Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

O Top Dos Mais Queridos está mais abragente e passa a assumir agora a matriz nacional. Doravante, cada província será representada por um artista, duo ou grupo. Este ano, por exemplo, Luanda está a ser representada por Paulo Flores e Yuri da Cunha, com o tema “Njila Ya Dikanga”

De acordo com o novo formato, o concurso conta com três fases. Na primeira, seleccionam-se 10 artistas em cada província e a segunda é a votação pública do representante da província. A terceira e última, faz-se a votação nacional para a atribuição dos prémios para o 1°, 2° e 3° classificados.

Este ano, a gala de premiação acontece no dia 8 de Outubro, próxima sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda e será transmitida pela RNA e pela Televisão Pública de Angola.

Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Diferente das edições passadas, este ano o Top dos Mais Queridos conta com concorrentes das 18 províncias. Quem entre eles pode integrar os “10 Mais Queridos”?

O concurso começou no dia 9 de Março. De 9 de Março a 9 de Abril, houve a primeira fase, que era uma votação aberta em que qualquer pessoa podia indicar a música ou o músico da sua preferência. Aquele que obteve maior número de voto passou para a fase seguinte, que é a segunda fase em que foram seleccionados os 10 que mais votos receberam. Quer dizer que o processo de votação dos 10 foi a nível provincial e, depois nesses dez elegeu-se o iria representar a sua província, com base no número de votos do público, ou seja, o que mais votos recebeu foi eleito como o representante da província. Neste momento, estamos na terceira fase e última, cujos resultados serão apresentados no dia 8 de Outubro, durante a gala de premiacão.

Esta nova composição afectará a premiação?

Sabe que Top dos Mais Queridos é uma das actividades para celebrar o 5 de Outubro, o Dia da Rádio Nacional de Angola, nesse dia nós vamos atribuir os prémios para o 1°, 2° e 3° lugares, com base no sistema de votação do público. E temos ainda o 4° prémio, é o que nós chamamos “Prémio da Crítica”. Este prémio vai no sistema de votação de um grupo de júri composto por especialistas angolanos ligados à música. Estes vão votar na obra que, mesmo que não tenha sido massivamente divulgada, apresentou melhor qualidade, em termos de interpretação, letra, melodia e arranjos.

Por um lado este novo formato é benéfico, mas por outro, pode prejudicar muitos artistas da capital do país porque, apesar de haver bons vários músicos, apenas um artista pode concorrer a nível da província. Por que optaram por este formato?

O nosso país tem 18 províncias, logo estão a concorrer nesta fase final 18 artistas. Temos um dueto, que é  Paulo Flores e Yuri da Cunha; dois grupos, os First Line os Picantes. A música a concorrer é a mais votada a nível da província. Mas nesta fase, que é a terceira, a votação é a nível do país, é a votação nacional.

Recentemente, o músico Gerilson Insrael levantou uma questão que parece esclarecida agora pela sua explicação, dizendo que, apesar de a sua música ser a mais tocada e ter supostamente recebido uma ligação da organização a confirmar a sua participação, seu nome não integra a lista dos 18 concorrentes. O que terá passado, afinal?

Como disse, o concurso é baseado na votação do público. Aquele que receber maior número de votos é o que nós vamos anunciar como o vencedor 《da província》.

Como é que funciona o sistema de votação?

Nós temos vários sistemas de votação. Temos o sistema que é através dos programas de entretenimento da RNA votado, através dos telefonemas; temos através da Unitel, pelo sistema de voz ou mensagem, temos ainda a votação online pelo site do Top, além dos cupões que cada rádio provincial tem na portaria para que o público possa votar.

Isto significa que....

Com base nisso, eu não sei como este artista, não lhe vou perguntar o nome porque não me interessa. É uma questão que não é verdadadeira aquilo que ele afirma. Não sei quem foi que lhe passou essa informação de que ele tinha ganho 《na província》, porque eu faço parte da comissão, por isso eu não posso comentar aquilo que ele diz, primeiro porque eu não vi seu comentário, segundo porque eu faço parte da comissão. Estamos a fazer uma selecção a nível nacional, não tem como desviar votos para um retirando do outro, principamente porque nós temos vários sistemas de votação, não é só um.

A gala é já no dia 8, próxima sexta-feira, como estão os preparativos e a venda dos ingressos?

Sim. será realizada dia 8 no CCB, a apartir das 21 horas, e será transmitida pela Rádio Nacional e pela Televisão Pública de Angola. Neste momento estamos a ponderar a venda de ingressos, porque nós sabemos que o estado de calamidade é preocupante. Nós, Rádio Nacional, por uma questão de ponderação, não vamos ocupar 75 por cento, por isso, estamos ainda a ponderar a venda de bilhetes.

Se tivesse de destacar algo de maior relevo na predente edição do Top Dos Mais Queridos, o que seria?

O tema. A homenagem. Este ano, nós atribuímos o tema “praça” ou “kitanda”, que nós consideramos ser o palco da cultura angolana.

as cargas mais recentes

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 2 anos
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

Onde te enquadras senhor “músico”?

há 2 anos

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

há 1 ano
DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 10 meses
A Revista Carga seleccionou dez canções de natal que apresenta como sugestões para os seus leitores em vésperas do natal, antecipando os seus votos de feliz natal.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 1 ano
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 2 anos
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Projecto “Angola 45” aguarda grande espetáculo em Lisboa com edição de um álbum

há 12 meses
O “encontro da liberdade” visa celebrar a nossa independência. Além de Bonga, participam ainda Yola Semedo, Don Kikas, Eduardo Paim, Kyaku Kyadaff, Mago de Sousa, Klaudio Hoshai, Hélvio e instrumentistas como Carlitos Xiemba, Galiano Neto, Betinho Feijó, entre outros.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 2 meses
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

Primeira edição do festival de publicidade pode ser online

há 1 ano
O Festival de Publicidade e Marketing Angolano poderá ser realizado no formato digital, com transmissão streaming, se a crise pandémica em Angola não abrandar, soube hoje a Carga Magazine.

Grupo Melim actua em Portugal

há 3 semanas
O Grupo Chiado acaba de comunicar que o trio Melim está de regresso a Portugal, para dois concertos únicos: 10 de Novembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e dia 12 de Novembro, no Campo Pequeno.

Dj Bruno AG disponibiliza nova música ” Motivação”

há 12 meses
Dj Bruno AG lançou hoje no Kison, o seu mais recente trabalho, intitulado “ Motivação”, com a participação do kudurista Puto Mira e o Rapper Uami Ndongadas.

Por onde anda o Pato?

há 1 ano
Em 2018 deu o ar da sua graça no Show do Mês, como convidado de Don Kikas, e prometeu retomar os palcos, mas de seguida voltou a sumir do mapa musical.

Black Album: Heavy C apresenta novo álbum à Carga Magazine

há 11 meses
Depois de vários interregnos, Heavy C confirma a chega do “Black Álbum”, um disco “louco” em que o músico, produtor e compositor mistura Rap, Trap e Pop e traz participação de uma das maiores referências da Old School.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 1 ano
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Artista recebe ameaça de morte após sua música tocar no desfile de Rihanna

há 2 meses
Apesar de um pedido público de desculpas de Rihanna, após a repercussão, a lesada está a processar a marca Fenty e afirma que foi forçada a se esconder por causa das constantes ameaças.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 9 meses
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.