Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Trata-se de um festival digital que tem início hoje, em ambiente virtual, nas páginas do Goethe-Institut e será transmitido em inglês com tradução simultânea para o alemão. O mesmo apresenta um programa de contribuições e debates artísticos ao longo de três dias, o foco está em como as estruturas coloniais funcionam no presente e como elas podem ser superadas. 

Sob o mote `diálogo, intercâmbio e reflexões virtuais´, no bate-papo “Critica de arte como exercício de escrita: diálogo sobre a obra de Tho Simões”, a jornalista, critica de arte e curadora Renata Martins (Brasil/Alemanha) e o artista visual Thó Simões (Angola), residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, vão protagonizar o live que acontece as 16 horas, horário de Angola.

Neste momento delicado para as relações humanas, esta actividade visa criar pontes geográficas e interpessoais entre Brasil-Angola-Alemanha, o mesmo é dividido em quatro áreas temáticas: Desigualdades econômicas, Igualdade digital global, Lidar com bens culturais e Racismo, identidade e memória, para os debates, vai contar com distintos convidados de várias partes do mundo.

Sobre Thó Simões
Thó Simões pinta, faz colagens, cria arte urbana e digital, performances, instalações, filmes e fotografias, mas o trabalho ‘não obedece a nenhum componente ou tendência que permita a identificação clara de um determinado estilo. Tal como o próprio diz, é mais fácil apresentá-lo como um “artista”.  A sua jornada na arte começou na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP) e continuou no Instituto de Estudos Artísticos e Culturais (INFAC), onde aprendeu o ofício. Um pesquisador nato e curioso por natureza. 

as cargas mais recentes

A’mosi Just a Label dá concerto em dose dupla

há 6 meses
A’mosi Just a Label em concerto, acontece nos dias 08 de Maio, na Casa das Artes no Talatona, pelas 19:00 e 09 de Maio, na Casa da Juventude, em Viana, às 19:00 horas.

Começa hoje a contagem decrescente para a final do Estrelas ao Palco

há 7 meses
Faltam apenas três galas, para conhecermos o vencedor da 3ª temporada do Estrelas ao Palco, o maior concurso de imitação musical, de Angola.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 1 ano
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 8 meses
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 9 meses
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 9 meses
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 12 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Kisom Unitel responde às acusações sobre supostas violações dos direitos dos artistas

há 8 meses
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor acusa o Kisom Unitel de não respeitar os direitos dos autores e, além disso, diz que a plataforma de streaming está a funcionar de modo ilegal.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 9 meses
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 1 ano
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

O Semba e a coroa da discórdia

há 6 meses
O ministro da Cultura, Ambiente e Turismo, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.

Cleyton M ressurge com mais uma novidade “Tô a Rolar no G”

há 1 ano
Após ter lançado o hit “Emagrece”, Cleyton M está de volta com um novo clipe. Desta vez, o cantor apresenta “Tô a Rolar no G”, que estará disponível a partir da próxima semana.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

há 10 meses

Ary e Anselmo Ralph celebram o amor com um espectáculo “Ao Vivo”

há 8 meses

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 1 ano
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Bonga: “Sinto-me um kota realizado”

há 1 ano
O dia 28 de Junho de 2020 será lembrado como um dos dias mais importante da cultura nacional, tudo por causa de Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. A Carga traz as reacções do espectáculo.