O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) publicou um novo trabalho, no qual revela uma lista com mais de quatrocentos líderes mundiais, incluindo nove políticos angolanos, e uma série de figuras públicas, que escondem fortunas para não pagarem impostos.
À medida que as listas vão sendo publicadas no conhecido “Pandora Papers”, vários nomes são revelados, tornando-se cada vez mais abrangente. As informações deste domingo mostram que a colombiana Shakira, os músicos Julio Iglesias e Elton John, assim como o treinador do Man City, Pep Guardiola, detêm contas ‘offshore’.
Julio Iglesias. Com uma fortuna estimada ao equivalente a mais de 550 mil milhões de Kwanzas, no ano passado (segundo a Forbes), o cantor espanhol Julio Iglesias também surge na lista, associado a um número de empresas ‘offshore’ nas Ilhas Virgens, com a pretensão de organizarem o seu património.
Shakira. A cantora é mencionada em três empresas registadas nas Ilhas Virgens Britânicas, um território caribenho apontado muitas vezes como paraíso fiscal devido ao seu regime preferencial de impostos e à confidencialidade que oferece, a Light Productions Limited, a Light Tours Limited e a Titania Management Inc.
De acordo com os dados do consórcio de jornalistas, as empresas da colombiana foram abertas em Abril de 2019 por meio do escritório panamenho OMC, quando a imprensa já havia anunciado que o fisco espanhol estava investigando as finanças da artista. “O fato de ter empresas no exterior se baseia em uma questão puramente operacional e comercial e em nenhum caso para usufruir de vantagem ou benefício fiscal”, afirmam seus representantes legais.
Pep Guardiola. No desporto, surge Pep Guardiola, treinador do Manchester City, que garante ter feito investimentos legítimos e declarados.
A maioria das transações reveladas nos “Pandora Papers” não são ilegais, mas mostra a discrepância entre o discurso anticorrupção dos líderes mundiais, 14 dos quais ainda no activo.