Show do Mês leva angolanos à fonte da música angolana

A Nova Energia levou este sábado internautas e telespectadores a efectuarem uma viagem obrigatória à verdadeira origem da música angolana, na voz e guitarra de Carlitos Vieira Dias, considerado um dos legados vivos da música angolana.

O Show do Mês Live, com o filho do lendário Liceu Viera Dias, passou por temas que se tornaram referências obrigatórias na música angolana, como “Biri Biri” “Muxima”, num concerto em que a percussão e a guitarra estiveram em destaque.

Transmitido pela TPA 2, TPA Internacional e no YouTube do Show do Mês, as duas horas e meia de espectáculo foram insuficientes para saciar os “showistas”, que viram também subir ao palco Aline Frazão, Dodó Miranda, Kizua Gourgel e Tonito Fortunato.

Os convidados renderam-se ao profissionalismo e a versatilidade de Carlitos Vieira Dias, destacando o seu posicionamento na preservação do Semba.

O concerto, marcado pela angolanidade, homenageou os guitarristas Botto Trindade e Marito, além do malogrado Zé Keno. Nesta etapa do show, realce para as interpretações da principal promessa da “guitarra angolana”, o jovem Mário Gomes, que mereceu elogios do próprio Carlitos Viera Dias.

Exímio guitarrista, Carlitos Vieira Dias pertenceu ao conjunto os “Pérolas”, passou pelos “Gingas”, “Negoleiros do Ritmo”, “Kiezos”, “África Show”, “Merengues”, “Semba Tropical”, “Banda Maravilha”, “Banda Xangola”, antes de enveredar pela carreira a solo.

as cargas mais recentes

Google coloca Mbira “Kisanje” no motor de busca

há 5 meses
O instrumento musical originário do Zimbábue, conhecido em Angola como Kisanje, está a ser exibido desde ontem na página inicial do motor de busca e permite os usuários executá-lo. O objectivo é marcar a “semana cultural do Zimbábue”.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 3 meses
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Black Lives Matter: F1 proíbe o uso de t-shirts de protesto no pódio

há 1 mês
O novo protocolo foi implementado no Prémio da Rússia, que decorreu no passado dia 27. A FIA solicitou que os pilotos permaneçam com os macacões de corrida fechados até ao pescoço, noticiou o The Guardian.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 1 mês
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Stop Covid: Grafiteiros pintam murais das comunidades com os métodos de prevenção

há 4 meses
Um grupo de artistas plásticos está a ensinar, várias comunidades em Luanda, métodos de prevenção contra o coronavírus, usando a arte urbana “grafite”. Os grafiteiros tudo fazem para atingir mais bairros e vêem-se impossibilitados.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 8 meses

Mike Shinoda diz que Linkin Park ajudaram a tornar o Rock “menos branco”

há 1 semana
O guitarrista dos Linkin Park afirmou, durante uma entrevista, sobre o impacto do álbum Hybrid Theory, o primeiro da banda lançado em 2000, que o surgimento do seu grupo ajudou a tornar o Rock “menos branco”.

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 2 meses
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 5 meses
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 2 meses
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 4 meses
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 3 meses
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Ney Tavira: um nome para reter, um talento para ovacionar

há 3 meses
Numa altura em que os rappers da sua faixa etária limitam-se a cantar músicas “superficiais” e refrões de ostentação, Ney Tavira se apresenta como uma lufada de ar fresco para o movimento que tende a se tornar frívolo com o passar dos tempos.

Sabia que “Despacito” é o clipe mais assistido da última década no Youtube?

há 3 meses
A plataforma divulgou uma lista com os dez clipes mais assistidos de cada década, na plataforma. Nos anos 2010, o grande vencedor foi “Despacito (Feat. Daddy Yankee)”, que atingiu a incrível marca de mais de 6,5 bilhões de visualizações.

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 7 meses
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 3 meses