Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Os músicos Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Carlos Burity, Jivago e Teta Lágrimas, falecidos este ano por doença, serão homenageados pelo Show do Mês com um grande espectáculo.

Com suas particularidades, todos eles possuíam algo em comum e elevaram a cultura nacional, através da música, e por isso serão tributados. Jivago com “Avó Teté” ou “Ramiro” ou Kweno Ayonda com “Tu Vives Em Mim” exaltavam com nostalgia as canções de Carlos Burity, evocando a voz de “Teresa Ana” que recordava a Luanda o quanto foi linda.

No fundo, são canções de e para várias gerações e que marcaram toda uma época, mas que serão agora interpretadas por outras vozes da música angolana, num espectáculo com transmissão em directo pela TPA2 e TPA Internacional, além do YouTube do Show do Mês.

As cinco vozes angolanas deixaram o mundo dos vivos este ano e em circunstâncias diversas. A notícia sobre a morte de Teta Lágrimas chegou como uma bomba no mês passado, enquanto o país se curava das prematuras perdas de Kweno Ayonda, Carlos Burity, Waldemar Bastos e Jivago.

Jivago, Adão Gonçalves, nasceu em Luanda, em 1954 e morreu no mês passado. Entrou no mundo da música por altura da sua integração no grupo Bentiaba Show, formado em 1977 na cidade do Namibe.

Show Do Mês venera cinco estrelas da música angolana que partiram este ano

Em 1983 integra o agrupamento Fenomenal, com o qual gravou a música “Avó Teté”, enveredando, posteriormente, numa carreira a solo. Em 1989, geavou ao vivo, no auditório da Rádio Nacional de Angola, o sucesso “Ramiro” 

Autor de sucessos “Pitanga madura”, “Teresa Ana”, Waldemar Bastos é uma das principais referências da música angolana, sendo um dos mais conhecidos internacionalmente. Morreu em Agosto aos 66 anos, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Carlos Burity, Carlos Fernandes Burity Gaspar, natural de Luanda, viveu parte da adolescência no Moxico, onde integrou, em 1968, a formação pop–rock “Cinco mais um”.

Lançou o primeiro EP 1970, que incluiu os temas “Ixi Iami” e “Recado”. Neste mesmo ano, divide o palco com David Zé e Artur Nunes, num grande espectáculo realizado na Cidadela Desportiva de Luanda.

Em 1992 lançou “Angolaritmo” depis seguiram-se “Carolina”( 1992), “Massemba”(1996), “Uanga”- 1998, “Zuela ó Kidi” (2002), “Paxiiami” (2006), o músico lançou em 2010 “Malalanza”, que viria ser o seu último álbum.

Falecido em Fevereiro, Kueno Merquídes Vieira Aionda nasceu em Luanda e foi o mais novo dos músicos. Ganhou o gosto pela música cedo. Em 2010 venceu o Festival da Canção de Luanda da LAC com a música “ Tu vives em mim”. Morreu aos 33 anos.

Enquanto, Teta Lágrimas, que deixou o mundo dos vivos no mês passado, começou a cantar aos 14 anos de idade, antes de seguir para RD Congo, onde trabalhou com as orquestras Babongo Star e Veve Center.

Depois do seu primeiro disco “Amizade Colorida”, gravou álbuns como “Mãe de todos nós”, “Coisas da vida”, “Dilema”, “Luanda Já Foste linda”, “Renascente esperança”, “Genuinamente”, “Letra Chorada”, “Lágrimas do Coração”.

as cargas mais recentes

Idris Elba promove concerto virtual “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 2 anos
O concerto virtual é uma iniciativa do cineasta britânico, que visa arrecadar fundos para “aliviar” os efeitos económicos que África tem sofrido, face a pandemia do Covid-19. O encontro reunirá um rol de artistas africanos e será transmitido pela MTV Base, no próximo dia 25, dia de África.

Dr. Dre pergunta ao público quem estaria a “altura” de competir com Eminem e Swizz  Beatz responde

há 4 dias
Dos fãs de Dre e Eminem especulava-se que a legenda anunciava um álbum do produtor com a participação de Slim Shady, mas não passou de dizeres, porque Swizz  Beatz clarificou, respondendo a Dr. Dre que “Busta Rhymes” seria capaz.

Young Buck explica os verdadeiros motivos e a génese da destruição da G-Unit

há 1 ano
Young Buck, ex-membro da G-Unit, decidiu abrir as copas e revelou que os verdadeiros motivos da destruição do grupo foram a demissão de Sha Money XL, o agente do grupo na época.

Edgar Domingos relembra ‘Adoço’ que vale ouro

há 2 meses
O tema voltou à baila graças a uma publicação nostálgica do artista, que com a hashtag #éparafazerhistória, relembrou o êxito, que lhe foi atribuido em Fevereiro último, pelo facto do single ter atingido a marca de 5 mil unidades vendidas em território português.

Ex-estrela da Disney revela que se tornou actriz pornográfica por causa de Hollywood

há 1 ano
Conhecida pelo seu protagonismo na série da Disney ‘O Mundo é dos Jovens’, interpretando Rachel, Maitland Ward revelou que decidiu entrar para o entretenimento adulto por causa do desprezo de Hollywood.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 1 ano
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 1 ano
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 2 anos
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Black Eyed Peas e Post Malone lideram cartaz do Rock In Rio Lisboa

há 1 ano
A organização do Rock In Rio Lisboa divulgou, o “line-up” do Palco Mundo para a edição de 2021. O festival, que precisou ser cancelado este ano devido à pandemia mundial do novo coronavírus, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de Junho.

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 2 anos
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

Painel do ‘Show Piô’ desafia criadores a “repensar” conteúdos infantis

há 8 meses
A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 2 anos
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Mwana Afrika: “A Trace quer combater todos os estereótipos criados pela mídia convencional. E estou no canal para contribuir nisso”

há 2 anos

Linkin Park: Reeditam “Hybrid Theory”, 20 anos depois do lançamento

há 1 ano
Ao longo de hora e meia de conversa Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrell e Joe Hahn responderam a questões oriundas dos quatro cantos do mundo – da Tailândia e Indonésia aos Estados Unidos e Austrália, passando por Portugal – e falaram especialmente sobre o álbum que deu início ao percurso dos Linkin Park.

Trunfos do DJ Znóbia

há 1 ano

Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

há 10 meses
Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Sterio, Grand F e Franchoddas, vão rimar por cima de samples e vozes de Waldemar Bastos, deixando um registo do melhor da nova e velha geração do Rap nacional.