Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Um pouco por todo o mundo, várias iniciativas culturais e não só, têm surgido para ajudar a população mundial a viver os tempos de distanciamento social. E foi nesta ordem de ideias que acções colectivas e individuais, têm vindo a provas que a alternativa pode estar no até então “marginalizado” mundo digital.

O Google Arts&Culture por exemplo, associou-se a 500 museus e galerias e abriu portas (virtualmente) a diversas exposições; A Fundação Arte e cultura, repensou em novas formas de leccionar em tempos de “suspensão involuntária” a que nos impõe o problema de saúde mundial, e apresenta quase que diariamente o programa `Fundação Online´. Do didatismo ao entretenimento, o mesmo visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Mas os dias que correm têm provado que nem tudo são rosas e que o bom senso de algumas pessoas terminou muito antes do álcool gel nas prateleiras dos supermercados, e que o mundo só adoeceu porque a humanidade “está” baixa. Com vários exemplos de comerciantes não só a adulterarem o produto de extrema importância neste momento de prevenção, mas também a sobrefacturarem.

Não obstante a este egoísmo desenfreado, as ajudas vêm de toda a parte, seja com doações monetárias ou com mecanismos para se conseguir viver efectivamente este distanciamento social sem passar por necessidades. Nesta senda, o grande destaque são as acções levadas a cabo por artista, através de lives solidários.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Não é possível precisar exactamente de onde partiu a iniciativa, mas a verdade é que os músicos têm se mantido de pedra e cal para levar ajuda ao povo. E porque o exemplo “arrasta”, as acções internacionais, foram e muito bem replicadas em Angola, destacando alguns nomes como: Landrick, Kyaku Kyadaff, Os Lambas, Kizua Gourgel, Matias Damásio, C4 Pedro (o único artista dos Palop no “Africa Day Benefit Concert at Home”, Liriany Castro, Ary e Black Coffee tem sido as presenças mais constante em lives solidários.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

De igual modo, a Platina Line e a TPA arregaçaram as mangas e juntaram esforços para a concretização do “Live no Kubiko”, a inciativa que começou coma actuação de Matias Damásio, foi sucedida com o show de Yola Semedo, passado pelas duplas Edmázia e Puto Português, Euclides da Lomba e Patrícia Faria, Heavy C e Walter ananás e será protagonizado no próximo sábado por um quarteto gospel, nomeadamente: Glória Silva, Joly Makanda, Dodó Miranda e Irmão Bambila.

O espectáculo visa angariar bens de primeira necessidade para os mais carentes e entreter as pessoas neste período de confinamento social. De acordo com o CEO da Platina Line, Sarchel Necésio, está ainda previsto um concerto com Ary, sendo que, “haverá espaço para novos talentos nesta empreitada”. O também mentor da iniciativa, garante que o balanço é mais que positivo e é traduzido em “sorrisos, esperança, felicidade e comida na mesa de milhares de famílias”. Posto isto, concluímos que não adianta procurar fora, é em casa que está a diversão.

as cargas mais recentes

Revista Carga traz pesos pesados para o Reportório

há 7 meses
Os dj´s Malvado e Dias Rodrigues, que sexta-feira, a partir das 19 horas, vão exibir os seus maiores sucessos musicais, no chamado “desfile de hits”.

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 1 semana
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.

Denzel Washington é eleito o melhor actor do século XXI

há 2 meses
O prestigiado diário norte-americano The New York Times elegeu Denzel Washington como o melhor actor do século. O actor de 65 anos está acima dos 25 outros da lista, posicionando-se em primeiro lugar.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 2 semanas
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Um novo talento no nível dos “grandes” do Ghetto Zouk nacional

há 6 dias
Carlos Ernesto é dos poucos talentos que já não tem muito para provar. A forma como impõe sua voz nos instrumentais, leva-nos a pensar que está há vários anos na música, mas ainda é novo no mercado.

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 8 meses
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 2 meses

Kendrick Lamar assina mega contrato com a Universal Music Publishing Group

há 3 meses
Segundo conta o Hot New Hip Hop, o músico assinou um acordo global com a Universal Music Publishing Group, o que pode indicar um movimento na direcção da chegada do álbum.

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 3 meses
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 10 meses
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

Confirmada presença de Prodígio no show sobre o “Reinado” de Yuri da Cunha

há 1 mês
Yuri da Cunha vai exaltar, este final de semana, os hábitos, costumes e tradições dos angolanos com um espectáculo, que marca a trajectória do músico, que decidiu embarcar para uma tournée.

Primeiro filme de Gilmário Vemba pode chegar a Netflix

há 2 semanas
A longa-metragem vai para as salas de cinemas angolanos e moçambicanos no dia 26 do próximo mês. Depois disso, poderá passar nas plataformas como Netflix e Tellas, informou esta tarde Gilmário Vemba, o protagonista.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 6 meses
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

BET Awards 2020 acontece online

há 8 meses
De acordo com a Revista Variety, a BET celebrará o 20º aniversário da premiação no dia 28 de Junho, por meio de “uma variedade de técnicas inovadoras e conteúdo gerado por artistas”.

Cleyton M ressurge com mais uma novidade “Tô a Rolar no G”

há 5 meses
Após ter lançado o hit “Emagrece”, Cleyton M está de volta com um novo clipe. Desta vez, o cantor apresenta “Tô a Rolar no G”, que estará disponível a partir da próxima semana.

Burna Boy rubrica acordo de representação directa nos Estados Unidos

há 4 meses
O cantor e compositor nigeriano assinou esta semana um contrato com a Society of European Stage Authors & Composer para representação directa nos Estados Unidos da América.