Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Trata-se de um festival digital que tem início hoje, em ambiente virtual, nas páginas do Goethe-Institut e será transmitido em inglês com tradução simultânea para o alemão. O mesmo apresenta um programa de contribuições e debates artísticos ao longo de três dias, o foco está em como as estruturas coloniais funcionam no presente e como elas podem ser superadas. 

Sob o mote `diálogo, intercâmbio e reflexões virtuais´, no bate-papo “Critica de arte como exercício de escrita: diálogo sobre a obra de Tho Simões”, a jornalista, critica de arte e curadora Renata Martins (Brasil/Alemanha) e o artista visual Thó Simões (Angola), residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, vão protagonizar o live que acontece as 16 horas, horário de Angola.

Neste momento delicado para as relações humanas, esta actividade visa criar pontes geográficas e interpessoais entre Brasil-Angola-Alemanha, o mesmo é dividido em quatro áreas temáticas: Desigualdades econômicas, Igualdade digital global, Lidar com bens culturais e Racismo, identidade e memória, para os debates, vai contar com distintos convidados de várias partes do mundo.

Sobre Thó Simões
Thó Simões pinta, faz colagens, cria arte urbana e digital, performances, instalações, filmes e fotografias, mas o trabalho ‘não obedece a nenhum componente ou tendência que permita a identificação clara de um determinado estilo. Tal como o próprio diz, é mais fácil apresentá-lo como um “artista”.  A sua jornada na arte começou na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP) e continuou no Instituto de Estudos Artísticos e Culturais (INFAC), onde aprendeu o ofício. Um pesquisador nato e curioso por natureza. 

as cargas mais recentes

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 5 meses

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 3 semanas
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.

Músico Lawilca tenta a terceira

há 1 ano
Sete anos depois do lançamento do seu segundo disco, intitulado “Não sou o mesmo homem”, o músico Lawilca reaparece com o terceiro álbum, com lançamento previsto para este ano.

Public Enemy anuncia novo álbum

há 11 meses
A banda Public Enemy está de regresso com um novo álbum, cujo alinhamento conta com uma extensa e luxuosa lista de convidados. Com 17 faixas musicais, a obra será publicada ainda este mês.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 1 ano
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 5 meses

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 1 ano
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 1 dia
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

Caetano Veloso leva clássico “Hey Jude” dos Beatles ao cinema

há 11 meses
A versão, apenas com voz e violão, faz parte da banda sonora do filme “Narciso em Férias”, um documentário autobiográfico da vida amarga que o músico e compositor brasileiro viveu durante a ditadura militar no Brasil.

Pela primeira vez em 93 anos de Óscares, uma mulher não-caucasiana recebe o prémio de Melhor Realização

há 3 meses
Um ano após o cancelamento da premiação presencial, substituída por videochamadas no Zoom, os astros voltaram a desfilar na passadeira vermelha para prestigiar a 93.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 1 ano
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 1 ano
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Vencedores do prémio `Ensa-Arte 2020´são conhecidos hoje

há 3 meses
A 15ª edição de entrega de prémios Ensa- Artes, voltada para as artes plástica acontece hoje com transmissão em directo no programa Janela Aberta, na TPA1.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 8 meses
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Lewis Hamilton revela que também é Rapper

há 1 ano
Afinal Lewis Hamilton também tem uma veia artística, a revelação foi feita na primeira pessoa. O hexacampeão usou a página oficial do Instagram para assume autoria da música “Pipe” em colaboração com Christina Aguilera, onde usa o codinome de XNDA e diz que insegurança motivou o anonimato.

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 1 ano
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.