Somos Angola Somos Cultura: Jomo Fortunato reitera que o Palácio de Ferro está aberto a propostas culturais

Numa altura em que a ala artística insurgia-se contra as medidas restritivas face à Covid-19, o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, afirmou em entrevista ao Jornal da Zimbo que será inaugurado o Projecto `Somos Angola Somos Cultura´, justamente para ajudar a minimizar as dificuldades do sector cultural.

Recorde que o projecto foi anunciado durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, na altura, foi dado especial destaque à “reanimação” de casas de cultura em Angola, bem com, colocar o país nas agendas internacionais.

O programa, de acordo com o titular da pasta da cultura, é extensivo a todos quanto queiram propor actividades nas disciplinas artísticas de música, teatro na literatura e cinema. “Vamos inaugurar o projecto `Somos Angola Somos Cultura´ no Palácio de Ferro, que será um espaço Público/ privado, mais privado do que público que vai ser aberto a jovens empreendedores”, referiu, fazendo saber que o projecto cujo modelo será lançado no Palácio de Ferro deverá ser reedito em vários municípios.

Jomo Fortunato reiterou ainda, durante a sua intervenção, que neste momento o Palácio de Ferro está aberto a realizadores de eventos, desde que se cumpram as restrições da pandemia. “Temos algumas subvenções e patrocínios para ajudar nos cachês, mas não teremos a flexibilidade de pagar grandes cachês, mas vem exactamente para acolher a situação dos artistas.”

Sobre o `Somos Angola Somos Cultura´, sabe-se essencialmente, que surge para galvanizar a recuperação das casas de cultura e abrir as portas para a privatização de certos sectores culturais, constituindo, desta forma, pequenas empresas. O projecto inclui na sua concepção, a realização de ciclos de debates e de formação, para dar outra dinâmica às artes e os criadores angolanos. 

as cargas mais recentes

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 8 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Kanda anuncia lançamento do novo EP para Outubro

há 1 ano
O cantor lançou recentemente a música intitulada `Estúpida´, como forma de confirmação da chegada `Kakus de Amor´, inicialmente projectado como sucessor do álbum `Sinais´, mas que por imposição dos novos tempos será apenas um EP.

Esposa de Kobe Bryant ganha processo judicial contra agentes que publicaram fotos do atleta morto

há 5 meses
Vanessa alega que pouco depois de Kobe, sua filha Gianna e sete outras pessoas morrerem, os ajudantes do xerife tiraram fotos dos destroços e dos corpos e compartilharam as imagens, ferindo a sensibilidade dos familiares das vítimas.

Maya Cool: “Fiquei gravemente doente com Covid”

há 4 meses
O músico Maya Cool falou da sua experiência com o vírus da Covid-19, do momento difícil que passou e do que perdeu em 2020 com a chegada da pandemia.

Juninho Bill: Vocalista de sucessos infantis dos anos 80 faz vaquinha para gravar álbum a solo

há 11 meses
Juninho Bill foi um dos vocalistas do Trem da Alegria, grupo infantil brasileiro que tocou e continua a tocar em vários países da lusofonia, principalmente Angola, basta recordar o sucesso “Uni Duni Tê”.

Best-Seller de Tom Clancy foi adaptado ao cinema e Michael B. Jordan está no papel principal

há 4 meses
O próximo “encontro” com Michael B. Jordan, está marcado para o próximo dia 30 de Abril, na Amazon Prime Video.

Música angolana perde 3,7 mil milhões de Kwanzas/ mês devido à pirataria

há 3 meses
Estudos realizados identificaram um total de 67 sites e plataformas de streaming que funcionam à margem da lei 15/14 de 31 de Julho. Em breve a SADIA e outros serviços administrativos do estado vão divulgar a lista dos referidos sites, plataformas e distribuidores digital (Contents Providers).

Artista Ricardo Fanju transforma blindados e tanques de guerra em belas obras de artes no Bailundo

há 6 dias
O artista espanhol Ricardo Fanju começou no Bailundo, província do Huambo, o projecto de transformação dos blindados e tanques de guerra em belas obras de artes, trazendo para o mundo e para os angolanos a mensagem de uma Angola sem guerra e, transformar o que noutrora seria motivo de tristeza em verdadeiros pontos turísticos.

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 1 ano
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 1 ano
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Toty Sa’med

há 1 ano
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 11 meses
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Pedro Hossi seleccionado para o projecto “Passaporte”

há 1 ano
Com objectivo de promover os homens do cinema em Portugal, a Academia Portuguesa de Cinema realiza o programa “Passaporte”, que contará com a participação do actor angolano Pedro Hossi.

Rapper Chynna Rogers morre de overdose aos 25 anos

há 1 ano
A morte da artista foi anunciada na quarta-feira mas a causa foi ocultada pelo seu agente, dias depois, um representante do Departamento de Saúde Pública da Filadélfia confirmou à Fox News que a jovem morreu de overdose acidental de drogas.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 11 meses
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

BAI Dança Com Ritmo: Revelação de candidatos e nova apresentadora marcam retorno das galas em directo

há 2 meses
Um ano após o interregno da emissão da primeira edição, o mega projecto de descoberta dos novos talentos da dança nacional está de volta para levar ao público as emoções deste concurso de dança.