Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

O Top Dos Mais Queridos está mais abragente e passa a assumir agora a matriz nacional. Doravante, cada província será representada por um artista, duo ou grupo. Este ano, por exemplo, Luanda está a ser representada por Paulo Flores e Yuri da Cunha, com o tema “Njila Ya Dikanga”

De acordo com o novo formato, o concurso conta com três fases. Na primeira, seleccionam-se 10 artistas em cada província e a segunda é a votação pública do representante da província. A terceira e última, faz-se a votação nacional para a atribuição dos prémios para o 1°, 2° e 3° classificados.

Este ano, a gala de premiação acontece no dia 8 de Outubro, próxima sexta-feira, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda e será transmitida pela RNA e pela Televisão Pública de Angola.

Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Diferente das edições passadas, este ano o Top dos Mais Queridos conta com concorrentes das 18 províncias. Quem entre eles pode integrar os “10 Mais Queridos”?

O concurso começou no dia 9 de Março. De 9 de Março a 9 de Abril, houve a primeira fase, que era uma votação aberta em que qualquer pessoa podia indicar a música ou o músico da sua preferência. Aquele que obteve maior número de voto passou para a fase seguinte, que é a segunda fase em que foram seleccionados os 10 que mais votos receberam. Quer dizer que o processo de votação dos 10 foi a nível provincial e, depois nesses dez elegeu-se o iria representar a sua província, com base no número de votos do público, ou seja, o que mais votos recebeu foi eleito como o representante da província. Neste momento, estamos na terceira fase e última, cujos resultados serão apresentados no dia 8 de Outubro, durante a gala de premiacão.

Esta nova composição afectará a premiação?

Sabe que Top dos Mais Queridos é uma das actividades para celebrar o 5 de Outubro, o Dia da Rádio Nacional de Angola, nesse dia nós vamos atribuir os prémios para o 1°, 2° e 3° lugares, com base no sistema de votação do público. E temos ainda o 4° prémio, é o que nós chamamos “Prémio da Crítica”. Este prémio vai no sistema de votação de um grupo de júri composto por especialistas angolanos ligados à música. Estes vão votar na obra que, mesmo que não tenha sido massivamente divulgada, apresentou melhor qualidade, em termos de interpretação, letra, melodia e arranjos.

Por um lado este novo formato é benéfico, mas por outro, pode prejudicar muitos artistas da capital do país porque, apesar de haver bons vários músicos, apenas um artista pode concorrer a nível da província. Por que optaram por este formato?

O nosso país tem 18 províncias, logo estão a concorrer nesta fase final 18 artistas. Temos um dueto, que é  Paulo Flores e Yuri da Cunha; dois grupos, os First Line os Picantes. A música a concorrer é a mais votada a nível da província. Mas nesta fase, que é a terceira, a votação é a nível do país, é a votação nacional.

Recentemente, o músico Gerilson Insrael levantou uma questão que parece esclarecida agora pela sua explicação, dizendo que, apesar de a sua música ser a mais tocada e ter supostamente recebido uma ligação da organização a confirmar a sua participação, seu nome não integra a lista dos 18 concorrentes. O que terá passado, afinal?

Como disse, o concurso é baseado na votação do público. Aquele que receber maior número de votos é o que nós vamos anunciar como o vencedor 《da província》.

Como é que funciona o sistema de votação?

Nós temos vários sistemas de votação. Temos o sistema que é através dos programas de entretenimento da RNA votado, através dos telefonemas; temos através da Unitel, pelo sistema de voz ou mensagem, temos ainda a votação online pelo site do Top, além dos cupões que cada rádio provincial tem na portaria para que o público possa votar.

Isto significa que....

