Thó Simões: “É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana”

O artista plástico estará na galeria do Banco Económico, em Luanda, durante três meses a fazer uma reflexão sobre questões sociais, realidades que o próprio diz não se enquadrarem, em teoria, no que é humanamente aceitável.

Profundamente influenciado pelo novo Coronavírus, Thó Simões apresenta, além de peças de arte, experiências sensoriais que envolvem performance e vídeo.

Sob chancela do MovArt, a exposição está aberta desde o passado dia 20 deste mês e pode ser vititada até o mês de Junho. Em entrevista à Carga, o artista plástico angolano resumiu o significado das suas obras em seis pontos.

O tema “Entre Monstros e Homens” parece querer transmitir algum tipo de mensagem ao mundo. De quê é que trata a exposição?

O tema revela uma reflexão à volta de questões socias presentes no dia-a-dia dos comuns mortais, algumas realidades não se enquadram (em teoria) no que é humanamente aceitável mas, na vida prática, essas aberrações sociais acabam sendo assimiladas e banalizadas e passam como se fossem normais. É um exemplo.

Suas obras acabam quase sempre por traduzir as aspirações e rupturas do espaço urbano luandense. De que forma estes pensamentos estão evidenciados na amostra?

Toda a amostra é feita de fragmentos e memórias urbanas. Meu laboratório, minha oficina são as ruas, a matéria prima para eu criar as minhas obras são as ruas que me fornecem. É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana.

É inevitável as influências sociais na capacidade criativa dos artistas. Em que aspectos o Covid-19 influenciou a sua arte?

Influenciou bastante. A mim pessoalmente até ao mais íntimo do meu ser trouxe à tona aspectos da minha personalidade que desconhecia, a minha abordagem nesta amostra também reflecte isso.

É uma exposição que pode servir de incentivo para vários outros artistas que durante um ano ficaram retraídos pela pandemia. Que significado tem para si esta apresentação?

Significa muito para mim. As experiências pessoais que passei por conta desta realidade pandémica foram muito profundas, foram arrasadoras, mas estou aqui ainda e muito mais motivado e determinado. Para mim é como um renascer das cinzas!

Depois do grande mural da Serra da Leba, que outras novidades está a preparar e quando vai apresentá-las?

Só posso dizer que tenho projectos em andamento e acredito que teremos novo encontro para falar deles muito brevemente.

as cargas mais recentes

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 1 ano
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 2 anos

Restos mortais de Pzee Boy vão hoje a enterrar

há 8 meses
Os restos mortais de Pzee Boy descem hoje ao campo santo enterrar por volta das 10h no Cemitério do Benfica, em Luanda. A cerimónia de condolências à família está reservada para as 12h no Club Emirais.

Estações televisivas nacionais já são monitoradas pela Sadia

há 10 meses
Depois das Rádios, a Sadia informou que já deu início a monitorização das estações televisivas nacionais, nomeadamente: TPA1 e 2, TV Zimbo, Zap Viva, Trace Toca, Vida TV, Afro Music Channel e +Hits África, com o objectivo de salvaguardar os direitos de autores.

Painel do ‘Show Piô’ desafia criadores a “repensar” conteúdos infantis

há 8 meses
A relembrar os tempos da sala Piô da Rádio Nacional de Angola, sob a mesa foram postos aspectos de extrema importância, tais como as vantagens da música na educação infantil, na qual, os conteúdos têm pendor significativo tanto no avanço didáctico, como na construção individual do ser a nível social e emotivo.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 1 ano
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.

25 anos depois, Mary J. Blige lança documentário homónimo do icónico LP ‘My Life’

há 7 meses
A produção artística My Life, estreia no próximo dia 25 de Junho, via Prime Video da Amazon Studios. O filme não-ficcional, faz uma incursão aos “demónios e as bênçãos” que inspiraram o álbum lançado em 1994 e catapultou ao estrelato, a carreira que teve início em 1991.

Familiares confirmam morte de Manu Dibango pelo Covid-19

há 2 anos
Natural dos Camarões, Manu Dibango acabou por falecer hoje aos 86 anos num dos hospitais de Paris, depois de ter sido infectado no passado dia 18.

Túmulo de Pop Smoke foi vandalizado por indivíduos não identificados no fim de semana

há 4 meses
Quase dois anos após a morte prematura de Pop Smoke, o rapper parece não puder ainda descansar em paz. No último fim-de-semana, a sepultura de Pop, no cemitério Green-Wood em Brooklyn, Nova York, foi destruída por vândalos.

Começou uma nova era dos Autocines

há 2 anos
A actividade que foi sucesso na década de 70, foi resgatada para dar resposta ao distanciamento a que o Covid-19 impôs e só na Alemanha, cerca de 43 licenças já foram aprovadas para abrir auto-cinemas.

Morreu Paolo Rossi

há 1 ano
O ex-futebolista italiano Paolo Rossi, “herói” da vitória italiana no Mundial de 1982, morreu esta quinta-feira aos 64 anos, vítima de um câncer no pulmão, anunciou o diário desportivo italiano la Gazzetta dello Sport.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 1 ano
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

Chris Brown está a ser acusado de espancar uma mulher até deslocar a textura da cabeça

há 7 meses
De acordo com a suposta vítima, Chris Brown bateu-a na nuca com tanta força que a textura da parte de trás da cabeça saiu. Este final de semana, a polícia deslocou-se à casa do cantor.

Galeria Tamar Golan apresenta exposição colectiva infantil “Do lápis ao pincel”

há 4 meses
Os prineiros finalistas da turma de artes plásticas, da Fundação Arte e Cultura, vão apresentar-se no próximo dia 20 de Setembro de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Do lápis ao pincel”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 22 de Setembro de 2021. A exposição poderá ser visitada nos dias 21 e 22, das 9h00 às 17h00.

#TheBestBANTUMEN 2021 são conhecidos ainda este mês

há 4 semanas
A exemplo da eleição já realizada no ano transacto, o site generalista Bantumen, volta a destacar por meio de uma eleição os melhores do ano, a grande novidade da presente edição, é a adição da categoria Melhor Single do Ano.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 9 meses
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.