Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

O Top Dos Mais Queridos está mais abragente e passa a assumir agora a matriz nacional. Doravante, cada província será representada por um artista, duo ou grupo. Este ano, por exemplo, Luanda está a ser representada por Paulo Flores e Yuri da Cunha, com o tema “Njila Ya Dikanga”

De acordo com o novo formato, o concurso conta com três fases. Na primeira, seleccionam-se 10 artistas em cada província e a segunda é a votação pública do representante da província. A terceira e última, faz-se a votação nacional para a atribuição dos prémios para o 1°, 2° e 3° classificados.

Este ano, a gala de premiação acontece no dia 8 de Outubro, próxima sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda e será transmitida pela RNA e pela Televisão Pública de Angola.

Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Diferente das edições passadas, este ano o Top dos Mais Queridos conta com concorrentes das 18 províncias. Quem entre eles pode integrar os “10 Mais Queridos”?

O concurso começou no dia 9 de Março. De 9 de Março a 9 de Abril, houve a primeira fase, que era uma votação aberta em que qualquer pessoa podia indicar a música ou o músico da sua preferência. Aquele que obteve maior número de voto passou para a fase seguinte, que é a segunda fase em que foram seleccionados os 10 que mais votos receberam. Quer dizer que o processo de votação dos 10 foi a nível provincial e, depois nesses dez elegeu-se o iria representar a sua província, com base no número de votos do público, ou seja, o que mais votos recebeu foi eleito como o representante da província. Neste momento, estamos na terceira fase e última, cujos resultados serão apresentados no dia 8 de Outubro, durante a gala de premiacão.

Esta nova composição afectará a premiação?

Sabe que Top dos Mais Queridos é uma das actividades para celebrar o 5 de Outubro, o Dia da Rádio Nacional de Angola, nesse dia nós vamos atribuir os prémios para o 1°, 2° e 3° lugares, com base no sistema de votação do público. E temos ainda o 4° prémio, é o que nós chamamos “Prémio da Crítica”. Este prémio vai no sistema de votação de um grupo de júri composto por especialistas angolanos ligados à música. Estes vão votar na obra que, mesmo que não tenha sido massivamente divulgada, apresentou melhor qualidade, em termos de interpretação, letra, melodia e arranjos.

Por um lado este novo formato é benéfico, mas por outro, pode prejudicar muitos artistas da capital do país porque, apesar de haver bons vários músicos, apenas um artista pode concorrer a nível da província. Por que optaram por este formato?

O nosso país tem 18 províncias, logo estão a concorrer nesta fase final 18 artistas. Temos um dueto, que é  Paulo Flores e Yuri da Cunha; dois grupos, os First Line os Picantes. A música a concorrer é a mais votada a nível da província. Mas nesta fase, que é a terceira, a votação é a nível do país, é a votação nacional.

Recentemente, o músico Gerilson Insrael levantou uma questão que parece esclarecida agora pela sua explicação, dizendo que, apesar de a sua música ser a mais tocada e ter supostamente recebido uma ligação da organização a confirmar a sua participação, seu nome não integra a lista dos 18 concorrentes. O que terá passado, afinal?

Como disse, o concurso é baseado na votação do público. Aquele que receber maior número de votos é o que nós vamos anunciar como o vencedor 《da província》.

Como é que funciona o sistema de votação?

Nós temos vários sistemas de votação. Temos o sistema que é através dos programas de entretenimento da RNA votado, através dos telefonemas; temos através da Unitel, pelo sistema de voz ou mensagem, temos ainda a votação online pelo site do Top, além dos cupões que cada rádio provincial tem na portaria para que o público possa votar.

Isto significa que....

Com base nisso, eu não sei como este artista, não lhe vou perguntar o nome porque não me interessa. É uma questão que não é verdadadeira aquilo que ele afirma. Não sei quem foi que lhe passou essa informação de que ele tinha ganho 《na província》, porque eu faço parte da comissão, por isso eu não posso comentar aquilo que ele diz, primeiro porque eu não vi seu comentário, segundo porque eu faço parte da comissão. Estamos a fazer uma selecção a nível nacional, não tem como desviar votos para um retirando do outro, principamente porque nós temos vários sistemas de votação, não é só um.

A gala é já no dia 8, próxima sexta-feira, como estão os preparativos e a venda dos ingressos?

Sim. será realizada dia 8 no CCB, a apartir das 21 horas, e será transmitida pela Rádio Nacional e pela Televisão Pública de Angola. Neste momento estamos a ponderar a venda de ingressos, porque nós sabemos que o estado de calamidade é preocupante. Nós, Rádio Nacional, por uma questão de ponderação, não vamos ocupar 75 por cento, por isso, estamos ainda a ponderar a venda de bilhetes.

Se tivesse de destacar algo de maior relevo na predente edição do Top Dos Mais Queridos, o que seria?

O tema. A homenagem. Este ano, nós atribuímos o tema “praça” ou “kitanda”, que nós consideramos ser o palco da cultura angolana.

as cargas mais recentes

Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

há 11 meses
O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 2 anos
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Sabias que o disco mais caro do mundo é de Rap e pertence ao lendário grupo Wu-Tang Clan?

há 7 meses
Depois de pertencer ao polémico empresário da indústria farmacêutica Martin Shkreli, o CD foi vendido novamente pelo dobro do preço original, cerca de três mil milhões em Kwanzas. A obra rara pertence ao lendário grupo norte-americano de Rap Wu-Tang Clan.

Academia de Escrita disponibiliza curso online a título gratuito

há 2 anos
A “Academia de Escrita” é um projecto que visa auxiliar escritores em início de carreira, transmitindo técnicas de escrita que lhes permitirão vencer os bloqueios criativos, concluir e publicar os seus livros.

Morreu Pierre Cardin

há 1 ano
Nascido em Itália, mas naturalizado francês, Pierre foi o renovador da alta-costura francesa no pós-guerra, tendo mais recentemente dado nome a várias gamas de acessórios de moda.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 9 meses
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

Papekas analisa a própria carreira em novo single

há 2 anos

Dupla ELA apresenta `O lugar de FALA D’ ELA´

há 2 anos
A ter início no próximo domingo, dia 4 de Outubro, a dupla ELA vai colocar à lupa o tema “Estupro, mulheres infectadas com HIV e Gravidez precoce”.

Duas semanas post mortem, Marília Mendonça é destaque na ForbesLife Fashion

há 6 meses
Pela primeira vez na história, a publicação brasileira traz o conceito sertanejo na capa e a “patroa da sofrência” é o grande destaque, ao lado de Maiara e Maraisa.

Fundação Arte e Cultura e o Gabinete Provincial da Cultura realizam workshop sobre Dikanza

há 11 meses
Serão oradores os músicos e executantes da Dikanza Jorge Mulumba e Lito Graça, e contará com a presença do Director-Geral do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, que fará uma abordagem sobre a escrita da Língua Kimbundu.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 2 anos
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

DMX hospitalizado em estado gravíssimo

há 1 ano

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 1 ano
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 2 anos
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

há 2 anos
A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 2 anos
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.