SENADIAC realiza 1ª Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais

Encerra hoje em Luanda, a primeira Acção de Capacitação dos Representantes Provinciais do SENADIAC – Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos. Nesta acção de capacitação que teve início ontem, dia 3 de Novembro, no Arquivo Nacional de Angola, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais.

Em nota explicativa o SENADIAC fez saber que a necessidade de se ter um sistema nacional dos direitos de autor e conexos funcional, não se trata apenas de uma reclamação dos criadores intelectuais nacionais, é também um imperativo constitucional. Pois, segundo a Constituição, a protecção da propriedade intelectual visa o interesse social e ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
 
A protecção da PI-Propriedade Intelectual, no âmbito do qual se insere o sistema dos direitos de autor e conexos, é assim um instrumento para o desenvolvimento, uma vez que funciona como um incentivo à criatividade e à inovação, dinamizando as indústrias culturais e criativas.

Perante essa necessidade de se pôr em efectivo funcionamento o SNDAC (Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos), colocou-se o desafio de se equacionar as soluções para esse objectivo. Entre as soluções equacionadas, está a da adequação da estrutura orgânica e funcional do órgão de gestão administrativa do sistema nacional dos direitos de autor e conexos. Foi assim que surgiu, em 2019, o SENADIAC (Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos), por DP n.º 184/19, de 28 de Maio, extinguindo-se a então DNDAC.

O SENADIAC tem a natureza de instituto público, do Sector produtivo, ao qual foi conferida autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A adequação do órgão de gestão administrativa do sistema nacional dos direitos de autor, visou três principais objectivos:

⁃ O primeiro deles é o de poder alargar o seu quadro de pessoal para poder ter mais pessoal que um serviço executivo central, como era a DNDAC, não permitia;

⁃ O segundo é o de aproximar os seus serviços aos cidadãos utentes dos mesmos, instalando-os até ao nível dos municípios, aí aonde a vida se faz;

⁃ Conferir-lhe capacidade para gerar receitas próprias, primeiro para que as despesas com o seu funcionamento não representarem grande peso para o OGE; segundo para ter receitas que lhe permita prestar mais e melhor serviço. É com o intuito de se materializar o segundo objectivo aqui enumerado em que se enquadra a presente acção de capacitação. 

Significa isto dizer, que os quadros/técnicos aqui presentes, provenientes das 18 províncias do país, gentilmente indicados e disponibilizados pelos respectivos órgãos locais, no fim do exercício que termina hoje, estarão dotados de conhecimentos mínimos para exercerem as funções de representantes do SENADIAC nas respectivas províncias, podendo futuramente tornarem-se em responsáveis províncias, a luz do estatuto orgânico do SENADIAC.

Pelo que, os nossos agradecimentos, primeiro, para cada um dos participantes, por terem aceite este desafio; segundo para os órgãos competentes a partir dos quais foram indicados, pelo sentido de Estado, que lhes permitiram decidir colaborar com o MCTA, viabilizando a necessidade do SENADIAC.

Aos ilustres participantes, nesta acção de capacitação, foram passados conhecimentos básicos para a identificação de matérias registáveis e protegíveis pelos direitos autorais; sobre a instrução de processos para o registo de actos relativos à protecção e defesa dos direitos autorais, fundamentalmente. Com isso para poderem esclarecer aos utentes e aos cidadãos, no geral, eventuais dúvidas que possam surgir a respeito das matérias, em articulação com os competentes serviços centrais do SENADIAC.

O SENADIAC exerce funções de controlo e fiscalização, para além as de elaborar propostas de medidas de políticas para o desenvolvimento das matérias. Significa isto dizer que, temporariamente, até o preenchimento dos respectivos quadros orgânicos dos serviços provinciais, os ilustres participantes e futuros representantes do SENADIAC hão-de exercer cumulativamente essas duas grandes funções.

as cargas mais recentes

Já está: Cleyton M entra na lista dos artistas mais ouvidos em Portugal

há 1 ano
Em todos os géneros musicais em Portugal, o jovem artista angolano ocupa, a 40° posição entre os 200 músicos mais ouvidos naquele país europeu, de acordo com um relatório do ITunes.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 2 anos
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 2 anos
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Alicia Keys surpreende fãs ao fumar maconha ao vivo, durante o podcast Drink Champs

há 1 ano
Conhecida pelo seu estilo de vida mais reservado, comparativamente com outras artistas e ovacionada pelos seus rituais de beleza holísticos e estilo de vida zen, Alicia Keys protagonizou o momento revelador que foi motivo de pasmo, por nunca ter mencionado o uso de maconha, durante os seus mais de 20 anos de carreira.

Ngadiama Wakamba O Sonhi: Um veterano do Rap que a nova geração devia conhecer

há 2 anos
O pensamento crítico e social de Ngadiama Wakamba O Sonhi ajudou a formar as bases que sustentam hoje o rap de intervenção social em Angola, por isso muitos rappers preferem chamá-lo de “Mestre”. O rapper de 42 anos morreu ontem, em Luanda, por complicações de infecções respiratórias e anemia aguda.

Sexta farta: De Gucci Mane a Jonas Brothers, confira os álbuns a ser lançados amanhã

há 2 anos
A carga Magazine fez a recolha de dados, dar a conhecer mais sobre estas obras que não podem faltar na sua playlist, para “desfrutar” em casa!

Gestor de Davido implora aos nigerianos para que convençam o músico a não o demitir

há 2 anos
O gestor de logística pessoal de Davido, Isreal Afeare, conhecido no mundo da música como Israel DMW, pediu aos nigerianos que implorassem ao cantor para não demiti-lo após ter sido suspenso.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 2 anos
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Masta: “Eu gostaria muito de ver ruas no país onde nasci com o nome Força Suprema”

há 2 anos
Em conversa com a Carga hoje, o músico apresentou as características da sua nova faixa “Rebobina”, falou dos seus projectos a solo, incluindo da actual produtora e “abriu-se” sobre o próximo álbum e a ligação à Força Suprema.

Unac e Smarca assinam acordo para assistência técnica e assessoria na cobrança dos direitos de autor e conexos

há 12 meses
A SMARCA que já vem actuando na área técnica da SADIA desde 2020, tem com isto alcançado resultados positivos no que toca à propriedade intelectual. Com este acordo a UNAC vai igualmente trazer resultados rápidos na área de direitos de autor e conexos.

Billboard Music Awards: The Weeknd rouba a cena como vencedor de 10 categorias, em noite dedicada a Drake

há 2 anos
Após ser ignorado pelo Grammy Awards, The Weeknd sagrou-se o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021 e, acaba de entrar para o ranking dos mais premiados de todos os tempos, totalizando 19 troféus da Billboard.

Eminem lança álbum surpresa com 16 faixas inéditas

há 2 anos
O décimo segundo álbum de estúdio de Eminem intitula-se “Music To be Murdered By”e contém 16 faixas inéditas com participações de Dr. Dre, Ty Dolla $ign e traz vários pedidos de desculpas e, até mensagens para Snoop Dogg.

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 3 anos
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.

Dr. Dre rejeitou desafio contra Diddy por entender que seu legado não pode estar associado à falta de qualidade sonora

há 2 anos

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 2 anos

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 2 anos
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.