Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Com suas particularidades, todos eles possuíam algo em comum e elevaram a cultura nacional, através da música, e por isso serão tributados. Jivago com “Avó Teté” ou “Ramiro” ou Kweno Ayonda com “Tu Vives Em Mim” exaltavam com nostalgia as canções de Carlos Burity, evocando a voz de “Teresa Ana” que recordava a Luanda o quanto foi linda.

No fundo, são canções de e para várias gerações e que marcaram toda uma época, mas que serão agora interpretadas por outras vozes da música angolana, num espectáculo com transmissão em directo pela TPA2 e TPA Internacional, além do YouTube do Show do Mês.

As cinco vozes angolanas deixaram o mundo dos vivos este ano e em circunstâncias diversas. A notícia sobre a morte de Teta Lágrimas chegou como uma bomba no mês passado, enquanto o país se curava das prematuras perdas de Kweno Ayonda, Carlos Burity, Waldemar Bastos e Jivago.

Jivago, Adão Gonçalves, nasceu em Luanda, em 1954 e morreu no mês passado. Entrou no mundo da música por altura da sua integração no grupo Bentiaba Show, formado em 1977 na cidade do Namibe.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Em 1983 integra o agrupamento Fenomenal, com o qual gravou a música “Avó Teté”, enveredando, posteriormente, numa carreira a solo. Em 1989, geavou ao vivo, no auditório da Rádio Nacional de Angola, o sucesso “Ramiro” 

Autor de sucessos “Pitanga madura”, “Teresa Ana”, Waldemar Bastos é uma das principais referências da música angolana, sendo um dos mais conhecidos internacionalmente. Morreu em Agosto aos 66 anos, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Carlos Burity, Carlos Fernandes Burity Gaspar, natural de Luanda, viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”.

Lançou o primeiro EP 1970, que incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Em 1992 lançou “Angolaritmo” depis seguiram-se “Carolina”( 1992), “Massemba”(1996), “Uanga”- 1998, “Zuela ó Kidi” (2002), “Paxiiami” (2006), o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Falecido em Fevereiro, Kueno Merquídes Vieira Aionda nasceu em Luanda e foi o mais novo dos músicos. Ganhou o gosto pela música cedo. Em 2010 venceu o Festival da Canção de Luanda da LAC com a música “ Tu vives em mim”. Morreu aos 33 anos.

Enquanto, Teta Lágrimas, que deixou o mundo dos vivos no mês passado, começou a cantar aos 14 anos de idade, antes de seguir para RD Congo, onde trabalhou com as orquestras Babongo Star e Veve Center.

Depois do seu primeiro disco “Amizade Colorida”, gravou álbuns como “Mãe de todos nós”, “Coisas da vida”, “Dilema”, “Luanda Já Foste linda”, “Renascente esperança”, “Genuinamente”, “Letra Chorada”, “Lágrimas do Coração”.

as cargas mais recentes

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 9 meses
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 7 meses
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

“A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, é eleito o melhor disco da década

há 1 ano
O site especializado em música, “Scream & Yell” também elegeu, a par de Elza, David Bowie, com “Blackstar” (2016).

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 7 meses
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Angolana eleita melhor jogadora da semana nos EUA

há 4 semanas

Eminem lança álbum surpresa com 16 faixas inéditas

há 4 meses
O décimo segundo álbum de estúdio de Eminem intitula-se “Music To be Murdered By”e contém 16 faixas inéditas com participações de Dr. Dre, Ty Dolla $ign e traz vários pedidos de desculpas e, até mensagens para Snoop Dogg.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 7 meses
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Nova música de Dj Khaled poderá contar com uma versão de Kizomba

há 7 meses

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 1 ano
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 6 meses
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

há 8 meses
Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´.

Nick Cannon deixa rivalidade de lado e reconhece que Eminem tem o melhor flow de todos os tempos

há 5 meses
Apesar do passado sórdido de Cannon e Shady, a personalidade da rádio Power 106 não pode negar o talento do rival. Durante o novo segmento “World Famous Top 5” de Cannon, elegeu os 5 Melhores Flows no Rap – e Eminem está no topo.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 10 meses
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 6 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Série de Anitta na Netflix estreia em Dezembro

há 5 meses
A carreira da cantora brasileira será apresentada, no próximo mês (16) em série documental da Netflix. ” Anitta: Made In Honório”, é uma série sobre a vida da artista, ensaios, gravações e shows.

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 1 ano
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.