Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Contem-nos a história do programa Matabicho?
Começamos como indivíduos totalmente desconhecidos que participaram num casting para novos locutores lançado pela rádio LAC em 2014. Depois de várias fases de selecção, fomos convidados a fazer programas experimentais. Pelo bom desempenho fomos desafiados a ocupar um espaço que estava vazio na emissão da rádio, ao domingo de manhã. Abraçamos sem hesitar e estamos nisso há 5 anos.

A que se deve o nome?
Quando soubemos que o espaço reservado para nós era ao domingo das 10 às 12 horas, fizemos um brainstorm para encontrar um nome que fizesse jus. Depois de vários dias de discussão e várias propostas, concordamos que pelo horário que o abarcava o momento do Mata-bicho, este seria o nome do programa. 

O Matabicho faz parte da grelha de uma Rádio comercial, e assim sendo, qual é o vosso público alvo?
Sim, a LAC é uma rádio comercial e o público por defeito são empresas que queiram anunciar serviços mas, por ser um programa emitido ao domingo acabamos por abranger as famílias, de forma geral. Costumamos afirmar que o nosso público-alvo vai dos 6 aos 100 anos e mais…

Quanto a pluralidade dos conteúdos, como funciona a vossa programação?
Este é um tema que nos desafia semanalmente. Somos um dos poucos programas de rádio que tem mais de 4 vozes. Inicialmente fazíamos um programa com mais plasticidade, cada locutor trazia um tema da sua área todas as semanas. Passado algum tempo percebemos que era necessário segmentar melhor e hoje fazemos uma programação alternada semanalmente.

Qual o papel dos programas de rádio e quais os critérios de avaliação para que um determinado tema passe no Matabicho? 

Entendemos que na realidade de Angola a rádio e os programas têm um papel importante de divulgação de notícias e conhecimento.
A rádio ainda é o meio que chega a mais pessoas em todo o País por isso vemos os programas de rádio como responsáveis por levar informação relevante à população, entreter e formar.

Estas avaliações são feitas pelos radialistas ou é uma tarefa que cabe ao colectivo de realização?

Tentamos ao máximo fazer a nossa produção de forma independente. Temos opiniões e personalidades diferentes mas acabamos sempre por concordar no que achamos ser melhor para o melhor. Estas decisões são tomadas em conjunto.

E em termos musicais?

Nesse quesito temos o suporte indispensável do Mauro Costa. Ele é o responsável pela sonoplastia e ajusta sempre aos gostos individuais de cada um.

Algumas pessoas defendem que a música e a rádio são interdependentes. Partilham o mesmo ponto de vista?

Concordamos! A estética sonora de uma rádio, para além de todos os programas, linha editorial ou serviços informativos, está muito ligada à música. Estão interligadas sim.

Como tem sido a apresentação do programa em perante ao distanciamento imposto pelo novo coronavírus?
Desde que foi declarado o Estado de Emergência, passamos a fazer o programa via Skype. Cumprimos desde o início os pressupostos de segurança individual e colectiva mas desde a última semana de Maio temos feito a partir do estúdio, com 50% da equipa em modo presencial e os restantes online.

Sabe-se que a equipa é constituída por cinco elementos. Como tem sido este intercâmbio durante o programa?
Este é o nosso maior desafio e o nosso maior trunfo. Por um lado é muito difícil alinhar os gostos e preferências de 5 pessoas tão diferentes mas achamos que o programa ganha pela diversidade. Isso ajuda-nos a ter um intercâmbio sempre rico.

Como estão divididas as tarefas deste quinteto?
A apresentação do programa é uma tarefa anual. Por altura do nosso aniversário, acontece a rotação, neste momento está a Djanira Barbosa. A sonaplastia fica a cargo do Mauro Costa e individualmente cada um é responsável pela preparação de conteúdos e apresentação da sua rubrica.

Já deram voz a algum outro programa?
Apenas programas experimentais. 

Perfil dos apresentadores

Djanira Barbosa
Natural: Luanda 
Ocupação: Comunicação corporativa, gestão de redes sociais, fotografia, locução e gestão de projectos culturais
Hobby: Ler, escrever, ouvir música
Top 10 de artistas nacionais: André Mingas, Bonga, Paulo Flores, Kiafu Kiadaff, Yuri da Cunha 
Top 5 de artistas internacionais: Tito Paris, Eminem, Mayra Andrade, Alicia Keys e John Legend

Jorge Guerra
Natural: Luanda
Hobby: Trabalhar (Ver futebol) e fazer notícias sobre futebol, narrar jogos de futebol. Divirto-me trabalhando
Top 10 de artistas nacionais: Paulo Flores, Euclides da Lomba, André Mingas, Yola Semedo, Kalibrados, Young Squad, Army Squad, Killa Hill, Café Negro, Maiangaaz.
Top 5 Internacional: Metallica, System of a Down, Gabriel o Pensador, Ferrugem, Black Company.
 
Walter dos Reis
Hobby:  Leitura
Natural: Luanda
Top 5 internacional:  Stevie Wonder, Djavan, Salif keita, Sting, Cesaria Évora
Top 10 dos artistas nacionais: Filipe Mukenga,  Paulo Flores, Alberto Teta Lando, Banda Maravilha,  Kiezos, Belita Palma, André Mingas, Yola Semedo,
Impactos 4, Bonga.

