SENADIAC realiza 1ª Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais

Encerra hoje em Luanda, a primeira Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais do SENADIAC – Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos. Nesta acção de capacitação que teve início ontem, dia 3 de Novembro, no Arquivo Nacional de Angola, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais.

Em nota explicativa o SENADIAC fez saber que a necessidade de se ter um sistema nacional dos direitos de autor e conexos funcional, não se trata apenas de uma reclamação dos criadores intelectuais nacionais, é também um imperativo constitucional. Pois, segundo a Constituição, a protecção da propriedade intelectual visa o interesse social e ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
 
A protecção da PI-Propriedade Intelectual, no âmbito do qual se insere o sistema dos direitos de autor e conexos, é assim um instrumento para o desenvolvimento, uma vez que funciona como um incentivo à criatividade e à inovação, dinamizando as indústrias culturais e criativas.

Perante essa necessidade de se pôr em efectivo funcionamento o SNDAC (Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos), colocou-se o desafio de se equacionar as soluções para esse objectivo. Entre as soluções equacionadas, está a da adequação da estrutura orgânica e funcional do órgão de gestão administrativa do sistema nacional dos direitos de autor e conexos. Foi assim que surgiu, em 2019, o SENADIAC (Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos), por DP n.º 184/19, de 28 de Maio, extinguindo-se a então DNDAC.

O SENADIAC tem a natureza de instituto público, do Sector produtivo, ao qual foi conferida autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A adequação do órgão de gestão administrativa do sistema nacional dos direitos de autor, visou três principais objectivos:

⁃ O primeiro deles é o de poder alargar o seu quadro de pessoal para poder ter mais pessoal que um serviço executivo central, como era a DNDAC, não permitia;

⁃ O segundo é o de aproximar os seus serviços aos cidadãos utentes dos mesmos, instalando-os até ao nível dos municípios, aí aonde a vida se faz;

⁃ Conferir-lhe capacidade para gerar receitas próprias, primeiro para que as despesas com o seu funcionamento não representarem grande peso para o OGE; segundo para ter receitas que lhe permita prestar mais e melhor serviço. É com o intuito de se materializar o segundo objectivo aqui enumerado em que se enquadra a presente acção de capacitação. 

Significa isto dizer, que os quadros/técnicos aqui presentes, provenientes das 18 províncias do país, gentilmente indicados e disponibilizados pelos respectivos órgãos locais, no fim do exercício que termina hoje, estarão dotados de conhecimentos mínimos para exercerem as funções de representantes do SENADIAC nas respectivas províncias, podendo futuramente tornarem-se em responsáveis províncias, a luz do estatuto orgânico do SENADIAC.

Pelo que, os nossos agradecimentos, primeiro, para cada um dos participantes, por terem aceite este desafio; segundo para os órgãos competentes a partir dos quais foram indicados, pelo sentido de Estado, que lhes permitiram decidir colaborar com o MCTA, viabilizando a necessidade do SENADIAC.

Aos ilustres participantes, nesta acção de capacitação, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais; sobre a instrução de processos para o registo de actos relativos à protecção e defesa dos direitos autorais, fundamentalmente. Com isso para poderem esclarecer aos utentes e aos cidadãos, no geral, eventuais dúvidas que possam surgir a respeito das matérias, em articulação com os competentes serviços centrais do SENADIAC.

O SENADIAC exerce funções de controlo e fiscalização, para além as de elaborar propostas de medidas de políticas para o desenvolvimento das matérias. Significa isto dizer que, temporariamente, até o preenchimento dos respectivos quadros orgânicos dos serviços provinciais, os ilustres participantes e futuros representantes do SENADIAC hão-de exercer cumulativamente essas duas grandes funções.

as cargas mais recentes

Katy Perry proíbe que se cante a música “Watermelon Sugar” no American Idol

há 1 ano

Damásio Brothers apresentam primeiro fruto da internacionalização da carreira

há 1 ano

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 3 meses
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 2 anos
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 2 anos
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Mediateca de Luanda celebra a semana do Ambiente

há 1 ano
“Bonjour le Monde“ de AnneLise Koelher e Eric Serre, e “Il était une forêt” de Luc Jacquet, são os dois (02) filmes que serão apresentados respetivamente, nos dias 14 e 15 de Abril de 2021 na Mediateca de Luanda em celebração ao Mundial da Terra.

Ascensão Music quebra hiato com duplo lançamento de videoclipes

há 4 meses
A Ascensão Music que tem se mostrado um grupo bastante coeso e cada vez mais abrangente em termos de sonoridade, traz dois temas diferentes  “Pra ninguém” (que é uma música num registo love song, como uma narrativa romântica e poética) e “Wagwan”, cuja expressão deriva do dialeto Jamaicano “Patois” que significa : “O que é que se passa” ou “Qual é a idéia” é um UK drill à moda angolana, com muito sauce, mas claro, com aquela energia e a caneta pesada que caracteriza o grupo.

Estrelas 2022: Vem aí mais um concurso para novos talentos

há 4 meses
De acordo com dados disponibilizados, estima−se que mais de seis mil e quinhentas candidaturas foram remetidas, das quais 125 foram apuradas.

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 2 anos

Valete rendindo à qualidade artística do músico angolano Dino Ferraz

há 11 meses
O rapper português rendeu-se publicamente ao talento de Dino Ferraz, através da música `Careca Não’, em que o artista angolano procura lançar um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, marcando o seu posicionamento na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino na sociedade angolana.

Black Diamondz: Entretenimento negro conta com canal exclusivo na Zap

há 11 meses
Numa altura em que a televisão ocupa um lugar importante e de destaque para as famílias, a ZAP anunciou em comunicado que acaba de reforçar a sua oferta de canais com o lançamento do Black Diamondz e Cubayo, melhorando a sua extensa variedade de conteúdos musicais, com o objectivo de diversificar a oferta de canais de entretenimento.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 1 ano

House of Gucci: Lady Gaga interpreta Patrizia Reggiani ex-esposa e mandante do assassinato de Maurizio Gucci

há 7 meses
Lady Gaga que já havia afirmado que pretende se consolidar na sétima arte, foi, três anos depois de ganhar um Óscar, a escolhida a dedo para estar no principal papel do drama policial, de Ridley Scott.

Música autobiográfica revela dissabores da trajectória de Halison Paixão

há 1 ano
Superação é o título da mais recente faixa musical de Halison Paixão, trata-se de testemunho cantado, que visa reforçar a esperança de todos que têm poucas possibilidades mas almejam alcançar algum sonho.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 2 anos
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Hoje é Dia Mundial do Livro: Conheça os 18 títulos mais famosos da história

há 1 ano
Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data é celebrada desde 1995 e tem como objectivo exaltar e reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura.