Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Contem-nos a história do programa Matabicho?
Começamos como indivíduos totalmente desconhecidos que participaram num casting para novos locutores lançado pela rádio LAC em 2014. Depois de várias fases de selecção, fomos convidados a fazer programas experimentais. Pelo bom desempenho fomos desafiados a ocupar um espaço que estava vazio na emissão da rádio, ao domingo de manhã. Abraçamos sem hesitar e estamos nisso há 5 anos.

A que se deve o nome?
Quando soubemos que o espaço reservado para nós era ao domingo das 10 às 12 horas, fizemos um brainstorm para encontrar um nome que fizesse jus. Depois de vários dias de discussão e várias propostas, concordamos que pelo horário que o abarcava o momento do Mata-bicho, este seria o nome do programa. 

O Matabicho faz parte da grelha de uma Rádio comercial, e assim sendo, qual é o vosso público alvo?
Sim, a LAC é uma rádio comercial e o público por defeito são empresas que queiram anunciar serviços mas, por ser um programa emitido ao domingo acabamos por abranger as famílias, de forma geral. Costumamos afirmar que o nosso público-alvo vai dos 6 aos 100 anos e mais…

Quanto a pluralidade dos conteúdos, como funciona a vossa programação?
Este é um tema que nos desafia semanalmente. Somos um dos poucos programas de rádio que tem mais de 4 vozes. Inicialmente fazíamos um programa com mais plasticidade, cada locutor trazia um tema da sua área todas as semanas. Passado algum tempo percebemos que era necessário segmentar melhor e hoje fazemos uma programação alternada semanalmente.

Qual o papel dos programas de rádio e quais os critérios de avaliação para que um determinado tema passe no Matabicho? 

Entendemos que na realidade de Angola a rádio e os programas têm um papel importante de divulgação de notícias e conhecimento.
A rádio ainda é o meio que chega a mais pessoas em todo o País por isso vemos os programas de rádio como responsáveis por levar informação relevante à população, entreter e formar.

Estas avaliações são feitas pelos radialistas ou é uma tarefa que cabe ao colectivo de realização?

Tentamos ao máximo fazer a nossa produção de forma independente. Temos opiniões e personalidades diferentes mas acabamos sempre por concordar no que achamos ser melhor para o melhor. Estas decisões são tomadas em conjunto.

E em termos musicais?

Nesse quesito temos o suporte indispensável do Mauro Costa. Ele é o responsável pela sonoplastia e ajusta sempre aos gostos individuais de cada um.

Algumas pessoas defendem que a música e a rádio são interdependentes. Partilham o mesmo ponto de vista?

Concordamos! A estética sonora de uma rádio, para além de todos os programas, linha editorial ou serviços informativos, está muito ligada à música. Estão interligadas sim.

Como tem sido a apresentação do programa em perante ao distanciamento imposto pelo novo coronavírus?
Desde que foi declarado o Estado de Emergência, passamos a fazer o programa via Skype. Cumprimos desde o início os pressupostos de segurança individual e colectiva mas desde a última semana de Maio temos feito a partir do estúdio, com 50% da equipa em modo presencial e os restantes online.

Sabe-se que a equipa é constituída por cinco elementos. Como tem sido este intercâmbio durante o programa?
Este é o nosso maior desafio e o nosso maior trunfo. Por um lado é muito difícil alinhar os gostos e preferências de 5 pessoas tão diferentes mas achamos que o programa ganha pela diversidade. Isso ajuda-nos a ter um intercâmbio sempre rico.

Como estão divididas as tarefas deste quinteto?
A apresentação do programa é uma tarefa anual. Por altura do nosso aniversário, acontece a rotação, neste momento está a Djanira Barbosa. A sonaplastia fica a cargo do Mauro Costa e individualmente cada um é responsável pela preparação de conteúdos e apresentação da sua rubrica.

Já deram voz a algum outro programa?
Apenas programas experimentais. 

Perfil dos apresentadores

Djanira Barbosa
Natural: Luanda 
Ocupação: Comunicação corporativa, gestão de redes sociais, fotografia, locução e gestão de projectos culturais
Hobby: Ler, escrever, ouvir música
Top 10 de artistas nacionais: André Mingas, Bonga, Paulo Flores, Kiafu Kiadaff, Yuri da Cunha 
Top 5 de artistas internacionais: Tito Paris, Eminem, Mayra Andrade, Alicia Keys e John Legend

Jorge Guerra
Natural: Luanda
Hobby: Trabalhar (Ver futebol) e fazer notícias sobre futebol, narrar jogos de futebol. Divirto-me trabalhando
Top 10 de artistas nacionais: Paulo Flores, Euclides da Lomba, André Mingas, Yola Semedo, Kalibrados, Young Squad, Army Squad, Killa Hill, Café Negro, Maiangaaz.
Top 5 Internacional: Metallica, System of a Down, Gabriel o Pensador, Ferrugem, Black Company.
 
