Show do Mês: Sam Mangwana aguardado com bastante expectativa

Quatro anos depois das memoráveis noites no Royal Plaza Hotel, em Luanda, o músico regressa ao Show do Mês para mais dois espectáculos nos dias 24 e 25 do corrente, na Casa das Artes, em Talatona.

O artista de 77 anos está a ser aguardado com muita expectativa e trará, seguramente, para os shows várias surpresas, se considerarmos os últimos concertos em França para a promoção do álbum “Lubamba” ou por aquilo que habituou os angolanos.

Autor de “Querida Pátria”, “Tio António”, Sam Mangwana está de volta a uma casa e público que bem conhece, para contar e cantar suas e histórias dos africanos. Recorde-se que em Agosto de 2018, esteve e protagonizou dois grandes espectáculos para o mesmo conceito.

Os encontros da IX Temporada do Show do Mês estão agendados para as 21 horas de sexta-feira e sábado, 24 e 25 de Junho. Desde que se anunciou o cartaz os comentários não param nas redes sociais sobre os concertos que sucedem o ‘Re-Clássicos’, que viu consagrar, no mês passado, vozes como Denny Samaya, Heróide dos Prazeres e Luwawa, Tony do Fumo Filho, Lethus, Neide da Luz e Raquel Lisboa.

Considerado uma das vozes angolanas mais conhecidas internacionalmente, Sam Mangwana tornou-se numa das principais referências da Rumba Congolesa, após iniciar a carreira em 1963, na República do Zaire, hoje República Democrática do Congo, no grupo African Fiesta (de Tabu Ley Rochereau). Também colaborou com o TP OK Jazz, de Francó.

O músico formou e liderou os grupos Festival des Maquisards e African All Stars. Da sua discografia destaca-se “Maria Tebbo” (1980). Conta ainda no seu registo “Galo Negro” (1996), “Querida Pátria”, de 2005, lançado pouco tempo depois do seu regresso ao país, onde viveu até finais de 2019, quando optou por outra paragem.


as cargas mais recentes

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 2 anos

Mia Couto infectado com o novo Coronavírus

há 2 anos
O escritor moçambicano está sob isolamento domiciliar e alerta para as implicações profundas do Covid-19, apelando para o cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Neezera estreia-se pela Loco Knight com single inédito

há 1 ano
O artista está em destaque na Playlist Editorial Spotify: New Music Friday Portugal divulgada hoje.

Single ‘Alquimia’ marca regresso de Idelsa

há 8 meses
O single lançado na passada sexta-feira, já conseguiu destaque nas Playlist Editoriais, Spotify: New Music Friday Portugal e Apple Music Portugal: Novidades Do Dia.

Angolana eleita melhor jogadora da semana nos EUA

há 2 anos

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 2 anos

Partiu o “físico” e ficou a obra

há 3 anos
Calou-se uma voz inconfundível de Kueno Aionda, calou-se o futuro, num país onde cada vez mais aumenta a quantidade e diminui a qualidade.

DMX será homenageado com uma estátua na sua terra natal

há 1 ano
O rapper morreu ontem vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após uma semana de tratamento intensivo num dos hospitais de Nova York, Estados Unidos da América, e será homenageado com uma estátua ou rua na sua cidade natal.

C4Pedro é destaque no Times Square, o maior espaço de exposição do mundo

há 11 meses
Após ter sido seleccionado para integrar a lista de reproduções de afrobeats do mundo, C4Pedro mereceu o destaque do principal e mais importante espaço de entretenimento do planeta, o Tmes Square.

Wizkid esgota em 12 minutos estádio de Londres com capacidade para 23 mil pessoas

há 1 ano

Centro Cultural do Brasil em Angola anuncia oficina de Mímica Prática

há 1 ano
No âmbito do projecto SEXTARTE- Oficina de artes à sexta-feira, esta semana, o CCBA- Centro Cultural do Brasil em Angola promove workshop mímica, com o actor e mímico brasileiro, Edgar Bustamante.

J. Cole lança novo álbum próxima sexta-feira

há 1 ano
O aguardado álbum The Off-Season de J. Cole chega ao mercado na próxima sexta-feira (14). O anúncio foi feito pelo próprio, na tarde de ontem. A obra estava em construção há anos.

Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

há 2 anos
O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

há 6 meses
Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 2 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Tudo Que Sei: Novo tema em Kizomba reafirma ecletismo de Sandra Cordeiro

há 1 ano