Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

O Top Dos Mais Queridos está mais abragente e passa a assumir agora a matriz nacional. Doravante, cada província será representada por um artista, duo ou grupo. Este ano, por exemplo, Luanda está a ser representada por Paulo Flores e Yuri da Cunha, com o tema “Njila Ya Dikanga”

De acordo com o novo formato, o concurso conta com três fases. Na primeira, seleccionam-se 10 artistas em cada província e a segunda é a votação pública do representante da província. A terceira e última, faz-se a votação nacional para a atribuição dos prémios para o 1°, 2° e 3° classificados.

Este ano, a gala de premiação acontece no dia 8 de Outubro, próxima sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda e será transmitida pela RNA e pela Televisão Pública de Angola.

Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Diferente das edições passadas, este ano o Top dos Mais Queridos conta com concorrentes das 18 províncias. Quem entre eles pode integrar os “10 Mais Queridos”?

O concurso começou no dia 9 de Março. De 9 de Março a 9 de Abril, houve a primeira fase, que era uma votação aberta em que qualquer pessoa podia indicar a música ou o músico da sua preferência. Aquele que obteve maior número de voto passou para a fase seguinte, que é a segunda fase em que foram seleccionados os 10 que mais votos receberam. Quer dizer que o processo de votação dos 10 foi a nível provincial e, depois nesses dez elegeu-se o iria representar a sua província, com base no número de votos do público, ou seja, o que mais votos recebeu foi eleito como o representante da província. Neste momento, estamos na terceira fase e última, cujos resultados serão apresentados no dia 8 de Outubro, durante a gala de premiacão.

Esta nova composição afectará a premiação?

Sabe que Top dos Mais Queridos é uma das actividades para celebrar o 5 de Outubro, o Dia da Rádio Nacional de Angola, nesse dia nós vamos atribuir os prémios para o 1°, 2° e 3° lugares, com base no sistema de votação do público. E temos ainda o 4° prémio, é o que nós chamamos “Prémio da Crítica”. Este prémio vai no sistema de votação de um grupo de júri composto por especialistas angolanos ligados à música. Estes vão votar na obra que, mesmo que não tenha sido massivamente divulgada, apresentou melhor qualidade, em termos de interpretação, letra, melodia e arranjos.

Por um lado este novo formato é benéfico, mas por outro, pode prejudicar muitos artistas da capital do país porque, apesar de haver bons vários músicos, apenas um artista pode concorrer a nível da província. Por que optaram por este formato?

O nosso país tem 18 províncias, logo estão a concorrer nesta fase final 18 artistas. Temos um dueto, que é  Paulo Flores e Yuri da Cunha; dois grupos, os First Line os Picantes. A música a concorrer é a mais votada a nível da província. Mas nesta fase, que é a terceira, a votação é a nível do país, é a votação nacional.

Recentemente, o músico Gerilson Insrael levantou uma questão que parece esclarecida agora pela sua explicação, dizendo que, apesar de a sua música ser a mais tocada e ter supostamente recebido uma ligação da organização a confirmar a sua participação, seu nome não integra a lista dos 18 concorrentes. O que terá passado, afinal?

Como disse, o concurso é baseado na votação do público. Aquele que receber maior número de votos é o que nós vamos anunciar como o vencedor 《da província》.

Como é que funciona o sistema de votação?

Nós temos vários sistemas de votação. Temos o sistema que é através dos programas de entretenimento da RNA votado, através dos telefonemas; temos através da Unitel, pelo sistema de voz ou mensagem, temos ainda a votação online pelo site do Top, além dos cupões que cada rádio provincial tem na portaria para que o público possa votar.

Isto significa que....

Com base nisso, eu não sei como este artista, não lhe vou perguntar o nome porque não me interessa. É uma questão que não é verdadadeira aquilo que ele afirma. Não sei quem foi que lhe passou essa informação de que ele tinha ganho 《na província》, porque eu faço parte da comissão, por isso eu não posso comentar aquilo que ele diz, primeiro porque eu não vi seu comentário, segundo porque eu faço parte da comissão. Estamos a fazer uma selecção a nível nacional, não tem como desviar votos para um retirando do outro, principamente porque nós temos vários sistemas de votação, não é só um.

A gala é já no dia 8, próxima sexta-feira, como estão os preparativos e a venda dos ingressos?

Sim. será realizada dia 8 no CCB, a apartir das 21 horas, e será transmitida pela Rádio Nacional e pela Televisão Pública de Angola. Neste momento estamos a ponderar a venda de ingressos, porque nós sabemos que o estado de calamidade é preocupante. Nós, Rádio Nacional, por uma questão de ponderação, não vamos ocupar 75 por cento, por isso, estamos ainda a ponderar a venda de bilhetes.

Se tivesse de destacar algo de maior relevo na predente edição do Top Dos Mais Queridos, o que seria?

O tema. A homenagem. Este ano, nós atribuímos o tema “praça” ou “kitanda”, que nós consideramos ser o palco da cultura angolana.

as cargas mais recentes

Kina estreia-se a solo com EP ‘Família’

há 6 meses
Após os singles “Sorriso” e “Errado” terem sido lançados nas plataformas digitais e terem conseguido algum destaque nas playlists editoriais,“New Music Friday Portugal” do Spotify e “Novidades Do Dia” da Apple Music, segue-se a EP “Família”, onde Kina destaca a importância da família enquanto alicerce pessoal num tema com um sentimento enorme onde a boa mensagem é destaque.

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 2 anos
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

há 2 anos

Wizkid lança o “melhor álbum da sua carreira” com participações de luxo

há 2 anos
O novo álbum de Wizkid já é dos primeiros mais ouvidos da Apple Music da Nigéria. Intitula-se ‘Made in Lagos’, e traz participações de Burna Boy, Damien Marley e H.E.R., entre outras.

Kenny Flow Buah deixa primeiras impressões do seu talento ao mundo

há 2 anos
Depois do clip do single ” Perdido no Block” no ano passado, Kenny Flow Buah prepara-se para publicar mais um tema com o respectivo clip, acreditando que desta vez a carreira poderá assumir patamares mais elevados.

Dois rostos femininos saúdam Março Mulher com a exposição “Caminhos Cruzados” na Galeria Tamar Golan

há 7 meses
As artistas angolanas Ximena Meso Vuvu e Maria Kingica vão apresentar-se amanhã, dia 04 de Março, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Caminhos Cruzados”, uma exposição colectiva que saúda assim o Dia Internacional da Mulher, e que ficará patente ao público até ao dia 25 do corrente mês.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 2 anos
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 1 ano
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Killarmy está de volta

há 2 anos
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 1 ano

Duetos N’Avenida ressurge com proposta diferenciada

há 1 ano
Após um ano de interregno, o projecto Duetos N´Avenida está de regresso fazendo jus à diversidade que caracteriza a Zona Jovem, incluindo a poesia pela primeira vez no line up.

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 2 anos

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 2 anos
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

Força Suprema sobre o público: “Os fãs cresceram, mas o amor continua lá”

há 11 meses
Terminada a visita a Luanda, onde cumpriram uma agenda de vários espectáculos, o grupo está de regresso a Portugal, mas promete retornar à capital angolana ainda este ano. Como não podia deixar de ser, antes de deixarem Luanda, NGA, Prodígio, Don G e Monsta visitaram, ontem, a redacção da Carga.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 2 anos
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 1 ano
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.