Com base nisso, eu não sei como este artista, não lhe vou perguntar o nome porque não me interessa. É uma questão que não é verdadadeira aquilo que ele afirma. Não sei quem foi que lhe passou essa informação de que ele tinha ganho 《na província》, porque eu faço parte da comissão, por isso eu não posso comentar aquilo que ele diz, primeiro porque eu não vi seu comentário, segundo porque eu faço parte da comissão. Estamos a fazer uma selecção a nível nacional, não tem como desviar votos para um retirando do outro, principamente porque nós temos vários sistemas de votação, não é só um.

A gala é já no dia 8, próxima sexta-feira, como estão os preparativos e a venda dos ingressos?

Sim. será realizada dia 8 no CCB, a apartir das 21 horas, e será transmitida pela Rádio Nacional e pela Televisão Pública de Angola. Neste momento estamos a ponderar a venda de ingressos, porque nós sabemos que o estado de calamidade é preocupante. Nós, Rádio Nacional, por uma questão de ponderação, não vamos ocupar 75 por cento, por isso, estamos ainda a ponderar a venda de bilhetes.

Se tivesse de destacar algo de maior relevo na predente edição do Top Dos Mais Queridos, o que seria?

O tema. A homenagem. Este ano, nós atribuímos o tema “praça” ou “kitanda”, que nós consideramos ser o palco da cultura angolana.

as cargas mais recentes

Mestre Kapela é homenageado hoje no Sete & Meio

há 2 anos
Realiza-se hoje, a partir das 16 horas, uma exposicão e mesa redonda em homenagem a Mestre Kapela -in memoriam-, no Sete & Meio Bar Galeria. Denominada “Na capela do Kapela”, o encontro visa memorar o legado do Mestre da espiritualidade da arte nacional.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 2 anos

Kassav desmente manchetes sobre alegada morte de Jacob Desvarieux

há 2 anos
O grupo Kassav reprovou, por meio de um comunicado de imprensa a disseminação de falsas informações sobre Jacob Desvarieux, que até ao momento segue em coma artificial, “um protocolo médico clássico”.

FIFA pretende alargar para 100 os minutos de jogo ainda este ano

há 10 meses

Pai de Britney Spears não é o tutor da cantora

há 1 ano
Segundo a decisão de um tribunal de Los Angels, na semana finda, o acordo entre Britney e seu pai era “insustentável”, por isso decidiu-se ” suspender Jamie Spears do cargo de tutor da filha, uma decisão com efeitos imediatos.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 2 anos
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

há 2 anos
Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 2 anos
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

Por onde andam os Wonderful One?

há 3 anos
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

Já estão abertas as candidaturas para o Festival Internacional de Teatro do Cazenga ‘FESTECA’

há 11 meses
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a XVII edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), a decorrer de 7 a 17 de Julho, no Centro de Animação Artístico (Anim’Art), em Luanda.

Agente de Chadwick Boseman revela que o actor recusou papéis de escravos

há 2 anos
O actor Chadwick Boseman tornou-se um ícone global e um símbolo inspirador do poder negro. Tudo se deu, porque o actor sempre escolheu a dedo os trabalhos com que se envolver, chegando ao ponto de negar papéis que não empoderassem a comunidade negra.

Nova Energia distingue “Doutores” da música

há 2 anos
Os músicos Joãozinho Morgado (Percussão), Boto Trindade (Guitarra) e Teddy Nsingui (Guitarra) foram homenageados sábado, no encerramento da sétima temporada do Show do Mês.

‘Old Town Road’ é oficialmente a música mais certificada pela RIAA

há 2 anos
Longe de ser um artista de “um só hit” , Lil Nas X continua a bater records, a faixa com a participação de Billy Ray Cyrus, é oficialmente 14 vezes platina. O maior número de certificações de platina para uma música.

Gerilson Insrael apresenta “Quarentena”

há 3 anos
O músico Gerilson Insrael coloca hoje (sexta-feira), às 20 horas, o seu novo single a disposição dos fãs, em todas as plataformas digitais.

Mariah Carey tem pedido de registo negado e processo milionário por maior hit natalino finalmente chega ao fim

há 3 meses

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 3 anos
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.