Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Com suas particularidades, todos eles possuíam algo em comum e elevaram a cultura nacional, através da música, e por isso serão tributados. Jivago com “Avó Teté” ou “Ramiro” ou Kweno Ayonda com “Tu Vives Em Mim” exaltavam com nostalgia as canções de Carlos Burity, evocando a voz de “Teresa Ana” que recordava a Luanda o quanto foi linda.

No fundo, são canções de e para várias gerações e que marcaram toda uma época, mas que serão agora interpretadas por outras vozes da música angolana, num espectáculo com transmissão em directo pela TPA2 e TPA Internacional, além do YouTube do Show do Mês.

As cinco vozes angolanas deixaram o mundo dos vivos este ano e em circunstâncias diversas. A notícia sobre a morte de Teta Lágrimas chegou como uma bomba no mês passado, enquanto o país se curava das prematuras perdas de Kweno Ayonda, Carlos Burity, Waldemar Bastos e Jivago.

Jivago, Adão Gonçalves, nasceu em Luanda, em 1954 e morreu no mês passado. Entrou no mundo da música por altura da sua integração no grupo Bentiaba Show, formado em 1977 na cidade do Namibe.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Em 1983 integra o agrupamento Fenomenal, com o qual gravou a música “Avó Teté”, enveredando, posteriormente, numa carreira a solo. Em 1989, geavou ao vivo, no auditório da Rádio Nacional de Angola, o sucesso “Ramiro” 

Autor de sucessos “Pitanga madura”, “Teresa Ana”, Waldemar Bastos é uma das principais referências da música angolana, sendo um dos mais conhecidos internacionalmente. Morreu em Agosto aos 66 anos, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Carlos Burity, Carlos Fernandes Burity Gaspar, natural de Luanda, viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”.

Lançou o primeiro EP 1970, que incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Em 1992 lançou “Angolaritmo” depis seguiram-se “Carolina”( 1992), “Massemba”(1996), “Uanga”- 1998, “Zuela ó Kidi” (2002), “Paxiiami” (2006), o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Falecido em Fevereiro, Kueno Merquídes Vieira Aionda nasceu em Luanda e foi o mais novo dos músicos. Ganhou o gosto pela música cedo. Em 2010 venceu o Festival da Canção de Luanda da LAC com a música “ Tu vives em mim”. Morreu aos 33 anos.

Enquanto, Teta Lágrimas, que deixou o mundo dos vivos no mês passado, começou a cantar aos 14 anos de idade, antes de seguir para RD Congo, onde trabalhou com as orquestras Babongo Star e Veve Center.

Depois do seu primeiro disco “Amizade Colorida”, gravou álbuns como “Mãe de todos nós”, “Coisas da vida”, “Dilema”, “Luanda Já Foste linda”, “Renascente esperança”, “Genuinamente”, “Letra Chorada”, “Lágrimas do Coração”.

as cargas mais recentes

Paulo Flores e Prodígio voltam a juntar-se em novo projecto musical

há 2 anos
Intitulada Nzambi-Deus”, o single antecipa o álbum “A Bênção e a Maldição” e aborda sobre a eterna pergunta que não para de ecoar, e será disponibilizado hoje às 18 horas no canal do YouTube criado pelos dois artistas e que visa promover a arte.

Vanda Pedro: “O teatro é ciumento, precisas de tempo para viver e aprender intensamente”

há 1 ano
“Uma mulher de acção e artista de grande potencial”, é como quer ser lembrada a profissional de 38 anos de idade, 25 dos quais dedicados a arte da representação. Uma trajectória que nas palavras de Vanda, foi pautada por muita intensidade entre “choros e risos” que, será imortalizada no livro.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 2 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 1 ano
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Britney Spears não voltará a subir aos palcos enquanto estiver sob tutela do pai

há 11 meses
Britney Spears voltou a ser notícia ontem. A cantora disse que prefere deixar de subir aos palcos enquanto seu pai mantém o controle sobre sua carreira, referindo que a tutela de 13 anos “matou os seus sonhos”.

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 2 anos
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 1 ano
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

Jay-Z leiloa “Trono que herdou há 25 anos” para ajudar instituições de caridade

há 12 meses
A peça simbólica reinterpreta e recontextualiza a capa do famoso álbum e cria uma visão contemporânea de um retrato que definiu uma era – como um comentário e lembrete de que Reasonable Doubt continua vital e novo até os dias de hoje.

Burna Boy representa músicos africanos na Casa Branca

há 1 ano
Burna Boy foi o único artista africano presente na lista dos quarenta e seis músicos cujos temas foram seleccionados para a cerimónia inaugural de Biden e Harris à Casa Branca.

Chetekela: “Adrenalina do Amor é uma música em homenagem à Cláudia, a mulher que salvou a minha vida”

há 2 anos
Pouco menos de um ano após ser lançada, a música `Adrenalina do Amor´ já incrementou dois prémios à carreira de Chetekela, nomeadamente: o prémio internacional na categoria de Artista em ascensão nos AFRIMMA 2019, e mais recentemente o de Melhor música romântica do ano 2019, na 23ª edição do Moda Luanda. Ao qual afirmou, em breve conversa com a carga, que “o desejo dos fãs cumpre-se”, e fez ainda saber tem na forja o lançamento do álbum `superação´, bem como a realização de um live com banda.

PLASTICIDADES Anti-Covid-19: Exposição em homenagem a Paulo Jazz pode ser vista até ao dia 31

há 1 ano
A exposição que memora a vida e obra de Paulo Jazz, foi inaugurada no passado dia 4 de Janeiro e insere-se nas celebrações do Dia da Cultura.

Gestor de Davido implora aos nigerianos para que convençam o músico a não o demitir

há 11 meses
O gestor de logística pessoal de Davido, Isreal Afeare, conhecido no mundo da música como Israel DMW, pediu aos nigerianos que implorassem ao cantor para não demiti-lo após ter sido suspenso.

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 2 anos
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

Anitta, Ivete Sangalo e Black Eyed Peas no Rock in Rio 2021

há 2 anos
As cantoras “Anitta”, “Ivete Sangalo” e o grupo “Black Eyed Peas” garantiram presença na edição 2021 do Rock In Rio Lisboa. Os nomes foram anunciados na edição especial televisiva que assinala as datas do festival que, este ano, não aconteceu por conta do Covid-19

Artista em ascensão: Rapper Rodex Mágico apresenta-se com “Fé” 

há 4 meses
Após fechar 2021 com o grande “Testemunho”, Rodex Mágico prepara-se para lançar amanhã um novo vídeoclip para o tema “Fé” do álbum Dores e Mágoas, disponível desde Dezembro nas plataformas digitais.

Sabia que hoje comemora-se o Dia do Compositor?

há 1 ano
A efeméride faz uma ode a todos os profissionais comprometidos com a alma da música, o responsável por traduzir emoções e eternizar momentos em melodias.