Sílvio Nascimento lança petição para impedir que Jada Smith produza filme sobre Rainha Njinga

A notícia, na semana passada, sobre a produção de uma obra filmográfica documental dirigida por Jada Pinket, sobre a história de Rainha Njinga está a ser objecto de inúmeras contestações por parte dos artistas, sobretudo os ligados ao cinema e teatro.

Após protestar nas suas redes sociais, e ser apoiado pelos colegas, o actor e produtor angolano Sílvio Nascimento lançou hoje um abaixo-assinado, “exigindo resposta e reparação do erro”, pois entende que, se a Netflix quiser contar a história sobre a rainha angolana, os produtores e actores angolanos devem ser parte do processo.

“Exigimos respostas e reparação do erro, se vão contar a nossa história, que sejamos parte integrante do processo e respeitados a todos os níveis. Chega de usaram a nossa identidade cultural para elevação de terceiros enquanto nós parecemos sem produção de conteúdos por falta de aceitação internacional!”, exige.

Sílvio Nascimento justifica suas contestações, relatando que a Netflix rejeitou o filme e a séria sobre Njinga, produzida em 2013 pela Semba Comunicação, alegando que a plataforma “não estava interessada nos conteúdos dos PALOP”.

“Mostrámos o filme e a série Njinga Rainha de Angola produzida pela Semba comunicação em 2013 em nome de Angola e disseram que não interessava, agora estão a fazer um documentário que consta a história da Rainha Njinga Mbandi,  sem que Angola tenha algum benefício disso, não está a ser filmado em Angola, nem consta equipa técnica e actores angolanos, achamos isso repugnante e roça a usurpação cultural para benefício próprio, onde contam a nossa história sob o seu ponto de vista, e muitas vezes distorcendo os factos reais, usando a sua narrativa sobre nós, não podemos continuar a tolerar isso”, justificou o actor na petição.

as cargas mais recentes

Rihanna é “cancelada” por fãs muçulmanos

há 3 anos
Durante o último desfile de moda Savage X Fenty, que espelhou mais uma vez a diversidade e inclusão de embaixadores da marca, Rihanna foi criticada por uma das músicas tocadas durante o evento, sendo acusada de estar a se apropriar culturalmente do Islã ao tocar uma versão de um hadith.

Brian May, integrante dos Queen, eleito o melhor guitarrista de todos os tempos

há 3 anos
Para a mesma nomeação estavam as lendas Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen. Ao reagir à votação, May emocionou-se e confessou que não se via nem sequer no Top 3 dos melhores guitarristas.

Plataforma dedicada à preservação da história da cultura kizomba é apresentada na 35ª edição da Bienal de São Paulo

há 2 semanas
O Kizomba Design Museum, plataforma transitória dedicada à preservação da história da cultura kizomba, apresentou, pela primeira vez, entre os dias 6 e 8 de Setembro, uma experiência imersiva na cidade brasileira de São Paulo, como parte da semana de abertura da 35ª edição da Bienal de São Paulo.

Bob da Rage Sense: Na linha da frente dos protestos

há 3 anos
Ao contrário de muitos artistas que se limitam a “protestar” nas redes sociais, o rapper saiu às ruas para também dar voz às palavras de ordem: “Vidas Negras Importam”, “Justiça, justiça, nós queremos justiça” e “Só queria respirar, mas até para isso tenho que suplicar”.

Já é possível ter acesso ao álbum `Olokwembo´ pelas plataformas digitais

há 2 anos
A contar actualmente com a distribuição da HM Studio, o elogiado álbum está três anos depois, disponível para download e streaming. Não é propriamente a primeira aparição de `Olokwembo´ nas plataformas de streaming, mas desta vez é definitiva.

Novo álbum de OG Vuino é “uma espécie de Negócio Fechado a solo”

há 2 anos
O álbum de estreia de OG Vuino traz uma matriz africana, com miscigenação de sons e culturas do Continente e angolana, em particular. A obra reúne participações de nomes de referências na música angolana e africana, além de Kadaff, Dji Tafinha, GM, Filho do Zua e Rui Orlando

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 3 anos
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

#TheBestBANTUMEN 2020 é eleito já este domingo

há 3 anos
Está a decorrer a votação que vai eleger o #TheBestBANTUMEN 2020, nas categorias de `Melhor Artista´e `Melhor Projecto Musical´, ambas dentro da cultura Hip Hop, entre os PALOPs e Portugal. Tal como o nome deixa adivinhar, trata-se de uma iniciativa do site generalista BANTUMEN.

Álbum de Black Coffee já está disponível

há 3 anos

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 3 anos
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 2 anos
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 3 anos
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 3 anos
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 3 anos
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Eminem entra para o Rock & Roll Hall of Fame no seu primeiro ano de elegibilidade

há 1 ano
Slim Shady é o único artista de hip-hop a ser indicado como performer este ano e o único artista que começou a lançar música nos anos 90.

Coréon Dú denuncia que há promotores de eventos a roubarem sua marca “I Love Kuduro”

há 2 anos