Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Trata-se de um festival digital que tem início hoje, em ambiente virtual, nas páginas do Goethe-Institut e será transmitido em inglês com tradução simultânea para o alemão. O mesmo apresenta um programa de contribuições e debates artísticos ao longo de três dias, o foco está em como as estruturas coloniais funcionam no presente e como elas podem ser superadas. 

Sob o mote `diálogo, intercâmbio e reflexões virtuais´, no bate-papo “Critica de arte como exercício de escrita: diálogo sobre a obra de Tho Simões”, a jornalista, critica de arte e curadora Renata Martins (Brasil/Alemanha) e o artista visual Thó Simões (Angola), residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, vão protagonizar o live que acontece as 16 horas, horário de Angola.

Neste momento delicado para as relações humanas, esta actividade visa criar pontes geográficas e interpessoais entre Brasil-Angola-Alemanha, o mesmo é dividido em quatro áreas temáticas: Desigualdades econômicas, Igualdade digital global, Lidar com bens culturais e Racismo, identidade e memória, para os debates, vai contar com distintos convidados de várias partes do mundo.

Sobre Thó Simões
Thó Simões pinta, faz colagens, cria arte urbana e digital, performances, instalações, filmes e fotografias, mas o trabalho ‘não obedece a nenhum componente ou tendência que permita a identificação clara de um determinado estilo. Tal como o próprio diz, é mais fácil apresentá-lo como um “artista”.  A sua jornada na arte começou na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP) e continuou no Instituto de Estudos Artísticos e Culturais (INFAC), onde aprendeu o ofício. Um pesquisador nato e curioso por natureza. 

as cargas mais recentes

Twenda: “Neste momento nós somos a cara do Kuduro”

há 6 meses
Twenda é um nome estranho para muitos, mas Manda-Chuva, Fogo de Deus e Mulecada, que formam o grupo, são rostos conhecidos do Kuduro, por terem criado o Elenco da Paz. Os kuduristas vivem actualmente em Portugal e estão a internacionalizar a carreira com um tipo de Kuduro diferente: acústico e com banda.

Seminário sobre processo de inscrição e classificação dos bens a Património Mundial da UNESCO acontece em Luanda

há 5 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) iniciou ontem, 20 de Agosto de 2020, o Workshop de formação sobre o processo de Inscrição e classificação dos bens a lista a Património Mundial da UNESCO.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente anuncia apoio social aos artistas angolanos

há 4 semanas
Jomo Fortunato deu a boa nova, durante uma visita à casa do músico Anselmo Júnior, Marito, lendário guitarrista do agrupamento Kiezos.

Valete afirma que é chegado o momento do “fim da escassez do Rap frontal”

há 2 meses
O rapper lançou, esta sexta-feira, cinco músicas novas e declara que chegou a hora para o fim da escassez do Rap “consciente”. A saudade levou a que meio milhão fãs inundassem as redes sociais para ouvir o músico.

A Salsa e suas variantes

há 9 meses
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Mestre Kapela é homenageado hoje no Sete & Meio

há 2 meses
Realiza-se hoje, a partir das 16 horas, uma exposicão e mesa redonda em homenagem a Mestre Kapela -in memoriam-, no Sete & Meio Bar Galeria. Denominada “Na capela do Kapela”, o encontro visa memorar o legado do Mestre da espiritualidade da arte nacional.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 3 meses
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.

DMX revela que é tripolar

há 4 meses
A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 6 meses
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 5 meses
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

“Rostos do Rap consciente em Angola entre os 180 artistas do Festival Decolonial”

há 6 meses

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 3 meses
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Trunfos do DJ João Reis

há 2 meses

Já em contagem decrescente, show dos Versáteis é aguardado com enorme expectativa

há 5 meses
Os Versáteis continuam vivos e sabe-se que vão protagonizar, amanhã uma grande apresentação na televisão pública de Angola.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 7 meses
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Aline Frazão intervém no dia da independência

há 2 meses
O tema foi feito especificamente para assinalar a data (11 de Novembro). A autora, na música, faz uma descrição do actual momento do país, as dificuldades que o povo vive, a falta de coisas básicas.