Thó Simões constrói mural para referências da música angolana

Conforme prometeu recentemente à Carga, aquando da exposição Entre Monstros e Homens, o artista plástico aparece agora a eternizar as principais referências da música nacional em mais de 20 obras de arte.

Trata-se de figuras como Carlos Burity, Waldemar Bastos, David Zé, Artur Nunes, Lourdes Van-Dunem, Teta Lando, Bangão,Teta Lágrimas, entre tantos outros que já não fazem parte do mundo dos vivos.

As pinturas, que se vêem de um curto vídeo captado algures da Baía de Luanda, é parte de vários trabalhos que estão por sair este ano da oficina do artista, de acordo com o próprio, numa recente entrevista à Carga. “Só posso dizer que tenho projectos em andamento”, disse  na altutra.

Nos fragmentos, o artista leva aos olhos dos espectadores memórias urbanas, absorvidas de experiências sensoriais por intermédio de personalidades que muito contribuíram para a nossa música.

Thó Simões recorre, mais uma vez, à matéria prima, que são as ruas, e recria a natureza humana através da linguagem musical, algo que lhe é característico.

as cargas mais recentes

Megga Skills apresenta `Show Time Collection´

há 2 anos
O projecto musical foi apresentado com o vídeo da faixa `Tá Doce´. A música promocional é igualmente uma introdução oficial da label também denominada Show Time Collection, do rapper angolano Megga Skills.

The Flaming Lips revolucionam espectáculos em tempos de Covid

há 2 anos
A banda de rock norte-americana The Flaming Lips criou uma maneira criativa de fazer shows ao vivo no meio da pandemia, os membros da banda e a plateia dentro de bolhas espaciais protectoras.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 2 anos

Mestre Kapela “volta a dar” um passeio ao mundo com exposição itinerante

há 7 meses
Volvidos um ano e cinco meses depois do seu passamento físico, Paulo Kapela volta a dar um passeio ao mundo com com sete obras, numa exposição colectiva itinerante, que passam por nove cidades brasileiras, Santiago (Chile) e Paris (França).

Sabias que “Gerilson Insrael” foi o tema em Angola mais pesquisado no Google em 2021?

há 11 meses
O relatório do Google Trends aponta que o cantor lidera os tópicos de busca, sendo que as províncias da Huíla, Huambo, Benguela e Luanda obtiveram maiores cliques.

BET Awards 2020 acontece online

há 3 anos
De acordo com a Revista Variety, a BET celebrará o 20º aniversário da premiação no dia 28 de Junho, por meio de “uma variedade de técnicas inovadoras e conteúdo gerado por artistas”.

Tina Turner entra no Rock & Roll Hall of Fame pela 2ª vez

há 1 ano

Música feita por Dodó “vem de uma alma pura” disse Manu Dibango antes de morrer

há 4 semanas

Killuanji reforça Rap Gospel com o single “Mama Iami”

há 2 anos
A frase “Mama Iami” que dá título ao single, é originária da língua nacional kimbundu e significa “Minha Mãe”, neste caso, o rapper se refere à sua terra, pela qual clama.

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 2 anos
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Nelly quebra o “silêncio” de oito anos com novo álbum

há 1 ano
O rapper de St. Louis prometeu, via Instagram um novo álbum para esta sexta-feira, dia 27 de Agosto. O novo álbum chamar-se-à ‘Heartland’ e marca o retorno de Nelly, após 8 anos sem lançar projectos, noticiou o Z. Thugsta.

Flávio e Bill Gonçalves “Seguem Em Frente” em novo vídeoclip

há 2 anos

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 1 ano
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

“Tá a bater” volta às telas amanhã

há 3 anos
Após um interregno em virtude do actual estado de emergência, o “Tá a barter” estreia, a partir deste fim-de-semana, uma nova temporada que será marcada por duas horas de emissão, em directo, e com novas rubricas.

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 2 anos
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.