Show do Mês: Sam Mangwana aguardado com bastante expectativa

Quatro anos depois das memoráveis noites no Royal Plaza Hotel, em Luanda, o músico regressa ao Show do Mês para mais dois espectáculos nos dias 24 e 25 do corrente, na Casa das Artes, em Talatona.

O artista de 77 anos está a ser aguardado com muita expectativa e trará, seguramente, para os shows várias surpresas, se considerarmos os últimos concertos em França para a promoção do álbum “Lubamba” ou por aquilo que habituou os angolanos.

Autor de “Querida Pátria”, “Tio António”, Sam Mangwana está de volta a uma casa e público que bem conhece, para contar e cantar suas e histórias dos africanos. Recorde-se que em Agosto de 2018, esteve e protagonizou dois grandes espectáculos para o mesmo conceito.

Os encontros da IX Temporada do Show do Mês estão agendados para as 21 horas de sexta-feira e sábado, 24 e 25 de Junho. Desde que se anunciou o cartaz os comentários não param nas redes sociais sobre os concertos que sucedem o ‘Re-Clássicos’, que viu consagrar, no mês passado, vozes como Denny Samaya, Heróide dos Prazeres e Luwawa, Tony do Fumo Filho, Lethus, Neide da Luz e Raquel Lisboa.

Considerado uma das vozes angolanas mais conhecidas internacionalmente, Sam Mangwana tornou-se numa das principais referências da Rumba Congolesa, após iniciar a carreira em 1963, na República do Zaire, hoje República Democrática do Congo, no grupo African Fiesta (de Tabu Ley Rochereau). Também colaborou com o TP OK Jazz, de Francó.

O músico formou e liderou os grupos Festival des Maquisards e African All Stars. Da sua discografia destaca-se “Maria Tebbo” (1980). Conta ainda no seu registo “Galo Negro” (1996), “Querida Pátria”, de 2005, lançado pouco tempo depois do seu regresso ao país, onde viveu até finais de 2019, quando optou por outra paragem.


as cargas mais recentes

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 2 anos
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Tribunal obriga Valete a fazer pedido de desculpas públicas

há 1 ano
Para evitar que fosse julgado, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido por Valete, recorreu esta semana às redes sociais para partilhar publicamente um pedido de desculpas ao casal que ameaçou em 2019, na sequência da polémica canção “BFF”.

Prodígio e Paulo Flores disponibilizam novo vídeoclip

há 2 anos

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 3 anos
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Escritora Helena Dias anuncia o segundo lançamento da “Ressurreição”

há 2 anos

FIFA pretende alargar para 100 os minutos de jogo ainda este ano

há 10 meses

August Alsina juntou-se a Rick Ross num novo single intitulado “Entanglements”, onde fala do caso com Jada Pinkett Smith

há 3 anos
August Alsina parece não querer ver o fim da polémica que ele mesmo começou, sobre o caso que teve com Jada Pinkett Smith. Após dar várias entrevistas dizendo que ainda ama, e sofre pelo final do romance com a esposa de Will Smith, desta vez o artista lançou uma música para opinar sobre o termo “Entanglements”, com que Jada definiu o caso de ambos.

Músico Paul McCartney lança livro infantil

há 2 anos

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 2 anos
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.

Hochi Fu: “Andei à procura do Cleyton M no Cabo Snoop e nos Power Boys”

há 9 meses
Das mãos de Hochi Fu saíram várias figuras da música angolana, com destaque para Cabo Snoop, tido como um dos nomes mais internacionais da nossa praça, sobretudo no continente africano. Mas, esta conquista é apenas o princípio de várias outras que se esperam, porque, diz Hochi Fu, Cleyton M é o tipo de artista que sempre pensou ter na Power House desde que começou a produzir.

Pete Rock vai processar Nas por royalties não pagos de ‘The World Is Yours’

há 1 ano
Há 28 anos Pete Rock co-escreveu e produziu “The World Is Yours” o clássico single do álbum de estreia de Nas, “Illmatic”. Embora também tenha posto vocais, o rapper tem créditos de escrita, créditos estes que actualmente estão orçados em milhões de doláres e nunca foram honrados.

`Baza + 1 vez´ é a mais nova proposta musical do Rapper JLZ

há 3 anos
A preparar um novo trabalho, o Rapper JLZ lançou a música `Baza +1 Vez´ como a primeira proposta. O mais recente lançamento caracteriza-se como um som agressivo, egocêntrico e cheio de punchlines, de modo a fazer barulho na cena Hip Hop e preparar o caminho para a nova sonoridade, agora com a sua própria editora e sendo responsável pelos seus passos.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 2 anos
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

‘Old Town Road’ é oficialmente a música mais certificada pela RIAA

há 2 anos
Longe de ser um artista de “um só hit” , Lil Nas X continua a bater records, a faixa com a participação de Billy Ray Cyrus, é oficialmente 14 vezes platina. O maior número de certificações de platina para uma música.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 3 anos
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 2 anos
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.