Rosário Rodrigues
Ocupação: Gestor de Públicidade
Hobby: Ouvir rádio / Música /Ler sobre espiritualidade e psicologia.
Top 10 de artistas nacionais: Teta Lando, Bonga, Jovens do Prenda, Bangão, Carlos Burity, Banda Maravilha, As Gingas, Paulo Flores, Gabriel Tchiema, Pedrito.
Top 5 Internacional: Boney MBana, Julio Iglesias, Grupo Africando, Bob Marley

Edilson Fonseca Pedro de Almeida
Natural: de Luanda
Ocupação: Radialista, Fundador da Alta Velocidade, Co-fundador da TECH21 ÁFRICA
Hobby: Ler , cantar ,treinar e fazer corridas de kartings amador
Top 10 de artistas nacionais: Felipe Mukenga, Waldemar Bastos, Paulo Flores, Heavy C, Matias Damásio, Kiaku Kiadaff, Yola Semedo, Anna Joyce, Edmasia, Selda.
Top 5 Internacional: 2Pac, Nas Escobar, Common Sense, Alicia Kyes, Jene Aiko

Selma Helena Casimiro Simba
Natural: Cabinda
Ocupação: Comunicação institucional, advocacia e locução radiofónica
Hobby: Leitura
Top 10 dos Artistas nacionais: 10 não chega para eu nomear.
Top 5 de artistas internacionais: 5 é pouco para eu arriscar

as cargas mais recentes

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 8 meses
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Anitta adia lançamento do novo CD

há 3 meses
A cantora Anitta informou que o lançamento do seu novo álbum foi adiado para 2021, devido a pandemia do Coronavirus. Numa conversa com os fãs, pelo Tik Tok, a brasileira fez o anúncio oficial e explicou o motivo.

Licenciado Em Conteúdos: um rapper contestatário que não pára de atrair público

há 3 meses
Licenciado Em Conteúdos atrai popularidade desde 2011, por causa da forma subtil com que encadeava, num único verso, vários acontecimentos, e hoje está a se transformar na principal referência do Rap Under do Bairro Huambo, Rocha Padaria, em Luanda.

Megga Skills apresenta `Show Time Collection´

há 7 meses
O projecto musical foi apresentado com o vídeo da faixa `Tá Doce´. A música promocional é igualmente uma introdução oficial da label também denominada Show Time Collection, do rapper angolano Megga Skills.

Legends Never Die: Álbuns póstumos destronam-se uns aos outros no Top da Billboard

há 6 meses
Depois de Pop Smoke tirar Michael Jackson do 1ª lugar do top, o álbum póstumo de Juice Wrld estreou em primeiro lugar na parada da Billboard 200, tornando-se até agora, o maior álbum de 2020, com o equivalente a 490 mil unidades vendidas.

NGA celebra hoje 38 anos com lançamento de três novos projectos musicais

há 3 meses
NGA celebra hoje o 38.° aniversário. Para lembrar a data, o membro da Força Suprema lançou três novas músicas com os respectivos clips. O triplo composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós” poderá fazer parte do seu próximo projecto musical.

Bigger Love: Novo álbum de John Legend celebra a música negra

há 8 meses
John Legend tornou pública a capa e a track list do seu novo álbum, a ser lançado dia 19 de Junho, com recurso à riqueza da música negra tradicional, o artista quer levar alegria e esperança ao movimento Black Live Matter.

João Lourenço felicita projecto “Live no Kubico”

há 7 meses
Durante o Live da dupla Gabriel Tchiema e Mito Gaspar, referente ao projecto “Live no Kubico”, da TPA, uma mensagem centralizou as atenções. Na sua página no twitter, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, elogiou o projecto e felicitou os organizadores por “manterem viva a nossa cultura”.

Arqui Last homenageia Kueno Aionda em novo videoclipe

há 4 meses
`Revelação´ é o título da música, cujo videoclipe será lançado hoje as 20 horas nas plataformas digitais.

Luso fecha o projecto ‘Ilusionista’ em grande

há 3 meses
O rapper lançou ontem a última das 10 faixas do projecto Ilusionista, que já pode ser ouvido na íntegra nas plataformas digitais, e vem acompanhado de um novo single “Mortos pela Polícia”.

Fast & Furious 9: Ludacris deixa escapar em entrevista que o filme pode chegar ao “espaço”

há 7 meses
O nono episódio da franquia Fast & Furious, recentemente apelidado F9 poderá ter chegado ao espaço, o spoiller foi deixado Ludacris. O rapper e protagonista veterano do filme, ciou a possibilidade durante uma entrevista recente ao The Hollywood Repórter.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 3 semanas
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 6 meses

C4Pedro faz Milagre

há 10 meses

Mike Tyson vai doar os 10 milhões de dólares que lucrou do regresso aos ringues

há 2 meses
A confirmação foi feita antes mesmo do combate em entrevista ao TMZ, apontando que o dinheiro “irá para várias instituições de caridade”.

Mbappé é diagnosticado com covid-19 e desfalca selecção francesa

há 5 meses
Integrado na selecção francesa, que defrontará a Croácia, Kylian Mbappé acusou positivo a Covid-19, sendo de imediato afastado do grupo comandado por Didier Deschamps, noticiou o jornal A Bola.