Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Com suas particularidades, todos eles possuíam algo em comum e elevaram a cultura nacional, através da música, e por isso serão tributados. Jivago com “Avó Teté” ou “Ramiro” ou Kweno Ayonda com “Tu Vives Em Mim” exaltavam com nostalgia as canções de Carlos Burity, evocando a voz de “Teresa Ana” que recordava a Luanda o quanto foi linda.

No fundo, são canções de e para várias gerações e que marcaram toda uma época, mas que serão agora interpretadas por outras vozes da música angolana, num espectáculo com transmissão em directo pela TPA2 e TPA Internacional, além do YouTube do Show do Mês.

As cinco vozes angolanas deixaram o mundo dos vivos este ano e em circunstâncias diversas. A notícia sobre a morte de Teta Lágrimas chegou como uma bomba no mês passado, enquanto o país se curava das prematuras perdas de Kweno Ayonda, Carlos Burity, Waldemar Bastos e Jivago.

Jivago, Adão Gonçalves, nasceu em Luanda, em 1954 e morreu no mês passado. Entrou no mundo da música por altura da sua integração no grupo Bentiaba Show, formado em 1977 na cidade do Namibe.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Em 1983 integra o agrupamento Fenomenal, com o qual gravou a música “Avó Teté”, enveredando, posteriormente, numa carreira a solo. Em 1989, geavou ao vivo, no auditório da Rádio Nacional de Angola, o sucesso “Ramiro” 

Autor de sucessos “Pitanga madura”, “Teresa Ana”, Waldemar Bastos é uma das principais referências da música angolana, sendo um dos mais conhecidos internacionalmente. Morreu em Agosto aos 66 anos, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Carlos Burity, Carlos Fernandes Burity Gaspar, natural de Luanda, viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”.

Lançou o primeiro EP 1970, que incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Em 1992 lançou “Angolaritmo” depis seguiram-se “Carolina”( 1992), “Massemba”(1996), “Uanga”- 1998, “Zuela ó Kidi” (2002), “Paxiiami” (2006), o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Falecido em Fevereiro, Kueno Merquídes Vieira Aionda nasceu em Luanda e foi o mais novo dos músicos. Ganhou o gosto pela música cedo. Em 2010 venceu o Festival da Canção de Luanda da LAC com a música “ Tu vives em mim”. Morreu aos 33 anos.

Enquanto, Teta Lágrimas, que deixou o mundo dos vivos no mês passado, começou a cantar aos 14 anos de idade, antes de seguir para RD Congo, onde trabalhou com as orquestras Babongo Star e Veve Center.

Depois do seu primeiro disco “Amizade Colorida”, gravou álbuns como “Mãe de todos nós”, “Coisas da vida”, “Dilema”, “Luanda Já Foste linda”, “Renascente esperança”, “Genuinamente”, “Letra Chorada”, “Lágrimas do Coração”.

as cargas mais recentes

O Incesto Real: Novo romance de Comandante Jujú é amanhã no programa ‘Bom dia bom dia’

há 9 meses
Cruzando os séculos, narradores e uma vasta rede de possibilidades, o autor joga com os laços e armadilhas da vida para nos oferecer uma outra história de uma certa Angola.

Orquestra Camerata de Luanda “Renasce” em concerto intimista

há 3 semanas
A Orquestra Camerata de Luanda, realiza dia 09 de Setembro, no memorial Agostinho Neto um concerto intimista para marcar o seu regresso aos palcos, depois de um longo período inactiva.

Andrea Bocelli canta para uma catedral sem público

há 1 ano
O concerto a solo denominado Music for Hope realiza-se a 12 de Abril (Dia da Páscoa) na Duomo, a catedral de Milão e será transmitido, em directo no canal do YouTube do músico.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 1 ano
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 1 ano
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 9 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Música de Flagelo Urbano volta a ser destaque em Universidade brasileira

há 1 mês
A música ‘Demo Sem Cracia’ da autoria de Flagelo Urbano, está em destaque no ‘Caderno Textos e Debates’ da Universidade Federal de Santa Catarina.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 1 ano
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Fundação Arte e Cultura apresenta antologia poética “Geração Poema”

há 9 meses
A Fundação Arte e Cultura vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16horas no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, uma Antologia Poética “Geração Poema”, resultado dos 3 anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração, no âmbito do projecto Noites de Poesia.

Zezé Di Camargo e Luciano festejam 30 anos de carreira

há 8 meses
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano inicia as comemorações dos 30 anos de carreira da dupla com a edição do inédito single 1 hora e meia.

Fãs revoltados com Madonna por causa de uma fotografia

há 1 ano
Após o lançamento de “Madame X” (2019), a “Rainha do Pop” teve várias aparições. Há alguns meses, Madonna esteve em silêncio devido à pandemia do Covid-19. Esta segunda-feira, a autora de “Papa Don’t Preach” voltou a aparecer e causou revolta a alguns internauras, tudo por causa de uma fotografia em topless.

Por onde andam os Wonderful One?

há 1 ano
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 1 ano
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

Morreu Pierre Cardin

há 9 meses
Nascido em Itália, mas naturalizado francês, Pierre foi o renovador da alta-costura francesa no pós-guerra, tendo mais recentemente dado nome a várias gamas de acessórios de moda.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

há 7 meses
Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.

Toty Sa’med

há 2 anos
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.