Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Realizado pela Nova Energia, o evento estará enquadrado no calendário do Show do Mês Live e terá transmissão em directo na TPA 2 e TPA Internacional, além das plataformas digitais.

Temas como “Aldina”, “Menina sentada na areia”, “Moringa”, “Serra da Leba”, “Criança como uma flor”, “Pipiadora”, entre outros, serão relembrados no palco do Show Piô, num evento que visa também transmitir o espírito de irmandade entre os angolanos, através de recordações com os momentos que marcaram a cultura angolana, a música em particular.

Durante cerca de três horas e meia, as antigas estrelas da música angolana vão desfilar os seus maiores sucessos, recordando momentos memoráveis, marcados por uma grande aposta, na altura, na música feita por crianças.

Mesmo sem seguirem carreiras profissionais ligadas a música a maioria), e “transformados” fisicamente pelo tempo, os ex-cantores piôs são capazes de nos fazer viajar pelos melhores momentos do cancioneiro infantil, numa altura em que destacavam-se nomes como Mamborró, Lucas de Brito, Joseca, Daniel Arrobas, João Assunção, As Gingas, Gisela Góis e muitos outros.

A música infantil teve o seu melhor período nas décadas 80 e 90, com a abertura da sala pio na Rádio Nacional de Angola.

Nomes como Marito Furtado, Moreira Filho (Banda Maravilha), Eduardo Paím, Filipe Zau, Rosa Roque, Octaviano Correia, entre outros, contribuíram, nas várias áreas, para o desenvolvimento deste género.

A Nova Energia é uma empresa angolana doptada para organização e promoção de eventos. O seu “cartão de visita” é o Show do Mês, que este ano vai na sétima temporada.

as cargas mais recentes

Artista Ricardo Fanju transforma blindados e tanques de guerra em belas obras de artes no Bailundo

há 1 semana
O artista espanhol Ricardo Fanju começou no Bailundo, província do Huambo, o projecto de transformação dos blindados e tanques de guerra em belas obras de artes, trazendo para o mundo e para os angolanos a mensagem de uma Angola sem guerra e, transformar o que noutrora seria motivo de tristeza em verdadeiros pontos turísticos.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 1 ano
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

Conheça as surpresas do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo edição 2020

há 1 ano
O quarto maior evento de Jazz do mundo e o primeiro do continente africano, traz para a vigésima primeira edição uma diversidade de vozes. Nomes como Lira, Lady Zamar e o rapper norte-americano Earl Sweatshirt vão juntar-se a veteranos do Jazz.

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 4 semanas
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 7 meses
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Nucho: “É muito estranho não termos agências que consigam apanhar um artista do anonimato e fazê-lo crescer”

há 2 meses
“O que se vê nas nossas produtoras é que, basicamente pegam artistas que já estão feitos e que já têm fama na rua e depois apenas metem mais algum combustível. E também sinto que falta um bocado de originalidade. Acho que poderíamos ter artistas mais ousados. resumindo, acho que temos uma cultura saudável, acho que temos muito talento, mas acho que falta um bocado de coragem e abertura e limar algumas arestas para atingir o nível seguinte, como o da Nigéria ou da África do Sul, não só na gravação das músicas, mas essencialmente nos espectáculos ao vivo que proporcionamos ao nosso público, acho que os nossos espectáculos ainda deixam muito a desejar”.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 12 meses
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 6 meses

Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

há 1 ano
“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 11 meses
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 7 meses
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Partiu o “físico” e ficou a obra

há 1 ano
Calou-se uma voz inconfundível de Kueno Aionda, calou-se o futuro, num país onde cada vez mais aumenta a quantidade e diminui a qualidade.

Filme sobre o adultério estreia nos cinemas no final do mês

há 4 meses
O filme angolano “E se as mulheres fossem unidas?”, que retrata o adultério e uma possível união entre as senhoras, estreia no dia 30 de Abril nos cinemas angolanos.

New Generation: PJ Mussungo apresenta primeira música promocional da EP Befology77

há 2 dias
Desde o incentivo a solidariedade que é no fundo o esteio do projecto, à necessidade de preservação do ecossistema e salvaguardar a identidade africana e humanização de todos os povos. New Generation ou Nova Geração, transborda uma mensagem alternativa e interventiva aos factos que abordam questões e versões sobre perspectivas sociais.

Michael B. Jordan é taxado como primeiro Super-Homem negro da história

há 1 semana
Aumentam cada vez mais os rumores sobre a possível estreia do actor no papel de Super-Homem, numa série da HBO Max, centrada no personagem Val-Zod: o segundo personagem a assumir o manto de Superman na era New 52 da DC.