Walter dos Reis
Hobby:  Leitura
Natural: Luanda
Top 5 internacional:  Stevie Wonder, Djavan, Salif keita, Sting, Cesaria Évora
Top 10 dos artistas nacionais: Filipe Mukenga,  Paulo Flores, Alberto Teta Lando, Banda Maravilha,  Kiezos, Belita Palma, André Mingas, Yola Semedo,
Impactos 4, Bonga.

Rosário Rodrigues
Ocupação: Gestor de Públicidade
Hobby: Ouvir rádio / Música /Ler sobre espiritualidade e psicologia.
Top 10 de artistas nacionais: Teta Lando, Bonga, Jovens do Prenda, Bangão, Carlos Burity, Banda Maravilha, As Gingas, Paulo Flores, Gabriel Tchiema, Pedrito.
Top 5 Internacional: Boney MBana, Julio Iglesias, Grupo Africando, Bob Marley

Edilson Fonseca Pedro de Almeida
Natural: de Luanda
Ocupação: Radialista, Fundador da Alta Velocidade, Co-fundador da TECH21 ÁFRICA
Hobby: Ler , cantar ,treinar e fazer corridas de kartings amador
Top 10 de artistas nacionais: Felipe Mukenga, Waldemar Bastos, Paulo Flores, Heavy C, Matias Damásio, Kiaku Kiadaff, Yola Semedo, Anna Joyce, Edmasia, Selda.
Top 5 Internacional: 2Pac, Nas Escobar, Common Sense, Alicia Kyes, Jene Aiko

Selma Helena Casimiro Simba
Natural: Cabinda
Ocupação: Comunicação institucional, advocacia e locução radiofónica
Hobby: Leitura
Top 10 dos Artistas nacionais: 10 não chega para eu nomear.
Top 5 de artistas internacionais: 5 é pouco para eu arriscar

as cargas mais recentes

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 6 meses
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 5 meses
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 6 meses
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Matias Damásio prepara show solidário

há 6 meses
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Rick Ross e 2 Chainz preparam-se para a próxima batalha de ‘Verzuz’

há 3 meses
Está confirmado Rick Ross e 2 Chainz vão protagonizar a próxima batalha do Verzuz na quinta-feira, 6 de agosto. O anúncio foi feito na conta do Instagram da VerzuzTV, a batalha será transmitida gratuitamente pelo Instagram e também pelo Apple Music para os assinantes do serviço.

Consultor do ‘Bohemian Rhapsody’ declara-se contra a sequência do filme

há 5 meses
Lançado em 2018, a cinebiografia da estrela do rock Fredy Mercury obteve elogios da crítica e do público e arrecadou 903,7 milhões contra os 55 milhões investidos. Além disso, arrebatou quatro estatuetas do Óscar 2019, incluindo o prêmio de Melhor Actor, mas o amigo do vocalista dos Queen não quer que o filme tenha sequência.

Keanu Reeves pode ser o próximo Wolverine

há 5 meses
Uma foto de Keanu Reeves, nas “vestes” de Wolverine, deixou eufóricos os fãs da saga X-Man e mais ainda os da Marvel, uma vez que o personagem agora pode fazer parte dos filmes da Marvel.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 2 semanas
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 5 meses
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

Cine Mundo vai deixar de exibir filmes da Universal Pictures

há 6 meses

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 3 meses
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 7 meses
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Quincy Jones afirma que os Beatles “foram os piores do mundo”

há 2 meses
Numa entrevista que se tornou viral, e pode provocar alguma polémica, Quincy Jones, lendário produtor de Michael Jackson, afirmou que os Beatles não valiam nada.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 5 meses
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.

Dr. Dre rendido ao talento de Keedron Bryant

há 4 meses
É oficial, Keedron Bryant agora está sob “alçada” de Dr. Dre. O cantor que ficou conhecido por gravar um vídeo em homenagem a George Floyd, vídeo este que se tornou viral, despertando de milhões de pessoas, incluindo Dre.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 5 meses
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.