competentes a partir dos quais foram indicados, pelo sentido de Estado, que lhes permitiram decidir colaborar com o MCTA, viabilizando a necessidade do SENADIAC.

Aos ilustres participantes, nesta acção de capacitação, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais; sobre a instrução de processos para o registo de actos relativos à protecção e defesa dos direitos autorais, fundamentalmente. Com isso para poderem esclarecer aos utentes e aos cidadãos, no geral, eventuais dúvidas que possam surgir a respeito das matérias, em articulação com os competentes serviços centrais do SENADIAC.

O SENADIAC exerce funções de controlo e fiscalização, para além as de elaborar propostas de medidas de políticas para o desenvolvimento das matérias. Significa isto dizer que, temporariamente, até o preenchimento dos respectivos quadros orgânicos dos serviços provinciais, os ilustres participantes e futuros representantes do SENADIAC hão-de exercer cumulativamente essas duas grandes funções.

as cargas mais recentes

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 6 meses
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

Mister Brazuca aposta todas as “cartas” na carreira a solo

há 1 ano
Mids, agora Mister Brazuca, é uma das principais referências da dança em Angola, tendo conquistado o seu espaço como dançarino a solo e de seguida como integrante do grupo “The Groove”, onde também cantava.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 2 anos
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Nova foto de Avatar 2 “enlouquece” cinéfilos

há 2 anos
A foto, publicada no perfil oficial do filme no Twitter, traz os actores Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Cliff Curtis dentro de tanques de água no set de filmagens.

Já existem quase 500 músicas inspiradas no Coronavírus

há 2 anos
O coronavírus privou os fãs de música de ver shows no primeiro semestre, adiados ou cancelados. Por outro lado, a doença virou inspiração para candidatos a hits.

‘Wonder Woman 1984’ estreia dia 25 de Dezembro no HBO Max e nos cinemas

há 1 ano
A novidade foi avançada pela directora do filme, Patty Jenkins e pela protagonista, Gal Gadot, na rede social Twitter. Ambas publicaram um texto afirmando que “Chegou a hora da estreia” e que o filme será lançado simultaneamente nos cinemas e no serviço de streaming da WarnerMedia, HBO Max.

Sabia que hoje comemora-se o `Dia Mundial da Música´?

há 2 meses

Celebrada em todo o mundo, anualmente a 1 de Outubro, a efeméride foi data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 8 meses
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Além da actuação no Nova Vida este sábado, Força Suprema protagoniza outro grande concerto no Golf 2

há 2 meses
Passaram-se já um ano e seis meses desde que NGA, Prodígio e Don G estiveram em palco para um espectáculo com igual dimensão, em Luanda, uma agenda atribuída ao surto pandémico, já que à Carga NGA revelara, em entrevista, que o grupo pretendia visitar algumas localidades do território angolano.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 9 meses

Cantora Naya Rivera está desaparecida

há 1 ano
A cantora norte-americana Naya Rivera, de 33 anos, está desaparecida desde quarta-feira, após alegadamente ter ido dar um passeio de barco com o filho de quatro anos, Josey, no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia.

GTA: Conflitos entre Leslie Benzies e Rockstar Games colocam o futuro do jogo em risco

há 1 ano
Desde que Leslie Benzies foi demitido da Rockstar Games, travando uma enorme batalha contra a empresa e desta vez, tornou público um processo 150 milhões de dólares contra a Rockstar, por causa do GTA 5, noticiou a imprensa internacional.

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 2 anos
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Prodígio e Paulo Flores anunciam novo single intitulado “Fome”

há 1 ano
O projecto colaborativo não é o primeiro do poeta do semba com o membro da Força Suprema.

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 2 anos
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 12 meses
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.