Show do Mês: Sam Mangwana aguardado com bastante expectativa

Quatro anos depois das memoráveis noites no Royal Plaza Hotel, em Luanda, o músico regressa ao Show do Mês para mais dois espectáculos nos dias 24 e 25 do corrente, na Casa das Artes, em Talatona.

O artista de 77 anos está a ser aguardado com muita expectativa e trará, seguramente, para os shows várias surpresas, se considerarmos os últimos concertos em França para a promoção do álbum “Lubamba” ou por aquilo que habituou os angolanos.

Autor de “Querida Pátria”, “Tio António”, Sam Mangwana está de volta a uma casa e público que bem conhece, para contar e cantar suas e histórias dos africanos. Recorde-se que em Agosto de 2018, esteve e protagonizou dois grandes espectáculos para o mesmo conceito.

Os encontros da IX Temporada do Show do Mês estão agendados para as 21 horas de sexta-feira e sábado, 24 e 25 de Junho. Desde que se anunciou o cartaz os comentários não param nas redes sociais sobre os concertos que sucedem o ‘Re-Clássicos’, que viu consagrar, no mês passado, vozes como Denny Samaya, Heróide dos Prazeres e Luwawa, Tony do Fumo Filho, Lethus, Neide da Luz e Raquel Lisboa.

Considerado uma das vozes angolanas mais conhecidas internacionalmente, Sam Mangwana tornou-se numa das principais referências da Rumba Congolesa, após iniciar a carreira em 1963, na República do Zaire, hoje República Democrática do Congo, no grupo African Fiesta (de Tabu Ley Rochereau). Também colaborou com o TP OK Jazz, de Francó.

O músico formou e liderou os grupos Festival des Maquisards e African All Stars. Da sua discografia destaca-se “Maria Tebbo” (1980). Conta ainda no seu registo “Galo Negro” (1996), “Querida Pátria”, de 2005, lançado pouco tempo depois do seu regresso ao país, onde viveu até finais de 2019, quando optou por outra paragem.


as cargas mais recentes

Irina Vasconcelos: “O nosso rock lá fora já é conhecido”

há 2 anos
Irina Vasconcelos apresenta à Carga o verdadeiro ponto de situação do estilo no Dia Internacional do Rock. A Rainha do Rock angolano fala das suas experiências como impulsionadora do movimento e recomenda…

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 2 anos
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

Nelly homenageia Tupac com nova versão de “California Love”

há 2 anos
No episódio mais recente, Nelly surpreendeu, surgindo ao som de um jazz em homenagem a Tupac Shakur e Dr. Dre com uma nova versão da música “California Love”.

HBO estreia documentário musical com Plutónio e Dino D’ Santiago

há 7 meses
Denominado ‘Acustic Home’, o programa dará a conhecer o universo de “dez artistas do mundo da música, através de um concerto acústico e de testemunhos das suas próprias experiências”, lê-se numa nota divulgada pela imprensa portuguesa.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 2 anos
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

há 11 meses
Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que tem também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

Álbuns de Alicia Keys, A Trible Called Quest e Wu-Tang Clan serão considerados Património Nacional dos EUA

há 2 meses
Os álbuns de Wu-Tang Clan, A Tribe Called Quest, Alicia Keys estão entre os escolhidos para integrarem o Patrimônio Nacional dos Estados Unidos da América, por serem considerados culturalmente, historicamente e esteticamente bastantes significativos.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 1 ano
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 2 anos
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Vinis dos álbuns `Serviço Público´ e `Educação Visual´no Top 10 dos álbuns mais vendidos em Portugal

há 2 anos
Apenas um mês após editar as duas obras discográficas em Vinil, `Serviço Público´ e `Educação Visual´ já constam da lista de álbuns preferidos do público ouvinte português. Regozijado, Valete avançou a notícia, em primeira mão na sua página oficial do Facebook.

Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

há 1 ano

#UsaMascara em exposição no Camões

há 2 anos
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

Carlos Morais concorre para o smach da década

há 2 anos
O afundanço de Carlos Morais, no concurso, é referente ao jogo frente a Moçambique, no Afrobasket de 2013.

Além da actuação no Nova Vida este sábado, Força Suprema protagoniza outro grande concerto no Golf 2

há 9 meses
Passaram-se já um ano e seis meses desde que NGA, Prodígio e Don G estiveram em palco para um espectáculo com igual dimensão, em Luanda, uma agenda atribuída ao surto pandémico, já que à Carga NGA revelara, em entrevista, que o grupo pretendia visitar algumas localidades do território angolano.

Federação Internacional de Natação proíbe uso de toucas para cabelo afro

há 12 meses
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 2 anos