Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Com suas particularidades, todos eles possuíam algo em comum e elevaram a cultura nacional, através da música, e por isso serão tributados. Jivago com “Avó Teté” ou “Ramiro” ou Kweno Ayonda com “Tu Vives Em Mim” exaltavam com nostalgia as canções de Carlos Burity, evocando a voz de “Teresa Ana” que recordava a Luanda o quanto foi linda.

No fundo, são canções de e para várias gerações e que marcaram toda uma época, mas que serão agora interpretadas por outras vozes da música angolana, num espectáculo com transmissão em directo pela TPA2 e TPA Internacional, além do YouTube do Show do Mês.

As cinco vozes angolanas deixaram o mundo dos vivos este ano e em circunstâncias diversas. A notícia sobre a morte de Teta Lágrimas chegou como uma bomba no mês passado, enquanto o país se curava das prematuras perdas de Kweno Ayonda, Carlos Burity, Waldemar Bastos e Jivago.

Jivago, Adão Gonçalves, nasceu em Luanda, em 1954 e morreu no mês passado. Entrou no mundo da música por altura da sua integração no grupo Bentiaba Show, formado em 1977 na cidade do Namibe.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Em 1983 integra o agrupamento Fenomenal, com o qual gravou a música “Avó Teté”, enveredando, posteriormente, numa carreira a solo. Em 1989, geavou ao vivo, no auditório da Rádio Nacional de Angola, o sucesso “Ramiro” 

Autor de sucessos “Pitanga madura”, “Teresa Ana”, Waldemar Bastos é uma das principais referências da música angolana, sendo um dos mais conhecidos internacionalmente. Morreu em Agosto aos 66 anos, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Carlos Burity, Carlos Fernandes Burity Gaspar, natural de Luanda, viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”.

Lançou o primeiro EP 1970, que incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Em 1992 lançou “Angolaritmo” depis seguiram-se “Carolina”( 1992), “Massemba”(1996), “Uanga”- 1998, “Zuela ó Kidi” (2002), “Paxiiami” (2006), o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Falecido em Fevereiro, Kueno Merquídes Vieira Aionda nasceu em Luanda e foi o mais novo dos músicos. Ganhou o gosto pela música cedo. Em 2010 venceu o Festival da Canção de Luanda da LAC com a música “ Tu vives em mim”. Morreu aos 33 anos.

Enquanto, Teta Lágrimas, que deixou o mundo dos vivos no mês passado, começou a cantar aos 14 anos de idade, antes de seguir para RD Congo, onde trabalhou com as orquestras Babongo Star e Veve Center.

Depois do seu primeiro disco “Amizade Colorida”, gravou álbuns como “Mãe de todos nós”, “Coisas da vida”, “Dilema”, “Luanda Já Foste linda”, “Renascente esperança”, “Genuinamente”, “Letra Chorada”, “Lágrimas do Coração”.

as cargas mais recentes

Jacob Desvarieux junta-se às celebrações dos 45 anos de independência de Angola

há 2 anos
Apadrinhado por Bonga, o espectáculo para a celebração dos 45 anos da independência terá lugar na próxima quarta-feira (11), em Lisboa, e traz como surpresa o músico Jacob Desvarieux.

Estrela de Missy Elliott já brilha na Calçada da Fama de Hollywood

há 11 meses
Aos 50 anos de idade, dos quais, mais de 25 dedicados ao Hip-Hop, Melissa Arnette Elliott mais conhecida como Missy ‘Misdemenor’ Elliott, acaba de ser honrada com a 2.708ª estrela da Calçada da Fama de Hollywood.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 2 anos
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Em dia de aniversário Nankhova brinda os fãs com novo videoclip

há 1 ano

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 2 anos

Art Sem Letra anuncia o regresso do concurso de poesia falada ‘Slam Tundawala’

há 1 ano
A quarta edição do Slam Tundawala acontece de 02 à 04 de Setembro do ano em curso no CCBA (Centro cultural Brasil Angola).

Black Eyed Peas e Post Malone lideram cartaz do Rock In Rio Lisboa

há 2 anos
A organização do Rock In Rio Lisboa divulgou, o “line-up” do Palco Mundo para a edição de 2021. O festival, que precisou ser cancelado este ano devido à pandemia mundial do novo coronavírus, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de Junho.

Músico promete bater Miguel Neto por denúncias de plágio

há 2 anos
Esta não é a primeira vez que o radialista recebe avisos, mas acabou por chamar mais atenção, porque o músico denunciado deslocou-se à Radio Lac, emissora onde o referido programa é emitido, para proferir as ameaças pessoalmente.

Pela primeira vez em 93 anos de Óscares, uma mulher não-caucasiana recebe o prémio de Melhor Realização

há 1 ano
Um ano após o cancelamento da premiação presencial, substituída por videochamadas no Zoom, os astros voltaram a desfilar na passadeira vermelha para prestigiar a 93.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

Rock in Rio terá réplica na cidade de São Paulo

há 2 anos
A organização do Rock in Rio informou hoje que está a criar um festival semelhante na cidade de São Paulo. O mega evento chama-se The Town e será acolhido no Autódromo Interlagos, alternando com o Rock in Rio.

N’sexy Love volta a reunir antigos integrantes para o grande regresso aos palcos

há 2 anos
Depois de mais de dez anos separados, N’sexy Love anunciou o regresso regular aos palcos, mas já sem Bigú Ferreira. A despedida do ex-vocalista, este domingo durante o Live no Kubico, deixou Walter Ananás em lágrimas, a ponto de interromper o espectáculo.

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 2 anos
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Meninas do Maculusso preparam grande show

há 3 anos
O reencontro é um tributo aos 28 anos de existência do grupo.

CFKAPPA regressa aos palcos com o primeiro concerto online pago

há 2 anos
O concerto marca a estreia de um canal que permitirá os artistas rentabilizarem seus lives. O primeiro live pago acontece este sábado e marca o regresso à fase activa do rapper, que actuará ao lado de DJ Ritchelly.

Equipa sul africana Mamelodi Sundwns assina contrato com Roc Nation de Jay-Z

há 1 ano
A equipa de futebol da África do Sul, Mamelodi Sundowns, anunciou, esta terça-feira, uma parceria com a agência internacional de desportos Roc Nations Sports, subdivisão da Roc Nation de Jay-Z.

Angola com mais de mil candidatos a monumentos históricos

há 2 anos