Ciclo de divulgação do funcionamento do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos “passa” por Bié, Cuando Cubango e Cunene

O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico da província do Bié, António Manuel, presidiu o acto de abertura do terceiro ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, que decorreu na capital do Cuito, sob a designação de “Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos”.

A encerrar hoje, foram também beneficiadas as províncias do Cuando Cubango e do Cunene. O encontro que visa massificar o conhecimento e aperfeiçoar os mecanismos para a protecção e o usufruto dos respectivos direitos económicos sobre a propriedade intelectual, já passou, na sua segunda fase pelas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

De acordo com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), indica que o evento, para além de quadros de instituições públicas locais, é destinado a Artistas, Compositores, Arquitectos, Escritores, Cineastas, Novelistas, Produtores de eventos, responsáveis de Editoras, Estilistas, Pesquisadores, Académicos, entre outros.
 
Em nota, a instituição faz saber que com a realização dos fóruns provinciais sobre a protecção da propriedade intelectual por via do sistema dos direitos de autor e conexos, pretende-se não só dar a conhecer aos participantes os meios de protecção dos direitos autorais e de garantias para o usufruto dos respectivos direitos económicos, as principais instituições intervenientes e respectivos papéis e ainda os mecanismos de articulação, colher dos participantes subsídios para o aperfeiçoamento do funcionamento efectivo do SNDAC, bem ainda despertar nos empreendedores para as oportunidades de negócios que esse funcionamento pode proporcionar.

as cargas mais recentes

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 1 ano
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Bobby Brown acusa Nick Gordon pelas mortes de Whitney Houston e Bobbi Kristina

há 9 meses
No último episódio da série “Red Table Talk” do Facebook Watch, o músico afirmou categoricamente que Nick Gordon, na altura namorado da filha, é culpado pela morte de ambas: “as duas morreram da mesma forma e ele esteve presente nas duas situações”, disse.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 1 ano
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

há 1 ano
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 12 meses

Filme ‘King Richard’ dá a Will Smith o primeiro Globo de Ouro da sua carreira

há 2 semanas

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 1 ano

Mais um luto na música angolana. Morreu Zé Mweleputo, integrante dos Jovens do Prenda

há 10 meses

Papekas analisa a própria carreira em novo single

há 1 ano

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 1 ano

Músicos angolanos portadores de deficiência em destaque no prémio africano de música

há 1 ano
13 músicos músicos angolanos portadores de deficiência disputam desde ontem a semi-final de uma competição artístico-cultural promovida pela Costa do Marfim, que visa descobrir talentos entre as pessoas com deficiência no continente.

This Is My Park: Beyoncé e Adidas lançam segunda colecção

há 1 ano
A nova linha manteve mood desportivo, mas desta vez, com um toque urbano e mais sofisticado. Como protagonista, a campanha traz mais uma vez Queen B, que fez o anuncio nas redes sociais e no teaser da colab, a artista se apresenta em todas as suas formas: artista, criativa, visionária, mãe e mulher de negócios.

Don Kikas: “A música tradicional devia ter um lugar intocável para não perdermos a matriz”

há 1 ano
O músico está a celebrar 25 anos de carreira e na próxima semana vai protagonizar um grande espectáculo, no Capitólio, em Lisboa. Em entrevista à Carga, apresentou o alinhamento artístico e aproveitou para falar sobre suas ambições e que gostaria de ter conseguido ao longo dos 25 anos, para além de descrever o actual estado do Kizomba.

Morreu Astro, vocalista dos UB40

há 3 meses
O cantor e multi-instrumentista morreu este sábado, subtamente aos 64 anos. Protagonista de hits como “Red red one”, a banda britânica já esteve em Angola e para um grande espectáculo.

Vozes alternativas abrem Clássicos na Kwanza

há 10 meses

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 2 anos
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.