Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Um pouco por todo o mundo, várias iniciativas culturais e não só, têm surgido para ajudar a população mundial a viver os tempos de distanciamento social. E foi nesta ordem de ideias que acções colectivas e individuais, têm vindo a provas que a alternativa pode estar no até então “marginalizado” mundo digital.

O Google Arts&Culture por exemplo, associou-se a 500 museus e galerias e abriu portas (virtualmente) a diversas exposições; A Fundação Arte e cultura, repensou em novas formas de leccionar em tempos de “suspensão involuntária” a que nos impõe o problema de saúde mundial, e apresenta quase que diariamente o programa `Fundação Online´. Do didatismo ao entretenimento, o mesmo visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Mas os dias que correm têm provado que nem tudo são rosas e que o bom senso de algumas pessoas terminou muito antes do álcool gel nas prateleiras dos supermercados, e que o mundo só adoeceu porque a humanidade “está” baixa. Com vários exemplos de comerciantes não só a adulterarem o produto de extrema importância neste momento de prevenção, mas também a sobrefacturarem.

Não obstante a este egoísmo desenfreado, as ajudas vêm de toda a parte, seja com doações monetárias ou com mecanismos para se conseguir viver efectivamente este distanciamento social sem passar por necessidades. Nesta senda, o grande destaque são as acções levadas a cabo por artista, através de lives solidários.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Não é possível precisar exactamente de onde partiu a iniciativa, mas a verdade é que os músicos têm se mantido de pedra e cal para levar ajuda ao povo. E porque o exemplo “arrasta”, as acções internacionais, foram e muito bem replicadas em Angola, destacando alguns nomes como: Landrick, Kyaku Kyadaff, Os Lambas, Kizua Gourgel, Matias Damásio, C4 Pedro (o único artista dos Palop no “Africa Day Benefit Concert at Home”, Liriany Castro, Ary e Black Coffee tem sido as presenças mais constante em lives solidários.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

De igual modo, a Platina Line e a TPA arregaçaram as mangas e juntaram esforços para a concretização do “Live no Kubiko”, a inciativa que começou coma actuação de Matias Damásio, foi sucedida com o show de Yola Semedo, passado pelas duplas Edmázia e Puto Português, Euclides da Lomba e Patrícia Faria, Heavy C e Walter ananás e será protagonizado no próximo sábado por um quarteto gospel, nomeadamente: Glória Silva, Joly Makanda, Dodó Miranda e Irmão Bambila.

O espectáculo visa angariar bens de primeira necessidade para os mais carentes e entreter as pessoas neste período de confinamento social. De acordo com o CEO da Platina Line, Sarchel Necésio, está ainda previsto um concerto com Ary, sendo que, “haverá espaço para novos talentos nesta empreitada”. O também mentor da iniciativa, garante que o balanço é mais que positivo e é traduzido em “sorrisos, esperança, felicidade e comida na mesa de milhares de famílias”. Posto isto, concluímos que não adianta procurar fora, é em casa que está a diversão.

as cargas mais recentes

Sabia que o hit `Still´ de Dr. Dre foi escrito por Jay-Z em 30 minutos?

há 2 anos
A faixa que também tem a participação de Snoop, foi destaque no álbum de 2001 de Dre. No trabalho Jay-Z sempre foi creditado por ter escrito a faixa com o nome verdadeiro Shawn Carter, junto com Scott Storch. O dado que se desconhecia, foi o facto de tê-lo feito na íntegra, numa sessão de estúdio e em apenas 30 minutos.

Banda angolana de Rock contratada pela principal companhia de música da África do Sul

há 11 meses
Trata-se dos Porta Magna, uma banda angolana de Rock criada em menos de nove meses. O grupo foi hoje apresentado como a mais nova aposta da Just Music, produtora que também agencia músicos como Adele.

Para evitar pena de agressão sexual, Kodak Black se declara culpado por assédio

há 1 ano
As acusações estão relacionadas com o incidente que envolveu uma estudante do ensino médio, após um show no Condado de Florence, Carolina do Sul, em 2016.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 2 anos
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Pirline Enter. anuncia primeiro projecto oficial do rapper Samuel Clássico

há 2 anos
Quando se trata de New School, Samuel Clássico é um nome que não deve faltar. Sua forma de cantar continua a atrair públicos. Já lançou vários projectos, incluindo com a TRX Music e Mobbers, só que desta vez é o seu primeiro oficial sob o selo da Piriline Enter..

Dog Murras: “ Em Angola a maioria dos músicos desconhece o seu papel e não tem noção do seu valor”

há 6 meses
O 22 de Novembro é conhecido como o dia do músico, sobretudo nos países de tradição católica, para lembrar Santa Cecília, padroeira da classe que, reja a estória, na noite de núpcias, recusou perder a virgindade, em troca, cantou para o esposo. Em torno da data, Dog Murras apresentou sua reflexão.

AFRIMA passa a contar com uma agência oficial em Angola

há 1 mês
Doravante, a organização dos prémios africanos de música “All Africa Music Awards” (AFRIMA) terá um representente oficial em Angola. Trata-se da Cloe Management, uma agência angolana de gestão internacional de carreira de músicos, produtores e marcas independentes criada em 2006 por Clotilde Muhongo Baiua.

Jada Pinkett Smith vai produzir filme sobre Rainha Njinga

há 9 meses
A complexa e destemida história sobre a primeira mulher a governar, no séc. 17, o actual território de Angola, Rainha Njinga, será produzida por Jada Pinkett Smith sob chancela da Netflix.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 2 anos
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

Ndaka Yo Wini canta no festival internacional de Montreal

há 10 meses
O músico angolano Ndaka Yo Wini é uma das figuras de cartaz da 35ª edição do Festival Internacional de Montreal/Quebec (Canadá), denominado “Nuits d´Afrique”, que decorre desde o dia 08 de Julho.

Lançado há pouco menos de um ano, “O Sucesso a um Passo” já conquistou leitores internacionais

há 2 anos
Já foi vendido um total de 1.275 exemplares entre Angola, Portugal e Brasil do livro cuja autoria pertence a Januário Guimarães. A publicação de auto ajuda profissional estimula o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários no âmbito profissional.

Carlos Morais concorre para o smach da década

há 2 anos
O afundanço de Carlos Morais, no concurso, é referente ao jogo frente a Moçambique, no Afrobasket de 2013.

Lançamentos dos álbuns de Cef Tanzy e Projecto Comboio terão sido adiados devido ao show de Gerilson Insrael?

há 6 meses
O anúncio sobre o cancelamento, a menos de 24 horas, das vendas e sessões de autógrafos dos álbuns “The Coach” do músico Cef Tanzy e “Comboio Vol.1” terá deixado, na última sexta-feira, os fãs e os amantes da música sem palavras. Mas, e como dizem os peritos, qualquer acção comunicativa movida sobre um produto acaba sempre por promovê-lo.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 2 anos
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 2 anos
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

Dimensão artistíca e cultural de Sindika Dokolo estarão em destaque amanhã

há 1 ano