TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

Este final de semana foi dos que deu prazer de entrar no slogan “TPA somos todos nós”. Com as transmissões do Show do Mês (Angola 80) e 3G – Live no Kubico (Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha), a Televisão Pública de Angola (TPA) garantiu um final de semana culturalmente rico.

Sábado, no canal 2, foi feita uma viagem aos anos dourados da música angolana, com interpretações dos sucessos que marcaram a década de 80, nas vozes de Calabeto, Givago, Clara Monteiro, Shiley, Dina Santos e Robertinho.

Subiram também ao palco Dina Santos, Voto Gonçalves, António Paulino, Carlos Baptista, Sanguito, Dualy Jair, Cândido Ananás e o jovem Elídio, que interpretou Irmãos Kafala.

Domingo, no canal 1, foi a vez do trio Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. Se qualquer um deles, a solo, está em condições de fazer um grande show, os três ao mesmo tempo fizeram uma mega show.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

Não só pelas músicas, mas também pela qualidade do dialogo, as mensagens que deixaram ao longo do concerto, algo completamente diferente do que se vê com a nova geração. Foi uma aula de bem cantar, bem tocar e acima de tudo de “angolanidade”.

as cargas mais recentes

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 1 ano
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 1 ano
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Praça de Touros portuguesa será transformada em Centro Cultural

há 4 meses
Trata-se da Praça de Touros da Azaruja, a mais antiga de Portugal, que não voltará a receber espectáculos com toureiros, mas dará lugar a espectáculos culturais, após passar por requalificação completa.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 7 meses
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

há 6 meses

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 9 meses
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Boss Alírio traz novo EP com participações surpreendentes

há 1 ano
Dois anos depois do lançamento do Focado Vol.2, Boss Alírio regressa à arena musical com novo EP. A terceira obra do rapper contém 12 faixas musicais e conta com participações inéditas.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 2 anos

Músico fundador dos “Titãs” morre de Coronavírus

há 1 ano
úsico brasileiro Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda de rock “Titãs”, morreu na madrugada de terça-feira, aos 62 anos, na sequência de uma infecção causada pelo novo coronavírus, anunciou a família.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 1 ano
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Yuri da Cunha detalha Show “Cantar Teta Lando” em conferência de imprensa

há 7 meses
O músico Yuri da Cunha realiza, nos dias 9 e 10 de Abril, dois shows interpretando os temas do malogrado Teta Lando, cuja apresentação será feita em conferência de imprensa no dia 31 de Março.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 1 ano
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 11 meses

Abril, o mês da dança

há 2 anos

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 11 meses
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

A Kizomba e a sua historiografia

há 2 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.