Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

O pensamento crítco de Sérgio Fernandes traz para o espaço público temas relevantes da realidade objectiva angolana, centrada em sonhos, pesadelos, desilusões e demência da personagem Lázaro Fernandes.

Diferente do seu primeiro livro de contos, também editado pela Asa de Papel Editora, com O Advento da Loucura, o escritor de 37 anos pretende atingir maior número de leitores, por isso, depois da apresentação oficial, na próxima quarta-feira (10), a editora projecta vários outros pontos de distibuição.

O Advento da Loucura é um romance sobre Angola, a África e o mundo. Sérgio Fernandes resume nesta entrevista a perspectiva da obra.

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

A pobreza, a exploração social e a Religião sempre provocaram a sua escrita. Que pensamento crítico levanta nesta obra?

É uma crítica à forma como, às vezes, as sociedades colocam os seus cidadãos em condições de extrema pressão psicológica. Hoje temos mais pessoas com problemas psicológicos, fruto de contextos mais difíceis e como temos tratado dessas pessoas? Temos de pensar nisso, a partir da própria família.

Escrever um livro implica tomar decisões sobre certos aspectos e temas da realidade objectiva. Que mensagens quer fazer passar com esta obra?

No fundo é uma mensagem de que precisamos prestar mais atenção ao estado psicológico das pessoas. Quando as crises chegam, pensamos rapidamente em como fazer as pessoas recuperar, os empregos, o poder de compra, os investimentos, mas ainda não temos pensado em como recuperar a sanidade mental das pessoas depois de choques e traumas profundos. O pensamento está na origem de toda a acção, se as pessoas não estão bem psicologicamente, não podemos esperar que tenham atitudes e comportamentos correctos.

O que dela espera?

Espero que ajude (pelo menos os leitores) a perceber o impacto que o contexto económico, social, e político pode ter sobre a mente das pessoas e que ajude as pessoas a aprender a olhar o outro, sobretudo aqueles que precisam de apoio psicológico, com empatia.

É um livro sobre “delírios e mentes perturbadas”. A que contexto remete a narrativa e porquê?

O contexto é qualquer contexto de profundas mudanças sociais, económicas e/ou políticas. Pode ser o contexto actual de grande dificuldade económica, pode ser o contexto do eclodir da guerra civil, ou contexto do pós-independência ou da abertura democrática com as primeiras eleições em Angola. Mas, deixa-me dizer que esse contexto não foi criado a pensar exclusivamente em Angola, aplica-se a vários países, sobretudo em África.

De que delírios e mentes perturbadas retrata?

São vários os delírios e os problemas psicológicos que aparecem aqui, depressão, ansiedade, mania da perseguição, medo excessivo entre outros.

as cargas mais recentes

Música dos Linkin Park ultrapassa 1 bilião de visualizações no YouTube

há 3 anos
‘In the End’, do album “Hybrid Theory”, publicado em 2000, acaba por entrar na história, por ultrapassar, esta semana, mil milhões de visualizações no YouTube. O clássico dos Linkin Park é o segundo da banda a conseguir tal feito.

Uma voz de Portugal que canta Angola: Clarah Helen lança nova música

há 9 meses
Em 2014, lançou os primeiros temas “ Se Xota e Kel Dj” e, três anos depois, apresentou “Segundo plano”, uma composição de CEF Tanzy, com a qual alcançou grande protagonismo e veio a figurar, inclusive, no Top 10 do Mais Kizomba. Clarah Helen aparece agora em grande estilo com uma nova música intitulada “Meu Sonho”.

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 2 anos
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Humorista Whindersson Nunes empata com tetracampeão de boxe na sua luta de estreia

há 1 ano
Tetracampeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas dominou a luta inteira, que teve a duração de oito rounds, mas que foi apenas para entretenimento. Assumidamente protegido pela arbitragem que deu empate à disputa, Whindersson Nunes foi poupado para não “estragar” o espectáculo que arrecadou 25 milhões de reais e teve audiência máxima no pay per view.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 2 anos
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 2 anos

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 2 anos
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

Música autobiográfica revela dissabores da trajectória de Halison Paixão

há 2 anos
Superação é o título da mais recente faixa musical de Halison Paixão, trata-se de testemunho cantado, que visa reforçar a esperança de todos que têm poucas possibilidades mas almejam alcançar algum sonho.

Dr. Dre rendido ao talento de Keedron Bryant

há 3 anos
É oficial, Keedron Bryant agora está sob “alçada” de Dr. Dre. O cantor que ficou conhecido por gravar um vídeo em homenagem a George Floyd, vídeo este que se tornou viral, despertando de milhões de pessoas, incluindo Dre.

Obra de Flagelo Urbano é usada como objecto de estudo para elaboração de monografia num paralelo com Agostinho Neto

há 2 anos

Tina Turner despede-se da vida pública:” Não foi uma vida boa”

há 2 anos

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 3 anos
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

há 11 meses
O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Fat Joe defende que para evitar falência na música a mulher e os filhos devem saber quanto “entrou”

há 1 ano
A indústria musical está cheia de histórias de artistas que tentaram imitar o estilo de vida de outros, com gastos muitas vezes supérfluos e, quando se deram por conta, nem sequer dinheiro para gravar uma música tinha e acabaram por desistir da brilhante carreira.

Lenda do rock and roll, Little Richard morre aos 87 anos

há 3 anos
Morreu Little Richard, um dos pioneiros da primeira vaga de rock and roll nos EUA. O músico tinha 87 anos e não foram ainda reveladas as causas de morte do autor de “Tutti Frutti”.

Mais um livro de Ondjaki adaptado em filme

há 2 anos