Thó Simões: “É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana”

O artista plástico estará na galeria do Banco Económico, em Luanda, durante três meses a fazer uma reflexão sobre questões sociais, realidades que o próprio diz não se enquadrarem, em teoria, no que é humanamente aceitável.

Profundamente influenciado pelo novo Coronavírus, Thó Simões apresenta, além de peças de arte, experiências sensoriais que envolvem performance e vídeo.

Sob chancela do MovArt, a exposição está aberta desde o passado dia 20 deste mês e pode ser vititada até o mês de Junho. Em entrevista à Carga, o artista plástico angolano resumiu o significado das suas obras em seis pontos.

O tema “Entre Monstros e Homens” parece querer transmitir algum tipo de mensagem ao mundo. De quê é que trata a exposição?

O tema revela uma reflexão à volta de questões socias presentes no dia-a-dia dos comuns mortais, algumas realidades não se enquadram (em teoria) no que é humanamente aceitável mas, na vida prática, essas aberrações sociais acabam sendo assimiladas e banalizadas e passam como se fossem normais. É um exemplo.

Suas obras acabam quase sempre por traduzir as aspirações e rupturas do espaço urbano luandense. De que forma estes pensamentos estão evidenciados na amostra?

Toda a amostra é feita de fragmentos e memórias urbanas. Meu laboratório, minha oficina são as ruas, a matéria prima para eu criar as minhas obras são as ruas que me fornecem. É nas ruas que consigo vislumbrar alguma coisa da natureza humana.

É inevitável as influências sociais na capacidade criativa dos artistas. Em que aspectos o Covid-19 influenciou a sua arte?

Influenciou bastante. A mim pessoalmente até ao mais íntimo do meu ser trouxe à tona aspectos da minha personalidade que desconhecia, a minha abordagem nesta amostra também reflecte isso.

É uma exposição que pode servir de incentivo para vários outros artistas que durante um ano ficaram retraídos pela pandemia. Que significado tem para si esta apresentação?

Significa muito para mim. As experiências pessoais que passei por conta desta realidade pandémica foram muito profundas, foram arrasadoras, mas estou aqui ainda e muito mais motivado e determinado. Para mim é como um renascer das cinzas!

Depois do grande mural da Serra da Leba, que outras novidades está a preparar e quando vai apresentá-las?

Só posso dizer que tenho projectos em andamento e acredito que teremos novo encontro para falar deles muito brevemente.

as cargas mais recentes

Acaba de nascer um projecto que passará a dar novas roupagens aos hits angolanos

há 4 meses

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 11 meses
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.

Nova foto de Avatar 2 “enlouquece” cinéfilos

há 1 ano
A foto, publicada no perfil oficial do filme no Twitter, traz os actores Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Cliff Curtis dentro de tanques de água no set de filmagens.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 5 meses
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Stela de Carvalho incrementa locução ao seu CV

há 7 meses

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 9 meses
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 1 ano
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.

Kanye West “entra” na lista dos bilionários

há 1 ano

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 1 ano
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 1 ano
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Tributo a Pitágoras Neto

há 1 ano
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

NDDNHH: Christmas Pack já em projecção

há 6 meses
Enquanto as confirmações não chegam, o Produtor se diverte nas redes sociais, com os amantes do projecto tentando adivinhar quem serão os participantes através das iniciais nominais, publicadas por si próprio.

Maya Zuda: “Rainha do Afro House” está de volta com novo EP

há 10 meses
Após ausentar-se por algum tempo, Maya regressa mais madura e está neste momento em estúdio a preparar as novidades que vão marcar o seu regresso. A cantora deu um novo formato ao antigo CD “Minha Bênção” e apresenta-o à Carga.

Icónico golo de Maradona com a mão vai aos cinemas

há 12 meses
O cineasta italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Grande Beleza” (2013), vai escrever e dirigir um filme sobre o ex-jogador de futebol Diego Maradona para a Netflix.

Rihanna volta a ser a artista com mais músicas certificadas pela indústria

há 4 meses

A vida depois do Tombo: Série documental retrata a vida de Karol Conká pós BBB21

há 2 meses
A protagonista do maior índice de rejeição, da história do Big Brother Brasil, terá a sua trajectória narrada num documentário com estreia marcada para o próximo dia 29 de Abril, cujo título é um trocadilho do seu próprio hit `Já que é pra tombar´.