Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Um pouco por todo o mundo, várias iniciativas culturais e não só, têm surgido para ajudar a população mundial a viver os tempos de distanciamento social. E foi nesta ordem de ideias que acções colectivas e individuais, têm vindo a provas que a alternativa pode estar no até então “marginalizado” mundo digital.

O Google Arts&Culture por exemplo, associou-se a 500 museus e galerias e abriu portas (virtualmente) a diversas exposições; A Fundação Arte e cultura, repensou em novas formas de leccionar em tempos de “suspensão involuntária” a que nos impõe o problema de saúde mundial, e apresenta quase que diariamente o programa `Fundação Online´. Do didatismo ao entretenimento, o mesmo visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Mas os dias que correm têm provado que nem tudo são rosas e que o bom senso de algumas pessoas terminou muito antes do álcool gel nas prateleiras dos supermercados, e que o mundo só adoeceu porque a humanidade “está” baixa. Com vários exemplos de comerciantes não só a adulterarem o produto de extrema importância neste momento de prevenção, mas também a sobrefacturarem.

Não obstante a este egoísmo desenfreado, as ajudas vêm de toda a parte, seja com doações monetárias ou com mecanismos para se conseguir viver efectivamente este distanciamento social sem passar por necessidades. Nesta senda, o grande destaque são as acções levadas a cabo por artista, através de lives solidários.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

Não é possível precisar exactamente de onde partiu a iniciativa, mas a verdade é que os músicos têm se mantido de pedra e cal para levar ajuda ao povo. E porque o exemplo “arrasta”, as acções internacionais, foram e muito bem replicadas em Angola, destacando alguns nomes como: Landrick, Kyaku Kyadaff, Os Lambas, Kizua Gourgel, Matias Damásio, C4 Pedro (o único artista dos Palop no “Africa Day Benefit Concert at Home”, Liriany Castro, Ary e Black Coffee tem sido as presenças mais constante em lives solidários.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

De igual modo, a Platina Line e a TPA arregaçaram as mangas e juntaram esforços para a concretização do “Live no Kubiko”, a inciativa que começou coma actuação de Matias Damásio, foi sucedida com o show de Yola Semedo, passado pelas duplas Edmázia e Puto Português, Euclides da Lomba e Patrícia Faria, Heavy C e Walter ananás e será protagonizado no próximo sábado por um quarteto gospel, nomeadamente: Glória Silva, Joly Makanda, Dodó Miranda e Irmão Bambila.

O espectáculo visa angariar bens de primeira necessidade para os mais carentes e entreter as pessoas neste período de confinamento social. De acordo com o CEO da Platina Line, Sarchel Necésio, está ainda previsto um concerto com Ary, sendo que, “haverá espaço para novos talentos nesta empreitada”. O também mentor da iniciativa, garante que o balanço é mais que positivo e é traduzido em “sorrisos, esperança, felicidade e comida na mesa de milhares de famílias”. Posto isto, concluímos que não adianta procurar fora, é em casa que está a diversão.

as cargas mais recentes

Rui Orlando em concerto no `Especial Tá Bater´

há 1 ano
É já neste sábado, dia 19 de Setembro, que todas as atenções estarão voltadas para o `Especial Tá Bater´, com Rui Orlando, a protagonizar uma incursão pelos maiores sucessos do seu repertório.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 1 ano
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 1 ano
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Invés de 75, NBA elege 76 maiores jogadores da história da liga

há 4 dias
Em alusão ao seu 75ª aniversário, a NBA comprometeu-se em eleger 75 melhores jogadores de todos os tempos, porém, um empate potenciou a entrada do 76ª jogador. As lendas foram seleccionados e anunciadas em 3 grupos, dois de 25 e um de 25, sendo o último o mais aclamado e surpreendente.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 10 meses
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Álbum “Pra Lhes Doer Mais”, da autoria de Twenty Fingers já está disponível

há 12 meses
2020 tem sido o ano das novidades para os fãs de Twenty Fingers. Depois de ter lançado o EP Twenty Twenty, o músico moçambicano, agenciado pela Música Promo, lança o álbum há muito desejado.

Dj Khaled revela que levou 5 anos para conseguir juntar Jay-Z e Nas na mesma música

há 5 meses
A participação de Nas e Jay-Z no tema” Sorry Not Sorry”, tornou o álbum de DJ Khaled mais atractivo. A junção dos dois rapper já tinha acontecido algumas vezes antes, mas nem sempre foi fácil. O feito raro continua a chamar atenção dos amantes da música, uma vez que ambos foram antigos rivais.

Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

há 1 ano
O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.

Alerta: Não existe nenhum filme ‘Scape’ na “calha” da Netflix

há 1 ano
Embora tenha despertado o “apetite” dos cinéfilos e fãs dos três génios do crime, tratou-se apenas de uma demonstração livre do artista visual Dilichi.

Covid-19: Primeiro cobaia humano tomou a vacina hoje

há 2 anos
Ian Haydon, de nacionalidade norte-americana, é o primeiro humano a receber a vacina que pode “salvar a humanidade”.

P. Diddy muda de nome pela 4° vez

há 6 meses
Três vezes vencedor do Grammy, Diddy nasceu Sean John Combs, na cidade de Nova York em 1969. Quando entrou no mundo do rap, ficou Puff Daddy, ou seja P. Diddy, Cinco anos depois l, retirou o “P” para se tornar “Diddy”, que mais tarde foi expandido para incluir o grupo Diddy — Dirty Money.

Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

há 1 ano
As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe, Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

DJ Quik reivindica direitos autorais nas músicas de 2Pac, R. Kelly até Kendrick Lamar

há 6 meses
Visivelmente agastado, DJ Quik queimou publicamente, durante um live no seu Instagram (28), um cheque de royalties da Death Row Records ao lamentar pela falta de reconhecimento por aquilo que já fez para a música norte-americana.

“Pagam para os nossos vídeos não passarem nas televisões”,

há 8 meses

Já está: Cleyton M entra na lista dos artistas mais ouvidos em Portugal

há 2 meses
Em todos os géneros musicais em Portugal, o jovem artista angolano ocupa, a 40° posição entre os 200 músicos mais ouvidos naquele país europeu, de acordo com um relatório do ITunes.

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 1 ano
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.