O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.
Realizado pela Nova Energia, o evento estará enquadrado no calendário do Show do Mês Live e terá transmissão em directo na TPA 2 e TPA Internacional, além das plataformas digitais.
Temas como “Aldina”, “Menina sentada na areia”, “Moringa”, “Serra da Leba”, “Criança como uma flor”, “Pipiadora”, entre outros, serão relembrados no palco do Show Piô, num evento que visa também transmitir o espírito de irmandade entre os angolanos, através de recordações com os momentos que marcaram a cultura angolana, a música em particular.
Durante cerca de três horas e meia, as antigas estrelas da música angolana vão desfilar os seus maiores sucessos, recordando momentos memoráveis, marcados por uma grande aposta, na altura, na música feita por crianças.
Mesmo sem seguirem carreiras profissionais ligadas a música a maioria), e “transformados” fisicamente pelo tempo, os ex-cantores piôs são capazes de nos fazer viajar pelos melhores momentos do cancioneiro infantil, numa altura em que destacavam-se nomes como Mamborró, Lucas de Brito, Joseca, Daniel Arrobas, João Assunção, As Gingas, Gisela Góis e muitos outros.
A música infantil teve o seu melhor período nas décadas 80 e 90, com a abertura da sala pio na Rádio Nacional de Angola.
Nomes como Marito Furtado, Moreira Filho (Banda Maravilha), Eduardo Paím, Filipe Zau, Rosa Roque, Octaviano Correia, entre outros, contribuíram, nas várias áreas, para o desenvolvimento deste género.
A Nova Energia é uma empresa angolana doptada para organização e promoção de eventos. O seu “cartão de visita” é o Show do Mês, que este ano vai na sétima temporada.